Qual o Melhor Purificador de Água?

Neste artigo apresentamos os melhores purificadores de água disponíveis no mercado.

Beber água é fundamental para manter a saúde em dia, mas tem que ser uma água de boa qualidade, livre de contaminações.

E um bom purificador garante (ou deveria garantir) essa água livre de resíduos físicos, micro-organismos e excesso de cloro.

Portanto, na hora de escolher um purificador de água, os itens básicos a considerar são: eficiência bacteriológica, retenção de partículas e redução de cloro livre, atestados pelo selo do INMETRO.

Melhores Purificadores de Água de 2018

Confira a lista dos melhores purificadores de água de 2018 e seus principais atributos:

1º - Electrolux PA21G Excelência em filtragem e design
2º - Consul Facilite CPB35AB Funcional, ótimo custo-benefício
3º - Consul Bem Estar CPC30ABFiltra com excelência
4º - IBBL FR600 Speciale Água gelada em abundância
5º - IBBL MIO Compacto, ótimo preço
6º - Colormaq Premium Melhor custo-benefício

Receba nossas novidades e promoções exclusivas por e-mail!

No que prestar atenção na hora da escolha?

Retenção de partículas é a capacidade do purificador barrar a passagem de resíduos como ferrugem, argila, areia, entre outros.

Há 6 níveis de retenção de partículas, de “A” (anteriormente P-I), que indica eficiência máxima, até F (pior desempenho).

Para ter uma ideia, um purificador com retenção de partículas classificação “A”, consegue impedir a passagem de elementos com tamanho entre 0,5 e 1µm (milésimo de milímetro). Sendo que um grão de areia costuma medir de 200 a 500µm.

Já a retenção de cloro livre se refere ao purificador ser capaz de retirar o excesso de cloro da água (usado no processo de tratamento das companhias de abastecimento).

Neste quesito, o selo do INMETRO apenas certifica se a função está ou não presente, sem escala de eficiência (que antes variava de C1 a C3).

Quanto ao item “eficiência bacteriológica”, surpreende o fato de que boa parte dos purificadores comercializados não possui esta certificação (incluindo alguns modelos bem caros).

Como o próprio nome indica, esta função se refere à eliminação de bactérias e outros micro-organismos da água.

Na elaboração dessa lista, levamos em consideração: melhoria da qualidade da água, durabilidade e preço do refil, o fornecimento ou não de água gelada, outras funcionalidades, como aviso de troca de refil e, obviamente, a relação custo-benefício de cada produto.

1º – Electrolux PA21G

Melhor Purificador de Água

Esse purificador reúne um ótimo desempenho em termos de melhoria da água, fornece água gelada e tem um dos refis com maior durabilidade do mercado: 12 meses ou 3.000 litros de água.

Possui eficiência bacteriológica certificada pelo INMETRO e classificação “A” quanto à retenção de partículas, além de retirar o excesso de cloro da água.

Fornece água natural, fria ou gelada, e permite escolher o tamanho da porção (para encher meio copo, um copo ou uma jarra).

A saída de água fica numa altura boa, facilitando na hora de encher recipientes mais altos.

Outra facilidade é o alerta de troca de filtro: uma luz se acende no painel quando chega o momento de fazer a substituição.

Tem um design moderno e pode ser usado sobre a bancada da cozinha ou fixo na parede, para economizar espaço.

É bivolt e o consumo de energia certificado pelo INMETRO é de 07KWh/mês.

Quando levamos em consideração a capacidade de melhoria da água e desempenho em termos de refrigeração, a relação custo-benefício é muito boa.

Mas, infelizmente, nem tudo é perfeito

O primeiro ponto negativo desse modelo de purificador é que ele não funciona sem energia elétrica, nem mesmo para água natural.

Portanto, em caso de falta de luz, você também ficará sem água filtrada.

Além disso, por contar com sistema de refrigeração eletrônico (não por compressor), a capacidade de fornecer água gelada não é tão grande.

Ele consegue gelar apenas 200 ml de água por hora, e seu reservatório comporta somente 800 ml.

Logo, para uma casa com mais de 2 pessoas, onde todos gostam de água gelada, é preciso avaliar bem antes de optar por esse purificador.

