Preparado para a Black Friday? Veja como economizar!

Melhores Lava Louças

Se você chegou à conclusão de que lavar louça é um desperdício de tempo e decidiu procurar o melhor modelo de máquina lava-louças para as suas necessidades, está no lugar certo.

Selecionamos e analisamos as melhores lava-louças do mercado para facilitar sua escolha.

Embora o uso da lava-louça ainda não seja tão difundido no Brasil, a cada dia mais pessoas optam por essa facilidade que ajuda a economizar tempo, água e até mesmo evita desentendimentos domésticos.

E justamente por ser um eletrodoméstico não tão popular, as dúvidas na hora da compra são muitas.

Neste artigo, apresentamos os itens que devem ser considerados ao escolher uma lava-louças para uso doméstico e listamos os melhores modelos disponíveis no mercado.

Melhores lava louças de 2021

Electrolux LL14X Electrolux LL14X Melhor lava louças Ver Preço
Brastemp BLF08 Brastemp BLF08 Melhor lava louças custo benefício Ver Preço
Brastemp BLF14 Brastemp BLF14 Grande capacidade e construção robusta Ver Preço
Electrolux LL10X Electrolux LL10X Melhor lava-louças de 10 serviços Ver Preço
Brastemp BLF10 Brastemp BLF10 Outra boa opção de 10 serviços Ver Preço
Electrolux LL08 Electrolux LL08 Melhor lava-louças de 8 serviços Ver Preço
Philco PLL14 Philco PLL14 Grande e barata Ver Preço
Midea DWA08 Midea DWA08 Lava louças melhor preço Ver Preço

Como escolher uma máquina de lavar louça?

O primeiro passo, antes de começar a pesquisar sobre que lava-louças comprar, é avaliar o espaço disponível em sua cozinha para acomodar esse eletrodoméstico.

E lembre-se de que serão necessários um ponto de entrada de água e outro de saída. Para alguns modelos menores, é possível adaptar a torneira da pia como ponto de entrada e o ralo como saída.

As dimensões de uma lava-louças estão diretamente relacionadas à sua capacidade. E a quantidade de utensílios que cada modelo consegue lavar por vez é medida em “serviços”.

É possível encontrar lava-louças com capacidade para 6 serviços, as menores, até aquelas que conseguem lavar até 14 serviços.

O que são os serviços de uma lava-louças

Um serviço corresponde ao número de utensílios que uma pessoa utiliza por refeição.

Nessa medida, são considerados apenas os pratos (um raso, um fundo e um de sobremesa), um copo, um jogo de talheres, uma xícara e um pires.

Panelas, frigideiras, travessas, jarras e outros utensílios não entram na conta, embora possam ser lavados normalmente nesse tipo de máquina.

Não existe uma fórmula pronta para calcular o número de serviços ideal para o tamanho de cada família, pois também é necessário pensar em quantas refeições são feitas em casa e se as visitas são frequentes.

De modo geral, podemos dizer que as lava-louças menores, de 6 serviços, são ideais para quem mora sozinho ou para um casal sem filhos que não almoça em casa.

Modelos com capacidade de 8 e 10 serviços conseguem suprir as necessidades de uma casa com 3 ou 4 pessoas.

Para famílias com 5 pessoas ou mais, o ideal é optar por um modelo grande, de 12 ou 14 serviços. Esse tipo de lava-louças, de piso, é o que ocupa mais espaço na cozinha.

Existe ainda a possibilidade de embutir a lava-louças, o que garante um melhor aproveitamento do espaço.

Programas da lava-louças

Assim como as máquinas de lavar roupas, as lava-louças oferecem diferentes programas ou ciclos de lavagem.

Dessa forma, é possível adequar o volume e a temperatura da água utilizada, quantidade de sabão e tempo de lavagem ao nível de sujeira e tipo de utensílios que serão higienizados.

Como a lava louças funciona?

O mecanismo interno da lava-louças consiste em duas hélices, uma no teto e outra no piso da máquina, que soltam jatos fortes de água aquecida (em média a 50º C). Uma exceção são os modelos compactos, de 6 serviços, que em geral possuem apenas uma hélice inferior.

A máquina dissolve o sabão na água aquecida e a lança em jatos pressurizados sobre as louças. Durante um ciclo de lavagem essa mesma água com sabão recircula várias vezes, por isso o consumo em litros é menor, comparado à lavagem manual.

