Pular para Conteúdo
Guia dos Melhores

Melhor Notebook: Seja mais Eficiente com essas 9 opções de 2024

12/03/2024 Eduardo Scherer Eduardo Scherer

Para trabalhar, estudar ou jogar sem travamentos é necessário um notebook com bom desempenho.

Então avaliei 9 laptops rápidos e de marcas renomadas, para poder indicar as melhores compras de 2024.

Espero que o melhor notebook para seu uso seja um destes aqui abaixo!

Filtrar

Como escolher um notebook?

Os principais critérios de decisão para você optar por um notebook são: velocidade, armazenamento, bateria e portabilidade.

1. Velocidade

A performance de um notebook está baseada em quatro pilares principais, vamos tentar explicar cada um deles:

1.a. Processador

É como se fosse o cérebro do notebook, alguns modelos são mais rápidos que outros em chegar ao mesmo resultado, e essa é a maior diferença entre eles. Contudo seu modelo também impacta na velocidade de consumir energia da bateria.

Os notebooks mais básicos atualmente utilizam Intel Celeron ou Pentium Dual Core, são notebooks que podem atender quem quer utilizar o word, excel, navegar na internet ou assistir filmes.

Notebooks com processadores i3 já possuem maior velocidade, mas estão um pequeno degrau acima dos Celeron e Dual Core, e podem valer a pena se o valor for muito semelhante aos de menor desempenho.

Processadores i5 estão em um patamar onde a maioria vai perceber uma velocidade muito boa, em especial para tarefas gerais. Alguns modelos de i5 já podem estar associados a notebooks de maior desempenho, como os usados para jogos ou engenharia.

Isso acontece principalmente quando o processador é destinado a tarefas de alto desempenho. Tanto processador Intel como os AMD utilizam a letra H no nome do processador para indicar os modelos de alto desempenho.

Processadores i7 e i9 já estão no patamar de maior desempenho. Esses estão no topo da lista quando o assunto é velocidade.

Os processadores AMD Ryzen são comparáveis aos Intel da seguinte forma: os Ryzen 3 são próximos dos i3; os Ryzen 5 chegam a ser um pouco superiores aos i5; e os Ryzen 7 também estão superando os os i7, isso se tratando de processadores Intel de décima-geração.

Um exemplo disso é o Ryzen 5500U que está com uma performance superior que os Intel i5 10210U.

Além disso, processadores Intel de gerações mais novas, normalmente, são mais rápidos que o de gerações antigas. Assim um i5 de décima geração é mais rápido que um de oitava geração.

Em muitos casos os i5 de décima geração são mais rápidos que os i7 de oitava geração. Mas você deve pensar: “como vou saber isso?”. A geração é normalmente informada na descrição do produto, mas se não for, você pode olhar pelo número que começa o código do processador, se começar com 7 (i5 7200U) é de sétima, se começar com 10 (i5 10210U) é de décima e assim sucessivamente.

Hoje estamos na décima primeira geração de processadores da Intel, então sempre que possível, tente optar pelas gerações mais novas dos processadores que você terá maior velocidade.

1.b. Memória

O propósito da memória RAM é “segurar” momentaneamente dados para posterior processamento. A memória RAM é mais rápida que o HD, por isso ele serve como uma memória de curto prazo para o notebook.

Quanto mais memória, mais coisas podem ser feitas ao mesmo tempo, sem que o processador tenha que pedir ao HD mais dados e assim dar os famosos travamentos.

Com 8GB de RAM você já tem memória o suficiente para tarefas cotidianas. Com 4GB de memória você poderá fazer as mesmas tarefas básicas, contudo demorará mais para fazer o mesmo.

Mesmo para jogos 8GB de RAM são o suficiente, é claro que os jogos estão cada vez mais complexos e para alguns casos talvez você precise de mais memória. Com essa quantidade você já pode utilizar para tarefas profissionais mais técnicas como em arquitetura, engenharia ou design.

Com 16GB de RAM ou mais você já pode executar tarefas mais pesadas com maior fluidez.

Ainda existem diferenças de velocidade dentre os tipos de memória RAM, como DDR3 DDR4, ou ainda DDR4 de 2133Mhz ou de 2400Mhz, aqui quanto maior o número melhor. Mas a diferença não é muito impactante, em especial se você não fará uso em arquitetura, engenharia, edição de vídeos, etc…

1.c. HD OU SSD

A grande diferença entre o HD e SSD é que o SSD manda dados mais rapidamente do armazenamento para a memória. Tá, mas o que isso importa?

