Melhores Notebooks para Jogos

Se você é ávido por gráficos estonteantes e framerate excepcional seu objeto de desejo deve ser algum dos melhores notebooks para jogos. Nós verificamos as opções e destacamos cinco modelos que você precisa conhecer!

Melhores notebooks para jogos pesados 2022

Tabela índice e resumo dos resultados encontrados para melhores notebooks para jogos com custo benefício!

Lenovo Legion 5i Lenovo Legion 5i Melhor Notebook para Jogos Ver Preço
Dell G3-3590-A60P Dell G3-3590-A60P Excelente Performance na Faixa dos R$7000 Ver Preço
Acer Nitro 5 Nitro AN515-43-R9K7 Acer Nitro 5 Nitro AN515-43-R9K7 Melhor Notebook Gamer Intermediário Ver Preço
Lenovo Ideapad L340 81TR0002BR Lenovo Ideapad L340 81TR0002BR Custo-benefício para Jogos Ver Preço
Lenovo S145 81S9000RBR Lenovo S145 81S9000RBR Notebook para Jogos Barato Ver Preço

Antes de começarmos a descrever cada um dos laptops selecionados é importante deixar algumas coisas claras. Essa matéria levou em consideração apenas os modelos dentro de uma faixa de preço que julgamos alcançável.

Você não verá aqui aqueles notebooks que custam mais de vinte mil reais por exemplo! Até porque na nossa opinião não é necessário um investimento tão alto para conseguir desempenho necessário para rodar games atuais.

Também é importante ressaltar que os preços considerados na matéria foram encontrados no momento da elaboração da mesma. Sabemos que as lojas e marcas costumam mudar com frequência os valores cobrados pelos laptops.

Se você não pretende usar o equipamento para jogar mas procura notebooks de alto desempenho para tarefas gerais, visite nossa matéria dedicada aos melhores notebooks.

Veja abaixo nossa análise mais detalhada sobre os notebooks para jogos escolhidos por nossa equipe.

O Lenovo Legion 5i conquistou o topo da nossa lista graças a sua configuração topo de linha aliada a um novo sistema de refrigeração que impressiona positivamente.

A refrigeração é um ponto crítico nesta categoria de notebooks e a Lenovo foi muito competente nesse sentido.

É inclusive seu principal diferencial em relação aos seus maiores concorrentes, o Dell G5 5590 e o Samsung Odyssey 2.

Seu processador, o Intel i7 10750H de décima geração tem excelente performance, lembre que os processadores da Intel com final H são aqueles com maior poder de processamento.

Além disso o modelo conta com uma das melhores placas de vídeo de laptops atualmente, a RTX 2060. O desempenho em games é excepcional se aproximando de desktops gamers de alto nível.

Os 16GB de memória agradam, em especial tendo um SSD PCIe NVMe de 512GB. Com um dispositivo de armazenamento rápido o notebook precisa utilizar menos a memória RAM.

Ainda assim ele possui um HD de 1TB para armazenar muitos dados, principalmente os de acesso menos frequente, como imagens, vídeos, músicas, filmes, etc.

Apesar de não atingir os 144Hz, a tela do Legion 5i também conta com uma taxa de atualização maior que a média. São 120Hz, uma evolução importante em relação ao seu antecessor.

Prós
  • Excelente sistema de refrigeração
  • Tela com alta taxa de atualização (120Hz)
  • RTX2060, Placa de Vídeo Poderosa
  • Memória RAM de 16GB
  • Excelente Processador (i7-10750H)
  • SSD para acelerar o acesso ao disco
Contras
  • Preço alto

O Dell G3-3590-A60P entrou para a lista como uma opção um pouco mais em conta mas também com performance acima da média nos games.

Ele utiliza o mesmo processador que o primeiro da lista, um i7-9750H, um dos mais poderosos do mercado atualmente.

A placa de vídeo é a GTX1660ti, sim é inferior a RTX 2060, mas ainda muito potente. Para você ter uma ideia a marca publica que se pode jogar Fortnite a mais de 190FPS.

Aqui temos 8GB de RAM, trata-se do mínimo ideal para os jogos mais atuais. Não consideramos um ponto negativo, mas 16GB seriam mais confortáveis tanto para a utilização geral quanto para uma folga nos jogos.

Gostamos bastante do fato deste G3 utilizar apenas SSD para todo o armazenamento. Isso traz velocidade no carregamento e na execução de aplicativos com a praticidade de ter tudo em uma só partição.