E por fim, o preço do filtro é um dos mais altos do mercado, embora isso seja plenamente justificado pela qualidade da filtragem oferecida.

Prós

  • Eficiência bacteriológica
  • Retenção de partículas “A”
  • Durabilidade do refil
  • 3 opções de temperatura da água
  • Alerta de troca de refil

Contras

  • Não funciona sem energia elétrica
  • Baixa capacidade de resfriamento por hora
  • Reservatório pequeno
  • Preço do refil

2º – Consul Facilite CPB35AB

Consul Facilite CPB35ABEsse purificador é indicado para quem busca a melhor eficiência em termos de melhoria da água (tem retenção de partículas “A” e eficiência bacteriológica certificada) e capacidade de refrigeração, pois ele fornece água natural, gelada e “mista”.

O acionamento do fluxo de água é feito por dois botões, um para água natural e outro para água gelada; para a temperatura intermediária, pressiona-se os dois ao mesmo tempo.

Informa o momento de trocar o filtro, com um sinal luminoso no painel.

Tem um design básico, não incrementa nem prejudica a decoração da cozinha. Pode ser colocado na bancada ou fixado à parece, para melhor aproveitamento de espaço.

Também traz a possibilidade de desligar o sistema de refrigeração para economizar energia elétrica.

O consumo de energia atestado pelo selo do INMETRO é de 9,6 kWh/mês.

Oferece uma boa relação custo-benefício, considerando suas funções e a confiabilidade da marca.

O refil tem duração aproximada de 9 meses (2.250 l), apresentando um preço compatível com a qualidade da filtragem.

Agora vamos à sessão “nem tudo é perfeito”

Embora esse modelo conte com sistema de refrigeração, a capacidade de fornecimento de água gelada é muito baixa (66 ml por hora) e o reservatório só comporta 1 litro.

Apresenta a vantagem de ser bivolt, mas não funciona sem energia elétrica, nem para água natural.

Como você deve ter percebido, o Consul Facilite CPB35AB, apresenta várias similaridades com o Electrolux PA21G (positivas e negativas).

Sua posição em segundo lugar se justifica pelo design menos atrativo e menor durabilidade do refil.

Prós

  • Máxima eficiência de filtragem
  • Eficiência bacteriológica certificada
  • 3 opções de temperatura da água
  • Alerta de troca de refil

Contras

  • Baixa capacidade de resfriamento de água
  • Baixa vazão
  • Reservatório de água gelada pequeno
  • Alto custo do refil
  • Não funciona sem energia elétrica

3º – Consul Bem Estar CPC30AB

Consul CPC30AB

Para quem não se importa com não ter água gelada e busca o máximo em termos de purificação, esse outro modelo da Consul é o ideal.

E tem a vantagem de não ser movido a energia elétrica (usa bateria), assim você tem água filtrada mesmo em caso de falta de luz e ainda economiza.

Possui sinalizadores de troca de filtro e bateria.

É compacto, pode ser usado sobre a bancada ou fixo na parede e tem um visual básico.

Com classificação “A” em retenção de partículas, eficiência bacteriológica e redução de cloro livre, garante uma água realmente limpa.

O fluxo de água é acionado por um botão de pressão, com duas opções: jato curto (para encher um copo, por exemplo), ou contínuo, que se obtém pressionando o botão até o final.

Vale mencionar que a vazão de água é boa: 1 litro e meio por minuto.

A bica móvel é outro pequeno diferencial, que facilita na hora da limpeza e para encher recipientes maiores.

O preço desse purificador de água é realmente muito atraente, custando um pouco mais do que alguns modelos com filtração bem inferior e sem eficiência bacteriológica.

O filtro dura até 9 meses (2250 litros).

Pontos Negativos

Até aqui, tudo maravilhoso, certo, mas temos que mencionar um ponto desfavorável…

O custo do refil, que chega a ser quase um terço do valor do aparelho. Entretanto, devemos ponderar que a qualidade da filtragem é excelente e você não precisará trocar o filtro todo mês.

Para ter uma noção mais precisa da periodicidade com a qual você precisará fazer a troca, divida a capacidade do filtro em litros pela média diária de consumo de sua casa.

Quanto ao fato de não gelar a água, não pode ser considerado exatamente um ponto desfavorável, desde que o consumidor esteja ciente dele no momento da compra.