Isso significa que mesmo com menos memória você pode ter um computador rápido. Se sua memória for de 8GB ou mais então será raro sentir travamentos.

Contudo o SSD possui outras vantagens além da maior velocidade, como: menor peso, menor consumo de energia, menor aquecimento do aparelho e menor barulho.

Outra vantagem do SSD é o carregamento mais rápido do sistema operacional, ou seja o computador vai ligar mais rápido caso tenha SSD.

Entretanto o SSD tem o preço mais elevado, ainda assim é cada vez mais comum acharmos notebooks custo-benefício com essa característica.

Atualmente o padrão de um computador intermediário é ter armazenamento com tecnologia SSD.

1.d. Placa de Vídeo

Essa característica só é importante em casos em que você terá informações gráficas muito complexas na tela do notebook, ex: jogos, autocad, revit, photoshop, edição de vídeos, e outras tarefas como softwares de radiologia.

O mais comum é que a placa de vídeo seja integrada, caso em que o processador gráfico fica junto com o processador principal. Com esse tipo de placa de vídeo (a integrada) o processador do vídeo precisa utilizar a memória RAM do computador para fazer seus cálculos.

Por isso placas de vídeo dedicadas (não são integradas ao processador principal) normalmente são mais rápidas, além de ter sua própria memória para armazenar os cálculos temporariamente, também utiliza um tipo de memória mais veloz (normalmente DDR5).

Se você for estudar ou trabalhar com word, excel ou assistir aulas online uma placa de vídeo integrada será mais do que o suficiente.

Até para jogar as placas de vídeo integradas já estão sendo uma opção interessante, isso se você vai jogar jogos populares mas não tão complexos em termos gráficos.

Mas se você quiser jogar jogos pesados, trabalhar com arquitetura ou engenharia, edição de imagens profissionais, você precisa no mínimo uma placa de vídeo dedicada mais básica (que tem recursos exclusivos para processamento de imagens).

2. Armazenamento

A quantidade de armazenamento que você precisa é muito relacionado com seu uso, mas a maioria dos notebooks já vem com 1TB de dados quando é HD, ou 256GB quando é SSD (veja aqui a diferença de HD e SSD).

Se você tiver 1TB, mesmo em uso profissional, raramente você vai usar a totalidade. Para o meu uso os 256GB são mais do que suficientes (em um notebook de 9 anos de uso tinha 150GB sendo utilizados, o resto ainda livre).

O principal caso em que os 256GB podem ser pouco é caso você trabalhe com edição de vídeo profissionalmente. Nesse caso aconselho optar por pelo menos 512GB e se precisar de mais espaço talvez comprar um HD externo.

Mesmo que você tenha muitas fotos, vídeos ou músicas (em uma utilização pessoal) é difícil você chegar ao limite de 256GB. Mas você sempre pode optar por usar um serviço como o Google Photos com o qual você pode colocar de forma ilimitada suas fotos na nuvem. Isso mantendo privacidade total e caso você troque de notebook, suas fotos estarão lá no mesmo lugar.

3. Bateria

A bateria é um ponto onde a tecnologia é bem limitada. Então notebooks que possuem baterias com autonomia superior a 6 horas já possuem maior custo.

Alguns aparelhos de custo bem mais elevado chegam a promoter 20 horas de uso contínuo, sem que a bateria do notebook seja recarregada.

Saiba que o ideal para manter a durabilidade da bateria por mais tempo é usar o seu notebook o máximo que puder conectado na tomada. Assim evita os ciclos de carga e recarga da bateria, já que sua vida útil está atrelada ao número de cargas e recargas que sofreram durante seu uso.

Então se você precisa de um notebook para ser o “computador da casa”, não precisa se preocupar muito com esse aspecto e pode optar pelos aparelhos mais baratos mesmo e sempre que for usá-lo deixe conectado na tomada.

4. Portabilidade

Quanto mais reduzido o tamanho em geral mais caros são os laptops, isso porque para colocar a mesma performance em um tamanho reduzido faz com que a engenharia utilize de tecnologias mais atuais (e caras).

