Melhores Notebooks

Se você pretende comprar um laptop já deve ter pensado: quais os melhores notebooks de 2022?

Com o avanço acelerado das tecnologias vinculadas a computação e a enxurrada de opções de laptops, cada vez fica mais difícil definir as melhores opções existentes no mercado.

Para ajudar a você escolher o melhor notebook, sem que você se sobrecarregue com a infinidade de alternativas, fizemos esse post com a lista dos melhores computadores portáteis disponíveis no mercado.

Melhores Notebooks de 2022

Macbook Air M1 Notebook Macbook Air M1 Melhor Notebook Premium Ver Preço
Lenovo IdeaPad 3i 82BS000GBR Notebook Lenovo IdeaPad 3i 82BS000GBR Melhor Notebook Custo-Benefício Ver Preço
Acer Nitro 5 AN515-55-59T4 Notebook Acer Nitro 5 AN515-55-59T4 Melhor Gamer Custo-Benefício Ver Preço
LG Gram 17Z90N-V.BJ51P1 Notebook LG Gram 17Z90N-V.BJ51P1 Melhor Premium Custo-Benefício Ver Preço
Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR Notebook Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR Melhor Intermediário Ver Preço
Acer Aspire 5 A515-54-57CS Notebook Acer Aspire 5 A515-54-57CS Melhor com tela IPS Ver Preço
Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 Notebook Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 Melhor Performance/Preço Ver Preço
Acer Aspire 3 A315-56-304Q Notebook Acer Aspire 3 A315-56-304Q Melhor Notebook i3 Ver Preço
Dell Inspiron I15-3501-A25P Notebook Dell Inspiron I15-3501-A25P Melhor Dell Custo-Benefício Ver Preço
10º Lenovo IdeaPad 3i 82BS000JBR Notebook Lenovo IdeaPad 3i 82BS000JBR Melhor Notebook Barato, menos de R$3000 Ver Preço

Como escolher um notebook?

Os principais critérios de decisão para você optar por um notebook são: velocidade, armazenamento, bateria e portabilidade.

1. Velocidade

A performance de um notebook está baseada em quatro pilares principais, vamos tentar explicar cada um deles:

1.a. Processador

É como se fosse o cérebro do notebook, alguns modelos são mais rápidos que outros em chegar ao mesmo resultado, e essa é a maior diferença entre eles. Contudo seu modelo também impacta na velocidade de consumir energia da bateria.

Os notebooks mais básicos atualmente utilizam Intel Celeron ou Pentium Dual Core, são notebooks que podem atender quem quer utilizar o word, excel, navegar na internet ou assistir filmes.

Notebooks com processadores i3 já possuem maior velocidade, mas estão um pequeno degrau acima dos Celeron e Dual Core, e podem valer a pena se o valor for muito semelhante aos de menor desempenho.

Processadores i5 estão em um patamar onde a maioria vai perceber uma velocidade muito boa, em especial para tarefas gerais. Alguns modelos de i5 já podem estar associados a notebooks de maior desempenho, como os usados para jogos ou engenharia.

Isso acontece principalmente quando o processador é destinado a tarefas de alto desempenho. Tanto processador Intel como os AMD utilizam a letra H no nome do processador para indicar os modelos de alto desempenho.

Processadores i7 e i9 já estão no patamar de maior desempenho. Esses estão no topo da lista quando o assunto é velocidade.

Os processadores AMD Ryzen são comparáveis aos Intel da seguinte forma: os Ryzen 3 são próximos dos i3; os Ryzen 5 chegam a ser um pouco superiores aos i5; e os Ryzen 7 também estão superando os os i7, isso se tratando de processadores Intel de décima-geração.

Um exemplo disso é o Ryzen 5500U que está com uma performance superior que os Intel i5 10210U.

Além disso, processadores Intel de gerações mais novas, normalmente, são mais rápidos que o de gerações antigas. Assim um i5 de décima geração é mais rápido que um de oitava geração.

Em muitos casos os i5 de décima geração são mais rápidos que os i7 de oitava geração. Mas você deve pensar: “como vou saber isso?”. A geração é normalmente informada na descrição do produto, mas se não for, você pode olhar pelo número que começa o código do processador, se começar com 7 (i5 7200U) é de sétima, se começar com 10 (i5 10210U) é de décima e assim sucessivamente.

Hoje estamos na décima primeira geração de processadores da Intel, então sempre que possível, tente optar pelas gerações mais novas dos processadores que você terá maior velocidade.

1.b. Memória

O propósito da memória RAM é “segurar” momentaneamente dados para posterior processamento. A memória RAM é mais rápida que o HD, por isso ele serve como uma memória de curto prazo para o notebook.

