Pular para Conteúdo
Guia dos Melhores

Os 11 Melhores Notebooks de Fevereiro de 2024

04/02/2024 Eduardo Scherer Eduardo Scherer

Escolhemos os melhores notebooks das melhores marcas, para ajudar você escolher o seu laptop ideal, sem que você se sobrecarregue com a atual infinidade de opções.

Melhores notebooks das melhores marcas

Filtrar

Como escolher um notebook?

Os principais critérios de decisão para você optar por um notebook são: velocidade, armazenamento, bateria e portabilidade.

1. Velocidade

A performance de um notebook está baseada em quatro pilares principais, vamos tentar explicar cada um deles:

1.a. Processador

É como se fosse o cérebro do notebook, alguns modelos são mais rápidos que outros em chegar ao mesmo resultado, e essa é a maior diferença entre eles. Contudo seu modelo também impacta na velocidade de consumir energia da bateria.

Os notebooks mais básicos atualmente utilizam Intel Celeron ou Pentium Dual Core, são notebooks que podem atender quem quer utilizar o word, excel, navegar na internet ou assistir filmes.

Notebooks com processadores i3 já possuem maior velocidade, mas estão um pequeno degrau acima dos Celeron e Dual Core, e podem valer a pena se o valor for muito semelhante aos de menor desempenho.

Processadores i5 estão em um patamar onde a maioria vai perceber uma velocidade muito boa, em especial para tarefas gerais. Alguns modelos de i5 já podem estar associados a notebooks de maior desempenho, como os usados para jogos ou engenharia.

Isso acontece principalmente quando o processador é destinado a tarefas de alto desempenho. Tanto processador Intel como os AMD utilizam a letra H no nome do processador para indicar os modelos de alto desempenho.

Processadores i7 e i9 já estão no patamar de maior desempenho. Esses estão no topo da lista quando o assunto é velocidade.

Os processadores AMD Ryzen são comparáveis aos Intel da seguinte forma: os Ryzen 3 são próximos dos i3; os Ryzen 5 chegam a ser um pouco superiores aos i5; e os Ryzen 7 também estão superando os os i7, isso se tratando de processadores Intel de décima-geração.

Um exemplo disso é o Ryzen 5500U que está com uma performance superior que os Intel i5 10210U.

Além disso, processadores Intel de gerações mais novas, normalmente, são mais rápidos que o de gerações antigas. Assim um i5 de décima geração é mais rápido que um de oitava geração.

Em muitos casos os i5 de décima geração são mais rápidos que os i7 de oitava geração. Mas você deve pensar: “como vou saber isso?”. A geração é normalmente informada na descrição do produto, mas se não for, você pode olhar pelo número que começa o código do processador, se começar com 7 (i5 7200U) é de sétima, se começar com 10 (i5 10210U) é de décima e assim sucessivamente.

Hoje estamos na décima primeira geração de processadores da Intel, então sempre que possível, tente optar pelas gerações mais novas dos processadores que você terá maior velocidade.

1.b. Memória

O propósito da memória RAM é “segurar” momentaneamente dados para posterior processamento. A memória RAM é mais rápida que o HD, por isso ele serve como uma memória de curto prazo para o notebook.

Quanto mais memória, mais coisas podem ser feitas ao mesmo tempo, sem que o processador tenha que pedir ao HD mais dados e assim dar os famosos travamentos.

Com 8GB de RAM você já tem memória o suficiente para tarefas cotidianas. Com 4GB de memória você poderá fazer as mesmas tarefas básicas, contudo demorará mais para fazer o mesmo.

Mesmo para jogos 8GB de RAM são o suficiente, é claro que os jogos estão cada vez mais complexos e para alguns casos talvez você precise de mais memória. Com essa quantidade você já pode utilizar para tarefas profissionais mais técnicas como em arquitetura, engenharia ou design.

Com 16GB de RAM ou mais você já pode executar tarefas mais pesadas com maior fluidez.

Ainda existem diferenças de velocidade dentre os tipos de memória RAM, como DDR3 DDR4, ou ainda DDR4 de 2133Mhz ou de 2400Mhz, aqui quanto maior o número melhor. Mas a diferença não é muito impactante, em especial se você não fará uso em arquitetura, engenharia, edição de vídeos, etc…

1.c. HD OU SSD

A grande diferença entre o HD e SSD é que o SSD manda dados mais rapidamente do armazenamento para a memória. Tá, mas o que isso importa?

Isso significa que mesmo com menos memória você pode ter um computador rápido. Se sua memória for de 8GB ou mais então será raro sentir travamentos.

Contudo o SSD possui outras vantagens além da maior velocidade, como: menor peso, menor consumo de energia, menor aquecimento do aparelho e menor barulho.

Outra vantagem do SSD é o carregamento mais rápido do sistema operacional, ou seja o computador vai ligar mais rápido caso tenha SSD.

Entretanto o SSD tem o preço mais elevado, ainda assim é cada vez mais comum acharmos notebooks custo-benefício com essa característica.

Atualmente o padrão de um computador intermediário é ter armazenamento com tecnologia SSD.

1.d. Placa de Vídeo

Essa característica só é importante em casos em que você terá informações gráficas muito complexas na tela do notebook, ex: jogos, autocad, revit, photoshop, edição de vídeos, e outras tarefas como softwares de radiologia.

O mais comum é que a placa de vídeo seja integrada, caso em que o processador gráfico fica junto com o processador principal. Com esse tipo de placa de vídeo (a integrada) o processador do vídeo precisa utilizar a memória RAM do computador para fazer seus cálculos.

Por isso placas de vídeo dedicadas (não são integradas ao processador principal) normalmente são mais rápidas, além de ter sua própria memória para armazenar os cálculos temporariamente, também utiliza um tipo de memória mais veloz (normalmente DDR5).

Se você for estudar ou trabalhar com word, excel ou assistir aulas online uma placa de vídeo integrada será mais do que o suficiente.

Até para jogar as placas de vídeo integradas já estão sendo uma opção interessante, isso se você vai jogar jogos populares mas não tão complexos em termos gráficos.

Mas se você quiser jogar jogos pesados, trabalhar com arquitetura ou engenharia, edição de imagens profissionais, você precisa no mínimo uma placa de vídeo dedicada mais básica (que tem recursos exclusivos para processamento de imagens).

2. Armazenamento

A quantidade de armazenamento que você precisa é muito relacionado com seu uso, mas a maioria dos notebooks já vem com 1TB de dados quando é HD, ou 256GB quando é SSD (veja aqui a diferença de HD e SSD).

Se você tiver 1TB, mesmo em uso profissional, raramente você vai usar a totalidade. Para o meu uso os 256GB são mais do que suficientes (em um notebook de 9 anos de uso tinha 150GB sendo utilizados, o resto ainda livre).

O principal caso em que os 256GB podem ser pouco é caso você trabalhe com edição de vídeo profissionalmente. Nesse caso aconselho optar por pelo menos 512GB e se precisar de mais espaço talvez comprar um HD externo.

Mesmo que você tenha muitas fotos, vídeos ou músicas (em uma utilização pessoal) é difícil você chegar ao limite de 256GB. Mas você sempre pode optar por usar um serviço como o Google Photos com o qual você pode colocar de forma ilimitada suas fotos na nuvem. Isso mantendo privacidade total e caso você troque de notebook, suas fotos estarão lá no mesmo lugar.

3. Bateria

A bateria é um ponto onde a tecnologia é bem limitada. Então notebooks que possuem baterias com autonomia superior a 6 horas já possuem maior custo.

Alguns aparelhos de custo bem mais elevado chegam a promoter 20 horas de uso contínuo, sem que a bateria do notebook seja recarregada.