Prós

  • Máxima eficiência em retenção de partículas
  • Eficiência bacteriológica
  • Não precisa de energia elétrica para funcionar

Contras

  • Custo do refil
  • Botão de acionamento frágil

4º – IBBL FR600 Speciale

IBBL FR600 Speciale

Se você já vem pesquisando sobre purificadores de água, certamente viu esse modelo, que é um dos mais vendidos e bem avaliados da atualidade.

Se oferecesse eficiência máxima em termos de melhoria da qualidade da água, certamente estaria em primeiro lugar nessa lista.

Esse modelo IBBL é ideal para quem prioriza o fornecimento de água (bem) gelada em grande vazão, apresentando um ótimo custo-benefício.

Possui capacidade “C” (média) em retenção de partículas, reduz o excesso de cloro livre na água, porém não é certificado pelo INMETRO em eficiência bacteriológica.

Com sistema de refrigeração por compressor, consegue fornecer até 1,24 litro de água gelada por hora e seu reservatório tem capacidade para pouco mais de 2 litros.

O fluxo de água sai por duas torneiras, uma para água gelada e outra para temperatura natural. Essa característica facilita o uso do aparelho por crianças menores.

Pode ser fixado na parede ou colocado sobre a bancada da cozinha. Em termos visuais, não tem nada de mais nem de menos, é apenas básico.

Uma grande vantagem é que ele fornece água filtrada mesmo em caso de falta de energia elétrica (somente em temperatura natural, claro).

Pontos Fracos

Como o aparelho não é bivolt, na hora de comprar é preciso ficar atento à escolha da voltagem (ele é disponibilizado em 127 e 220).

O consumo de energia é um pouco maior do que o dos modelos analisados anteriormente, ficando em 11KWh/mês, lembrando que o sistema de refrigeração utiliza um compressor.

O filtro desse purificador dura até 6 meses (filtra até 3 mil litros) e tem um custo um pouco inferior aos de modelos com melhor eficiência em termos de melhoria da água.

E falando em filtro, um dos pontos fracos desse modelo é a ausência de indicador de troca.

Alguns usuários reclamam da altura das torneiras, que pode dificultar na hora de encher recipientes mais altos.

Vale mencionar novamente que se trata de um produto muito bem avaliado pelos consumidores.

Portanto, se você está ciente de que o modelo oferece um nível de filtragem regular, mas acha que ter sempre água gelada (ou pelo menos, filtrada, quando falta luz) e o bom preço compensam, é uma ótima escolha.

Prós

  • Boa capacidade de resfriamento de água por hora
  • Reservatório de 2,18 litros
  • Fornece água filtrada mesmo sem energia elétrica

Contras

  • Sem eficiência bacteriológica
  • Retenção de partículas regular (nível “C”)
  • Sem alerta para troca de filtro

5º – IBBL MIO

IBBL MIO

O IBBL MIO é uma boa opção para quem quer melhorar a qualidade da água sem gastar muito.

Embora não tenha eficiência bacteriológica, ele conta com retenção de partículas regular (nível “C”) e retira o excesso de cloro da água.

O design moderno é um ponto forte do modelo, desenvolvido exclusivamente para ser fixado à parede. Para quem precisa economizar espaço na cozinha, é excelente.

Não precisa de energia elétrica para funcionar, fornecendo apenas água em temperatura natural.

O modelo oferece boa vazão de água, contando com bica articulável que facilita bastante na hora de encher garrafas.

Comparado a outros modelos na mesma faixa de preço, o IBBL MIO se destaca pelo nível de retenção de partículas e design diferenciado, sem falar na confiabilidade da marca.

Essas características lhe renderam o 5º lugar em nosso ranking.

O que não agrada?

O filtro consegue tratar até 2.000 litros de água, com uma vida útil aproximada de 6 meses.

Podemos dizer que o preço do refil é um pouco caro, levando em consideração a qualidade da filtragem e durabilidade.

Ele é um dos campeões de vendas entre os modelos de purificadores mais simples e conta com avaliações majoritariamente positivas por parte dos consumidores.