Quanto mais memória, mais coisas podem ser feitas ao mesmo tempo, sem que o processador tenha que pedir ao HD mais dados e assim dar os famosos travamentos.

Com 8GB de RAM você já tem memória o suficiente para tarefas cotidianas. Com 4GB de memória você poderá fazer as mesmas tarefas básicas, contudo demorará mais para fazer o mesmo.

Mesmo para jogos 8GB de RAM são o suficiente, é claro que os jogos estão cada vez mais complexos e para alguns casos talvez você precise de mais memória. Com essa quantidade você já pode utilizar para tarefas profissionais mais técnicas como em arquitetura, engenharia ou design.

Com 16GB de RAM ou mais você já pode executar tarefas mais pesadas com maior fluidez.

Ainda existem diferenças de velocidade dentre os tipos de memória RAM, como DDR3 DDR4, ou ainda DDR4 de 2133Mhz ou de 2400Mhz, aqui quanto maior o número melhor. Mas a diferença não é muito impactante, em especial se você não fará uso em arquitetura, engenharia, edição de vídeos, etc…

1.c. HD OU SSD

A grande diferença entre o HD e SSD é que o SSD manda dados mais rapidamente do armazenamento para a memória. Tá, mas o que isso importa?

Isso significa que mesmo com menos memória você pode ter um computador rápido. Se sua memória for de 8GB ou mais então será raro sentir travamentos.

Contudo o SSD possui outras vantagens além da maior velocidade, como: menor peso, menor consumo de energia, menor aquecimento do aparelho e menor barulho.

Outra vantagem do SSD é o carregamento mais rápido do sistema operacional, ou seja o computador vai ligar mais rápido caso tenha SSD.

Entretanto o SSD tem o preço mais elevado, ainda assim é cada vez mais comum acharmos notebooks custo-benefício com essa característica.

Atualmente o padrão de um computador intermediário é ter armazenamento com tecnologia SSD.

1.d. Placa de Vídeo

Essa característica só é importante em casos em que você terá informações gráficas muito complexas na tela do notebook, ex: jogos, autocad, revit, photoshop, edição de vídeos, e outras tarefas como softwares de radiologia.

O mais comum é que a placa de vídeo seja integrada, caso em que o processador gráfico fica junto com o processador principal. Com esse tipo de placa de vídeo (a integrada) o processador do vídeo precisa utilizar a memória RAM do computador para fazer seus cálculos.

Por isso placas de vídeo dedicadas (não são integradas ao processador principal) normalmente são mais rápidas, além de ter sua própria memória para armazenar os cálculos temporariamente, também utiliza um tipo de memória mais veloz (normalmente DDR5).

Se você for estudar ou trabalhar com word, excel ou assistir aulas online uma placa de vídeo integrada será mais do que o suficiente.

Até para jogar as placas de vídeo integradas já estão sendo uma opção interessante, isso se você vai jogar jogos populares mas não tão complexos em termos gráficos.

Mas se você quiser jogar jogos pesados, trabalhar com arquitetura ou engenharia, edição de imagens profissionais, você precisa no mínimo uma placa de vídeo dedicada mais básica (que tem recursos exclusivos para processamento de imagens).

2. Armazenamento

A quantidade de armazenamento que você precisa é muito relacionado com seu uso, mas a maioria dos notebooks já vem com 1TB de dados quando é HD, ou 256GB quando é SSD (veja aqui a diferença de HD e SSD).

Se você tiver 1TB, mesmo em uso profissional, raramente você vai usar a totalidade. Para o meu uso os 256GB são mais do que suficientes (em um notebook de 9 anos de uso tinha 150GB sendo utilizados, o resto ainda livre).

Para ter uma ideia melhor do que precisa faça uma estimativa na ferramenta de cálculo de armazenamento necessário que colocamos logo abaixo.

Calcule o Tamanho de HD ou SSD você precisa em seu Notebook!

Preencha o número de arquivos de cada tipo você imagina ter em seu notebook e clique em calcular. Assim você consegue ter uma ideia do tamanho de HD ou SSD que precisa.

1 Já consideramos 64GB para a instalação do sistema operacional Windows 11. Para o Windows 10 é necessário menos, em torno de 32GB. Então você poderia diminuir cerca de 32GB do resultado se for usar o Windows 10.
2 Foram considerados os seguintes tamanhos médios para cada tipo de arquivo: 1MB para cada arquivo PDF, Word ou Excel; 2MB para cada imagem; 4MB para cada música; 60Mb para cada vídeo; 2.5GB para cada filme. Mas esses números podem variar
3 Não incluímos o calculo de jogos porque eles podem variar muito em armazenamento necessário, ex: 175GB para o Warzone e 1GB para Minecraft. Se você é gamer terá que identificar os jogos que pretende jogar e somar ao armazenamento necessário.