Saiba que o ideal para manter a durabilidade da bateria por mais tempo é usar o seu notebook o máximo que puder conectado na tomada. Assim evita os ciclos de carga e recarga da bateria, já que sua vida útil está atrelada ao número de cargas e recargas que sofreram durante seu uso.

Então se você precisa de um notebook para ser o “computador da casa”, não precisa se preocupar muito com esse aspecto e pode optar pelos aparelhos mais baratos mesmo e sempre que for usá-lo deixe conectado na tomada.

4. Portabilidade

Quanto mais reduzido o tamanho em geral mais caros são os laptops, isso porque para colocar a mesma performance em um tamanho reduzido faz com que a engenharia utilize de tecnologias mais atuais (e caras).

Se você achou um notebook leve, pequeno e barato desconfie, provavelmente é porque ele deve ser muito lento, as vezes são tablets com outra roupagem.

Então se você busca baixo peso, medidas reduzidas e ainda boa velocidade, prepare seu bolso. Por isso no nosso guia de compra o mais comum são notebooks que beiram os 2kgs de peso e com telas de 14 ou 15 polegadas.

Qual a melhor marca de notebook?

Na verdade depende, algumas marcas oferecem notebooks mais premium como a Apple por exemplo. Já outras marcas como Acer e Lenovo preferem competir em preço, colocando no mercado modelos de maior relação custo-benefício.

Qual o melhor notebook?

Essa resposta depende de quanto você pretende pagar e qual a sua necessidade específica. Então listamos abaixo as melhores opções disponíveis no momento para diversas necessidades e bolsos.

Macbook Air 15″ M2
Melhor Notebook Premium

Em Junho de 2023 a Apple lançou esse novo modelo do Macbook Air.

Desta vez a empresa da maça optou por mudar o tamanho da tela do seu notebook mais popular. É uma tela de 15,3 polegadas com a maravilhosa resolução do painel de retina.

Além das 15 polegadas de tela essa versão já vem com 10 núcleos de GPU (processamento gráfico), já para o Macbook Air de 13 polegadas existem dois modelos, o com 8 núcleos de GPU e o com 10 núcleos.

Então a versão com 15 polegadas já é mais rápida que o Macbook Air M2 padrão, especialmente no que diz respeito à performance gráfica.

Benchmarks sugerem que o Air M2 padrão é cerca de 40% a mais rápido que o Macbook Air M1. E o modelo de 15 polegadas já vem de fábrica com performance ainda maior devido ao maior número de núcleos gráficos.

Um detalhe: o Macbook Air M1 já é muito rápido!

Essa tela de 15 polegadas era o que faltava para o Macbook Air.

Mesmo com a tela maior o peso do aparelho aumentou apenas 300 gramas, então ele ainda pesa menos que um notebook normal, cerca de 1,51kg.

E para comportar a tela maior ele teve que aumentar cerca de 2,2cm de profundidade, 3,5cm na largura e apenas 2mm na espessura.

Então ele continua muito fácil de carregar e extremamente fino para manter o visual premium.

Além disso a fábrica sugere que o aparelho funciona até 18 horas longe da tomada, ideal para trabalhar durante conexões aéreas ou para levar para a universidade sem precisar carregar o laptop toda hora.

Mas o Macbook Air M1 não vale mais a compra?

Ainda vale sim! Apesar de no geral o Air M2 ser mais veloz, existe um ponto em que o M1 ainda é mais rápido que o Macbook Air M2: a transferência de dados para o SSD.

Para a escrita o M1 é cerca de 20% mais rápido, e para leitura de dados o M1 chega a ser 80% mais rápido que o M2.

Dessa forma o Macbook Air M1 ainda é uma ótima opção! Como falei no último artigo dei um Air M1 para minha esposa, e até o momento não existe lentidão alguma durante seu uso.

Então se você precisa de uma tela maior vá de Macbook Air M2 de 15 polegadas, se quer pagar o mínimo possível por um notebook premium opte pelo Macbook Air M1 de 13,3 polegadas.

Prós
  • Tela de 15 polegadas de Retina
  • Muita performance
  • Fácil de usar (MacOS)
  • Qualidade Premium
  • 10 cores de GPU
Contras
  • Mais difícil para quem vem do Windows (MacOS)
  • SSD mais lento que o do modelo com M1
  • Preço

Esse Samsung é na nossa opinião a melhor opção de notebook custo-benefício atualmente.

Este modelo específico foi minuciosamente testado em nosso canal do YouTube, e podemos afirmar com confiança que ele não decepciona.

Equipado com um processador Core i5 de décima primeira geração, 8GB de memória RAM e um SSD de 256GB, ele oferece uma experiência de uso ágil e responsiva.

Então ele entrega muita performance para estudar ou para trabalhar.

Além disso sua tela já é Full HD e conta com placa gráfica integrada Iris Xe. Assim você tem uma resolução que permite imagens muito nítidas e de boa qualidade.

Mas o melhor de tudo está no preço! Ele está custando menos de R$2500 na última vez que verificamos.

Uma verdadeira pechincha, especialmente quando comparado a outros notebooks com desempenho e qualidade semelhantes, como o Lenovo, que também recomendamos.

Se ainda estiver por este preço aproveite enquanto ainda possuem estoque neste preço!

Prós
  • Tela Full HD (1920x1080)
  • Com SSD
  • Bom processador (i5 de 11º geração)
  • Placa de vídeo integrada, porém de boa performance
Contras
  • Webcam de baixa qualidade
Lenovo 3i i5 de 11ª
Ótimo Custo-Benefício Lenovo

A última versão do Ideapad 3i da Lenovo conta com os processadores de décima primeira geração da Intel.

Ele possui um processador i5 de 11ª geração, 8GB e SSD de 256GB é uma ótima alternativa para quem procura um laptop rápido para trabalhar em escritório, gravar vídeo aulas ou ter aulas remotas.

A webcam nos Ideapad 3i é HD ou 720p já em versões anteriores a resolução era apenas VGA, 480p. É um ganho importante em termos de qualidade e bastante pertinente para o momento, já que vídeo conferências e reuniões online estão mais corriqueiras do que nunca.

Além disso, o modelo é um dos poucos do mercado a contar com o dispositivo de privacidade na câmera.

A bateria continua a do último modelo, o que é uma boa notícia. A autonomia é consideravelmente superior as versões mais antigas deste Notebook. E possivelmente ela deve estar ainda melhor já que o processador utilizado atualmente consome bem menos energia.

No modelo anterior deste laptop a resolução era apenas HD, e esta era uma das maiores críticas ao notebook, no modelo atual a resolução de tela é Full HD ou 1920×1080. Finalmente poderemos ver filmes e séries com ótima qualidade de imagem.

Com 1,65kg ele é relativamente leve, em especial se comparado com concorrentes equivalentes em preço e tamanho de tela.

Em suma ele é um notebook rápido para trabalhar em escritórios, em home office, ministrar aulas ou estudar online.

Prós
  • Ótimo Custo Benefício!
  • i5 de 11ª
  • Full HD
  • Placa Gráfica Iris Xe
Contras
  • Memória Soldada
IdeaPad 1 R5 8GB SSD
Melhor Opção com Ryzen 5

Esse modelo é um lançamento da Lenovo e se tornou uma excelente compra atualmente.

Ele conta com um processador AMD Ryzen 5 7520U que tem praticamente o mesmo desempenho do i5 do segundo colocado.

Além disso, esse IdeaPad 1 vem com 8GB de memória RAM e um SSD de 256GB.

Isso tudo confere uma performance muito interessante para quem pretende usar o notebook para trabalhar.