Na primeira etapa de enxágue as hélices soltam jatos fortes de água limpa aquecida sobre os utensílios, retirando o sabão.

O líquido secante é diluído na água do último enxágue, agindo como hidro repelente, evitando que marcas de pingos d’água se formem sobre as peças. A água é drenada da máquina.

Dependendo do ciclo utilizado, existe a etapa final de secagem, onde a temperatura alta faz com que a água ainda presente nos objetos seja evaporada.

Que tipo de detergente deve ser usado na lava-louças?

Existem um sabão específico para lava-louças, que pode ser encontrado nas versões em pó ou em tabletes. Embora tenha um custo mais elevado que o detergente comum, esse tipo de produto apresenta alto rendimento.

Também é necessário utilizar o “líquido secante abrilhantador”, que como o nome sugere, auxilia no processo de secagem dos utensílios a ajuda a dar brilho às peças.

Esse produto tem uma durabilidade ainda maior do que o detergente para lava-louças, já que não precisa ser reposto a cada lavagem.

É preciso enxaguar os utensílios antes de colocá-los na lava-louças?

Não, isso é totalmente desnecessário. Recomenda-se apenas retirar os restos de comida, como se faz na lavagem manual, antes de colocar na máquina.

Com sua combinação de água aquecida, jatos fortes e sabão de maior performance, a lava-louças proporciona um nível excelente de limpeza.

Porém, para garantir a eficiência da lavagem, não se deve exceder a quantidade máxima de louça estabelecida pelo fabricante.

Também é importante saber posicionar os utensílios no interior na lava-louças, o que vem explicado no manual do aparelho.

Melhores marcas de lava louça

São poucas as marcas que investem no mercado brasileiro de lava-louças.

Na nossa opinião, Electrolux e Brastemp são as fabricantes que oferecem os produtos de melhor qualidade neste segmento. Por outro lado, costumam cobrar um pouco mais por eles.

Recentemente, algumas marcas menores resolveram apostar neste tipo de equipamento no Brasil. Assim surgiram algumas boas opções de produtos mais acessíveis.

Philco e Midea são exemplos de marcas que trouxeram produtos de construção mais básica, porém com preços extremamente competitivos.

Melhores máquinas de lavar louça

Veja agora os detalhes das lava-louças que são, segundo nossa análise, as melhores opções de compra do mercado atual.

Electrolux LL14X

A Electrolux LL14X é na nossa opinião a melhor lava-louças disponível. Ela é ideal para quem procura uma lava louças grande (14 serviços), com acabamento premium, de baixo consumo de água e alto nível de limpeza.

O modelo também traz algumas funções extras como o “modo higienizar” por exemplo. Este modo permite que o usuário higienize compras de supermercado.
Segundo a fabricante é possível eliminar até 99,99% das bactérias e germes desta maneira.

A eficácia de limpeza da louça oferecido pelo equipamento é altíssimo. Ele utiliza água em temperaturas de até 70 ºC permitindo uma higienização bem acima da média.

O baixo consumo de água é outro ponto positivo da LL14X, ela gasta cerca de 9,5 litros a cada ciclo. Número menor até mesmo que o de algumas lavadoras de louças de 8 serviços.

Isso gera cerca de 92% de economia de água, se compararmos com a limpeza da louça na pia, que consome até 117 litros.

O painel digital da LL14X é bem simples de usar e conta com diversas funções práticas como a “Auto Sense” que identifica o nível de sujeira da louça, e automaticamente seleciona o programa de lavagem mais adequado.

Esta lava-louças tem dimensões um pouco elevadas, porém condizentes com a sua alta capacidade. São 84,5 cm de altura, 59,8 cm de largura e 61 cm de profundidade.

Prós
  • Alta capacidade
  • Baixo consumo de água
  • Acabamento premium
  • Com função higienizar
  • Alto nível de limpeza
Contras
  • Preço relativamente alto
  • Dimensões elevadas

A BLF08 da Brastemp está a muitos anos no mercado e se mantem entre os modelos mais vendidos até hoje. Isso não é à toa, ela é uma lava-louças eficiente, durável e de ótima relação custo-benefício.

Não é nada difícil encontrar opiniões positivas de consumidores que utilizam o modelo a muito tempo.

Apesar da capacidade de 8 serviços ser relativamente baixa, acreditamos que seja suficiente para a maioria dos consumidores.

Mas se sua família possui 5 ou mais pessoas, uma lava-louças maior provavelmente seria uma opção mais adequada.

