Melhores Notebooks

Se você pretende comprar um laptop já deve ter pensado: quais os melhores notebooks de 2017?

Seja para o trabalho, estudos ou para se entreter com jogos, sempre queremos o notebook de melhor configuração dentro de nosso orçamento.

Com o avanço acelerado das tecnologias vinculadas a computação e a enxurrada de opções de laptops, cada vez fica mais difícil definir as melhores opções existentes no mercado.

Para ajudar a você escolher o melhor notebook, sem que você se sobrecarregue com a infinidade de alternativas, fizemos esse post com a lista dos melhores computadores portáteis disponíveis no mercado.

Nosso propósito nesse artigo é definir os que são de fato melhores notebooks, sem limite de orçamento.

Então esteja preparado para conferir a sua conta bancária.

Melhores Notebooks de 2017

Se você tem pressa pode verificar a lista de melhores notebooks e seus diferenciais. Mas você pode acessar os detalhes de cada note clicando no nome de cada aparelho.

1º - Dell XPS 13 O Melhor de todos Ir à Loja
2º - Macbook Pro 15 O melhor com OSX Ir à Loja
3º - Dell Alienware R4 O melhor para jogos Ir à Loja
4º - Lenovo Yoga 910 Melhor 2 em 1 Ir à Loja
5º - Dell Inspiron 7000 Melhor Custo-Benefício, Full HD Ir à Loja
6º - Acer F5-573G-75A3 Bom Custo-Benefício Ir à Loja
7º - Acer F5-573G-50KS Bom e o mais barato! Ir à Loja

1° – Dell XPS 13

Dell XPS 13

Tenho uma boa experiência com a Dell e isso com certeza reflete na minha opinião desse notebook de 13 polegadas.

O XPS 13 possui características interessantes que garantem versatilidade a esse modelo de notebook.

Seu touchpad e teclado são bons de usar e de toque agradável algo que já foi passível de reclamações no passado da Dell.

Seu corpo é cortado de um único bloco de alumínio com extrema precisão e baixo peso, apenas 1,29kg, essa característica também confere alta durabilidade ao note.

Bateria de alta duração são 22 horas de trabalho ou até 13 horas assistindo vídeos garantia de tranquilidade para usá-lo em viagens de negócio sem precisar recarregar.

Além do baixo peso e pequeno tamanho o que confere grande portabilidade ao aparelho.

Sua configuração confere alto desempenho, como por exemplo seu processador i7 de 2.7GHz de sétima geração, 8GB de RAM e um disco rígido de estado sólido SSD de 256GB.

Esse computador portátil já foi considerado a melhor escolha pela PC Mag.

Também foi notebook do ano de 2016 pela PC Pro, revistas internacionais especializadas.

Mesmo seu preço sendo alto, o XPS 13 é uma das melhores alternativas de notebook e nossa escolha como melhor notebook.

Tela à parte

Sua tela merece uma apresentação à parte é uma Quad HD de retina com resolução de 3200 x 1800 pixels uma das maiores do mercado.

A tela ainda apresenta bordas finíssimas, apenas 5,2mm, o que torna o design mais atraente e essa área útil maior também permite um porte bastante compacto para o ultrabook.

Praticamente é uma tela de 13 polegadas em um laptop de 11 polegadas.

Sua tela também é touchscreen uma vantagem que ficaria clara se o notebook fosse conversível em tablet, mas essa funcionalidade só estará presente na versão 2017, que ainda não está disponível no Brasil.

Prós

  • “Bordas infinitas” design e tamanho reduzido
  • Resolução Quad HD
  • I7, 8GB RAM, SSD alta performance
  • Versátil para o trabalho
  • Bateria muito durável
  • 1,29kg, muito leve!

Contras

  • Ainda não é 2 em 1
  • Preço alto

Ir à Loja

2° – Macbook Pro 15

Macbook Pro 15

Possuo um dos primeiros Macbook Pro Retina de 15 polegadas, foi comprado no final de 2012, e até então só me vejo trocando por um da geração atual ou o XPS aí de cima.

Ou seja é um dos melhores notebooks na minha opinião.