E o que chama atenção mesmo é o preço, menos de R$2600 nesse momento.

Se você não se importar de instalar o Windows por conta própria, você pode optar pela versão com Linux, que é cerca de R$200 mais barata.

O maior ponto fraco do modelo é a resolução HD (1366×768) da tela, mas isso acaba impactando pouco para a maioria dos usuários.

Prós
  • Bom processador (Ryzen 5)
  • Com SSD
Contras
  • Tela HD (1366x768)
Samsung Book i7
Melhor Notebook i7

Se você procura um notebook bom e de uma das melhores marcas do mercado este é uma ótima opção.

Ele tem um processador superior aos Intel Core i5 e Ryzen 5. Este i7 é cerca de 5% mais rápido que o processador do Samsung Book i5.

Apesar dessa diferença parecer ser pequena, ela pode ser muito notável em tarefas que exigem mais do processador.

Então se você procura maior velocidade e ainda pagar em torno de R$3000 pelo notebook este Samsung é a opção ideal.

A tela desse notebook já é Full HD e por funcionar em conjunto com a placa integrada Iris Xe, você poderá até mesmo jogar alguns jogos menos intensos graficamente.

Sua memória RAM de 8GB em conjunto com o armazenamento SSD de 256GB também ajudam a manter a velocidade do notebook em um patamar superior.

Se você está em busca de um notebook confiável e eficiente, esta opção da Samsung pode ser a escolha certa para você.

Prós
  • Ótimo processador (i7 de 11º geração)
  • Tela Full HD (1920x768)
  • Com SSD
  • Placa de vídeo integrada, mas de bom desempenho
Contras
  • Webcam de baixa qualidade
Asus EJ251W
Mais Rápido que um i5

Felizmente este Asus é mais um notebook que consegue sair fora da curva de preços normalmente praticada pela Asus.

Ele possui processador Ryzen 5 4600H, mesmo sendo um processador de 2 gerações para trás ele consegue ser cerca de 45% mais rápido que o i5 1135g7 da Intel.

Isso porque ele é um processador do tipo H (high) de alto desempenho. Então mesmo sendo um pouco mais antigo ele é mais rápido que os processadores comuns atuais.

Ele tem 8GB de memória RAM de 3200Mhz, o que também é acima da média para um notebook intermediário.
E seu SSD tem 256GB, o que é o armazenamento padrão para este tipo de laptop.

No momento que escrevo este artigo ele está custando cerca de R$2500. E esse é o maior motivo para ele estar aqui entre os nossos indicados!

Uma rara oportunidade para você ter um notebook Asus para estudar ou trabalhar sem nenhuma lentidão.

Prós
  • Processador mais rápido que um i5
  • Memória mais rápida na mesma faixa de preço
  • Preço um pouco mais baixo que um i5
Contras
  • Processador de geração anterior
Acer Nitro 520Y
Melhor Notebook Gamer

Este é a melhor compra de notebook gamer do momento.

Ele conta com um processador i5 11400H, que é cerca de 30% mais veloz que o i5 11300H, que já performa maravilhosamente para jogos.

Também conta com 8gb de memória RAM DDR4 com clock de 3200MHz. O suficiente para a maioria dos games, mas se achar necessário é possível expandir a memória até os 64GB.

Os 512GB de SSD é o suficiente para a maioria dos jogos, mas é bom ir economizando para adicionar ou novo SSD no slot M.2 que ele tem livre.

A tela é um painel IPS de 144 Hz, então você terá uma imagem linda e fluída mesmo em jogos rodando acima de 100 FPS.

Sua placa de vídeo: é uma RTX 3050 com 4 GB de memória dedicada. Ela é cerca de 25% mais rápida que a já conhecida GTX 1650 (mobile).

Mas o melhor de tudo, o preço, por pouco mais de R$ 4.000 você consegue uma máquina portátil e poderosa para jogar mesmo jogos pesados.

Sem dúvida a melhor compra na categoria de notebooks gamers atualmente.

Prós
  • Placa de Vídeo RTX 3050, melhor que a GTX 1650
  • Processador i5 11400H, mais rápido que o 11300H
  • Tela IPS Full HD de 144Hz
  • Excelente relação custo-benefício
Contras
  • 512GB de armazenamento pode ser pouco (expansível)
  • 8GB de RAM
Lenovo 82MG0009BR
Notebook Gamer Barato

Este Lenovo vem com o processador Core i5 11300H, que é muito rápido!

Só não é mais rápido que o do Acer Nitro que indicamos!

Mas ele é potencialmente muito mais rápido que outros notebooks gamer de preço semelhante.

Ele possui 8GB de memória RAM DDR4 e é expansível até 32GB.

Seu SSD é de 512GB, então tem espaço para muitos jogos, mas é claro que se você só joga games muito pesados você terá que fazer concessões.

A placa de vídeo é a GTX 1650 da Nvidia, que é a opção de boa performance entre as placas custo-benefício.

E sua tela é IPS Full HD (1920×1080), mas com 60Hz, seu maior ponto fraco.

Ele já vem com Windows 11 o que diminui o trabalho na hora que o aparelho chega.

Mas atualmente ele está com o melhor preço do mercado para um notebook gamer, cerca de R$3.400.

Ele está com ótimo preço no momento! Menos de R$3700 reais!

Prós
  • Placa gráfica de boa performance: GTX 1650
  • Processador i5 11300H de alto desempenho
  • Ótimo preço
Contras
  • 512GB de armazenamento pode ser pouco (expansível)
  • 8GB de memória RAM (expansível)
  • Tela de 60Hz
Samsung Book i3 4GB SSD
Melhor Notebook por R$2100

Este aqui é um notebook para quem quer fazer o básico como editar textos, planilhas, navegar na internet e assistir filmes e séries online.

Praticamente é um notebook básico para estudar e trabalhos de escritório.

Apesar do processador ser um Intel i3 é de décima-primeira geração, o que o torna mais rápido que muitos i5 de um ano atrás.

A memória RAM é de 4GB, o que não é muito, mas é o suficiente para as tarefas básicas que já citamos.

E o SSD de 256GB também é um atributo interessante, a pouco tempo atrás você teria que se contentar com um HD comum, que era muito mais lento. Em especial na hora de abrir o Windows.

Como bônus a tela deste notebook é Full HD, o que não é nem um pouco comum em um notebook dessa faixa de preço.

Por fim, o preço é seu maior atributo, beira os R$2100, o que é muito bom para tudo o que ele oferece.

Prós
  • Tela Full HD (1920x1080)
  • Com SSD
  • Bom processador (i3 de 11º geração)
Contras
  • 4GB de RAM
10°
Dell i15-i1100-A30P
Melhor Intermediário Dell

Para quem procura um notebook da marca Dell este é o modelo continua sendo o de melhor custo-benefício atualmente (Novembro/23).

Ele possui processador Intel Core i3 e 8GB de memória RAM o que é uma quantidade de memória superior que a maioria dos i3 do mercado.

E seu SSD é de 256GB também superior que a maioria das opções de computadores portáteis intermediários.

É um computador de muito boa performance para usar no trabalho ou para estudar.

O motivo para o Dell não estar mais acima nessa lista? Preço!

Mas os preços dos produtos Dell são mais elevados devido a boa reputação que a marca tem.

Se você procura um notebook para não ter problemas por alguns anos, talvez valha a pena pagar um pouco mais pela segurança e pós-venda da Dell.

Prós
  • Tela Full HD
  • Armazenamento SSD de 256GB
  • Marca Tradicional
Contras
  • Preço Acima da Média
11°
IdeaPad 1i Celeron SSD
Melhor Notebook com Preço Baixo

O IdeaPad 1i com Celeron é mais uma excelente opção de notebook barato.