Prós

  • Retenção de partículas regular (nível “C”)
  • Compacto
  • Design moderno
  • Bica articulável
  • Baixo custo

Contras

  • Não possui eficiência bacteriológica
  • Durabilidade e preço do refil

6º – Colormaq Premium

Colormaq Premium

Esse modelo tem uma boa capacidade de fornecimento de água gelada, graças ao sistema de refrigeração por compressor e reservatório de 2,3 litros, além de 7 opções de temperatura.

A capacidade de resfriamento de água certificada pelo INMETRO é de 1, 2 litros por hora.

Em termos de melhoria da qualidade da água, tem retenção de partículas “C” (regular), não conta com eficiência bacteriológica e retira o excesso de cloro livre da água.

Se colocamos na balança a capacidade de resfriamento da água, o nível de filtragem e o preço médio desse purificador, concluímos que a relação custo-benefício é ótima.

O gasto médio de energia elétrica fica em 10, 56 KWh/mês, relativamente alto, embora justificado pela presença do compressor.

Nessa conta também deve entrar o refil, que filtra até 4.000 litros de água e tem um custo razoavelmente baixo, comparado a outros modelos com o mesmo padrão de filtragem.

O design é diferenciado e ajuda a dar um ar moderno à decoração da cozinha.

Em caso de falta de energia elétrica, o fornecimento de água natural não para, graças a seu dispenser de acionamento manual.

E, falando em energia elétrica, o modelo não é bivolt, então é preciso selecionar um aparelho com a voltagem correta no momento da compra.

O que não agradou?

É preciso ficar atento para fazer a substituição do filtro no momento necessário, já que o modelo não conta com indicador de troca.

O purificador não pode ser instalado fixo na parece, o que deixa a desejar em termos de otimização do uso do espaço.

Esse modelo é mais uma opção para quem prioriza a obtenção de água gelada e não faz questão de ter eficiência máxima em termos de filtragem e eliminação de micro-organismos.

Algumas avaliações do produto mencionam que a temperatura da água “natural”, na verdade é fria, ou seja, mais baixa que a do ambiente.

Isso seria causado por uma falha na separação entre os compartimentos de água fria e natural.

E a marca Colormaq ainda está se expandindo no Brasil, por isso é bom conferir a presença de uma rede de assistência técnica própria na sua região antes de adquirir esse purificador, por segurança.

Fora essas ressalvas, o purificador Colormaq conta com boas avaliações dos consumidores e mereceu entrar em nossa lista, ainda que em último lugar.

Prós

  • Filtra mesmo sem energia elétrica
  • Ótimo custo-benefício
  • Boa capacidade de fornecimento de água gelada

Contras

  • Não possui eficiência bacteriológica
  • Retenção de partículas “C”
  • A água natural pode sair gelada
  • Não tem alerta de troca de refil

Conclusão: afinal, qual é o melhor purificador de água?

A resposta para essa pergunta vai depender das necessidades específicas e preferências de cada consumidor.

Embora o nível de retenção de partículas e a eficiência bacteriológica sejam itens básicos a considerar, em tese, a água fornecida pelas companhias de abastecimento já vem própria para consumo.

Tendo isso em mente, pode-se dizer que o purificador faz apenas uma complementação, retirando o excesso de cloro, resíduos originados nas tubulações e alguns micro-organismos.

Por esse motivo, também incluímos na análise modelos sem eficiência bacteriológica certificada, porém excluímos aparelhos com retenção de partículas abaixo de “C”.

Muitos produtos alegam benefícios como reposição de minerais e controle do desenvolvimento de micro-organismos (bacteriostáticos), entretanto essas propriedades não são atestadas pelo INMETRO.

Reconhecemos que escolher um purificador de água pode ser uma tarefa realmente difícil, porque muitas vezes os dados básicos não constam nas descrições dos aparelhos disponíveis na internet.

Além disso, nem sempre o consumidor sabe quais quesitos considerar e se sente perdido com o excesso de informações.

Esperamos que este guia tenha sido útil para tornar essa tarefa menos árdua.

173 comentários

  1. Adorei o artigo. Em que pese não conste da lista, em algumas respostas aos comentários você recomendou o Consul CPB36, e eu me interessei bastante nesse modelo. Porém está indisponível no site da consul e em outros sites só encontro o modelo na cor branca. Sabe se ele sairá de linha ou será substituído? Muito obrigada

    1. Olá Jamile, tudo bem?

      Na verdade no site da Consul está disponível somente na cor cinza mesmo, veja aqui. Não temos informações se ele sairá de linha em breve, mas atualmente ele está em linha.