Se você achou um notebook leve, pequeno e barato desconfie, provavelmente é porque ele deve ser muito lento, as vezes são tablets com outra roupagem.

Então se você busca baixo peso, medidas reduzidas e ainda boa velocidade, prepare seu bolso. Por isso no nosso guia de compra o mais comum são notebooks que beiram os 2kgs de peso e com telas de 14 ou 15 polegadas.

Qual a melhor marca de notebook?

Na verdade depende, algumas marcas oferecem notebooks mais premium como a Apple por exemplo. Já outras marcas como Acer e Lenovo preferem competir em preço, colocando no mercado modelos de maior relação custo-benefício.

Qual o melhor notebook?

Essa resposta depende de quanto você pretende pagar e qual a sua necessidade específica. Então listamos abaixo as melhores opções disponíveis no momento para diversas necessidades e bolsos.

Macbook Air 15″ M2
Melhor Notebook Premium

Neste macbook a marca da maça optou por mudar o tamanho da tela do seu notebook mais popular. É uma tela de 15,3 polegadas com a maravilhosa resolução do painel de retina.

Além das 15 polegadas de tela essa versão já vem com 10 núcleos de GPU (processamento gráfico), já para o Macbook Air de 13 polegadas existem dois modelos, o com 8 núcleos de GPU e o com 10 núcleos.

Então a versão com 15 polegadas já é mais rápida que o Macbook Air M2 padrão, especialmente no que diz respeito à performance gráfica.

Benchmarks sugerem que o Air M2 padrão é cerca de 40% a mais rápido que o Macbook Air M1. E o modelo de 15 polegadas já vem de fábrica com performance ainda maior devido ao maior número de núcleos gráficos.

Um detalhe: o Macbook Air M1 já é muito rápido!

Essa tela de 15 polegadas era o que faltava para o Macbook Air.

Mesmo com a tela maior o peso do aparelho aumentou apenas 300 gramas, então ele ainda pesa menos que um notebook normal, cerca de 1,51kg.

E para comportar a tela maior ele teve que aumentar cerca de 2,2cm de profundidade, 3,5cm na largura e apenas 2mm na espessura.

Então ele continua muito fácil de carregar e extremamente fino para manter o visual premium.

Além disso a fábrica sugere que o aparelho funciona até 18 horas longe da tomada, ideal para trabalhar durante conexões aéreas ou para levar para a universidade sem precisar carregar o laptop toda hora.

Mas o Macbook Air M1 não vale mais a compra?

Ainda vale sim! Apesar de no geral o Air M2 ser mais veloz, existe um ponto em que o M1 ainda é mais rápido que o Macbook Air M2: a transferência de dados para o SSD.

Para a escrita o M1 é cerca de 20% mais rápido, e para leitura de dados o M1 chega a ser 80% mais rápido que o M2.

Dessa forma o Macbook Air M1 ainda é uma ótima opção! Como falei no último artigo dei um Air M1 para minha esposa, e até o momento não existe lentidão alguma durante seu uso.

Então se você precisa de uma tela maior vá de Macbook Air M2 de 15 polegadas, se quer pagar o mínimo possível por um notebook premium opte pelo Macbook Air M1 de 13,3 polegadas.

Prós
  • Tela de 15 polegadas de Retina
  • Muita performance
  • Fácil de usar (MacOS)
  • Qualidade Premium
  • 10 cores de GPU
Contras
  • Mais difícil para quem vem do Windows (MacOS)
  • SSD mais lento que o do modelo com M1
  • Preço
Ideapad 1i i5
Melhor Custo-Benefício geral

Esta é uma versão de um dos maiores sucessos de venda da Lenovo.

Este modelo possui um processador Intel Core i5 de décima-segunda geração: o 1235U.

Esse novo processador é cerca de 37% mais rápido que um processador equivalente da geração anterior como o 1135G7.

Além disso, conta com um SSD de 512GB, o que é uma evolução aos tradicionais 256GB encontrados na maioria dos concorrentes.

A placa gráfica também avançou, agora é um Intel Iris Xe, ainda do tipo integrada, mas superior a de placas gráficas anteriores.

Em relação a memória RAM ainda são 8GB, mas de 3200MHz neste modelo.

E existe o modelo de 16GB de RAM, fique de olho que os preços as vezes estão parecidos. Se for o caso opte pelo modelo de 16GB de memória RAM.