Por outro lado temos um pouco menos de espaço disponível, são 512GB que podem ser considerados pouco principalmente para quem pretende instalar muitos jogos pesados.

Prós
  • Excelente Processador (i7-9750H)
  • GTX 1660TI, muita performance para jogos
  • Armazenamento somente por SSD (Muito rápido)
Contras
  • Preço alto
  • Espaço de armazenamento relativamente limitado (512GB)

Nossa recomendação de notebook gamer intermediário é o Nitro 5 AN515-43-R9K7 da Acer. Ele apresenta uma ficha técnica interessante em uma categoria de notebook que não é nem de entrada, nem topo de linha.

O processador Ryzen 5 3550H oferece uma ótima performance na execução de qualquer tipo software incluindo games. Além disso o modelo traz 8GB de memória RAM, o mínimo satisfatório em um equipamento dessa linha.

Para ajudar na performance gráfica o Nitro 5 conta com uma GTX 1650, placa de vídeo da última geração da Nvidia.

No armazenamento temos um conjunto, HD de 1TB e SSD de 256GB. Gostamos dessa características apesar dela exigir uma administração um pouquinho mais organizada já que o espaço reduzido do SSD não permite que você jogue tudo lá e pronto!

Por fim, um detalhe a se levar em consideração é que esse modelos específico traz de fábrica o sistema operacional Linux que não é popular entre os gamers.

Nossa recomendação é que você adquira uma licença do Windows 10 ou utilize uma que você já possui para substituir o OS do laptop.

Prós
  • SSD para acelerar o acesso ao disco
  • GTX 1650, boa performance em games
  • Bom processador (Ryzen 5 3550H)
Contras
  • Não vem com Windows

O L340 é o campeão de custo-benefício entre os modelos com foco no público gamer. Ele oferece um nível satisfatório de desempenho por um preço mais próximo da realidade dos consumidores brasileiros.

As especificações deste modelo tornam ele um boa opção não só para jogadores mas também para profissionais como arquitetos, engenheiros e designers que precisam um pouco mais de qualidade gráfica.

O processador é um i5-9300H, chip de ótimo desempenho tanto nas tarefas comuns quanto em jogos atuais.

A placa de vídeo é uma GTX 1050, modelo que se sai bem na grande maioria dos games desde que você não queira rodar todos jogos em resolução máxima.

Na tela temos uma painel IPS de resolução Full HD que fica dentro da média de qualidade da grande maioria dos notebooks para jogos do mercado.

Nossa principal ressalva aqui é com relação ao armazenamento, apesar de termos bom espaço, 1TB, ele se dá pela utilização de um HD comum. Gostaríamos muito de ver um SSD nesse notebook!

Prós
  • Ótimo custo-benefício para jogos
  • GTX 1050, boa performance para jogos
  • Bom processador (i5-9300H)
Contras
  • Não possui SSD

Para aqueles jogadores mais casuais que buscam um laptop para uso geral e alguns games mais leves indicamos esse modelo do Ideapad S145.

Ele conta com um conjunto interessantíssimo pelo preço e oferece desempenho suficiente para agradar os usuários menos exigentes.

É atualmente o modelo mais barato de notebook com uma placa de vídeo dedicada, característica indispensável para rodar jogos.

O processador é um i5 de 8° geração e a placa de vídeo uma MX110 de 2GB. Nada de impressionante, mas games como Minefcraft, Fall Guys e League of Legends rodam com facilidade nesta configuração.

Além disso, o modelo traz um SSD que apesar de não oferecer muito espaço de armazenamento (256GB) traz um ganho importantíssimo de velocidade nas mais diversas tarefas.

Apesar de considerarmos o S145 um modelo de ótima relação custo-benefício, é importante lembrar que ele não é indicado para quem procura qualidade gráfica extrema em games hi-end.

Prós
  • Bom processador (i5 de 8° geração)
  • Placa de vídeo dedicada (MX110)
  • Com SSD
  • Boa relação custo-benefício
Contras
  • Pode sofrer em jogos muito pesados

Conclusão: qual o melhor notebook para jogos?

Escolhemos esses 5 notebooks gamer para se encaixar em necessidades distintas de pessoas que jogam.

O Lenovo Y540 81RJ0000BR é o mais poderoso. Ele é caro, mas oferece altíssima performance e qualidade gráfica em qualquer tipo de jogo.