O principal caso em que os 256GB podem ser pouco é caso você trabalhe com edição de vídeo profissionalmente. Nesse caso aconselho optar por pelo menos 512GB e se precisar de mais espaço talvez comprar um HD externo.

Mesmo que você tenha muitas fotos, vídeos ou músicas (em uma utilização pessoal) é difícil você chegar ao limite de 256GB. Mas você sempre pode optar por usar um serviço como o Google Photos com o qual você pode colocar de forma ilimitada suas fotos na nuvem. Isso mantendo privacidade total e caso você troque de notebook, suas fotos estarão lá no mesmo lugar.

3. Bateria

A bateria é um ponto onde a tecnologia é bem limitada. Então notebooks que possuem baterias com autonomia superior a 6 horas já possuem maior custo.

Alguns aparelhos de custo bem mais elevado chegam a promoter 20 horas de uso contínuo, sem que a bateria do notebook seja recarregada.

Saiba que o ideal para manter a durabilidade da bateria por mais tempo é usar o seu notebook o máximo que puder conectado na tomada. Assim evita os ciclos de carga e recarga da bateria, já que sua vida útil está atrelada ao número de cargas e recargas que sofreram durante seu uso.

Então se você precisa de um notebook para ser o “computador da casa”, não precisa se preocupar muito com esse aspecto e pode optar pelos aparelhos mais baratos mesmo e sempre que for usá-lo deixe conectado na tomada.

4. Portabilidade

Quanto mais reduzido o tamanho em geral mais caros são os laptops, isso porque para colocar a mesma performance em um tamanho reduzido faz com que a engenharia utilize de tecnologias mais atuais (e caras).

Se você achou um notebook leve, pequeno e barato desconfie, provavelmente é porque ele deve ser muito lento, as vezes são tablets com outra roupagem.

Então se você busca baixo peso, medidas reduzidas e ainda boa velocidade, prepare seu bolso. Por isso no nosso guia de compra o mais comum são notebooks que beiram os 2kgs de peso e com telas de 14 ou 15 polegadas.

Qual o melhor notebook?

Essa resposta depende de quanto você pretende pagar e qual a sua necessidade específica. Então listamos abaixo as melhores opções disponíveis no momento para diversas necessidades e bolsos.

Macbook Air M1

Depois de adquirir um Mac Mini M1 para mim, optei por presentear minha esposa com um novo notebook pois o dela, um i5 com HD já estava pesando em algumas tarefas.

E para ela escolhi um Macbook Air M1 como este aqui que estou indicando para você que procura uma opção Premium e que possivelmente vai durar por muitos anos.

Pensei que demoraria mais para a adaptação de softwares para o novo processador da Apple, mas na verdade aconteceu muito mais rápido. Os problemas de compatibilidade com os Macs de processador Silicon M1 que tive no início já não existem mais.

O modelo que recomendo aqui, o mesmo que comprei para minha esposa, é o Apple Macbook Air M1 com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento SSD.

Ele é muito rápido, na verdade comparando com o meu Mac Mini que possui 16GB de RAM praticamente não percebo a diferença.

Aquele vídeo em que levantam a tela e ele já liga é verdadeiro. O tempo para você iniciar o sistema operacional é muito rápido.

Não cheguei a testar a bateria dele, mas usando horas a fio ele não chegou a baixar dos 50%. A Apple sugere que a bateria tem uma autonomia de 18 horas.

Este Macbook tem uma tela que me fez pensar se fiz uma boa escolha comprando o Mini, a qualidade das imagens do painel Retina do Macbook Air são incríveis.

Tudo isso numa tela de 13 polegadas, mas que no uso parece maior, isso por ter bordas muito pequenas ao seu redor.

Meu monitor LG Full Hd Ultra Wide fica muito longe da qualidade que o monitor deste notebook da Apple entrega.

Resumindo o Macbook Air M1 é um notebook leve, bonito, durável e muito rápido. Tudo o que é necessário para um notebook Premium de altíssimo nível.

E nas últimas semanas é possível encontrar esse modelo com valores muito abaixo da tabela da Apple vendidos por marketplaces na Amazon.

Foi onde comprei o presente da minha esposa. E considero que fiz um ótimo negócio!