Seu corpo totalmente em alumínio transmite a elegância e a resistência acima da média. Nunca veja seu note descascando pelo uso normal. Arranhões só se você se esforçar para acontecer.

O teclado tem um toque macio e não gera aqueles ruídos desagradáveis da digitação acelerada.

Em relação ao desempenho é sem dúvida um dos de melhor performance, você percebe isso em uma simples navegação na internet até jogando pesados games sem lag algum.

Essa performance também ajuda consideravelmente sua produtividade no trabalho.

Boa parte da sua performance é resultante do conjunto disco SSD (disco rígido de altíssimo desempenho), processador i7 de 2.7 GHz, RAM de 16GB a 2133 MHz e placa de vídeo Radeon Pro 455 de 2GB dedicada.

Se você precisar carregá-lo também não será um problema já que seu peso não ultrapassa os 1,83kg.

Talvez a principal característica é o sistema operacional OSX, o uso desse software em conjunto com as características construtivas e de configuração do sistema permitem uma disponibilidade acima da média de qualquer computador windows que tive.

Os problemas relacionados aos primeiros modelos como a tela de retina marcada pelo teclado (solucionado para a maioria na garantia) e touch pad apresentado defeitos já não estão mais presentes nessa geração.

Mesmo com a obsolescência programada, característica marcante nos produtos lançados pela Apple, meu notebook continua atual com quase 5 anos de uso (i7 2.3, 16 GB de Ram, disco SSD de 256GB, Nvidea GForce GT 650M de 1GB).

Veja que a compra desse aparelho é um investimento para muitos anos. E uma boa aquisição para ser usada em meio corporativo.

Mas nem tudo são maçãs, opa… flores

Este é de longe o notebook mais caro dessa lista. Em sua mais poderosa configuração seu preço pode comprar um carro popular semi-novo.

Se você for professor, estudante ou pai de um aluno recém aprovado no vestibular verifique o desconto educacional, vale a pena!

Se você está planejando uma viagem para os EUA, talvez também seja interessante avaliar a compra desse laptop, haja visto a diferença que você pode obter ao trazer um em sua viagem.

Lá seu preço fica próximo a metade do que é cobrado no Brasil.

Note que, apesar do preço, ele  é um dos computadores mais confiáveis e potentes do mercado.

Mas como nada é perfeito, essa nova geração aboliu de vez as conexões USB, então ou você precisa de dispositivos thunderbolt ou que suportem a USB-C (não é aquela USB que você usa).

Entenda que pendrives, mouses, teclados e monitores devem ser adaptados a esse nova tecnologia ou você precisará de um (ou vários) adaptador Thunderbolt para USB.

Prós

  • Performance com o sistema operacional OSX
  • Configuração confere confiabilidade e disponibilidade
  • Durabilidade excepcional devido ao corpo em alumínio
  • Status no mundo corporativo

Contras

  • Preço altíssimo
  • Não possui portas USB

Ir à Loja

3° – Dell Alienware R4

Alienware R4

Esse notebook é de outro mundo! Se você passa horas jogando e quer o máximo de desempenho em todos seus jogos essa é a melhor opção.

A Alienware teve sua origem como uma construtora independente de computadores até sua aquisição pela Dell em 2006.

Ou seja, hoje você tem a confiabilidade da Dell aliada a um dos melhores notebooks para jogos da atualidade.

Seu design chama a atenção devido a sua imponência, robustez e ao o logo do alienígena impresso em várias partes do corpo do laptop.

A iluminação é um show à parte, você pode configurar qualquer cor RGB para emanar das teclas do teclado ou das laterais que são iluminadas.

Com certeza você irá chamar atenção quando levá-lo na Campus Party!

Seu preço é salgado, mesmo para uma configuração excelente.

Configuração, configuração, configuração…

É sem dúvida um dos notebooks mais potentes da atualidade.

Vamos descrever a configuração padrão do modelo top, mas se você acha todo esse poderio pouco ainda pode fazer upgrades antes mesmo de comprar.

O Dell Alienware R4 possui uma tela de 17.3 polegadas com resolução 4k sendo uma das poucas opções com essa característica no mercado.