      Lembrando que a referência dele na cor cinza é CPB36AF, talvez por isso sua dificuldade de encontrá-lo nas outras lojas.

      Espero ter ajudado!

  2. Ótimo trabalho em relação as análises. Agora o que você achou do purificador ACQUA 7 da Esmaltec?

    1. Olá Juventino,

      O purificador Acqua 7 da Esmaltec tem boa capacidade de fornecimento de água gelada (1,12L/h), tem redução de cloro livre mas é classe “D” em retenção de partículas e não conta com eficiencia bacteriológica.

      Acredito que há outras opções melhores tanto para quem quer qualidade de purificação quanto para quem busca um maior fornecimento de água gelada.

      Obrigado e espero ter ajudado!

  3. Muito interessante as suas avaliações!
    Estou interessada no filtro PE10B da Eletrolux, você poderia me ajudar falando sobre ele?
    Agradeço muito!

    1. Olá Dalva,

      Acredito que há outras opções melhores de purificadores no mercado. O Electrolux PE10B tem as seguintes especificações, possui redução de cloro livre, retenção de partículas classe “C” e não possui eficiência bacteriológica. Além disso o fornecimento de água gelada é baixo, 0,1 L/h.

      Obrigado, espero ter ajudado!

  4. Boa tarde, estou com muitas duvidas, preciso de um com valor acessível e que funcione bem, qual você me indica

    1. Olá Sheila,

      Se você não se preocupa com água gelada, indicaria o Consul CPC31, ele tem qualidade máxima em filtragem segundo o INMETRO. Já se você quer um purificador que gele a água, o Consul CPB36 é uma ótima opção, tem qualidade máxima de filtragem e gela por compressor, mas custa bem mais caro.

      Boa compra!

  5. Bom dia. Obrigado pelo artigo, ajudou muito a tomar uma decisão!
    Eu dou preferência a qualidade da água, o resfriamento não é tão importante, estamos acostumados a colocar garrafas de água na geladeira. Desta forma, achei interessante os modelos da Consul: CPC31AB e CPC30AB. Imagino que o CPC31AB seja o sucessor do CPC30AB, mas se for mesmo, quais vantagens ele tem em relação ao anterior? Pq pelo que vi até agora, a única diferença entre eles é que o 30 tem bica móvel e o 31 não, o que já me parece ser uma desvantagem. E vc já sabe se o problema do botão de acionamento da água dar problema após cerca de 1 ano foi corrigido no 31?

    1. Olá Danilo,

      Você está certo, o CPC31 é o sucessor do modelo CPC30. Além da bica móvel, temos outra desvantagem no CPC31, a vida útil do refil que é de 6 meses ou 1500L, enquanto no CPC30 é de 9 meses ou 2250L. A vantagem fica por conta da vazão, 60 – 120 L/h contra 40 – 60 L/h do CPC30.

      Sobre a questão do botão, ainda não sabemos com certeza se este problema foi corrigido.

      Espero que tenha ajudado.

  6. Olá! Na minha casa a água é de poço e, por isso estou buscando um purificador com maior pureza da água. No entanto, verifiquei que eles não possuem grande capacidade de resfriamento água. Você recomendaria um purificador por compressor?

  7. Primeiramente, muito obrigada pelo Guia claro e elucidativo, João.

    Me ajudou a sanar minhas dúvidas entre o elotrolux, 1º colocado da sua classificação, e o consul facilite, optei pelo eletrolux, considerando que gela mais água por hora, apesar do armazenamento ser menor, e por ter a possibilidade de dosarmos um copo d’água com pausa automática, o que foram diferenciais para a minha decisão.

    Grata pelas pontuações de maneira clara e objetiva, que com certeza me ajudaram bastante!

  8. Boa noite,
    Sobre o purificador Lorenzetti Gioviale e o Lorenzetti Loren Aqua o que tem a dizer?
    Estou procurando um para república, de preferência com um bom custo beneficio, analisando as trocas de refil também.
    Desde já agradeço.