Prós
  • Muita performance
  • Fácil de usar (MacOS)
  • Qualidade Premium
Contras
  • Difícil para quem vem do Windows (MacOS)
Lenovo IdeaPad 3i 82BS000GBR

A Lenovo recentemente atualizou sua linha de notebooks, o Lenovo Ideapad 3i veio para substituir o S145 no mercado, com foco em custo-benefício. No vídeo abaixo você confere alguns testes que realizamos com a versão com Windows 10 deste laptop:

Este modelo que indicamos agora tem uma única diferença para o que testamos em vídeo, o modelo atual já vem com o Windows na sua última versão: a 11.

Este modelo com processador i5 de 10º geração, 8GB e SSD de 256GB é uma ótima alternativa para quem procura um laptop rápido para trabalhar em escritório, gravar vídeo aulas ou ter aulas remotas.

Uma evolução muito bem-vinda em relação a linha S145 é a webcam, nos Ideapad 3i ela é HD ou 720p enquanto na linha anterior é VGA, 480p. É um ganho importante em termos de qualidade e bastante pertinente para o momento, já que vídeo conferências e reuniões online estão mais corriqueiras do que nunca.

Além disso, o modelo é um dos poucos do mercado a contar com o dispotivo de privacidade na câmera.

A marca também investiu na melhoria da bateria, um dos itens mais criticados pelos usuários. A autonomia melhorou significativamente até mesmo pelo processador mais recente que consome bem menos energia.

A tela tem resolução de 1366×768, dentro da média de notebooks desta categoria. Apesar de simples, é o suficiente para assistir vídeos e filmes sem grandes problemas.

Com 1,7kg ele é relativamente leve, em especial se comparado com concorrentes equivalentes em preço e tamanho de tela.

Em suma ele é um notebook rápido para trabalhar em escritórios, em home office, ministrar aulas ou estudar online.

Prós
  • Ótima relação custo-benefício
  • Bom processador (i5 10210U)
  • Armazenamento por SSD (mais rápido que HD)
Contras
  • Tela HD (1366x768)
Acer Nitro 5 AN515-55-59T4

Este Acer é a melhor opção em termos de custo-benefício para quem pretende jogar, trabalhar com softwares de arquitetura ou edição de vídeos.

O processador Intel Core i5 10300H de alto desempenho é muito rápido, permitindo boa performance em praticamente qualquer atividade.

Além disso ele possui 8GB de memória RAM do tipo DDR4 e 512GB de armazenamento SSD de tecnologia NVMe.

A tela já é do tipo IPS e tem resolução Full HD o que permite imagens de ótima qualidade em praticamente qualquer atividade que você fizer.

Ele também conta com uma entrada de rede do padrão Gigabit para minimizar os problemas comuns das redes sem fio.
Mas o ponto mais importante para quem quer esse tipo de notebook é a placa de vídeo dedicada, este Acer utiliza a GTX 1650.

É uma ótima placa de vídeo para quem quer rodar jogos um pouco mais pesados ou quer iniciar a jogar profissionalmente.

É claro que existem placas gráficas mais potentes, mas você precisa investir muito mais para poder optar por uma dessas placas.

Prós
  • Boa performance gráfica (GTX1650)
  • SSD de 512GB
  • Ótimo processador (i5 10300H)
  • Tela Full HD (1920x1080)
  • Tela IPS
Contras
  • Baixa portabilidade
LG Gram 17Z90N-V.BJ51P1

Este é o modelo premium custo-benefício dessa nossa lista. Ele custa menos o Macbook M1 que indicamos como o melhor premium no geral.

Mas ele tem uma vantagem que mesmo o Macbook não consegue acompanhar, a gigante tela de 17 polegadas.
A qualidade da imagem é quase tão boa quanto a do Macbook devido a sua tela IPS de resolução Full HD.

E mesmo tendo a tela tão grande ele consegue ser muitíssimo leve, pesa apenas 1,350 kg.

Se não bastasse consegue ter a bateria de grande autonomia, a fábrica declara até 17 horas de uso sem conectar na tomada.

O processador dele é um i5 de bom desempenho o 1035G7, mesmo processador usado em notebooks premium um pouco mais caros.

E a memória de 8GB do tipo DDR4 é de bom tamanho para um notebook com esta proposta.

Mesmo os 256GB de SSD são o suficiente para um notebook deste porte, contudo neste quesito poderia ter recebido um pouco mais de armazenamento.

No geral o LG Gram com tela 17 permite grande performance para quem trabalha como executivo, consultor ou advogado. Isso com as vantagens de ser fácil de carregar e ter uma tela gigante para quando precisa fazer uma apresentação.