Ainda apresenta a funcionalidade do rastreamento ocular Tobii o que permite você jogar apenas com o direcionamento dos olhos.

Sua configuração é extrema: são 16GB de RAM, processador i7 de 2,9GHz de sétima geração.

Sua placa de vídeo é uma NVIDIA GeForce GTX 1080 com 8GB GDDR5X dedicada e vem pronta para o uso de óculos VR.

A placa de rede é uma KillerWireless para garantir grande velocidade de conexão mesmo através do Wifi.

Possui um disco de estado sólido SSD de 128GB para o sistema operacional e aplicativos e mais 1TB de um disco rígido SATA.

Ele é pesado, aproximadamente 4,4kg, mas é algo a se esperar em um note de 17 polegadas e todo esse desempenho.

Prós

  • Geforce GTX 1080, perfeito para jogos pesados
  • i7 2,9GHz, 16GB RAM, SSD, configuração excelente
  • Tela com resolução 4k e rastreamento ocular

Contras

  • Preço muito alto
  • 4,4kg, muito pesado!

Ir à Loja

4° – Lenovo Yoga 910

Lenovo Yoga 910

O nome desse laptop faz uma alusão a mobilidade dos movimentos da Ioga. É um dos melhores notebooks 2 em 1 ou notebook conversível em tablet da atualidade.

O modelo híbrido (notebook/tablet) possui uma estrutura sólida em alumínio de excelente qualidade além de design minimalista.

Sua configuração também traz um i7 de sétima geração com 2,7GHz, disco rígido SSD de 256 GB e 8 GB de RAM. Você não terá problemas com desempenho por um bom tempo.

O computador peso 1,38kg que é um peso baixo para um computador com tela de 13.9 polegadas. E seu tamanho permite que o transporte facilmente.

As bordas do display foram reduzidas ao mínimo então você tem um portátil de quase 14 polegadas com o tamanho de um de 13.

Sua tela é Full HD, no entanto sua placa de vídeo não é dedicada, com certeza essa não deve ser sua escolha caso você seja um gamer hardcore, mas ainda permite eventuais jogatinas.

São duas portas USB-C, uma delas dedicada ao carregamento, você pode carregar seu celular nessa porta, e uma USB convencional. Seu teclado é elogiável, de uso muito agradável.

Em termo de bateria a Lenovo promete algo próximo à 16 horas de uso sem recarregar a bateria.

Movimentos Fluídos

A solução de dobradiça permite a maleabilidade sem que comprometa a firmeza da tela quando você deseja que ela fique parada.

A utilização dele como tablet é uma mão na roda quando você está sentado na frente da TV navegando nas redes sociais.

Isso também permite uma versatilidade legal no caso de apresentação de slides em um uso para trabalho.

Não existem relatos de problemas na dobradiça com o uso o que vai lhe garantir uma grande vida útil do aparelho em todas as suas

Prós

  • Versatilidade devido ao comportamento 2 em 1
  • i7 2,7GHz, 8GB RAM, SSD, ótima configuração para o dia a dia
  • Tela com resolução Full HD e bordas finas

Contras

  • Preço alto
  • Sem vídeo dedicado, não é tão bom para jogar

Ir à Loja

5° – Dell Inspiron 7000 15

Dell Inspiron 7000

Sou fã dos produtos Dell, inclusive já tive mais de um Inspiron e posso afirmar, raramente dão problemas.

Então se além de configuração e preço você também quer a segurança de uma das marcas mais confiáveis do mercado, essa é sua escolha.

Em sua configuração intermediária o processador desse notebook é um i7 de sétima geração com 2,7 GHz.

Sua tela ultra fina tem resolução Full HD de 15.6 polegadas, 1920 x 1080px. Para renderizar as imagens esse laptop usa uma NVIDIA GeForce 940MX de 4GB, GDDR5.

Em termos de memória e disco rígido ele vem com o padrão para a maioria dos notebooks da nossa lista: são 1TB de HD e 8GB de memória RAM.

Existem relatos de que o audio desse notebook não é dos melhores, apresentando chiado em volumes altos.