Ele custa em torno de R$1600 e entrega um desempenho que atende bem boa parte dos usuários brasileiros.

O processador é um Celeron N4020, são 4GB de memória RAM e 128GB de SSD.

Um conjunto suficiente para estudar, trabalhos de escritório ou até para algumas atividades de lazer.

E um extra interessante é o fato do modelo já vir com uma licença de 1 ano do Office 365. Então economia é o forte desta versão do Lenovo.

Prós
  • Barato
  • Com SSD
Contras
  • Celeron não é tão rápido

1.184 comentários

Esse conteúdo é atualizado com frequência e alguns comentários podem se referir à alguma versão antiga do texto.
  1. Olá, ótimas explicações.. Mas gostaria de sua ajuda, preciso de um notebook para uso de estudos, no qual mais uso word e Excell, algo que não trave muito e que também de para usar no dia-a-dia como, Netflix, YouTube, etc. Pensava em investir no máximo 2.500 qual você sugere?

    1. Laiane,
      você consegue fazer tudo isso, com esse Samsung. Mas ele não é dos mais rápidos!

      Se conseguir gastar um pouquinho mais e optar por esse outro Samsung estaria com uma performance melhor!

      Espero ter ajudado!

  2. Eduardo, me ajuda. Tambem estou em duvida em qual escolher hoje: Este modelo: Inspiron 14 3000
    Processador Intel® Core™ i5
    Windows 10 Home
    Tela 14″
    HD de 1TB
    Memória de 4GB ou o que recomenda: S145 81S9000MBR? Obrigada Taise

    1. Taise,
      um computador com 4GB de memória RAM é um computador bem básico atualmente.

      Você teria mais velocidade com o S145. Acho uma escolha melhor.

      Espero ter ajudado!

  3. Olá Eduardo! Parabéns pelo excelente artigo, de linguagem simples e fácil entendimento.
    Estou procurando um notebook que seja bom para edição de imagens (eu tinha um Acer Aspire V5 mas já está com um pouco mais de 5 anos e necessito de um mais potente). Estou em dúvida entre o Zenbook 14 e o Dell 137000. Qual você acha melhor? (Ou indicaria algum outro modelo melhor e até mais em conta que esses dois?).
    A assistência técnica da Asus é tão boa quanto a da Dell (vejo excelentes comentários dela)? Aguardo.
    Grata!

    1. Mara,
      para edição de imagens o ideal é ter uma placa de vídeo dedicada, pelo menos uma básica.

      O Dell possui essa característica, enquanto o Zenbook tem apenas uma placa de vídeo integrada (menos rápida).

      Por esse motivo optaria pelo Dell 13 7000.

      Com relação a assistência a Dell é na sua casa (depois de conseguir convencer o atendente que o problema é hardware) já a Asus é centralizada em São Paulo (você tem que mandar para lá o computador). Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, mas acho que prefiro o da Dell.

      Espero ter ajudado!

  4. Boa noite, Eduardo.
    Acabei de ler o seu artigo. Parabéns!
    Eu queria saber a sua opinião sobre esse Dell que está em promoção na Black Friday: Notebook Dell Inspiron 3583-MS110S 8ª Geração Intel Core i7 8GB 1TB 128GB SSD Placa de vídeo AMD 15.6″ Windows 10
    O meu uso será para Design Gráfico, além de edição multimídia (áudio e vídeo). Será que ele é bom?

    Obrigado e abraços

    1. Pedro,
      desculpe não responder em tempo para a black friday.

      Então a placa de vídeo desse notebook não é a mais indicada para o que você precisa, ela tem aproximadamente a metade da performance da Geforce MX110 uma dedicada básica da Geforce.

      Espero ter ajudado!

  5. Olá,

    dúvida comum aqui:
    melhor um acer assim: Notebook Acer Aspire 5 A515-54-59X2 10ª Intel Core i5 8GB 512GB SSD 15,6” W10, por 3.600 reais
    ou
    um lenovo assim: Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7 – 8565U 8GB 256GB SSD GeForce MX 110 Windows 10 15.6″ Full HD, por 3.800 reais

    a diferença de preço não é tanta… mas o que vale mais na escolha, um processador melhor ou mais SSD?
    O uso é básico, para trabalho, utilizando excell, word, internet etc, sempre com muitos programas aberto ao mesmo tempo.

    O que vc indicaria?

    1. Alexandre,
      a princípio o Acer é mais rápido pois o processador dele é de décima geração enquanto que o do S145 é de oitava.

      A dúvida fica mais no quesito da placa de vídeo dedicada, mas como você não pretende jogar ou editar imagens e vídeos o Acer é melhor opção.

      Espero ter ajudado!

  6. Boa tarde!
    Excelente matéria, mas gostaria de tirar uma dúvida, estou a procura de um notebook pra trabalhar e costumo deixar vários programas abertos.
    Segue os modelos:
    – Notebook Dell Inspiron i15-3583-AS100P Intel Core – i7 8GB 256GB SSD
    – Notebook Dell Inspiron I15-5590-A10S 10ª Intel Core I5 8GB (Geforce MX250 com 2GB) 256GB SSD”

    Quais deles que você indicaria?
    Obrigada

    1. Makelin,
      se você não for jogar o Dell AS100P é o que tem melhor custo-benefício.

      O I15-5590-A10S é um pouco mais premium e é levemente mais rápido devido ao processador ser de última geração.

      Se você procura custo-benefício o AS100P é melhor!

      Espero ter ajudado!

  7. Oi Boa Tarde estou procurando um notebook para estudo e trabalho e com a BlackFriday hoje qual acha que compensa…..Estou muito em dúvida entre Lenovo e Acer. Qual desses acha melhor???É para estudo e trabalho.

    Notebook Acer Aspire 5 A515-54-59X2 10ª Intel Core i5 8GB 512GB SSD 15,6″ Windows 10

    Notebook Acer Aspire 5 A515-54-587L Intel Core i5 – 10210u 8GB 256GB SSD 15,6” Windows 10

    Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i5-1035G1 8GB 256GB SSD SATA Win 10 15.6″ 82DJ0009BR Prata

    1. Beatriz,
      o mais rápido deles é o Lenovo, o processador é um pouco mais rápido. Por isso escolheria o S145 como primeira opção.

      Em segundo lugar escolheria o Acer 59X2, pois tem mais espaço de armazenamento.

      Espero ter ajudado!

  8. Ola! Ja li muitas vezes seu blog, ja procurei informações na internet, estava esperando a black friday e agora chegou e nao consigo me decidir mesmo! Gostaria de um notebook para trabalhar (trabalho no judiciario e uso muitas abas abertas ao mesmo tempo e preciso de velocidade), pra estudar, ver videos e bom armazenamento para fotos. Gosto de notebooks leves e menores. E sou daquelas q quer ter o mesmo computador por tipo 10 anos.. muita preguiça de trocar.. rs Queria um bom custo beneficio para hoje.. pode ser entre a categoria de 3, 4 mil ou a de 6 mil.. pode me ajudar? Muuuuito obrigada

    1. Patricia,
      entre 3 e 4 mil as melhores opções são esses dois:
      esse Vaio, tem boa performance. Pesa em torno de 1,5kg e tem 14 polegadas.
      esse Acer, também boa performance. Pesa também 1,5 e tem tela de 14 polegadas. Tem a vantagem de um processador um pouquinho mais rápido que o Vaio, mas a resolução de tela é um pouco inferior.

      Mas para um pouco mais de durabilidade o Zenbook 14 é uma opção melhor. Ele é mais rápido que os outros dois e tem uma qualidade de construção maior. Mas o preço fica nos R$6000.