Toda essa configuração garante uma performance excepcional para esse notebook, em especial para trabalhar ou estudar.

O preço está muito bom nesse momento, custando pouco menos de R$2600, é uma bagatela.

Mas sempre tem que ter um ponto negativo, a tela tem resolução HD.

Então esse é o notebook para quem procura performance a preço baixo e não se importa tanto com a quantidade de pixels que podem ser exibidos na tela.

Prós
  • Performance para Estudo e Trabalho
  • 512GB de Armazenamento
  • Memória RAM 3200MHz
Contras
  • Tela HD
Lenovo Ryzen 7
Custo-benefício AMD

Esse notebook da Lenovo utiliza um processador 16% mais rápido que o i5 do Ideapad acima.

A diferença é que se trata de um processador da marca AMD que é tão boa quanto a Intel.

Mas por enquanto, os processadores da Intel ainda são tão populares quanto os Intel.

A memória RAM dele é mais uma vantagem, são 12 GB com clock de 2400MHz.

Então mesmo ele continuará rápido, mesmo com muitos aplicativos abertos.

Esse tem que cuidar, tem o modelo de 8GB de memória RAM, sempre que puder opte pelo modelo com 12GB, que é mais rápido!

Mais um fator positivo deste notebook é o SSD que é de 512GB, o dobro da maioria dos concorrentes na mesma faixa de preço.

E para quem gosta de maior resolução, neste notebook a tela já é Full HD.

Tudo isso, aliado a um bom preço de pouco mais de R$2600, faz ele uma das melhores opções de notebook para quem quer uma boa performance para trabalhar ou estudar.

E o ponto negativo… Ele não vem com Windows! Então você terá que dar um jeito para instalar o sistema operacional da Microsoft.

Prós
  • Memória RAM de 12GB
  • Processador mais Rápido que o i5 de 12 geração
  • 512GB de armazenamento
  • Full HD
Contras
  • Vem com o Linux (sem Windows)
Samsung Book2 i5
Custo-benefício Samsung

Esse notebook tem o mesmo processador do Ideapad 1i que indicamos.

Com o Intel Core 1235u ele tem uma ótima performance, para trabalho e estudo.

Ele possui 8GB de memória RAM, o que é o suficiente para a maioria das pessoas.

E seu SSD é de 256GB, valor dentro da média, mas nossos indicados acima já possuem 512GB de RAM.

Testamos ele, apesar de ainda não termos lançado o vídeo, e percebemos que é muito rápido. Em especial na navegação na internet.

Um ponto positivo, em especial comparado ao Ideapad 1i, é que neste Samsung a tela é Full HD.

Seu preço está bom no momento, cerca de R$2900.  Mas devido ao preço ainda preferimos as opções acima.

De qualquer forma fique de olho, que se o preço dele estiver menor que as outras opções ele vira uma opção melhor.

Prós
  • Desempenho para estudar e trabalhar
  • Tela Full HD
Contras
  • 256GB de SSD (concorrentes no mesmo preço com mais)
  • Preço está Alto
Acer Nitro 54UH
Melhor notebook gamer

Ele possui um processador i5 12450H, que é cerca de 58% mais veloz que o i5 11300H, que já performa muito bem em jogos.

Também conta com 8gb de memória RAM DDR4 de 3200MHz. O suficiente para a maioria dos games, mas se achar necessário é possível expandir a memória até os 64GB.

Os 512GB de SSD é o suficiente para a maioria dos jogos, mas é bom ir economizando para adicionar ou novo SSD no slot M.2 que ele tem livre.

A tela é um painel IPS de 144 Hz com 15,6 polegadas, então você terá uma imagem linda e fluída mesmo em jogos rodando acima de 100 FPS.

A placa de vídeo é cerca de 25% mais rápida que a já conhecida GTX 1650 (mobile), é uma RTX 3050 com 4 GB de memória dedicada.

O preço está muito bom para tudo o que esta máquina entrega, por cerca de R$4600 você tem um notebook gamer top de linha no seu quarto.

Prós
  • Placa de Vídeo RTX 3050, melhor que a GTX 1650
  • Processador i5 12450H
  • Tela IPS Full HD de 144Hz
  • Excelente relação custo-benefício
Contras
  • 512GB de armazenamento pode ser pouco (expansível)
  • 8GB de RAM
Lenovo 82MG0009BR
Notebook gamer custo-benefício

Este Lenovo vem com o processador Core i5 11300H, que é muito rápido!