    1. Olá Karol,

      O Lorenzetti Gioviale e o Loen Acqua possuem retenção de partículas classe “D”, possuem redução de cloro e não contam com eficiência bacteriológica.

      Você busca um equipamento que forneça água gelada? Se sim, o FR600 Speciale tem um ótimo custo-benefício. A capacidade de fornecimento nele é bem alta, isso parece importante já que você deseja instalá-lo em uma república.

      Se você não se preocupa com água gelada, dê uma olhada no Consul CPC31AB, ele tem eficiência máxima em purificação!

      Espero ter ajudado. Boa compra!

    1. Olá Evaneide,

      O Midea Liva conta com redução de cloro, retenção de partículas classe “B” e não possui eficiência bacteriológica. Ele também gela por placa eletrônica o que resulta em um baixo fornecimento de água gelada.

      Encontramos uma quantidade considerável de reclamações com relação ao produto, o que é um pouco negativo. Acredito que há outras opções mais interessantes disponíveis.

      Espero ter ajudado, boa compra!

  9. Que artigo excelente!

    Pena não ter lido antes de comprar um.

    Moramos em apartamento, adquiri um PE11B, bom, mas baixa durabilidade do filtro. Comprei o filtro do PA21G, compatível e superior. Mas com um mês já ficou extremamente ruim, vazão baixíssima e quase pingando. Pessoal da assistência comentou que, devido ao racionamento de água uma vez na semana, a vida útil desses filtros são menores, porém foi extremamente rápido. Sabe dizer se é isso mesmo?
    Algum desses modelos é possível contornar essa situação?

    Obrigado!

    1. Olá André,

      Realmente, a qualidade da água que chega no purificador também pode influenciar na vida útil do refil. Há informações de que nos locais onde é comum o racionamento, a água acaba chegando com maior quantidade de resíduos, isso pode sim diminuir a duração do filtro.

      Infelizmente não conheço nenhum modelo que seja específico para essa necessidade. A única sugestão que poderia te fazer é procurar os filtros com maior durabilidade e vida útil, o que seria meio óbvio.

      O FR600 Speciale que você vê no artigo possui compatibilidade com o filtro IBBL C+5, que é o refil de maior durabilidade que conheço, 6000L.

      Obrigado, espero ter ajudado.

  10. Olá boa tarde, obrigada pela ótima resenha, realmente muito esclarecedora!

    Gostaria de saber sua opinião!
    Tenho um clínica, e as opções do IBBL que você citou, me deixa em dúvida do seguinte:
    – O Specialle e o Exclusive, as opções são com torneira, o que não considero muito higiênico e também prático, pois os copos serão de plástico, são mais maleáveis para apertar a torneira;
    – Quanto ao Expert, o uso será contínuo, tenho receio do botão não aguentar por muito tempo;
    Por fim, a minha opção estava sendo com o Evolux, que por mais a capacidade seja menor, daria conta, pelo exemplo que temos aqui atualmente… o que me diz desta escolha? Ainda assim, os outros modelos seriam melhores?

    Obrigada

    1. Olá Livia,

      Concordo com você que os modelos com torneira podem não ser adequados para seu caso.

      Quanto ao botão do IBBL Expert, ele parece ser bem durável, acredito que não teria problemas com isso. Mas se você acha que não precisa de maior capacidade de fornecimento de água gelada, talvez ele não seja a melhor opção devido ao preço mais alto.

      O IBBL Evolux seria sim uma boa escolha e outra opção seria o IBBL Immaginare que também utiliza o sistema de botão giratório.

      A diferença entre os dois fica por conta da qualidade de filtragem, o Immaginare tem classe “C” em retenção de partículas, com redução de cloro e sem eficiência bacteriológica. Já o Evolux tem classe “D” em retenção de partículas, com redução de cloro e com eficiência bacteriológica.

      Também vale lembrar que essa diferença se dá pelo filtro que acompanha cada um dos modelos, esses filtros podem ser substituídos por outro tipo na hora da troca. Basta verificar a compatibilidade no manual.

      Obrigado e boa compra!

    1. Olá Regina,

      O Equilibrium Viva Smart Nutrition tem redução de cloro aprovada, classe “C” em retenção de partículas e não tem eficiência bacteriológica. A capacidade de fornecimento de água gelada é de 0,64L/h. Ele é equivalente ao modelo Evolux da IBBL.

