Melhores Coifas de Parede e de Ilha

Quer saber qual a melhor coifa para deixar o ar de sua casa sempre fresco e agradável? Neste artigo você encontra todas as informações necessárias para escolher o melhor modelo desse eletrodoméstico tão necessário para quem gosta de cozinhar.

Incluímos em nossa análise modelos de coifa de parede e coifa de ilha.

Preparar refeições em casa é uma atividade prazerosa e que contribui para uma qualidade de vida melhor. Entretanto, ter que respirar um ar saturado de fumaça, gordura e odores não é nada legal. Pior ainda é quando o cheiro da comida impregna todos os cômodos da casa.

É aí que uma boa coifa faz toda a diferença. Esse aparelho é responsável por renovar o ar do ambiente, removendo fumaça, odores e partículas de gordura provenientes do processo de cozimento dos alimentos.

A seguir explicaremos em detalhes como a coifa realiza suas funções e como escolher o melhor modelo para suas necessidades.

Se preferir, você pode consultar direto os melhores modelos que selecionamos e suas principais características.

Melhores Coifas de 2018

1º - Tramontina New Vetro Melhor coifa de parede
2º - Cadence Gourmet CFA 500 Melhor coifa de ilha
3º - Cadence Gourmet CFA 400 Eficiência, beleza e bom preço
4º - Fischer Talent Touch Funcional e silenciosa
5º - Tramontina Vetro Isla Flat Vazão excelente

Para que serve uma coifa?

Como dissemos, a coifa serve para renovar o ar do ambiente, eliminando as partículas de gordura, os odores e a fumaça produzidos durante o preparo dos alimentos. Mas como ocorre essa renovação do ar?

Aqui é importante mencionar que a coifa pode funcionar de duas maneiras distintas: no modo depurador ou modo exaustor.

Na função exaustor, que é a mais eficiente, o ar é sugado pelo aparelho, passa pelos filtros metálicos (que precisam somente de limpeza periódica) e é levado para o exterior através da tubulação da chaminé, saindo por uma abertura na parede ou teto.

A limpeza dos filtros metálicos é simples, feita com água e detergente. Inclusive, a maioria dos modelos permite que a limpeza dos filtros seja feita na lava-louças.

Já no modo depurador, o ar é sugado e passa pelo filtro de carbono (que precisa ser trocado periodicamente), sendo devolvido ao ambiente em seguida.

A troca do filtro de carvão deve ser feita em média a cada 3 ou 4 meses, dependendo da frequência de utilização do aparelho. O processo de troca é simples e pode ser feito pelo próprio usuário.

Por isso, quem pretende adquirir uma coifa para usar no modo depurador deve consultar também a disponibilidade e preço dos filtros (como ocorre no caso dos purificadores de água).

A questão é que, para usar a coifa no modo exaustor, que é o mais eficiente e econômico, já que tem uma vazão maior e não utiliza o filtro de carbono, é necessário providenciar a saída de ar para o exterior, que precisa ter no mínimo 150 milímetros de diâmetro.

O que determina se uma coifa será usada no modo depurador ou exaustor é a forma de instalação. Em outras palavras, não existe um botão “exaustão” e outro “depuração”.

Coifa de parede e coifa de ilha

Como o nome sugere, a coifa de parede é aquela que é fixada na parede, acima do fogão ou cooktop.

Já a coifa de ilha é instalada no teto, para cozinhas onde o fogão fica no meio do ambiente, distante das paredes.

Antes de adquirir um aparelho desse tipo, é necessário verificar se a estrutura do teto suportará seu peso. Normalmente, o manual de instruções informa os requisitos mínimos para que a instalação seja feita com segurança.

Em ambos os casos, é preciso observar a distância mínima e máxima recomendada entre o fogão e a coifa, para garantir o correto funcionamento do aparelho.

Entenda a diferença entre coifa e depurador de ar

A diferença básica entre uma coifa e um depurador de ar é que o segundo apenas recircula o ar após passá-lo pelo filtro de carvão ativado, sem expeli-lo para o exterior como a coifa pode fazer no modo exaustão.

As coifas em geral possuem maior vazão que os depuradores e design diferenciado. Entretanto, para espaços pequenos e nos casos em que a cozinha não está integrada a outros ambientes da casa, um bom depurador pode dar conta do recado.

As vantagens dos depuradores é que eles são mais baratos do que as coifas e não exigem grandes adaptações na cozinha. As desvantagens são a menor potência e necessidade de troca periódica do filtro.

Instalação da coifa

A maioria das empresas oferece o serviço de instalação da coifa através de sua rede autorizada, sendo este um serviço adicional, cobrado à parte.