Só não é mais rápido que o do Acer Nitro que indicamos!

Mas ele é potencialmente muito mais rápido que outros notebooks gamer de preço semelhante.

Ele possui 8GB de memória RAM DDR4 e é expansível até 32GB.

Seu SSD é de 512GB, então tem espaço para muitos jogos, mas é claro que se você só joga games muito pesados você terá que fazer concessões

A placa de vídeo é a GTX 1650 da Nvidia, que é a opção de boa performance entre as placas custo-benefício.

E sua tela é IPS Full HD (1920×1080), mas com 60Hz, seu maior ponto fraco.

Ele já vem com Windows 11 o que diminui o trabalho na hora que o aparelho chega.

Mas atualmente ele está com o melhor preço do mercado para um notebook gamer, cerca de R$3.700.

Prós
  • Placa gráfica de boa performance: GTX 1650
  • Processador i5 11300H de alto desempenho
  • Ótimo preço
Contras
  • 512GB de armazenamento pode ser pouco (expansível)
  • 8GB de memória RAM (expansível)
  • Tela de 60Hz
Acer Aspire 3 35D2
Melhor notebook com i3

Esse notebook está entre os mais vendidos na faixa dos R$2500 atualmente.

Ele é um notebook com foco total no trabalho de escritório e estudos.

Ele tem um processador i3 N305, que é bastante poderoso para um computador com esse propósito.

Além disso ele tem 8GB de memória RAM, o que é um bônus quando se trata de notebooks com i3, já que a maioria costuma vir com 4GB de RAM.

E para ajudar mais são 512GB de armazenamento SSD, o que também não é comum em notebooks associados a este processador.

A tela é Full HD, então aqueles que gostam de assistir suas séries ou filmes no computador vão se beneficiar.

Tudo isso por aproximadamente R$2500! Um bom negócio!

Prós
  • Processador i3 N305 de bom desempenho
  • 8GB de RAM, bom para categoria
  • 512GB de SSD
  • Tela Full HD
Contras
Dell i15-i120K-A10P
Notebook custo-benefício Dell

Para quem não troca um Dell por nenhuma outra marca, este é o modelo de melhor custo-benefício.

Ele possui um processador i3 de décima segunda geração, o 1215U. Que é bastante rápido para estudar e trabalhar.

Com 256GB de armazenamento ele consegue guardar suas fotos e arquivos com facilidade.

E para ajudar conta com 8GB de memória RAM, o que não é tão comum em notebooks com processador i3.

Para ajudar a tela já tem resolução Full HD, então é ótimo para assistir aquele filmezinho.

Seu preço é um dos mais atrativos da linha Dell, por cerca de R$2800 você pode chamar esse notebook de seu.

Prós
  • Bom processador, i3 de décima segunda geração
  • 8GB de RAM
  • Tela Full HD
  • Marca tradicional
Contras
  • 256GB de SSD pode ser pouco
IdeaPad 1i Celeron SSD
Melhor notebook barato

O IdeaPad 1i com Celeron é mais uma excelente opção de notebook barato.

Ele custa em torno de R$1600 e entrega um desempenho que atende bem boa parte dos usuários brasileiros.

O processador é um Celeron N4020, são 4GB de memória RAM e 128GB de SSD.

Um conjunto suficiente para estudar, trabalhos de escritório ou até para algumas atividades de lazer.

E um extra interessante é a licença de 1 ano do Office 365, que já vem inclusa no link que indicamos. Então economia é o forte desta versão do Lenovo.

Prós
  • Barato
  • Com SSD
Contras
  • Celeron não é tão rápido

1.188 comentários

Esse conteúdo é atualizado com frequência e alguns comentários podem se referir à alguma versão antiga do texto.
  1. Oi, gostaria de saber um notebook bom para estudos, curso engenharia e preciso de um

    1. Olá Gabryelle,

      É comum no curso de engenharia a utilização de um software chamado AutoCAD, que exige um pouco de processamento gráfico do computador.

      Por isso, o ideal seria um notebook com placa gráfica dedicada, como o quinto e o sexto da lista.