Prós
  • Tela de 17 polegadas
  • Tela IPS
  • Tela Full HD (1920x1080)
  • Até 18h de autonomia
  • Leve (1340g)
Contras
  • Processador poderia ser melhor pelo preço
Lenovo IdeaPad 3 82MF0004BR

Este Lenovo tem uma ótima relação de performance por real investido. Seu processador Ryzen 7 5700U é muito rápido, superior a maioria dos Intel i7 de décima geração.

Seu processador é superior até mesmo ao Ryzen 5 de alto desempenho do Acer Nitro que indicamos acima.

Então ele é muito mais rápido que os Lenovo Ideapad 3i (utilizam processador Intel), custa mais, mas se você busca performance ele é imbatível.

Além disso os Ideapad 3 também possuem outra vantagem frente aos modelos com processador Intel da marca (Ideapad 3i), eles já possuem tela de resolução Full HD o que é uma vantagem considerável.

A placa de vídeo deste notebook é do tipo integrada, mas é de boa performance a RX Vega 8, que é superior a Vega 7 que testamos no Ideapad 3 com Ryzen 5.

No restante a configuração é equilibrada 8GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD.

Tudo isso confere a este notebook uma ótima performance com um preço beirando os R$4000.

Prós
  • Processador de altíssimo desempenho (R7 5700U)
  • Tela Full HD (1920x1080)
  • Armazenamento por SSD (mais rápido que HD)
Contras
  • Sem placa de vídeo dedicada
Acer Aspire 5 A515-54-57CS

Este Acer tem uma vantagem entre os aparelhos de mesmo preço, ele é um dos poucos que possui uma tela Full Hd com tecnologia IPS.

A tecnologia IPS permite que você veja cores mais naturais na tela, isso mesmo quando você olha a tela de cima ou pelas laterais.

Em painéis TN isso não acontece, pois quando você olha a tela pelos lados a imagem começa a perder a nitidez e as cores começam a ficar mais opacas.

De resto ele tem uma boa performance para um notebook intermediário. Possui processador Core i5 10210U de décima geração.

Possui também 8GB de memório RAM e 256GB de armazenamento SSD.

A webcam também é de boa qualidade, comparável aos Lenovo que já indicamos, 720p.

Então é um ótimo aparelho intermediário para quem gosta de imagens de ótima qualidade.

Prós
  • Tela IPS
  • Tela Full HD (1920x1080)
  • Bom processador (i5 10210U)
Contras
  • Um pouco mais caro que os concorrentes
Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100

Esse Lenovo possui o mesmo hardware do que testamos no nosso canal do Youtube.

Ele tem um processador AMD Ryzen 5 5500U, que é um processador bem rápido entre as opções intermediárias.

Ele também possui 8GB de RAM e 256GB de SSD.

Mas sua resolução já é Full HD, diferente das opções com processador Intel que possuem resolução de 1366x768px.

Contudo ele vem com o sistema operacional Linux. O que pode não ser um problema para quem entende um pouco de informática e está disposto a instalar o sistema operacional da Microsoft mais tarde.

Mas por esse mesmo motivo ele tem um preço muito bom, comparável a computadores com processadores i3.

Então ao comprar esse aparelho você tem muito mais, pagando bem menos. Se a instalação posterior do Windows não for um problema para você, ele é um ótimo negócio!

Prós
  • Bom processador (R5 5500U)
  • Armazenamento por SSD (mais rápido que HD)
  • Tela Full HD (1920x1080)
Contras
  • Sistema operacional Linux
Acer Aspire 3 A315-56-304Q

Está é uma opção da Acer que está com ótimo custo benefício. É uma opção de boa performance para quem trabalho em escritório ou para estudar.

Ele tem um processador Intel i3 1005G1, de décima geração, e performance que chega perto dos processadores i5.

Mas ele tem duas grandes vantagens frente aos i3 do mercado. A primeira é que ele vem com 8GB de memória RAM, quando a maioria dos notebooks com i3 só tem 4GB de RAM.

Essa memória em dobro faz toda a diferença quando você está trabalhando com arquivos maiores ou utiliza muitas abas do chrome abertas ao mesmo tempo.

A segunda é que ele possui 512GB de armazenamento. Mesmo para notebooks mais caros a quantidade de armazenamento mais comum é de 256GB, então se você tem muitas fotos ou vídeos essa quantidade pode ser a ideal.

Prós
  • 8GB de memória RAM
  • SSD de 512GB
  • Tela Full HD (1920x1080)
Contras
  • Mais caro que outros i3

Este aqui é um modelo da Dell para quem, assim como eu, confia nos produtos da marca.

Ele é um notebook básico para trabalhos de escritório ou para estudos, mas atende bem para praticamente qualquer atividade básica como navegar, assistir séries etc.