Mas não é sempre que colocamos o som do notebook no máximo! Não é mesmo?

Uma questão é que esse notebook apresenta um acabamento um pouco superior dos outros da mesma faixa de preço, como os Acer.

Um exemplo disso é o teclado retro iluminado e possui 3 portas USB, uma com o PowerShare.

O peso também é um pouco melhor que alguns concorrentes, são 2kg.

Prós

  • Para quem quer a segurança da Dell
  • Resolução Full HD
  • I7, 8GB RAM, boa performance
  • Acabamento um pouco melhor que a média

Contras

  • Você paga a diferença pela marca
  • Som com qualidade mediana

Ir à Loja

6° – Acer Aspire F5-573G-75A3

F5-573G-75A3

Consideramos o Acer Aspire F5-573G-75A3 o notebook de melhor custo-benefício da nossa lista (Maio/2017).

Essa é uma configuração mais parruda do F5-573G da Acer. Então se você quer a máquina mais barata com boa capacidade para jogos, essa é a melhor opção.

A aparência do computador é interessante com um visual metalizado com textura riscada, o acabamento não é dos melhores, mas agrada a maioria.

Sua tela também possui 15.6 polegadas e é HD com resolução de 1366 x 768 pixels. Note que ele não é Full HD.

Algumas das configurações são idênticas ao F5-573G-50KS como por exemplo o HD de 1TB em 5400RPM e 8GB de memória RAM DDR4.

Não é igual ao F5-573G-50KS?

Mas aqui começam as diferenças, seu processador é um i7 de sétima geração com 2,7GHz, um dos mais poderosos do mercado.

Para àqueles que gostam de passar as tardes jogando, a placa de vídeo nesse caso é a mesma NVIDIA GeForce 940MX mas com o dobro da memória, ou seja 4 GB de DDR5.

O restante é quase igual, peso de 2,3kg e apenas 7 horas de uso na bateria.

Prós

  • Melhor custo-benefício, em especial se você quer jogar
  • Geforce 940MX de 4GB dedicada, ótimo para jogos
  • i7 2,7GHz de sétima geração e 8GB RAM, ótimo desempenho

Contras

  • Tela apenas HD

Ir à Loja

7° – Acer Aspire F5-573G-50KS

F5-573G-50KS

Sua configuração é muito atraente, utiliza i5 de sétima geração (equivalente ao i7 de sexta geração) de 2.5GHz.

Possui 8Gb de memória RAM DDR4 de 2133 MHz expansível até 32 GB.

Sua placa de vídeo é uma NVIDIA GeForce 940MX com 2GB de DDR5 dedicada, seus jogos vão rodar bem com certeza.

Seu HD possui 1TB de capacidade e velocidade de 5400RPM, tamanho suficiente para a maioria das pessoas.

Seu peso é de 2,3kg, um pouco mais pesado que a média dos computadores com configuração semelhante.

Sua bateria promete no máximo 7 horas de uso um pouco menos que a média também.

E o preço?

Aí que o Aspire F5-573G-50KS é imbatível, é o mais barato dos melhores notebooks. Mas sempre avalie as outras opções pois o mercado tem altos e baixos sazonais.

Mas qual o motivo para esse notebook ser tão barato em comparação a outros de mesma configuração nessa lista?

O motivo é que seu display tem apenas resolução HD (1366 x 768 pixels) em uma tela de 15.6 polegadas.

Ainda assim, essa diferença de preço torna esse PC portátil a melhor opção para quem busca ótimo custo-benefício sem grande capacidade para jogos.

Não entenda errado, a maioria dos jogos funcionarão muito bem, inclusive os pesados.

Só que você possivelmente terá um framerate mais baixo que o F5-573G-A3, ou terá que configurar os jogos para uma qualidade levemente inferior.

Com esse preço tão em conta ele é o mais barato dos computadores da nossa lista.

Prós

  • Bom custo-benefício, em especial se não usar para jogos
  • i5 2,5GHz de sétima geração e 8GB RAM, bom desempenho
  • Geforce 940MX de 2GB dedicada, bom para jogos

Contras

  • Tela apenas HD

Ir à Loja

Conclusão: Então qual o melhor notebook?