      O FR600 Speciale tem a mesma qualidade de purificação, fornece bem mais água gelada (1,2L/h) e custa menos que este, é uma opção bem melhor.

      Espero ter ajudado. Boa compra!

  11. Boa tarde Joao
    Primeiramente muito obrigada pela clareza com que voce apresentou cada produto, muito difícil encontrar explicações desse tipo na internet.
    Gostaria de escolher um modelo para minha casa, o mais importante seria a água bem gelada e em grande quantidade, no entanto, tenho duas crianças e nao posso esquecer da qualidade da filtragem.
    Gostei do modelo colormaq, gostaria de saber se para uma residencia e para crianças vc indicaria este produto – avaliando o tamanho e o sistema de filtragem – pois entendi que este oferece boa quantidade de agua realmente gelada.
    Obrigada

    1. Olá Flávia,

      Eu sugeriria para você o FR600 Speciale, ele é um produto mais robusto e foi desenvolvido justamente para oferecer grande quantidade de água gelada.

      A qualidade de filtragem nele é a mesma do Colormaq Premium, mas ele tem uma qualidade maior de construção.

      Espero ter ajudado. Boa compra!

  12. Bom Dia João!
    Obrigado por tantos esclarecimentos.
    Acabei de mudar de residência, e antes consumíamos água de galão, aqueles de 20 litros. Agora, nossa água é proveniente de poço artesiano, com cloração, porém muito menor do que as do fornecimento das cia de água da cidade, e gostaria de saber o que seria menos importante nos filtros pela água ser de poço, e gostaria de saber também sua opinião sobre o purificador CBP 36 da Consul. Pelo que vi ele gela por compressor e tem C1/P1; ele é realmente anti-bactericida?
    Abraço e obrigado

    1. Olá Antonio,

      Acredito que fator de menor importância seria a redução de cloro, já que a água de poço quase não tem cloração como você mesmo disse. A retenção de partículas ainda é importante já que serve para reter partículas indesejadas (ferrugem, barro, limo) que possam se desprender das paredes das tubulações.

      A eficiência bacteriológica também deve ser considerada, ela visa reduzir o número de bactérias que possam estar presentes na água. E a água de poço não está imune a elas!

      Sobre o Consul CPB36, você está certo, ele gela por compressor, é C1/P1 e possui eficiência bacteriológica. Estamos revisando a lista e ele é um provável novo integrante.

      Espero que tenha ajudado. Boa compra!

  13. Gostei muitíssimo da sua pesquisa !!
    Tenho um Consul CPC30AB e estou satisfeita com a qualidade do produto.O único porém é a vazão, muito devagar.
    Antes eu tinha um purificador Brastemp que enchia uma garrafa rapidamente. Você sabe me dizer se esse produto tinha algum tipo de pressurizador?
    Já ouviu alguma reclamação nesse sentido?
    Obrigada!!

    1. Olá Ariane,

      Já vimos algumas reclamações com relação a vazão sim, mas consideramos um problema secundário nos purificadores, claro que se não for algo exagerado. Também pode ser interessante contatar a assistência para verificar se seu equipamento não está com algum defeito que possa estar causando isso.

      Sobre seu antigo purificador, não saberia te responder, precisaria do modelo do purificador para fazer uma pesquisa. Hoje os purificadores da Brastemp não são vendidos, você precisa contratar um plano mensal para tê-los em sua casa enquanto pagar.

      Obrigado Ariane!

  14. E os filtros Hoken? Eles são tidos como os melhores do mercado e não entraram nessa lista. Qual é o problema para não estarem nessa análise?

    1. Clóvis,

      É importante verificar por quem eles são tidos como os melhores do mercado, as vezes é só uma estratégia da própria empresa para chamar atenção para seus aparelhos.

      Verifiquei no INMETRO e nenhuma das opções de purificadores da Hoken tem classificação melhor que “C” em retenção de partículas. Além disso são produtos muito difíceis de encontrar no mercado o que tornaria a indicação quase ineficaz.

      Você se interessou por algum produto da Hoken e tem dúvidas? Se quiser pode me informar o modelo, tentarei ajudar com prazer.

      Obrigado!