Ele tem um processador i3 de décima geração, o mesmo do Acer que indicamos anteriormente.

Mas ele tem 4GB de memória RAM e 256GB de armazenamento SSD. É menos que o do Acer, mas ainda assim é o suficiente para a maioria das atividades.

É um produto de bastante durabilidade e com o pós-venda da Dell que na minha experiência é um dos melhores do Brasil para o segmento de notebooks.

Prós
  • Armazenamento por SSD (mais rápido que HD)
Contras
  • 4GB de RAM
  • Tela HD (1366x768)
Lenovo IdeaPad 3i 82BS000JBR

O último dessa lista é o Lenovo com configuração parecida com a do Dell acima.

O processador também é um Intel i3 de décima geração, mas um pouco menos rápido: o 10110U.

Ele também tem 4GB de memória RAM e 256GB de SSD.

Sua tela é de resolução HD 1366 x 768px.

Mas sua webcam já é 720p com boa qualidade de imagem.

É o notebook ideal para quem é estudante ou para quem só quer navegar na internet a partir de um computador portátil.

Já que é um dos poucos notebooks que custam menos de R$3000 e ainda possuem uma boa performance para atividades gerais.

Você também consegue utilizá-lo para trabalho no escritório, mas se você consegue estender seu orçamento até uma das opções que indicamos antes melhor.

Prós
  • Armazenamento por SSD (mais rápido que HD)
Contras
  • Tela HD (1366x768)

1.154 comentários

  1. Boa tarde,

    Passando para agradecer. Uma matéria que me ajudou. Norteou minha escolha. Obrigada pela ajuda.

    1. Olá Adriana,

      Que bom que conseguimos ajudar. Obrigado pelo comentário!

  2. Boa noite. Gostei muito da matéria. Eu sou totalmente leiga e entendi alguma coisa, rsrs. Minha mãe esta precisando de um notebook para assistir séries coreanas/ japonesas, filmes, etc. O note ficaria conectado a TV. Em minhas pesquisas cheguei a 4 opções. Vc poderia me falar qual seria a melhor por favor? Caso vc tenha alguma opinião melhor gostaria muito de ouvir.
    -Notebook Vaio FE15 15.6 Pol i5-10210U 256Gb SSD 8GB Win10 Cinza – Positivo
    -Notebook Samsung Core i3-1115G4 8GB 1TB Tela Full HD 15.6” Windows 11 Book NP550XDA-KV5BR
    -Notebook Asus, Intel Core i3 1005G1, 8GB, 256GB SSD, Tela de 15,6″, W11, Cinza – X515JA-BR2751W.
    -Notebook HP Intel Core i3 8GB 256GB SSD 15,6”
    Muito obrigada pela atenção

    1. Olá Cristina,

      O primeiro deles, o Vaio FE15, parece ser o melhor desse que você citou. Mas na verdade todos teriam capacidade suficiente para atender bem a necessidade de uso da sua mãe, então o preço pode ser o fator mais importante.

      Eu só não pegaria o Samsung, pois ele aparentemente utiliza HD ao invés de SSD. Isso significa que ele é bem mais lento para iniciar o windows e para abrir softwares por exemplo.

      Espero ter ajudado, boa compra!

  3. Bom dia, ótimo artigo Eduardo.
    Gostaria de uma indicação mais específica de laptop para trabalho de doutorado, muitas abas ao mesmo tempo, arquivos com imagens, e que suporte programa simples de edição de vídeo e de imagens. Gostaria que fosse leve pra transportar, mas isso não é o mais importante. Na faixa de 3 mil. Obrigada

    1. Olá Júlia,

      Esse Lenovo aqui parece ser a opção mais interessante para seu caso. Infelizmente os modelos mais adequados ficam em um patamar de preço bem superior.

  4. Olá, tenho um note da Getway que deve estar com 10 anos ou mais de uso, não me lembro…agora ele está começando a dar problema, demora para abrir, trava durante os vídeos, enfim…Eu utilizo para pesquisa na internet, arquivos, fotos, acesso às plataformas de estudos, atendimentos online dentre outros usos. Poderia me dizer qual outro note eu poderia comprar para substituí-lo? Desde já agradeço muito pela ajuda.

    1. Olá Fernanda,

      Uma boa opção no momento é esse Lenovo aqui, ele está com ótima relação custo-benefício. O modelo tem um processador muito rápido, tela Full HD e armazenamento por SSD.

      Certamente será capaz de realizar todas as atividades que você citou com velocidade e conforto.