Para quem pretende instalar a coifa por conta própria, é importante baixar o manual de instruções do fabricante e verificar os requisitos necessários, assim como as peças que acompanham o produto.

Em alguns casos, a instalação da coifa pode exigir a compra de peças que não acompanham o equipamento, como extensores para a chaminé.

Quais itens considerar ao escolher uma coifa

Finalmente, chegamos ao que deve ser considerado ao escolher uma coifa.

Tamanho

A coifa deve cobrir totalmente ou ultrapassar a área do fogão. Por isso, é aconselhável ter em mãos essa medida ao escolher um aparelho. Os tamanhos disponíveis no mercado variam entre modelos de 60, 80, 90 e 120 centímetros.

Vazão

A vazão representa a quantidade de ar “sujo” que a coifa consegue retirar do ambiente, medida em metros cúbicos por hora (m 3 /h).

Especialistas afirmam que o cálculo da vazão mínima deve ser feito multiplicando-se a área da cozinha (altura x largura x comprimento) por 10. O resultado desse cálculo é a vazão mínima que um equipamento deve apresentar para ser eficiente nesse ambiente.

Veja um exemplo: para uma cozinha de dimensões 5 m x 4 m x 2,30 m, a vazão mínima da coifa será 460 m 3 /h.

Potência

A potência da coifa, medida em watts, vai determinar a força de sucção do eletrodoméstico. Quanto maior a potência do aparelho, melhor será seu desempenho.

Lâmpadas

As lâmpadas da coifa podem ser usadas independentemente da sucção de ar. As melhores lâmpadas são as de LED, mais duráveis e econômicas.

Critérios de seleção que utilizamos

Nossa análise levou em consideração a potência, vazão, design, relação custo-benefício e opiniões dos consumidores sobre os modelos aqui apresentados.

Melhores coifas de parede e de ilha

Confira agora nossa seleção comentada contendo os pontos fortes e fracos dos melhores modelos de coifa do mercado.

1º – Tramontina New Vetro 90 cm

Melhor Coifa de Parede

A Tramontina New Vetro reúne boa vazão, potência e um design elegante, resultante da combinação do inox com o vidro curvo. Sem dúvida, a relação custo benefício é excelente.

As avaliações dos consumidores pesaram muito para que ela levasse o primeiro lugar em nosso ranking.

Indicamos o modelo de 90 cm por ser um dos mais buscados, porém, também é possível encontrá-la nas medidas de 60 e 80 cm.

Apresenta três velocidades de sucção. A potência do motor é de 220 watts e a vazão vai de 255 (velocidade 01) até 620 m 3 /h (velocidade 03).

A questão da vazão merece um comentário adicional aqui. Essa coifa segue uma norma internacional para a medição desse item: a IEC 61591. Isso garante que o valor declarado pelo fabricante corresponda à real capacidade aparelho.

Já o nível de ruído vai de 42 decibéis na velocidade 01, passando por 55 na velocidade 02 até 63 na velocidade 03.

A iluminação é feita através de 2 lâmpadas LED, que podem ser ligadas mesmo quando a coifa não está em uso.

Vem com os seguintes acessórios: 2 filtros de carvão ativado, tubo flexível, chaminé inferior, chaminé superior, parafusos para fixação na parede, buchas, gabarito, suporte para a chaminé superior e batentes.

No modo exaustor, utiliza apenas um filtro metálico, que pode ser lavado à mão ou na lava-louça.

Já para usá-la no modo depurador é preciso usar dois filtros de carvão ativado, que devem ser trocados a cada 4 meses de uso ou menos.

Quem não tem como fazer a saída para o duto de ar deve ficar atento ao preço desse item. Um par de filtros custa em média R$ 80.

Também é preciso selecionar a voltagem correta do aparelho na hora da compra, já que essa coifa de parede não é bivolt.

Prós

  • Boa vazão
  • Design
  • Excelente custo-benefício
  • Lâmpadas LED

Contras

  • Não é bivolt

Melhor Preço

2° – Cadence Gourmet CFA 500 90 cm

Melhor Coifa de Ilha

A Cadence Gourmet CFA 500 foi escolhida a melhor coifa de ilha com base no design, vazão, preço e ótimas avaliações dos usuários.

O modelo tem um visual elegante, resultante da combinação do corpo em aço inox com o detalhe em vidro curvo.

Tem potência de 160 watts e a vazão informada pelo fabricante é de 1000 m³/h. Os relatos de quem já usou o equipamento confirmam sua eficiência em retirar a fumaça e eliminar odores dos ambientes.

Só é preciso escolher a voltagem certa na hora da compra, já que o modelo não é bivolt.

Oferece 3 opções de velocidade e os botões de acionamento são muito simples de utilizar.