O consumo médio de água por lavagem fica em torno de 15, 3 litros e cada ciclo utiliza em média 0,78 kWh de eletricidade, segundo a fabricante.

Suas dimensões reduzidas facilitam a instalação do equipamento, mesmo em apartamentos pequenos. Ela tem aproximadamente 62,2 cm de altura, 51 cm de largura e 61 cm de profundidade.

Ela pode ser colocada sobre a bancada da cozinha ou embutida debaixo do gabinete. Isso traz bastante versatilidade ao produto.

A BLF08 conta com função de pré-lavagem acquaspray com água fria e 5 programas de lavagem: pesado, dia a dia, delicado, rápido e econômico.

O painel é simples de usar e facilita na hora da limpeza. Indica qual etapa de lavagem está sendo executada em cada programa.

Prós
  • Ótima relação custo-benefício
  • Compacta
  • Construção robusta
Contras
  • Capacidade relativamente baixa
  • Design ultrapassado
Brastemp BLF14

Outra ótima lava louças no segmento de 14 serviços é a Brastemp BLF14. Ela conta com uma construção robusta e funcionamento eficaz. Além disso trata-se de um eletrodoméstico de design moderno e elegante.

O nível de limpeza da Brastemp BLF14 é bem satisfatório. A máquina utiliza água em temperaturas de até 30 ºC e o resultado das lavagens agrada bastante.

Ela consome cerca de 12 litros de água por ciclo, e 104 KWh de energia elétrica. Não é a lava-louças mais econômica da nossa lista, mas também não é a que mais gasta.

A utilização da máquina é bastante intuitiva, ela conta com um painel touch bem fácil de configurar. São 6 programas de lavagem, smart sensor, pesado, dia a dia, delicado, rápido e econômico.

Nas dimensões são 84,5 cm de altura, 59,8 cm de largura e 60 cm de profundidade.

Prós
  • Construção robusta
  • Alta capacidade
  • Bom nível de limpeza
Contras
  • Preço relativamente alto
  • Dimensões um pouco elevadas
Electrolux LL10X

Para quem procura uma lava-louças de capacidade intermediária recomendamos a LL10X da Electrolux como a melhor opção. Ela conta com todos os recursos da campeã da análise, mas é menor e um pouco mais barata.

Assim como sua irmã maior ela tem um nível de limpeza bem acima da média, graças à possibilidade de lavar na temperatura de até 70 ºC.

Também temos aqui um baixo consumo de água, a cada ciclo a LL10X consome cerca de 9,5 litros, bem abaixo da média das lavadoras de louças concorrentes.

O painel também é bem parecido com o da LL14X e os programas de lavagem são os mesmos 7. Pré-lavar, pesado/turbo, dia a dia, expresso, delicado e higienizar compras.

A LL10X tem cerca de 84,5 cm de altura, 44,8 cm de largura e 61 cm de profundidade.

Prós
  • Baixo consumo de água
  • Acabamento premium
  • Com função higienizar
  • Alto nível de limpeza
Contras
  • Preço relativamente alto
Brastemp BLF10

Ainda para quem busca uma lava-louça de 10 serviços também indicamos a Brastemp BLF10 como uma boa opção de compra. Assim como a BLF14 ela é bem durável e tem um funcionamento satisfatório.

As diferenças entre esta e a opção de 14 serviços ficam por conta das dimensões um pouco reduzidas e do preço levemente mais atrativo.

Assim como no modelo maior, na BLF10 é possível higienizar a louça com água em temperatura de até 30 ºC.

São 6 programas de lavagem, smart sensor, pesado, dia a dia, delicado, rápido e econômico. Além disso, o painel touch é intuitivo, qualquer um pode usá-lo com facilidade.

A BLF10 tem 84,5 cm de altura, 44,8 cm de largura e 64,7 cm de profundidade.

Prós
  • Bom nível de limpeza
  • Construção robusta
Contras
  • Preço relativamente alto
Electrolux LL08

A Electrolux LL08 é o modelo ideal para quem procura a melhor lava-louças de 8 serviços. Ela é mais cara que a Brastemp BLF08 (segunda da lista), mas oferece alguns benefícios que podem ser interessantes para algumas pessoas.

O primeiro e mais notável é o design, bem mais elegante que sua concorrente da Brastemp.

Além disso, ela gasta menos água, cerca de 13 litros por ciclo, e alcança um nível de limpeza um pouco superior. Assim como as outras lava-louças da Electrolux, a LL08 consegue higienizar com água em temperatura de até 70 ºC.