      Espero ter ajudado!

  9. Oi, Eduardo! Achei seu artigo extremamente esclarecedor! Muito obrigada!
    Ainda assim, fiquei com algumas dúvidas pessoais. Particularmente, não consigo confiar na Lenovo nem na Acer. Muitas pessoas próximas tiveram problemas com o real desempenho do computador e até agora isso me deixa com uma pulga atrás da orelha. Entretanto, vejo que você indica muito essas marcas e gostaria de saber se realmente essa minha aversão não procede.
    Além disso, atualmente procuro um computador na faixa de 3.500 – 4.000 que me permita trabalhar com o R (mais precisamente bioestatística), programas de leitura de artigos, editores básicos de vídeo e fotos, assistir filmes e séries e com várias coisas simultaneamente. Estou me formando em biologia e queria algum que acompanhasse o meu ritmo acelerado de estudos e análise de dados.
    De acordo com a sua lista, fiquei muito interessada no modelo da Vaio e no Samsung X40. Acha que eles suprem minhas necessidades? Fiquei em dúvida porque, pelo meu desconhecimento, talvez eu precisasse de um com especificações melhores.
    Desde já, muito obrigada!!

    1. Julia,
      não tenho a mesma visão que você. Já tive muitas marcas de notebook e o que de fato faz diferença para mim é saber escolher o produto conforme sua necessidade.

      É comum pessoas relatarem que um notebook é lento (mesmo novo) quando na verdade eles não compraram um produto adequado para a necessidade delas. Vejo essa situação como análoga a escolha de um veículo: se você precisa chegar aos 300km/h você vai ficar frustrada se comprar um trator. Mas obviamente o trator é muito útil para outras necessidades.

      Os notebooks tem características diferentes e para escolher bem você tem que saber o que precisa. Se puder comprar um pouco a mais do que precisa você possivelmente terá uma longevidade maior do aparelho, já que os softwares aos poucos vão se adequando para consumir recursos conforme o padrão de hardware existente.

      A princípio o R é um software que consome poucos recursos, mas não sei especificamente quanto os cálculos de bioestatística precisam de recursos. O ideal seria saber a configuração do seu aparelho atual e quanto tempo ele demora para executar alguma função comum para você. Com isso poderia fazer uma indicação mais precisa.

      Tanto o Vaio quanto o Samsung X40 tem configurações parecidas. Em um plano geral eles rodam o R com muita folga. Com relação as outras tarefas e fazer muitas coisas simultaneamente eles teriam uma ótima performance.

      Espero ter ajudado!

  10. Achei muito interessante a sua abordagem, estou com um orçamento de 6k para adquirir um notebook.
    Utilizo bastante autocad, porem gostaria de um note que pudesse jogar algum jogo de estratégia casualmente pois também tenho um console para jogos.
    Olhei os modelos Dell Inspiron 15 5000, Dell Vostro 14 5000, Acer Aspire Nitro 5 AN515-54-79YX , AVELL A40 LIV. No caso todos com 16Gb de Ram.
    Agradecido…

    1. Carlos,
      o Acer parece ser mais poderoso dos quatro, mas é também o mais caro. Normalmente os jogos de estratégia (tipo RTS) não são os mais pesados.

      Eu optaria ou pelo Nitro 5 para ter sobra de performance por mais tempo. Em segundo lugar escolheria o Vostro.

      Espero ter ajudado!

  11. Notebook Acer Aspire5 A514-53-59qj Intel Corei5 8gb 256gbssd é uma boa máquina?

    1. Claudia,
      esse Acer é sim uma ótima opção para trabalho e estudo. É bastante rápido para tarefas como edição de texto, planilhas ou navegar na internet com várias abas abertas.

      Espero ter ajudado!

  12. Boa noite. Preciso de um notebook para empresa. Preciso de rapidez para processar e abrir muitas janelas na internet, emails, planilhas, muitas tarefas ao mesmo tempo e preciso de algo rápido e que não trave. A máquina fica mais rápida com ssd ao inves de HD? A Net diz que pra usar 5g precisa de 1tb, isso procede? Na faixa de preço até 4mil por aí , qual e o not ideal?

    1. Luciana,
      hoje ainda não foi liberado o 5g no Brasil (é uma evolução das redes 4g de celular). O que existe são roteadores (aqueles aparelhos da net são modens e roteadores ao mesmo tempo) que operam na frequência de 5ghz. Mas para isso não é necessário ter 1TB para funcionar.

      Sim, os SSDs muito mais rápidos que os antigos HDs. Além disso eles também dão menos problema com o passar do tempo. E com o tempo os HDs tem a tendência de ficarem ainda mais lentos devido a fragmentação de arquivos.

      Um ótimo notebook até 4 mil reais hoje é esse Lenovo S145, ele tem processador i7, 8GB de RAM e SSD. A pouco tempo ele estava custando mais de R$4000 e baixou bastante agora na Black Friday.

      Espero ter ajudado!

  13. Eduardo, parabéns, seu artigo é muito esclarecedor.
    Estou precisando de um notebook pra minha filha, ela vai começar o segundo grau agora. Seria um notebook bom para estudos, ver filmes na netflix e com bom custo benefício. Se possível com SSD e um bom processador e uma boa marca. Pensei em algo em torno de 3.000. Vc tem alguma sugestão? Grato pela atenção.

    1. Pedro,
      hoje esse preço consegue comprar um ótimo notebook para estudos. Esse Acer aqui, ele tem processador i3 de décima geração, 8GB de RAM e SSD.

      Espero ter ajudado!

  14. Boa noite, estou querendo comprar um notebook que tenha um custo benefício bom, não sou de jogar, e memória é relevante pra mim e pesquisando figuei em dúvida em dois:
    – Lenovo Ideapad S145 core I5 8GB 1 TB W10 15,6 tela
    – Acer A35 Intel Celeron N4000 Memória 8GB HD 1TB tela 15,6 W10 PRO.

    E agradeceria se pudesse indica outro caso esses não atenda a minha demanda, na faixa de preço R$ 3000.

    1. Marcilene,
      hoje devido a Black Friday o melhor notebook até R$3000 é esse Acer aqui.

      Ele é muito melhor que o Acer que você citou e um pouquinho mais rápido que o Lenovo S145 também, já que possui SSD.

      Espero ter ajudado!

  15. Olá, que conteúdo espetacular….

    Estou muito em duvida de qual comprar até uns R$3800 lenovo S145 (que tem um monte de configuração diferente rsrsrsrs) ou Acer…alguma dica para black friday?

    1. Alex,
      o S145 é um ótimo notebook assim como os da Acer.

      Até R$3800 o melhor da Lenovo é esse aqui. Já o da Acer é esse aqui.

      Entre os dois o Lenovo S145 tem um processador mais rápido (i7 no Lenovo e i5 no Acer) e tem tela com maior resolução Full HD (no Acer é HD). Eu optaria pelo Lenovo S145.

      Espero ter ajudado!

  16. Boa tarde! Agradeço pela sua colaboração e presteza nos comentários e matéria. Sou designer, trabalhando em home office agora e querendo comprar um note que me permita um melhor desempenho e mobilidade. Uso basicamente o pacote Adobe no meu dia-a-dia. Tinham me indicado o Inspiron 15 5000, mas em nenhum local vi recomendação desse aparelho como voltado pra designers. No site da Dell vi o Vostro 14500 como indicado pra design, e agora em sua matéria vi outros modelos que me deixaram super em dúvida, como os da LeNovo. Queria gastar no máximo R$6500 mas se eu conseguir pagar menos q R$6000 eu prefiro. O Vostro está em promoção na Black Friday por um bom preço. Será que vc pode me ajudar? Estou querendo comprar ainda na Black Friday. Grata, Sofia

    1. Sofia,
      a Adobe tem pedido configurações fortes, inclusive com placas de vídeo dedicadas para os casos que você usa muitos filtros e em especial as opção 3D do Photoshop.