Uma opção um pouco mais em conta é Dell G3-3590-A60P, apesar de não ser exatamente barato ele exige menos investimento que o primeiro da lista e ainda oferece excelente desempenho.

Na categoria dos intermediários indicamos o Acer Nitro 5 AN515-54-58CL. Ele desce um degrau em termos de performance porém se aproxima de um orçamento mais adequado para mais consumidores.

O vencedor no quesito custo-benefício entre os notebooks gamers é o Lenovo L340 81TR0002BR. Ele consegue rodar de maneira satisfatória a grande maioria dos jogos e tem um preço mais atrativos que os outros modelos com foco nos jogos.

Para finalizar resolvemos indicar um notebook mais barato ainda porém que possa rodar jogos mais casuais. O Lenovo Ideapad S145 81S9000RBR tem placa de vídeo dedicada e exige um investimento bem abaixo dos demais integrantes da lista.

Bom, espero que nossas sugestões sejam de fato úteis para você. Se você discorda das nossas escolhas ou se ficou alguma dúvida utilize o campo dos comentários que fica logo abaixo. Obrigado!

162 comentários

  1. Qual opção custoXbenefício que tenha 16gb RAM de até uns 6mil? Não precisa necessariamente ter SSD e a tela pode ser de 15.

    1. Olá Yusuke,

      Esse modelo aqui é um dos poucos com 16GB de RAM que se encaixam no orçamento que você informou. Ele tem uma configuração bem bacana, talvez o pior problema seja o sistema operacional que é Linux, mas você pode resolver isso instalando o Windows por conta própria.

  2. Pessoal, tenho um Dell G3 15 3590 a30p, ele é de meados de 2019 e veio com i7 9750H, hoje ele viria com a 10ª geração da Intel. Instalei 32GB de ram e 1TB de ssd m.2, ele veio só com 128GB, o que estava me incomodando um pouco, principalmente na hora de rodar mapas mais parrudos, trabalhando com cartografia. Minha dúvida é: Como eu poderia melhorar ainda mais meu notebook? Abraços e sucesso!

    1. Thiago,
      para ficar mais rápido só se você comprasse uma GPU externa. Softwares SIG normalmente utilizam bastante dos recursos de processamento 3D.

      Espero ter ajudado!

  3. Gostaria de comprar um notebook para meu filho estudar jogar fortnite, roblox…essa abaixo toda bem ou você me indicaria outro

    Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7 – 8565U 8GB 256GB SSD GeForce MX 110 Windows 10 15.6″ Full HD

    Gostari

    1. Renata,
      esse Lenovo S145 é muito bom! Comprei um com processador um pouquinho inferior para meu filho, ele também joga Fortnite e Roblox e tudo funciona muito bem!

      Esse é um vídeo onde o Fortnite (que é o mais pesado dos jogos que falou) roda em uma configuração inferior a do notebook que você pretende comprar.

      Espero ter ajudado!

  4. ola, queria um notebook para poder jogar fifa 20 em diante mas que fosse abaixo de 3000k. existe algum?

    1. Renan,
      para rodar o Fifa 20 a EA pede pelo menos uma placa de vídeo equivalente a GTX 1050. Hoje não consegue isso pagando menos de R$3000.

      O notebook mínimo na minha opinião seria esse Samsung, que por R$3500 consegue rodar mais ou menos desse jeito. Mas não fica dentro do recomendado pela EA.

      O melhor notebook por menos de 3 mil hoje é esse Acer! Mas veja aqui um vídeo de como poderia ficar, talvez ficasse um pouquinho melhor.

      Espero ter ajudado!

  5. Por favor, uma ajuda.

    Para rodar The Sims 4, qual você recomendaria?
    Por ser um jogo mais humilde, digamos assim, eu pensei em comprar a 5ª opção.

    1. Giovana,
      sim aquele da lista permite jogar o The Sims 4, mas no momento o de melhor custo-benefício para isso seria esse outro modelo daquele Lenovo.

      Ele é bem mais rápido e por ter SSD é uma opção melhor no momento e com o preço atual.

      Espero ter ajudado!

  6. Ajuda aqui amigo… Para rodar Apex e Valorant?

    1. Olá Mika,

      Na minha opinião o Acer Nitro 5 Nitro AN515-43-R9K7 (3° da lista) seria o mais em conta com desempenho para rodar de forma satisfatória os dois games. Valorant é um pouco mais leve mas o Apex exige bastante principalmente da placa de vídeo.