  2. Boa tarde! Acredito que foi a primeira vez que consegui entender um pouco do que é necessário na hora de comprar um notebook. Mas gostaria de saber oque vocês indicam para quem quer trabalhar, estudar e mexer com canva dentre outros app desta modalidade.
    No meu caso tive uma péssima experiência com a Vaio/Positivo, então gostaria de algo silencioso com 8g de RAM, ssd e com I5 ou I7, oque indicam neste caso?
    Obrigada!

    1. Olá Liseh,

      Esse modelo aqui parece se encaixar bem no que você procura.

  3. Eu preciso de um notebook que seja rápido na edição e exportação de vídeos
    Pode ser até uns 8.000 mais ou menos
    O que me indica ?

    1. Olá Val,

      O ideal seria um modelo com placa de vídeo dedicada, hoje em dia, somente os modelos gamer possuem essa característica.

      Esse Acer aqui é bastante potente e está dentro do orçamento indicado.Parece ser um opção muito adequada para seu caso!

  4. Notebook Lenovo IdeaPad 1i Intel Core 17
    12GB RAM – 512GB SSD 15,6″ Windows 11 gostaria de saber se é bom slides e graficos

    1. É uma boa opção sim Zilda!

  5. Preciso de um notebook de ate 1.500 , que não seja tão ruim

    1. Olá Francieli,

      Esse modelo aqui parece lhe atender bem, apesar de passar um pouquinho do orçamento.

  6. Olá!
    Gostei do conteúdo explicativo, porém eu preciso de um notebook para o trabalho diário como planilhas, planos de aulas, vídeo aulas, imagens, pesquisas, estudos e outras funções, kkkk .Qual notebook atenderá essa necessidades?
    Desde já agradeço.

    1. Olá Vilma,

      Esse modelo aqui lhe atende muito bem e está com um preço bem interessante.

  7. Ola, boa tarde, gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse notebook asus, pretendo utilizá-lo para uso casual, como aulas da faculdade e vídeos, séries, edição de vídeo e as ferramentas office365.
    https://br.store.asus.com/notebook-asus-vivobook-go-15.html
    ASUS|Vivobook go 15

    1. Olá Élcio,

      É um notebook de boa relação custo-benefício, com certeza atende bem o seu uso.

  8. Bom dia
    Preciso de um notebook para trabalhos escolares e aulas online como também assistir vídeos e uma boa memória. Mas não quero gastar muito mas não quero um notebook muito lento e com pouca duração de bateria. Qual me indica?

    1. Olá Patrícia,

      Esse modelo aqui parece se encaixar no que você procura.

  9. Oi, boa tarde, qual note voces indicam para assistir aulas, editar videos e documentos, e para fazer reunioes online (zoom e meet) ?

    1. Olá Maia,

      Das atividades que você citou, a edição de vídeos é que mais exige do hardware. Para essa tarefa, um notebook com placa de vídeo dedicada seria o ideal.

      Esse modelo aqui é uma das melhores compras de notebooks com essa característica no momento.

  10. Olá, preciso de um note para aulas online. Não quero gastar muito. Pode ser um modelo mais simples, mas que não deixe na mão traçando ou lento.

    1. Olá Veronica,

      Esse Samsung aqui está com uma ótima relação custo-benefício. Ele seria uma excelente opção para o que você procura!

  11. excelente dia equipe, gostaria de um notebook que rodasse parsec (vision c15 aguentou bem, gostei, mas 4 a 5h de bateria esta pouco) que tem bateria muito maior eu gostaria, com tela de 15 ou +, se tivesse um de 17 polegadas seria perfeito. gostaria de talvez um celeron, tudo bem, mas gostaria de uma bateria muito maior em capacidade e uma tela maior tambem, acho que o vision c 15 nao é a melhor opção. poderia me ajudar?

    1. Olá Ricardo,

      Na verdade, pelo que entendi o Parsec é uma plataforma de streaming de jogos. Nesse caso, a sua conexão de internet é que acaba influenciando mais na utilização do aplicativo.

      Esse Lenovo aqui tem um preço bem atrativo, a tela é maior que a do Vision, tem 15,6 polegadas.

      A tendencia é que a bateria dure mais também, ela tem o dobro da capacidade da bateria do Vision C15, mas é difícil de ter certeza já que a o sistema e a própria tela maior acabam consumindo mais também.

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.