O painel desta Electrolux é um pouco menos intuitivo que o de outros modelos da marca. Mas isso não chega a dificultar a experiência de programação das lavagens.

A LL08 tem 59,5 cm de altura, 55 cm de largura e 52 cm de profundidade. Assim como a maioria dos modelos de 8 serviços é possível instalá-la sobre a bancada da cozinha.

Prós
  • Alto nível de limpeza
  • Compacta
  • Baixo consumo de água
Contras
  • Capacidade relativamente baixa
  • Preço um pouco alto

7° - Philco PLL14

Philco PLL14

A Philco PLL14 é a nossa recomendação caso você esteja à procura de uma máquina lava-louças de alta capacidade e com preço baixo.

Ela é um pouco mais simples em termos de construção, mas funciona adequadamente e custa menos que algumas opções de 8 serviços de outras marcas.

Apesar do acabamento básico a PLL14 tem um design elegante e se encaixa bem no estilo das cozinhas mais contemporâneas.

O painel digital é bem fácil de usar e oferece 6 opções de programas de lavagem, o rápido, 90 minutos, 60 minutos, econômico, normal e intenso.

Este último é o modo que mais consome água e energia elétrica. São 17,5 litros por ciclo e 1,6 KW/h. Mas esta opção é indicada somente para quando a louça está muito suja.

O resultado da limpeza geralmente é bastante satisfatório, a PLL14 é capaz de aquecer a água até 70 ºC para garantir uma higienização mais profunda.

A máquina mede 84,5 cm de altura, 59,8 cm de largura e 60 cm de profundidade.

Prós
  • Preço baixo
  • Alta capacidade
Contras
  • Construção básica

8° - Midea DWA08

Midea DWA08

Nossa última recomendação é a Midea DWA08. É a máquina ideal para quem quer gastar o mínimo possível na lava-louças.

Atualmente o modelo é praticamente o único do mercado como o preço abaixo dos R$2000.

Além de ter um design bacana, a DWA08 também é bem eficiente, ela consome apenas 8 litros de água por ciclo e 0,82 KW/h.

Isso é bem interessante principalmente considerando o fato de que ela é uma lava-louças para quem não pode gastar muito dinheiro.

Outra vantagem é o tamanho reduzido, cabe facilmente em cozinhas pequenas. Ela mede 59,5 cm de altura, 55 cm de largura e 50 cm de profundidade.

Enfim, trata-se de uma lava-louças barata, econômica, compacta e com um funcionamento satisfatório.

Prós
  • Barata
  • Baixo consumo de água
  • Compacta
Contras
  • Capacidade relativamente baixa
  • Construção básica

Qual a melhor lava louças?

A lava-louças é um eletrodoméstico que ajuda a poupar tempo e que, se usado adequadamente, não aumenta significativamente o consumo de energia elétrica e ainda economiza água.

O importante é escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades, além de caber na sua cozinha e no seu bolso.

Esperamos que o artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas, lhe ajudando a tomar a melhor decisão.

31 comentários

  1. Gostaria de saber sobre a lava loucas Midea,8 serviços

    1. Olá Sylvia,

      É uma boa máquina, tem um funcionamento satisfatório e está com um ótimo preço atualmente (ver preço).

  2. Preciso de uma lava louça de 8 serviços. Estou em dúvida entre a eletrolux e a brastemp

    1. Olá Márcia,

      As duas marcas oferecem boas opções, esse modelo da Electrolux é superior na nossa opinião, mas é um pouco mais caro.

  3. Olá! Gostaria de saber opinião sobre lava louça da Tramontina.

    1. Olá Carla,

      Confesso que ainda não tivemos experiência com o produto. Mas aparenta ser um equipamento de ótima qualidade, apesar de ser mais cara que a grande maioria das concorrentes.

      Considerando a qualidade oferecida na grande maioria dos produtos Tramontina eu diria que é uma lava louças bem confiável.

  4. “Excelente guia para ajudar na escolha da lava louças, um item que nos dias atuais deveria ser essencial assim como fogão e geladeira. Muito obrigada pela pesquisa e dicas! Paz e Luz! “

    1. Obrigado Esther!

  5. Ja tive lava louças ñ lembro a marca .Agora quero comprar outra para colocar no lugar está adaptado. Mas ñ encontro o tamanho. Altura61,largura 50,próximo 55cm

    1. Olá Edith,

      O mercado de lava-louças está bem limitado mesmo. Confesso que não encontrei nenhum modelo que se encaixe nas dimensões que você procura.