  7. Olá, achei muito boa a matéria e as informações, sem falar que em todos tem os prós e contras, parabéns.
    Gostaria de saber qual notebook você me indicaria para jogar FREE FIRE no emulador,
    além de free fire, também jogo CS, porém, a prioridade é free fire… se tiver como me indicar um, eu agradeço, pois preciso comprar com urgência e mesmo sua matéria sendo completa e esclarecedora, eu não entendo muito dessas coisas de processador, placa de video, memória e etc…

    1. Olá Fran,

      Free Fire é um jogo leve, e mesmo que o emulador pese um pouco não é necessário ter uma configuração muito robusta para rodar o game satisfatoriamente.

      O CS já um pouco mais pesado, mas nada de crítico também.

      O modelo mais barato da matéria, esse aqui, já é o suficiente para jogar com certo conforto. Se você quiser uma margem, uma sobra no desempenho eu recomendo esse outro que é um pouco mais caro.

      Espero ter ajudado!

  8. Olá, boa noite!
    Adorei a matéria, foi bem esclarecedora para as pesquisas que estou fazendo.
    Poderia me dar uma sugestão, por favor? Estou em busca de um notebook (na faixa de até 4k) que sirva tanto para rodar jogos (Fall Guys, Hades, Phasmophobia, The Sims… Nada que seja triple A como os jogos de ps4) quanto programas de edição (pacote Adobe). Eu devo me atentar mais ao processador, ou a RAM?

    Desde já agradeço!

    1. Vanessa,
      tanto para os jogos quanto para o pacote Adobe o ideal é um i5, com 8GB de RAM e preferencialmente armazenamento SSD. Mas tudo isso você consegue em notebooks que custam menos de R$4000, o problema está na placa de vídeo dedicada.

      Cada um dos jogos ou softwares tem uma demanda diferente:
      – a Adobe them pedido uma GTX 1050 para Photoshop e After Effects, mas roda com menos se você não vai fazer nada muito complexo.
      – o fabricante de Fall Guys indica algo próximo a uma GTX 1050;
      – Hades e The Sims pedem pelo menos uma placa de vídeo MX 110;
      – Phantasmaphobia, pede ainda mais, uma GTX 1060.

      Dessa forma os notebooks mais indicados são na ordem inversa:
      esse Dell, roda tudo o que você quer, mas custa mais de R$7000;
      esse Asus, teoricamente não roda Phantasmaphobia, mas está dentro do pedido por todos os outros jogos/softwares, custa pouco mais de R$4300;
      esse Lenovo, só roda Hades e The Sims 4, apesar de não ser indicado provavelmente rode a maioria dos softwares para o pacote Adobe, por possuir SSD tem uma certa vantagem de performance geral frente ao Asus, mas tem uma placa de vídeo muito mais fraca.

      Não sugiro que opte por configurações inferiores a do Lenovo que indiquei, mas se você for escolher outro notebook e ele for pelo menos um i5 de oitava geração, o ideal é privilegiar memória RAM. Entre i5 com 12GB e i7 com 8GB no geral o primeiro será mais rápido no seu caso. No mínimo 8GB, mas se tiver mais que isso melhor.

      Espero ter ajudado!

  9. Qual notebook mais barato eu consigo jogar o FIFA 21 sem falhas?

    1. Olá Guilherme,

      Esse modelo aqui da Lenovo é minha principal indicação para você. Ele tem performance suficiente para rodar de maneira confortável o FIFA 21, mesmo em configurações gráficas mais altas.

      Se você quer gastar ainda menos, esse modelo aqui pode ser uma boa opção. Mas nesse caso será necessário adequar as especificações do jogo para atingir taxas de quadros mais satisfatórias.

  10. O notebook da Lenovo Ideapad L340 81TR0002BR é bom para rodar the sims 3 com expansões e pacote de objetos?

    1. Olá, tudo bem?

      Com certeza! The Sims 3 é um jogo extremamente leve, o L340 tem muito mais que o necessário para rodar liso em configurações máximas.

  11. Qual desses notebooks consegue rodar Valorant a 60 fps sem problemas? (Foco nos mais baratos)

    1. Olá Matheus,

      Todos eles são capazes de rodar Valorant a 60FPS. Porém no 5° da lista seria necessário configurar as opções gráficas para o mínimo.