  5. Excelente explanação técnica sobre os notebooks! Muito esclarecedor para quem tem dúvidas para comprar um aparelho dentro das suas necessidades. Agora o que você poderia me falar sobre os notebooks da positivo pró e contra dentro de cada necessidade de cada atividade. Sabendo que o preço do mesmo é um dos mais baratos do mercado. É um bom negócio possuir um positivo?

    1. Jorge,
      os notebooks da Positivo são notebooks que visam ser baratos, por isso eles precisam cortar custos tanto quanto possível.

      Ainda assim os notebooks deles são úteis para quem quer navegar na internet, editar textos e planilhas, assistir vídeos online, assistir aulas online etc.

      Em termos de pós venda a Positivo na verdade é uma das marcas com melhores serviço.

      As pessoas que reclamam da marca ou estão acostumados com computadores mais potentes e depois compram um Positivo para economizar, ou então compram para tarefas para as quais o notebook não foi feito (editar vídeos, editar imagens no Photoshop etc).

      Se você quer um notebook para tarefas mais básicas, como as que eu citei no início, eles podem atender sim.

  6. Boa noite!!! Nunca vi uma explicação tão boa sobre descrição técnica. Parabéns! Quero um note para estudo EAD, pesquisas, filmes, e armazenamento de vídeos e fotos. Qual o melhor?
    Obrigada

    1. Karine, uma boa opção é este Lenovo: https://guiadosmelhores.com.br/melhorPreco/?u=aHR0cHM6Ly9hbXpuLnRvLzNBUFJiaFA=

      Ele tem uma ótima relação custo-benefício, e é muito rápido para as atividades que você citou.

  7. Boa noite, muitas opções boas mas ainda estou em duvida do que comprar. Minhas necessidades são mais para estudar, ver séries e participar de algumas reuniões pelo zoom. Quero um notebook que não trave e o essencial com boa bateria.
    Esse Notebook Acer Aspire 5 A515-54G-53XP Intel Core i5-10210U 8GB (MX250 2GB) 256GB W10 15.6″ Prata, seria bom para o que eu preciso ou tem outro mais barato que faria?
    Obrigada por nos ajudar a escolhermos o melhor.

    1. Olá Jéssica,

      Na verdade esse modelo tem até mais do que você precisa, o preço dele é um pouco elevado por contar com placa de vídeo dedicada, ideal para quem precisa de performance gráfica que não seria o seu caso considerando as tarefas que você citou.

      Minha sugestão para você é esse novo modelo da Samsung. Ele é bem portátil, tem uma tela de boa qualidade (Full HD) e uma das suas principais qualidades é a autonomia de bateria de mais de 10h. Recentemente lançamos vídeo no nosso canal do YouTube testando o laptop, se quiser assistir está aqui o link: https://youtu.be/T2Qvo-kGGtY

      Espero ter ajudado, boa compra!

  8. Olá, obrigada pelo artigo! Muito esclarecedor. Estou precisando muito de indicações de notebook, você poderia me ajudar?

    Trabalho com edição profissional de vídeos utilizando o A

    1. Olá,

      Obrigado pelos elogios!

      Para edição de vídeos a recomendação é priorizar as opções com placas de vídeo dedicadas.

      Esse Lenovo aqui é uma opção bastante interessante para a tarefa, ele não é exatamente barato, mas é tem uma boa relação custo benefício.

      Mas se você procura algo ainda mais barato, esse Acer pode ser uma aquisição adequada. Ele tem uma configuração equilibrada e conta com placa de vídeo dedicada, apesar dela ter uma performance bem menor em comparação com a do Lenovo.

  9. Bom dia. Você não menciona os notes da Positivo, não gosta dessa marca? ou Caso não seja isso, poderia recomendar sobre eles? Preciso de um note para uso diário, videos, planilas caseiras, aulas on line. O que me indicaria? Obrigada

    1. Cristina,
      os notebooks da Positivo são feitos para serem baratos e no caso dos que testamos isso significa que são mais limitados.

      Mas existem notebooks de outras marcas que são fabricados pela Positivo aqui no Brasil como os Vaio e os Compaq, e estes já apresentam configurações mais condizentes com a realidade atual. Estes nós indicamos mais.

      Um dos notebooks de melhor custo-benefício hoje seria este Lenovo 3i, ele é mais caro que os Positivo, mas a experiência que você terá é bem melhor, sem travamentos e sem demoras.

  10. Eu nunca vejo ninguém falar sobre quais os notebooks são mais indicados para pessoas que querem ênfase em séries, filmes, plataformas de streamings. Basta ser um notebook com tela em Full HD ou é realmente importante ter memoria ram e processador para rodar imagens em alta definição? Obrigado!