O sistema de iluminação da coifa é composto por 4 lâmpadas de LED embutidas. As lâmpadas podem ser utilizadas mesmo quando o aparelho não está em funcionamento.

Quando usada no modo exaustor, a filtragem ocorre através de 2 filtros metálicos laváveis.

Já no modo depurador, que não exige saída do ar para o exterior, é preciso usar o filtro de carvão, que deve ser trocado periodicamente. O filtro custa em média R$90 (pesquisa feita em março de 2018) e é facilmente encontrado na internet.

Vem com duto flexível, filtro de carvão e kit de instalação completo.

O nível de ruído pode ser considerado um ponto fraco do modelo. Há algumas queixas de usuários sobre o barulho alto que a coifa emite quando está em funcionamento na velocidade mais alta.

Fora isso, trata-se de um produto bonito, eficiente e com excelente custo-benefício.

Prós

  • Ótima vazão
  • Excelente custo-benefício
  • Sistema de iluminação

Contras

  • Não é bivolt

Melhor Preço

3° – Cadence Gourmet 90 cm CFA 400

Cadence Gourmet CFA 400

A Cadence Gourmet CFA 400 é uma boa escolha para quem busca uma coifa de parede bonita e eficiente por um preço acessível.

Seu design reto e o painel touch ajudam a deixar a cozinha com um ar contemporâneo. O painel funciona como relógio digital, além de ser fácil de usar e limpar.

Tem potência de 230 watts nos modelos 127 volts e 175 watts para 220 volts.

A vazão informada pelo fabricante é de até 900 m 3 /h, um nível excelente.

Oferece a função timer programável, para que a coifa se desligue automaticamente após um certo período.

Tal funcionalidade é bastante útil, já que é recomendado deixar o aparelho ligado por alguns minutos mesmo depois que o processo de cozimento dos alimentos termina, especialmente quando se trata de frituras.

Indicada para fogões de até 6 bocas, pode ser usada no modo depuração ou exaustão, o que é definido pela forma de instalação.

A iluminação é feita por duas lâmpadas LED embutidas.

Quando usada como exaustor, a filtragem do ar é feita através de três filtros metálicos, laváveis.

No modo depurador, usa um filtro de carvão ativado. O preço do filtro fica em torno de R$ 80 (preço consultado em março de 2018).

Vem com parafusos, buchas, hastes de fixação, duto flexível para exaustão e um filtro de carvão ativado para ser usado na função depurador.

Um ponto fraco do aparelho é o manual de instruções. Muitos consumidores que optam por fazer a instalação por conta própria reclamam da falta de informações mais detalhadas.

Outro questão é o barulho. Alguns usuários reclamam do incômodo causado quando o aparelho é usado na velocidade máxima. De acordo com a Cadence, o nível máximo de ruído chega a 72 decibéis.

Fora isso, as avaliações dos compradores são majoritariamente positivas e suas configurações e design, somadas ao preço, a tornam uma ótima escolha.

Prós

  • Muito boa vazão
  • Preço acessível
  • Lâmpadas LED

Contras

  • Manual de instruções pouco detalhado
  • Barulhenta

Melhor Preço

4° – Fischer Talent Touch 60 cm

Fischer Talent Touch

Para aqueles que precisam de uma coifa para fogão de até 4 bocas, a Fisher Talent Touch é uma opção muito boa. Também está disponível no tamanho 90 cm.

Esse modelo tem um design interessante, ótimo desempenho e é bem avaliado pelos consumidores.

A combinação do aço escovado com o vidro e o formato arredondado da chaminé formam um belo conjunto, arrematado pela modernidade do painel touch.

A potência é de 255 watts para aparelhos de 127 volts e 230 watts para 220 volts. Sua vazão livre indicada pelo fabricante é de 700 m 3 /h. Oferece 3 opções de velocidade.

O painel touch é simples de usar e limpar. O display funciona como relógio. O modelo também oferece a funcionalidade timer programável.

O nível de ruído informado é de 61 decibéis e não há queixas dos consumidores sobre barulho excessivo. Isso leva a crer que o modelo é realmente silencioso.

Os itens que acompanham o produto são: kit para fixação na parede, gabarito para fixação, duto flexível, conexão para duto flexível, 01 filtro de carvão, suporte para fixação da base, suporte para fixação do duto flexível e suportes para a chaminé.

Quando usada na função exaustor, a filtragem da gordura acontece por meio de um filtro de alumínio lavável.

Conforme já explicado, para utilizar a coifa como depurador, é preciso usar o filtro de carvão ativado e trocá-lo periodicamente.

No caso da Fischer Talent Touch, o fabricante recomenda a troca do filtro a cada 6 meses ou quando o mesmo apresentar sinais de saturação. O valor médio do filtro de carvão para este modelo é de R$90.