  6. Muito esclarecedor..a minha bosch, de 20 anos deu problema SÓ agora…como nao rem mais vou seguir seus esclarecimentos! Grata!

    1. Obrigado Cláudia!

  7. Este arquivo está me ajudando a começar a entender lava louças que não tinha noção nenhuma. Um bom início de pesquisa para mim. Obrigada!

    1. Obrigado Renata!

  8. Olá!
    Adorei o artigo, mas em lugar nenhum fala-se da lava louça Philco. Ela é pouco procurada ou é tão ruim que ninguém quer? Achei preço e tamanho tão bons… mas não acho indicações.

    Abc

    1. Olá Andrea,

      Nossa matéria está um pouco defasada e estamos trabalhando para atualizá-la o mais breve possível! Por isso ainda não havíamos avaliado os modelos da Philco.

      Atualmente vemos dois modelos da marca no mercado, a PLL08 e a PLL14. Considero as duas boas opções de compra porém a PLL14 se sobressai, ela é grande, tem um acabamento bacana e custa consideravelmente menos que a maioria das concorrentes.

      Recomendo ela sem medo para quem procura uma lava louças de alta capacidade e com boa relação custo-benefício.

      Espero ter ajudado!

  9. Muito Bom! Realmente ajudou bastante a tomar minha decisão. Obrigada!

    1. Obrigado Samara!

  10. Muito útil o artigo ,me ajudou a escolher uma lava louças não tinha nem noção do que levar em conta na hora da compra

    1. Que bom que gostou do nosso conteúdo Dulci!

  11. Obrigada pelo post. Muito esclarecedor.

  12. Obrigada pelo post!!! me ajudou muito!

  13. Por que a lava louças Brastemp BLF 14AR não entrou na análise comoarativa?
    Gostaria de saber sobre a mesma em comparação a Electrolux 14 serviços.

    1. Olá Cristiane,

      São modelos bem parecidos em termos de especificações, contudo na minha opinião a Electrolux sai na frente por ser mais compacta e contar com o último enxágue a 70°.

      No restante elas são equivalentes, capacidade, potência, economia e até mesmo em qualidade de acabamento, ambas são ótimas.

      Espero ter ajudado!

  14. Onde consigo comprar? no site diz que saiu de linha

    1. Olá Dário,

      Qual o modelo que você está procurando? Talvez possamos ajudá-lo a encontrar em alguma loja online.

      1. A facilite da Consul infelizmente saiu de linha mesmo. Tava doida pra comprar… Aliás também a eletrux 6 serviços não tem mais em lugar nenhum.

        1. Realmente a Consul Facilite está fora de linha, mas ainda é possível encontrar em algumas lojas.

          Achamos ela na loja online da Pontofrio, cique aqui para ver.

  15. Amigo uma dúvida, vi algumas reclamações na internet sobre as grades das gavetas que acondicionam os pratos, talheres, copos etc oxidarem com o tempo de uso da máquina e soltarem pedaços, parece que essas são revestidas somente por uma tinta e não são aço inox. Essa informação está correta e as máquinas de lavar estão sujeitas a esse desgaste com o uso? Talvez mal uso da máquina ou sabão errado? Desde já agradeço a atenção

    1. Olá Bruno,

      Também identificamos algumas reclamações neste sentido, realmente os cestos não parecem ser de inox, mas ao que tudo indica eles só enferrujam caso a tinta seja removida de alguma forma. Como você mesmo disse, o mau uso como posicionar erradamente os utensílios ou a utilização de sabão inadequado pode acabar danificando a tinta do cesto e propiciando a ferrugem.

      O importante é seguir todas as indicações fornecidas pelo fabricante no manual do produto. Se mesmo assim isso acontecer, é preciso acionar a assistência técnica para o reparo ou troca das peças danificadas.

      Obrigado!

      1. Eu já tive 3 lava louças . A 1 era enxuta , e as outras 2 Brastemp .
        Nas 2 primeiras não enferrujou a grade .
        Essa 3 , Brastemp eu já mandei lixar e pintar a grade e já está toda enferrujada novamente
        O problema que vejo , é que ela não tem respiro a porta só fica aberta ou fechada . As outras 2 ficavam entreabertas E não acumulava umidade fechada .

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.