Vamos lá! Se o preço não é problema vá de XPS ou Macbook. Você terá uma máquina de altíssima qualidade e desempenho além de uma confiabilidade superior.

Na minha opinião esses dois são os melhores notebooks do mercado. O XPS pela configuração e o Macbook pelo conjunto do laptop com o sistema operacional OSX.

Se o que você busca é o máximo desempenho com mínimo de preço escolha entre os Acer ou o Dell.

Se você optar entre os Acer ou o Dell, tente verificar o preço no momento. A variação é grande e pode tornar um mais barato que o outro a qualquer momento (vimos essa dança de preços no decorrer da nossa análise).

Entre os Acer seja com o F5-573G-75A3 ou o F5-573G-50KSCom certeza você não precisará fazer upgrades por um longo tempo.

Mas se o Dell Inspiron 7000 estiver com o preço parecido com os Acer (como no momento que escrevi esse artigo) opte pelo Dell ele tem o melhor custo-benefício nesse momento, em especial se você quer ou precisa uma tela Full HD.

Por fim, você tem necessidades mais específicas como um notebook gamer ou um notebook 2 em 1. Sugiro que escolha respectivamente Alienware e Lenovo Yoga 910.

18 comentários

    1. Diná,
      muito obrigado! Fico feliz que tenha lhe ajudado!

      E se tiver alguma dúvida entre outro dispositivo também pode perguntar que responderemos assim que possível.

  1. Muito bom estou nos eua e estava procurando justamente algo sobre isso.. se tiveres mais dicas agradeço.. procuro custo benefício nao sou de usar para jogos.. mas filmes, planilhas…

    1. Cristian,
      muito obrigado!

      Nessa lista, temos os dois Acer que possuem ótimo custo-benefício. A configuração de ambos é superior a sua necessidade, o mínimo que recomendaria para seu uso é um i5 com 4GB ou 8GB de RAM, como por exemplo o Samsung X23.

      Mas vale lembrar, que investir em uma configuração levemente superior a sua necessidade pode ser uma escolha comedida, já que esse desempenho extra deve aumentar a vida útil de seu notebook. Imagine que possa surgir novidades que talvez você queira usar e caso opte por uma configuração “básica”, talvez, fique limitado no futuro.

      Sua escolha também depende da seguinte questão: você olha os filmes no notebook ou transmite eles para o Chromecast ou outro dongle? Se você olha os filmes direto em seu computador, recomendo que você invista um pouco mais para ter um notebook com resolução Full HD, como o Dell Inspiron 5000 dessa lista. Se você transmite para sua TV, os Acer dessa lista ou o Samsung X23 vão lhe atender bem.

      Novamente obrigado pelo comentário e boa sorte com sua compra!

  2. Olá! Ótimo artigo, parabéns!
    O que você acha dos ultrabooks da Asus (particularmente UX330UA)? Estou na Alemanha e o preço está interessante. Não entendo muito bem, mas a configuração parece ser boa, pelo que vi nas suas descrições: i7 76500, 8 GB e 256 GB.
    Com uma diferença equivalente a R$ 500, mais ou menos, existe também essa configuração: i7 7500, 16 GB, 512 GB (vale a pena pagar mais por essa configuração superior?).
    Muito obrigada!
    Aline

    1. Aline,
      os Asus são ótimos computadores. Eles só não aparecem mais em nossas listas porque o custo deles aqui no Brasil não faz jus ao que entregam. Talvez sejam os impostos, talvez o Brasil não seja estratégico para a empresa.

      O computador que você está cogitando comprar é maravilhoso. Em termos de configuração provavelmente estaria na lista dos nossos melhores.

      Agora vamos a sua dúvida específica. Ambas as configurações são muito boas.

      Os 8GB de memória extras da segunda configuração provavelmente não vão fazer falta, atualmente, caso você não jogue ou use softwares pesados (renderização 3D ou softwares gráficos pesados). Em especial, devido ao HD das duas máquinas serem SSD, o que além de acelerar a velocidade do computador também reduzem o uso de memória RAM.