A iluminação do aparelho é feita com duas lâmpadas halógenas, menos eficientes e econômicas que as de LED, na parte frontal.

Prós

  • Boa vazão
  • Design
  • Silenciosa

Contras

  • Lâmpadas halógenas
  • Não é bivolt

Melhor Preço

5° – Tramontina Vetro Isla Flat 90

Tramontina Vetro Isla Flat

Com excelentes vazão e potência, além de um design moderno, a Vetro Isla Flat é outra ótima opção para quem busca uma coifa de ilha.

Oferece 3 velocidades de sucção. No modo exaustor, utiliza apenas dois filtros de alumínio laváveis, que podem ir à lava-louças.

Já na função depuração, é necessário utilizar um filtro de carbono renovável.

A potência do motor é de 330 watts para os modelos de 127 volts e 345 watts para as versões de 220 volts (não é bivolt, portanto, é preciso prestar atenção à voltagem na hora da compra).

A combinação do vidro temperado preto com o aço inox se harmoniza facilmente com diferentes estilos de decoração.

Oferece uma vazão excelente, de até 795 m3/h (na velocidade máxima), aferida pela norma IEC 61591.

O nível de ruído chega até 76 decibéis, ou seja, na velocidade máxima ela não é exatamente silenciosa, mas essa é uma característica comum a praticamente todos os modelos de coifa disponíveis no mercado.

A iluminação é feita com duas lâmpadas halógenas. Esse tipo de lâmpada não é tão eficiente quanto as de LED, mas superam as incandescentes.

Acompanha os seguintes itens para instalação: tubo flexível, filtro de carvão ativado, chaminé inferior, chaminé superior, parafusos para fixação, buchas, suporte, cantoneiras, presilha tipo “S”, abraçadeira em nylon e gabarito para fixação.

Para quem pretende usá-la no modo depuração, o filtro de carbono custa em média R$ 100 e pode ser encontrado facilmente em lojas online.

O que podemos considerar um ponto fraco do modelo é o preço. Para quem tem um orçamento limitado, pode não ser a melhor escolha.

Porém, avaliando a qualidade do aparelho e pensando em sua durabilidade, concluímos que vale a pena o investimento.

Prós

  • Excelente vazão
  • Potência
  • Design

Contras

  • Lâmpadas halógenas
  • Preço relativamente alto
  • Nível alto de ruído

Melhor Preço

Conclusão: Qual a Melhor Coifa?

Avaliamos a Tramontina New Vetro como melhor coifa de parede, reunindo design, performance e contando com excelentes avaliações dos consumidores. Tudo isso por um preço razoável.

Já a melhor coifa de ilha selecionada foi a Cadence Gourmet CFA 500 90 cm, igualmente bela, potente, com ótimo preço e bem avaliada por quem usa.

A Cadence Gourmet CFA 400 é uma ótima escolha para quem busca uma coifa de parede bonita e funcional com preço acessível.

Uma excelente opção de coifa de parede para fogão 4 bocas, com um belo design, potente e silenciosa, é a Fischer Talent Touch.

A coifa de ilha Tramontina Vetro Isla Flat 90 é a segunda melhor alternativa para este tipo de aparelho, com excelente construção, vazão e potência, apesar de ter um preço mais elevado que o modelo da Cadence.

Agora você já sabe como escolher a melhor coifa deixar sua casa com o ar sempre fresco e agradável. Boas compras e até a próxima!

3 comentários

  1. Olá bom dia! Fui em uma loja e o arquiteto me indicou uma coifa de 60cm mas meu Cooktop é de 5 bocas e ele falou que daria certo mesmo assim. Fiquei na dúvida e gostaria de uma orientação em relação ao tamanho. Moro em apartamento e não uso muito fritura.

    1. Olá Fernanda,

      É importante verificar as medidas do seu cooktop. O ideal é que a coifa abranja toda a área do fogão ou até ultrapasse um pouco, normalmente para um cooktop de 5 bocas a coifa mais indicada seria a de 90cm. Outra questão é o aspecto visual, talvez seja importante ver alguns exemplos de como ficam as cozinhas com esse tipo de combinação.

      Espero ter ajudado!

    2. Oi Fernanda, também estou nessa saga da coifa. O ideal seria uma coifa de 75 cm. Tem coifas de vários tamanhos. A de 60 cm não captaria todos os vapores os gordura. Isso acreditando que a coifa só capta exatamente os 60 cm de área que ela tem logo acima do fogão. Mas, pensando apenas na vazão por metro cúbico, acho que a de 60 cm também serve. Sem problemas!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comnetários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!