      Por isso indicamos o Lenovo, mas existem outras opções sim. Se for escolher o Vostro 14 5000, o modelo melhor para você seria esse aqui.

      Mas se você usar algum dos “Recursos que não funcionarão sem uma GPU” dessa página o ideal é um notebook como esse aqui pois fica dentro do que a Adobe pede para o Photoshop.

      Espero ter ajudado!

  17. Olá, estou em dúvida entre dois modelos Acer Aspire 5 A515-54G-53GP e Acer Aspire 5 A515-54-59X2. Enquanto um conta com placa dedicada e memória de 256GB SSD, o outro conta com placa integrada e memória de 512GB SSD. Os valores estão muito próximos!! Qual deles vocês me recomendam?

    1. Ana,
      se você já usa hoje valores próximos aos 256GB em seu notebook atual o melhor é o com 512GB de SSD.

      Se utiliza mais próximos dos 100GB do seu notebook/computador atual a melhor opção é o outro com placa de vídeo dedicada (ajuda em algumas tarefas que envolvem gráficos, como por exemplo assistir um filme ou série).

      Espero ter ajudado!

  18. Queria saber o porquê notebooks como o Acer Nitro 5 ou o Odyssey da Sansung não entraram nessa lista. Estou a procura de um noteb para trabalho e jogos mais pesados e espero que nessa black friday o preço chegue a uns 4.500.

    1. Otavio,
      o Nitro 5 está na nossa lista de Melhores Notebooks para Jogos, achamos melhor separar, e o Odyssey 2 quase entrou para aquela lista também.

      O Nitro 5 está chegando perto desse valor com esse modelo aqui.

      Espero ter ajudado!

  19. Olá, estou a procura de um notebook leve, pequeno e com bom acabamento.
    Gostei muito do Notebook ASUS ZenBook UX431FA-AN203T e do Inspiron 13 7000 da Dell,
    Porém amigos já estiveram experiência ruim com o pós-venda de ambas.
    O que você acha desses modelos e das marcas Asus e Dell ???

    1. Filipe,
      pós-venda é complicado em praticamente todas as marcas. Tenho boa experiência com as duas marcas em termos de produto.

      Os produtos também são bastante parecidos em relação a performance. Mas acho que eu acabaria optando pelo Dell.

      Espero ter ajudado!

  20. Boa noite!

    Só queria dizer que essa matéria me salvou de uma dor de cabeça só de pensar no tanto de opções em quais aparelhos pesquisar.

    Eu sou estudante de Design Gráfico e estou tendo que usar o meu notebook (Acer ESI=572-37EP) direto, porém ele está mais lento do que o normal (acredito que tenho ele desde 2015/2016) e ainda fechando os programas que uso do nada, então gostaria de uma recomendação de notebooks que tenham sejam bem fiéis a resolução de cor e também algo o suficiente para quem mexe muito com Adobe Illustrator, Adobe InDesign e Photoshop (não precisa ser completamente perfeito por conta do preço carinho haha)

    lá pelos R$ 3500,00 pra mim tá ótimo, então já sou grata desde já por qualquer recomendação 😀

    1. Gabriella,
      o melhor nessa faixa de preço é esse Lenovo, ele não fica exatamente dentro do que é pedido pela Adobe e passa um pouquinho do seu orçamento.

      Outra opção um pouco mais lenta mas que fica exatamente no seu orçamento é esse outro Lenovo.

      Menos que esses é arriscado para usar o Photoshop e outros do pacote Adobe. Acredito que ficaria muito lento!

      Espero ter ajudado!

  21. Boa tarde!

    Desculpe abusar da boa vontade das pessoas que respondem as duvidas aqui haha.
    Tenho um Inspiron 14 série 7000 faz um tempinho já. Suas configurações são as seguintes:

    Processador Intel i7 7ª Geração, 1TB de disco rígido, Memória de 16gb, Placa de vídeo GeForce 940MX 4GB, tela full HD e ainda um ssd de 500gb que eu comprei a parte.

    Eu já tive que trocar a placa mãe inteira porque a entrada HDMI não estava funcionando (uso uma Cintiq com ele). Esses tempos inventou de não funcionarem algumas teclas que eu uso muito no Photoshop (Sou designer e uso muito o pacote Adobe).

    Estou pesquisando bastante, mas não encontro nada na faixa de preço dele com configurações iguais/melhores.

    Agradeceria muito se recebesse uma luz de vocês. Muito obrigada!

    1. Ana,
      com o passar do tempo as coisas aumentam mesmo. A placa de vídeo dele é parecida com a Geforce MX 110 atual. Processadores i5 de oitava geração podem ter facilmente 80% mais desempenho que os i7 de sétima geração, veja aqui.

      Imagino que você tenha colocado o Windows e o Photoshop instalados no SSD, mas caso você não tenha feito isso não existe o ganho de desempenho do SSD.

      Esse Dell aqui é o notebook mais barato com 16GB e placa de vídeo dedicada hoje, mas você teria um bom ganho de performance dado a placa de vídeo mais poderosa e o processador mais rápido.

      Se precisa manter o orçamento mais baixo o melhor que sugeriria é esse Lenovo é o melhor, teoricamente você teria mais performance no processador e placa de vídeo. Mas não consigo ter certeza se ele ficaria parecido em tarefas com arquivos maiores, pois no seu atual você tem 16GB de RAM. Contudo, acho que esse é razoavelmente parecido com o seu atual, mantendo o orçamento mais baixo.

      Entretanto, nenhum desses dois ficaria dentro do recomendado pela Adobe para alguns tipos de filtros e trabalhos, veja os requisitos.

      Espero ter ajudado!

  22. Oi Eduardo!
    Primeiramente obrigada pelo help. Seu conteúdo é realmente esclarecedor e ajuda demais nós que somos mais leigos e nos embaralhamos nas sopas de letrinhas desses aparelhos, rsrs.
    Atualmente uso um all in one da LG que tá travando demais. Quero comprar um notebook basicamente pra trabalho home office e navegação de internet e intranet que seja mais rápido. Geralmente uso umas 5 abas abertas ao mesmo tempo e faço muitas reuniões no Teams. Queria gastar na faixa de uns R$ 3600,00. Pensei no Lenovo 82DJ0009BR ou o Acer Aspire A515-546-53GP. Ambos com 256gb de SSD. O que você me indica?
    Obrigada desde já! Aruana

    1. Aruana,
      ambos são muito bons! Eles seriam bem rápidos para o que você precisa.

      Mas hoje esse Acer aqui está com melhor preço! A vantagem está que ele tem 512GB de SSD e com preço muito parecido com os que falou.

      Espero ter ajudado!

  23. Bom dia, ótimo artigo.
    Sou designer de ambientes.
    Estou buscando um notebook com boa performance para programas como Promob e Sketchup. São os que mais utilizo. Pode me sugerir algum modelo?
    Desde já muita obrigada.

    1. Lara,
      para ambos você precisa pelo menos uma placa gráfica dedicada de 1GB.

      Esse Lenovo S145, possui 2GB de placa gráfica dedicada. Além disso conta com processador i7, 8GB de RAM e SSD. É um notebook bem rápido!

      A princípio um pouco mais rápido do que você precisa, mas considero essa uma boa estratégia para o notebook ter uma maior logenvidade. Além disso possui tela de resolução Full HD, o que é mais que a maioria dos notebooks nessa faixa de preço entrega.

      Espero ter ajudado!