    1. Olá Tomas,

      Então, o aspecto principal para essas atividades é sem dúvida a tela. Mas a qualidade do display não se dá somente pela resolução, a tecnologia utilizada também influencia bastante no resultado da exibição de imagens.

      Os modelos mais baratos geralmente utilizam painéis TN, são telas com menor fidelidade de cores e ângulos de visualização reduzidos.

      Já os modelos mais caros trazem a tecnologia IPS, estas possuem cores mais vivas e os ângulos de visão são muito mais amplos. As telas IPS são as mais recomendadas para o consumo de filmes e séries.

      Além disso, o tamanho da tela também pode influenciar na experiência, recomendamos telas maiores para esse caso. A imensa maioria dos notebooks atuais possuem tela de 15,6 polegadas, mas é possível encontrar algumas poucas opções com tela de 16 e 17 polegadas.

      Este notebook da LG é uma opção bem interessante para esse público, ele tem tela de 17 polegadas com tecnologia IPS.

      Vale lembrar também que sua conexão de internet precisa ter velocidade suficiente para carregar o conteúdo em alta definição.

      Espero ter ajudado!

  11. Olá!
    Qual o melhor dos modelos abaixo:

    Dell Inspiron i15-3501-A50P 15.6″ HD 11ª Geração i5 8GB 256GB SSD NVIDIA GeForce

    Ou

    Lenovo 3i i5 8GB SSD

    Grata

    1. Olá Gesiangela,

      O Dell Inspiron i15-3501-A50P é melhor, ele tem um processador mais rápido e conta com placa de vídeo dedicada. Mas é consideravelmente mais caro!

  12. Olá, gostaria de saber qual a melhor configuração de notebook das elencadas abaixo:

    1 – Notebook Acer Aspire A515-55-534P Intel Core i5-1035G1 8GB 512GB SSD Tela 15.6 Windows 10
    2 – Notebook Acer Aspire 5 A515-54G-53XP Intel Core i5-10210U 8GB 256GB W10 15.6″ Prata
    3 – Notebook Acer Aspire 5 A515-54-587L Intel Core i5 – Quad-Core 8GB 256GB SSD 15,6” LED Windows

    Obrigada

    1. Caroline,
      o A515-55-534P é um pouco mais rápido além de ter maior capacidade de armazenamento. Então ele é o melhor destes três.

      Espero ter ajudado!

  13. Sou estudante, procuro um computador durável, em que os pontos fortes seja a bateria (uso computador muito em sitios sem possibilidade carregar) e a rapidez. Não jogo, mas tenho sempre muitas ferramentas abertas, docs e páginas web.

    Não faço ideia do que escolher!
    Agradeço a ajuda 🙂

    1. Olá Carolina,

      Este Lenovo aqui parece se encaixar no que você procura e é um modelo de boa relação custo-benefício! Ele tem um ótimo processador, 8GB de RAM que ajuda na hora de executar diversas tarefas simultâneas e o armazenamento é por SSD que garante muita velocidade no uso diário. A Lenovo melhorou bastante na autonomia de bateria, esse notebook atinge marcas acima da média.

      Se você puder investir mais, esse LG tem um processador melhor e foca em portabilidade e duração de bateria além de ter uma tela de maior resolução.

      Espero ter ajudado, boa compra!

  14. Boa noite,

    lendo seus posts e indo procurar na internet, senti um pouco de insegurança na hora de escolher. Eu necessito de um PC que possa rodar os programas básicos de engenharia. Ainda estou em formação, esse Pc também será usado para assistir as aulas online e estudar.

    Me interessei pelo s145 com placa de vídeo dedicada ( em duvida qual pegar), também pelo L340( vi que há tambem ele com o i7 9º, Notebook Acer Aspire 3 A315-23G-R4ZS AMD Ryzen 7 12GB RAM 512GB SSD RX Vega 10 15,6′ Windows 10… entre outros que pesquisei no Zoom com o filtro de placa dedicada+15″ + até 4700 ( meu limite queria girar em torno de 4k mas da para tentar fazer aquela forcinha)

    No mais sua matéria aqui esta de parabéns, só que quando se trata de computador eu fico extremante perdido, pois um pequeno detalhe faz a diferença.

    1. Igor,
      dos que você falou o L340 é a melhor opção pois tem uma placa de vídeo mais poderosa. Tente escolher a opção com SSD esta loja aqui é a que tem melhor preço.

      Não sei qual a sua pressa, mas vamos testar o S145 com i5 SSD e placa MX110 nos próximos dias no nosso Youtube. Um dos testes é um uso básico do Autocad para você ver o comportamento lá.

      Espero ter ajudado!

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.