      A capacidade do HD já é uma característica mais crítica para a maioria dos usuários. Você baixa filmes para assistir depois? Tira muitas fotos e as deixa gravadas em seu notebook? Se sim os 512GB de HD podem ser úteis.

      Claro que você pode optar por utilizar um HD externo que custaria menos que os R$500,00. Mas se você quer a mobilidade de carregar somente o laptop em suas viagens, invista o valor extra que esse valor se pagará pela comodidade.

      Outro fator que você pode levar em consideração é a longevidade que quer no notebook. A memória extra e o HD com maior capacidade vão tornar seu aparelho útil por um período maior de tempo. Com o passar dos anos essas características podem fazer a diferença entre ter um computador obsoleto ou ainda satisfatório.

      Espero que a explicação lhe ajude a escolher o melhor produto para seu uso.

      Boas compras!

      1. Eduardo,

        Muito obrigada pelo esclarecimento, me ajudou muito! Eu uso mais para trabalho mesmo, e no caso planilhas excel pesadas e tudo mais. Mas não baixo muitos jogos e filmes e salvo muita coisa na nuvem. Mas vou pensar na vida útil do computador também.
        Mais uma vez agradeço e parabéns pelo site! Excelente trabalho!

        1. Aline,
          muito obrigado! Estamos sempre a disposição!

          Qualquer dúvida é só entrar em contato!

          Abraços!

  3. Boa tarde Eduardo
    Gostei muito das suas explicações. O melhor que encontrei em minhas pesquisas na internet. Me inspirou confiança e imparcialidade.
    Eu procuro um notebook para trabalhar com muitos arquivos e imagens.
    encontrei um bom preço para um lenovo Notebook Lenovo 510 Intel Core i7 6500U 14″ 8GB HD 1 TB Touchscreen por menos de 3.000,00.
    Gostei da opção 2 em 1 e a tela touchcreen, mas li comentários que ele trava e é exatamente isso que mais me incomoda em um computador além da lentidão para abrir as páginas.
    Vc indica o lenovo 910, mas o preço dele é muito alto.
    O da dell atualmente está por 3.500,00
    Agradeço antecipadamente a ajuda que puder me dar

    1. Marouva,
      muito obrigado! Nossa missão é de fato auxiliar os nossos visitantes a escolher o melhor produto.

      Bom, vamos ao que interessa! Considero o Lenovo Yoga 510 um ótimo computador, poucos tem a opção de 2 em 1 nessa faixa de preço.

      Essa configuração é muito veloz para navegar na internet. Normalmente computadores muito inferiores o que você citou já possuem potencia o suficiente para essa função.

      Você comentou que usa muitos arquivos de imagens, essa informação indica que talvez você devesse investir em um computador que utilize armazenamento SSD. Com o uso de HDs dessa tecnologia você tem um acesso muito mais rápido aos dados, além de reduzir a utilização da RAM, isso devido ao acesso rápido ao HD. Com certeza, isso reduziria possíveis “gargalos” no seu uso. Infelizmente computadores com esse tipo de disco rígido custam mais de R$ 6000,00. Um exemplo é o yoga 910 que custa próximo a R$9000,00.

      Sobre os relatos do Lenovo Yoga 510 travar: não acredito que seja algo relacionado ao computador ou a configuração. Eu entendo que esse fato está mais relacionado ao sistema operacional(Windows) do que ao notebook. Eu uso MacBooks desde 2009, e toda vez que me vejo obrigado a usar um computador com Windows, tenho algum momento de irritação devido a problemas semelhantes ao que você fala.

      Contudo, os Macbooks que eu lhe recomendaria custariam mais de R$6000,00 e algumas pessoas não conseguem se adaptar a ele.

      De qualquer forma, o Yoga 510 é um ótimo laptop, se seu teto de orçamento está nos R$3000,00 considero uma das melhores opções para se comprar.

      Em breve escreverei um artigo com os melhores notebooks até R$3000 e com certeza ele estará nessa lista.

      Espero que eu tenha lhe ajudado e boas compras!