  24. Boa noite.
    Excelentes informações.
    Gostaria de saber qual o melhor notebook entre o Lenovo yoga s740 i7 x dell vostro 14 5000 i7.

    Obrigado

    1. Oscar,
      o Lenovo S740 tem uma construção superior aos Vostro da Dell. O Lenovo é todo em alumínio enquanto o Vostro tem uma proposta mais corporativa.

      Se você puder arcar com o custo do S740 opte por ele, não vai se arrepender.

      Espero ter ajudado!

  25. Boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda. Estou precisando de um bom Notebook para estudar e trabalhar. Uso muito o pacote office, uso muito a webcam, pois assisto e dou aulas on-line. Como abro muitas abas de trabalho, preciso de uma máquina mais rápida e, portanto, pensei em um SSD. Além disso, gravo algumas aulas e, preciso também, editá-los.
    Pesquisei e encontrei dois modelos:
    – Dell: Inspirion 15.300 – 3583 – 1tb de HD e 8gb – Core i5 8ª Geração
    – Dell: Vostro 15.300 – 3583 – 256gb de SSD – Core i5 8ª Geração
    – Acer: Acer Core i5-10210U 8GB 256GB SSD Placa de Vídeo 2GB Tela 15.6” Windows 10 Aspire 5 A515-54G-53GP

    Além de um bom computador, que rode rápido e tenha ótima funcionalidade, gostaria de algo que durasse, visto que os preços estão altíssimos.
    Qual desses três modelos, você sugeriria?
    Desde já agradeço!

    1. Greice,
      para o notebook ter uma boa longevidade o ideal é você comprar com mais recursos (em especial velocidade) do que precisa atualmente.

      Dos três os melhores são na ordem:
      o Acer, devido ao processador de última geração.
      – o Dell Vostro, por ter SSD.

      O Inspiron, em especial o modelo que você indicou não é ruim, mas em comparação com os outros ele é bem mais lento.

      Espero ter ajudado!

  26. Olá. Ótima matéria. Bem completa.
    Não vi aqui nenhum comentário sobre a placa do XPS.
    Vocês acham que aguenta o tranco de um photoshop ou corel?
    Será que ele da conta de apresentações ppt com arquivos grandes mais de 300mbs

    Obrigado,

    1. Rafael,
      o XPS tem uma placa de vídeo integrada ao processador, essa não é a melhor alternativa para se usar o Photoshop, mas depende de quais ferramentas vai usar, veja aqui nos requisitos para rodar o Photoshop.

      Corel é provável que rode sem problemas. Também acredito que não teria problema com as apresentações grandes, em especial se escolher uma das opções com 16 GB de RAM.

      Espero ter ajudado!

  27. Prezado Eduardo,
    Pretendo usar um notebook para trabalho: planilhas, word e sistemas que estarão na “nuvem”. Prefiro aqueles que abram os programas de forma mais rápida e tela de tamanho 15.6. Poderia me ajudar?

    1. Omar,
      sim, para abrir rápido os programas você precisa de um SSD.

      O melhor custo-benefício hoje é esse Lenovo S145, está com ótimo preço agora na semana da Black Friday.

      O processador dele é bem rápido, tem uma boa quantidade de memória RAM e possui SSD, sem dúvida apresentaria ótima performance para o que precisa.

      Espero ter ajudado!

  28. Vc é dez! Muito didático.
    Sou uma aposentada de 62 anos mas que vive na Internet. Faço compras, assisto filmes, vejo vídeos, entro em redes sociais, armazeno algumas fotos, ouço músicas, vejo meus emails…abro várias abas no Chrome. Uso para jogar paciência às vezes. Quero comprar agora um notebook para ter na minha casa de praia. Queria um que fosse bem rápido e que não travasse. Já li que esse notebook tem que ter SSD. Li suas explicações maravilhosas para uma leiga como eu e tb para quem entende do assunto. Não queria gastar mais de 4.000,00. Diante das suas colocações fiquem em dúvida quanto a 3 notebooks. O Samsung Book X45 Intel Core 15 8GB 256 SSD 15,6″ – Vaio FE 14 8 GB 256SSD GB 14 LCD Full HD – Dell I15 – 3583 MFS1P 8a. geração 15 8GB 256 SSD 15,6″.
    Se vc tiver tempo, me fala qual destes é melhor para o que coloquei acima, por favor?
    Um grande abraço.

    1. Geisa,
      sem dúvida o SSD faz muita diferença na velocidade do notebook.

      Como vai ser um notebook para ficar na casa, sugiro os de tela 15 polegadas, são mais confortáveis para ler na tela.

      Tanto o Samsung X45 quanto o Dell são muito bons. Mas optaria pelo Samsung devido a placa gráfica que deixa um pouquinho mais rápido o notebook na hora dos filmes.

      Espero ter ajudado!

  29. Boa noite!

    Muito bom o seu site e suas indicações sensatas. Parabéns pelo trabalho!

    Atualmente tenho um Lenovo Ideapad 310, mas ele trava demais. Isso acontece desde quando comprei.

    Não sei se é porque tem muitos arquivos armazenados ou é um outro problema.

    Gostaria de uma sugestão de um notebook para uso diário e básico.

    Obrigada!

    1. Fabíola,
      dependendo das características dos notebooks você pode não ser atendida desde um notebook novo. Isso é comum acontecer caso na hora da compra você não soubesse quais as características importantes para você.

      Por experiência própria, notebooks com processador i5 e 8GB de RAM são bons para a maioria das pessoas. Se tiver SSD então raramente o usuário terá travamentos.

      Em termos de custo-benefício os Lenovo ainda são as melhores opções, com esse modelo aqui você provavelmente não teria problemas de velocidade.

      Já se quer tentar uma marca de maior prestígio esse Dell aqui também está com um bom preço na nossa loja em parceria com o Magazine Luiza.

      O Lenovo é teoricamente um pouquinho mais veloz que o Dell devido ao processador i7 que é mais rápido.

      Espero ter ajudado!

  30. olá Eduardo! muito bacana sua matéria, parabéns pelo ótimo trabalho. estou me formando em técnico em edificações e logo farei arquitetura, uso bastante autocad e sketchup, gostaria de saber qual notebook mais adequado para essas funções, pq acabo sofrendo com travamentos, mas tenho ciência que meu orçamento é muito baixo para ter um totalmente adequado para esses programas;

    orçamento de R$2.500.

    obrigado desde já pela atenção, abraços

    1. Willian,
      sem dúvida os R$2500 é bem baixo para Autocad e Sketchup. Infelizmente mesmo indicando o melhor nessa faixa de preço você provavelmente vai continuar com o mesmo problema. Talvez um pouco menos que no seu computador atual.

      Para você ter uma ideia o notebook mais barato com placa de vídeo dedicada hoje beira os 3 mil reais. E o mais barato com 8GB de RAM está perto dos R$2800.

      Hoje esse Compaq é o melhor notebook até R$2500 reais. Mas para a sua necessidade talvez seria melhor você procurar por uma opção de segunda mão com placa de vídeo básica e 8GB de memória RAM.

      Espero ter ajudado!

  31. Boa tarde, tudo bem?

    Preciso de um notebook que seja bom, pois estudo programação e utilizo alguns programas que são muito pesados.
    Desta forma, qual o melhor e barato?

    Att.

    1. Gabriella,
      esse Lenovo está com ótimo preço nessa semana. Tem processador i7, 8GB de RAM e SSD, sem dúvida é bem rápido para você programar.

      Espero ter ajudado!