      Na minha opinião a escolha mais adequada no seu caso seria o Lenovo L340. Ele rodaria a 60 quadros por segundo e com qualidade gráfica agradável.

  12. Olá, bom dia!

    Eu tenho um Lenovo ideapad s145 cm placa NVIDIA GeForce MX110, 8Gb RAM, Armazenamento 1 TB, e Intel Core i7-8565U, gostaria de saber se daria para jogar fall guys. Obrigada!

    1. Olá Néia,

      Roda sim, e de maneira bem satisfatória, o ideal é utilizar o jogo na configuração gráfica média e em 720p (HD). Esse vídeo aqui mostra alguns testes do jogo em um S145 como o seu.

      Espero ter ajudado!

  13. Boa tarde. Acabei de comprar o Lenovo Ideapad S145, mas é Ryzen 5. Gostaria de saber se o mesmo suporta o jogo Fall guys?

    1. Olá,

      A maioria dos modelos da linha S145 com Ryzen 5 utiliza um chip gráfico integrado, o Vega 8 da AMD. Apesar de apresentar alta performance ele é capaz sim de rodar o game Fall Guys de maneira satisfatória, porém com algumas adequações.

      Esse vídeo aqui mostra um pouco de testes do Fall Guys em diferentes resoluções utilizando o mesmo hardware que o seu.

  14. Bom dia ótima matéria parabéns.
    Queria saber de um notebook barato 3.500 até 4000 que roda o jogo Dad by dayligth estou de olho no notebook Lenovo s145 porém estou com receio de ele não roda o jogo.
    Por favor me dê uma ajuda.
    Obrigada.

    1. Andressa,
      a princípio a desenvolvedora pede mais do que o S145 entrega.

      Mas existem vídeos que sugerem que funcione: como esse (a placa de vídeo 940MX é quase igual a MX110), e a depender do S145 você tem mais processador e talvez SSD.

      Eu recomendaria esse S145 aqui, pois o SSD pode dar uma ajudinha na hora de rodar o jogo.

      Espero ter ajudado!

  15. Boa noite. Qual notebook vc me indica para trabalho, rodar software peesados, memória boa. Mas preço bom

    1. Karine,
      quanto mais potente o notebook maior o seu custo. Mas existem sempre algumas opções que estão com melhor preço.

      Uma opção muito potente hoje é esse Acer, apesar dele ter um custo bem alto, o preço dele é muito bom para o que entrega.

      Espero ter ajudado!

  16. Olá Eduardo! Pensa em atualizar o artigo com notebooks com processadores AMD Ryzen? Excelente artigo, muito obrigado

    1. Gilson,
      sim, existem algumas opções com Ryzen que possuem grande chance de aparecer na nossa próxima atualização. Mas como os estoques das lojas estão mudando muito estamos priorizando os esforços as perguntas.

      Mas esse Acer que está com um bom valor para a performance que entrega. Grande chance de aparecer na próxima atualização.

      Espero ter ajudado!

  17. Gostaria de uma ajuda, minha filha gosta de jogar Roblox e de vez em quando Gacha Life e um pouco do Minecraft. Queria uma indicação de um notebook para ela jogar e ao mesmo tempo por suas tarefas diárias. Se tiver entrada de SSD seria importante também. Aceito sugestões.

    1. Matias,
      esses jogos não são muito pesados. Um bom notebook para tudo isso contaria com um processador i5 ou ryzen 5, 8GB de memória e uma placa de vídeo dedicada, mesmo que básica.

      Boas alternativas com essas configurações são:
      esse Lenovo, com a vantagem de já vir com o SSD instalado;
      esse Asus, custa quase tanto quanto o Lenovo, mas não possui o SSD (possui slot SSD livre);
      esse Dell, não tem placa de vídeo dedicada para os jogos, mas a princípio rodaria os jogos apesar de não ser o ideal. Como vantagem já vem com SSD.

      Espero ter ajudado!

  18. Eu gostaria de saber um notebook bom e barato para estudos e que rode jogos a 60 fps, sendo as config médio/baixo, num orçamento de até 3500.

    1. Thales,
      se for para jogos como LOL é possível alcançar seu objetivo com esse orçamento. Mas dependendo do jogo só investindo em notebooks que custam mais de R$5000.

      Esse Asus aqui é o melhor notebook até R$3500 para jogos. Mas se puder aumentar um pouco seu orçamento esse Lenovo iria lhe permitir bem mais performance pois conta com SSD.

      Espero ter ajudado!

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.