  4. Ótimo revisão, obrigado. Cheguei aqui por estar pesquisando notebooks para substituir meu Sony Vaio série S, adquirido em 2011 e que já está lento, pronto para aposentar. Se possível, lhe peço sugestões de marcas e modelos.
    Não uso para jogos e só raramente vejo filmes. Essencialmente o uso para navegar na internet, editar álbuns de fotos e aplicativos do Office. Leio e estudo bastante por ele. Gostaria de um notebook leve para portabilidade e, mal acostumado com meu velho Sony Vaio que se portou bem ao longo da vida, que não me cause problemas ou que, ao menos, a assistência técnica seja eficaz. Agradeço, desde já, sua ajuda.

    1. Jorge,
      muito obrigado!

      Vi que alguns série S da Vaio possuem configurações bem poderosas. Isso me fez supor que talvez valha a pena avaliar um upgrade de sua máquina, além de uma “limpeza” para o Windows trabalhar melhor.

      Digo isso porque recentemente fiz isso para minha esposa. Ela usa um Macbook Pro de 2009, e estava absurdamente lento. Com um investimento de pouco menos de R$1000,00 dei sobrevida de pelo menos 2 anos ao aparelho (atualizei memória, troquei o HD por um SSD e ainda troquei a bateria que estava vencida). Note que para a compra de um aparelho semelhante ao dela (Apple) não gastaria menos de R$8000,00. Para as trocas de peças usei os tutoriais do ifixit.com, e possui guias para vários Vaio também.

      O mais importante para avaliar isso é identificar o seu processador, se é um Intel i7 talvez valha a pena o upgrade, pois mesmo as versões antigas desse processador ainda são eficientes.

      Contudo, se você está querendo mudar ou o seu notebook tem uma configuração muito defasada, recomendo que você dê uma olhada nos notebooks da Apple. São caros, mas também são leves, bonitos e resistentes, e o mais importante: o sistema operacional é o que tem de melhor. Não troco o meu por nada! Recentemente a Apple trocou sem custo a tela do meu Macbook Pro Retina (isso 2 anos depois de ter acabado a garantia).

      Se você quer manter-se no Windows recomendo especialmente os Dell. Da Dell já usei a assistência e sempre foram eficazes, raramente os computadores dão problemas. Um Dell que tenho no escritório funcionou mais de 1 ano depois de derramarem café nele. Infelizmente, depois disso tive que contratar uma assistência externa, já que não havia mais garantia para o aparelho.

      Agora vamos para a configuração: o que recomendo para seu caso é um Intel i5 (de última geração, são melhores que os i7 anteriores), 8GB de RAM e, se possível, um disco rígido SSD (fazem bastante diferença na performance, em especial para mexer com muitas fotos).

      Os modelos mais leves e portáveis são geralmente os mais caros, também não sei se é necessário que seu notebook tenha 15 polegadas de tela. Mas vou mandar alguns modelos que considero bons:
      Leveza (1kg) e beleza, potência média, tela 12 polegadas, mas caro
      Leve (2kg), potente, 15 polegadas, preço médio
      Leve(2kg), potencia média, 15 pol, barato

      Note para efeitos de comparação que o Vaio 15S pesa 2,6kg.

      Espero que lhe ajude a escolher! Boa compra!

  5. Bom dia Eduardo. Estou pesquisando um Notebook para comprar, porém não tenho pressa, quero escolher devagar. Eu vou usar ele para programação, principalmente em Delphi, e tbm de vez em quando preciso editar uns vídeos, fora isso o meu uso é básico pq eu não jogo. Qual modelo para esse meu perfil eu devo comprar sem ter que gastar muito dinheiro, o q vc me indica? Obrigado desde já.

    1. João,
      obrigado!

      Também usei muito o Delphi na época que ele era da Borland, lembro na época que era pesado para meu computador. Apesar de você não jogar, o uso de uma placa de vídeo dedicada pode impactar na sua atividade de edição de vídeos.

      Vou postar aqui os de melhor custo-benefício que encontrei ultimamente.

      O Ideapad 320 é da Lenovo, antiga IBM. A Lenovo produz bons computadores e este notebook possui placa de vídeo dedicada de 2GB, um i5 e 8GB de RAM. Entendo como uma boa máquina para as atividades que você descreveu, e por um pouco menos de R$2000. Clique aqui para ver na Americanas.