  32. Sr.Eduardo
    O modelo abaixo não está em sua lista:
    Notebook Acer Core i5-10210U 8GB 512GB SSD Tela 15.6” Windows 10 Aspire 5 A515-54-59X2

    Favor informar se é um bom notebook e me informar os prós e os contras deste modelo e se a marca é boa e recomendada para comprar.

    Agradeço antecipadamente

    1. José,
      nossa lista varia conforme os preços do momento. Mesmo um ótimo notebook se estiver muito caro não é uma boa compra.

      Mas no momento ele está com um ótimo preço aqui.

      Ele é um pouco mais rápido que o Lenovo S145 e o Samsung X40 que indicamos na lista. A Acer é uma ótima marca também, temos um modelo básico dessa marca aqui na empresa e conheço pessoas que utilizam um modelo dessa marca por mais de 7 anos.

      Espero ter ajudado!

  33. Olá, Eduardo!
    Necessito de um notebook para uso pessoal (estudos, leitura de livros e pdf, armazenamento de fotos, netflix, youtube) e para uso profissional (utilizo softwares online e preciso me deslocar com o notebook). Na minha residência utilizo o all-in-one pavilion 20 da HP, Core i3, e sinto que ele tava bastante na abertura de algumas abas na internet e na abertura de pastas do computador.
    Qual modelo seria mais indicado para mim? Penso em gastar por volta de R$3.500,00.
    Obrigada desde já pelo auxílio!

    1. Gabriela,
      até R$3500 hoje a melhor opção é esse Acer, tem ótima performance devido ao processador i5 de décima geração e o SSD dá um bom incremento na performance também.

      Espero ter ajudado!

  34. Parabéns pelo artigo.
    Que recomendação você daria para quem procura um notebook a partir de i5 com tela pequena até 13″. Qual seria o melhor custo benefício nesta categoria?
    Obrigado!

    1. Sergio,
      quando você diz até 13″ contempla os de 13,3 a 13,5 polegadas?

      Se tiver que ser literalmente até 13 só achei um notebook que tenha i5, esse Thinkpad da Lenovo, mas ele é extremamente caro para a configuração. Contudo é extremamente pequeno.

      Se puder passar um pouco das 13 polegadas o mais barato hoje é esse Samsung. Mas por R$1000 a menos você consegue o Vaio Fe14 com configuração praticamente idêntica, mas ele é um pouquinho maior, com 14 polegadas.

      Se você precisa que seja na faixa das 13 polegadas o de melhor custo-benefício é o Samsung mesmo.

      Espero ter ajudado!

  35. Boa tarde. Excelente matéria.

    Gostei bastante dos notebooks Lenovo, pois são ultrafinos.
    Porém, preciso de um notebook de 14’ (facilita em viagens) e que seja fino, rápido e que não trave com janelas abertas: várias abas de internet, word, Excel, etc (home office).
    Não jogo e nem edito programas em 3D.
    Meu limite seria o valor de um Lenovo yoga.
    Obrigado.

    1. Oscar,
      dos notebooks menores e mais leves e que ainda mantém um bom desempenho o melhor atualmente é o Vaio FE14. Ele tem 14 polegadas, pesa 1,5kg e é bastante rápido para tarefas gerais e de escritório.

      E ele deu uma diminuída de preço nesses últimos dias! Acho a melhor compra para o que você precisa!

      Espero ter ajudado!

  36. Boa tarde .

    Gostaria de uma informação.
    Qual o notebook melhor o Samsung e30 ou Notebook Dell Core i3-7020U 4GB 1TB 10 Inspiron I15-3584-A10B?

    E a marca Acer é boa e melhor que a Samsung e Dell?

    Busco um notebook para estudo mais estou com dúvida. Não sei qual é a melhor marcar para comprar .

    1. Janaina,
      a marca Acer também é muito boa. A princípio gosto das três marcas, tenho ótimas experiências com Dell, Acer e Samsung.

      Mas entre os dois computadores o Samsung é superior ao Dell devido ao processador muito mais rápido além de ser mais barato.

      Espero ter ajudado!

  37. Olá, boa noite!
    Sou professora via EAD e preciso de um laptop que tenha alta resolução de vídeo e áudio num valor até 5 mil, e que também seja rápido ao acessar vários conteúdos. Qual seria o mais indicado?
    Obrigada.
    🙂

    1. Doris,
      esse aqui está pela menos R$500 mais barato do que estava nos últimos dias. Ele tem resolução de vídeo Full HD e audio certificado pela Dolby Digital.

      Sem dúvida é bastante rápido devido ao processador i7 e SSD. É uma ótima opção!

      Espero ter ajudado!

  38. Preciso de um notebook básico pra realizar é assistir reunião pelo zoom.
    Que não custe mais de $2000.00

    1. Márcia,
      o melhor notebook hoje abaixo dos R$2000 é esse Compaq, a mesma marca do meu primeiro computador em 1995.

      Acredito que ele lhe atenda sim! Se o orçamento é prioridade esse é o melhor produto.

      Espero ter ajudado!

  39. Boa tarde!
    Excelente matéria, muito bem elaborada!
    Gostaria de perguntar em relação ao pós venda destas marcas; estou entre a Dell ou a lenovo.
    Moro no rio de janeiro e tenho visto algumas reclamações da marca lenovo, pela garantia ser atendida somente em são paulo; enquanto a Dell fornece atendimento a domicilio quando ocorre algum defeito.
    Você diria que isto é uma verdade? Devo levar isso em consideração no momento da escolha do notebook?

    Desde já eu agradeço a atenção!

    1. Matheus,
      acho que deve levar em consideração, sim. Mas bons notebooks acabam durando alguns anos e quando você tem que se preocupar com a manutenção já está na hora de trocar. Eventualmente um produto já vem com algum vício.

      Sim os Lenovo você tem que enviar para São Paulo pelos correios. Já utilizei esse serviço e achei razoável, eles enviam um checklist com verificações gerais do computador, me pareceu bem minucioso. O problema está em danos que podem ocorrer no transporte.

      A Dell quando usei serviços de suporte foi localmente, tudo ocorreu muito bem, mas você tem que aguardar o técnico e dependendo do serviço você precisa aguardar até que a peça esteja disponível. Você também tem que passar um bom tempo ao telefone convencendo o atendente de que você realmente precisa do técnico.

      Tanto a abordagem da Dell quanto a da Lenovo são boas, cada uma com vantagens e desvantagens.

      Espero ter ajudado!

  40. Boa tarde, Eduardo! Tudo bem?

    Eu estou precisando de um novo notebook para trabalhar e estudar (utilizo muitas abas e programas ao mesmo tempo – pacote office, spotify, além de diversas abas na internet). Eu estava pensando em comprar o Notebook Ultrafino Dell Inspiron 5490-M10F 10ª Ger. Intel Core i5 8GB 256GB SSD Full HD 14′ Windows 10, mas gostaria de saber sua opinião sobre ele.
    A verdade é que o preço dele está ultrapassando um pouco o meu orçamento, mas pelas características ele parece ser muito bom (aprecio bastante também o fato de ele ser mais leve e mais fino). Por isso, queria saber se vale o investimento e quem sabe se não existem outros computadores com essas características em um preço mais amigável.

    Muito obrigada,

    Abraços!

    1. Clarice,
      esse Dell é um ótimo notebook.

      Existe sim, o Vaio FE14 é uma alternativa com melhor custo-benefício que o Dell. Esse Vaio é do tamanho do Dell e com peso bastante parecido, 1,5kg. O Dell tem o acabamento um pouquinho melhor, soa ter a qualidade levemente superior.

      Mas o Vaio é muito bom também, minha esposa tem o modelo de 15 polegadas desse Vaio já ha mais de um ano e até agora tem sido muito bom.

      Espero ter ajudado!

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.