      Já a segunda opção é mais barata, um Samsung X22, também com i5 e 8GB de RAM, mas com placa de vídeo integrada HD 620. Ainda uma boa opção pois seu uso para edição de vídeos é eventual. Veja ele na Americanas.

      Provavelmente qualquer um dos dois terá uma boa vida útil. Espero que lhe ajude! Boas compras!

      1. Obrigado por me responder Eduardo

        Me tira uma dúvida, além dos modelos indicados por vc acima, o q vc me diz das especificações desse Acer, são boas? Ele seria uma boa opção tbm na faixa de 2.300,00?

        Mais uma vez obrigado pela atenção.

        Acer F5-573G-50KS

        PROCESSADOR: Intel Core i5 7200U de 7ª Geração (2.5 até 3.1 GHz) 3MB Cache
        MEMÓRIA RAM: 8 GB DDR4 2133 MHz – expansível até 32 GB ( 2x de 16 GB)
        PLACA DE VÍDEO: Dedicada NVIDIA Geforce 940MX 2 GB GDDR5
        ARMAZENAMENTO: HD de 1 TB (5400 RPM)
        TELA: 15.6″ HD 1366 x 768 pixels Widescreen
        CONEXÕES: 1x USB-C (novo Type C), 1 HDMI, 2x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1 RJ 45 ,1 Combo fone o microfone, leitor de cartões SD
        SISTEMA OPERACIONAL: Windows 10 de 64 bits
        COMUNICAÇÃO: Wireless padrão WiFi – 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0
        DRIVER: Leitor e Gravador de CD / DVD
        BATERIA: 4 células – 2800 mAh (até 7 horas de autonomia segundo a fabricante)
        DIMENSÕES (A x L x P): 2,8 cm x 38,1 cm x 25,9 cm
        PESO: 2.3 kg

        1. João,
          sem dúvida a máquina que você postou tem ótima performance e se equipara ao Lenovo Ideapad 320 que indiquei. Pois tem a mesma configuração, inclusive a mesma placa de vídeo dedicada.

          Em termos de tradição Lenovo é ligeiramente melhor que Acer (Lenovo é a o braço de computadores portáteis da antiga IBM, que acabou mudando de marca para Lenovo), mas como citei em um de meus artigos, conheço alguns Acer funcionando a vários anos e ainda com boa performance. O desempenho de ambos é teoricamente idêntico.

          Para o Acer 50KS o melhor preço que encontrei foi no Magazine Luiza. Veja aqui com o melhor preço que achei. Se para você for bom negócio comprar pelo link que indicamos, você estará nos ajudando a manter o serviço e sem ter que pagar nada para isso.

          Espero que a dica lhe ajude! Boas compras!

  6. Excelente matéria.

    Qual a sua indicação para um note leve e que seja barato (nada de ultrabook acima dos R$5.000).

    Para uso pessoal, internet e excel

    1. André,
      o conceito de Ultrabook foi criado pela Intel e os requisitos são de que o computador seja leve, fino e com inicialização rápida (normalmente SSD).

      Meu entendimento do que você pediu é um notebook razoavelmente leve (até pouco mais de 2kg), mas sem a necessidade de ser fininho e preço abaixo dos R$3 mil, certo?

      Existem várias alternativas se essa é sua necessidade. Os IdeaPad 320 da Lenovo por exemplo, é um i7 com 8GB por aproximadamente R$ 2.800, VEJA AQUI.. O peso dele é de aproximadamente 2kg, muito leve se você chegou a ter um daqueles Semp Toshiba antigos, e a potência desse note da Lenovo (antiga IBM) é bem interessante.

      Se você prefere um Dell, já precisa se sujeitar a um i5 com 8GB pelo mesmo preço e pesando 2,3kg, VEJA AQUI.

      Se o que você procura são preços perto dos R$2.000: tem o IdeaPad 320, com i5 e 8GB, também considero uma ótima aquisição. Veja Aqui.

      Espero que tenha lhe ajudado! Boas compras!

O que achou do artigo? Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.