      1. Olá, boa tarde!
        Também me interessei pela analise dos produto da hokken, mais especificamente o sankai CX. Não localizei o certificado do INMETRO sobre o produto. É bom? Vale a pena?

        1. Olá Rogerio,

          O Sankai CX tem retenção de partículas classe “C” e baixa capacidade de fornecimento de água gelada (0,6 L/h). Além disso, encontramos ele à venda apenas no Mercado Livre e como o preço de R$1400. Acredito que há outras opções melhores tanto em termos de purificação como em fornecimento de água gelada e por valores mais acessíveis.

          Obrigado!

    1. Olá Alex,

      Nosso intuito é apresentar as melhores opções de compra, mas não quer dizer que se um produto não está na lista ele é ruim. Por acaso nenhum produto da Soft foi selecionado dentro dos nossos critérios de análise desta vez.

      Tentamos manter nossos guias atualizados refazendo as análises constantemente, quem sabe algum purificador da Soft não se destaque para entrar no ranking em uma futura atualização?!

      Se algum modelo da Soft lhe interessou, deixe suas dúvidas sobre ele aqui nos comentários, ficaremos felizes em esclarecê-las.

      Obrigado!

      1. Como sempre faço, tudo que vou investir procuro estudar antes.
        Fiquei interessado nos modelos Soft star e o PA335 da Latina, com uma diferença enorme de preço uma da outra. Sempre suponho que a mais cara é a melhor.
        Daí resolvi pesquisar e cheguei até aqui.
        Fiquei surpreso por não ver purificadores da soft. Aí cheguei a conclusão de que a soft não esteja na lista devido não ter alcançado o padrão exigido pela pesquisa.

        1. Alex,

          O Soft Star tem uma boa capacidade de fornecimento de água gelada (gela por compressor), tem classe “C” em retenção de partículas e sem eficiência bacteriológica. Já o Latina PA335 tem uma baixa capacidade de fornecimento de água gelada (gela por placa eletrônica), tem classe “C” em retenção de partículas e sem eficiência bacteriológica. Fazendo uma comparação entre os dois, não há dúvidas de que o Soft Star seria uma opção melhor.

          O purificador da Soft pode até ser uma opção interessante se você acha muito importante o fornecimento de água gelada. Mas se o que você procura for melhoria da água, temos outras opções muito superiores.

          Obrigado e boa compra!

      2. Pelo que li o PA355 gela por compressor.

        Características Gerais

        – Saúde – Classificação C – Máxima classificação em purificação de água e remoção de cloro* 1.Preserva o flúor para a saúde bucal 2. Bacteriostático – Câmara de carbono ativado com prata coloidal realiza o controle microbiológico, impedindo a proliferação de algas e bactérias – Alta capacidade de refrigeração, por compressor com evaporador (serpentina) direto na água: gela mais rápido – Super econômico e ecológico! – Purifica até 3.000 litros de água, o equivalente a 6.000 garrafinhas PET – Água super gelada (5 °C) com baixo consumo de energia – Volume do reservatório de água refrigerada: 2 litros – Controle externo de temperatura da água gelada – Isolação térmica entre água gelada e natural – Utiliza gás ecológico – Serpentina recoberta com material aprovado pelo FDA (10) Instalação simples e filtro fácil de trocar – Segurança e qualidade da água certificadas pelo Inmetro – Baixo ruído

        Obrigado!

        1. Alex,

          Na verdade o PA355 gela por compressor sim, mas no comentário anterior você havia mencionado o PA335, este gela por sistema eletrônico.

          O PA355 tem alta capacidade de fornecimento de água gelada, classe “C” em retenção de partículas, com redução de cloro livre e sem eficiência bacteriológica. Neste caso ele seria equivalente ao Soft Star, se considerarmos os preços, o PA355 apresenta um melhor custo-benefício.

  15. Boa noite!
    Gostaria que você indicasse um purificador de água C1/P1 com compressor e que tivesse um preço acessível. Moro em uma cidade muito quente e precisamos de água gelada e pelo que entendi esses com placa eletrônica não gelam a água. E que tenha também um filtro com preço acessível para troca. Obrigado.

    1. Olá Sumaya,

      É difícil encontrar um purificador que atenda todas as suas exigências, acredito que o FR600 Speciale seja uma boa opção para você. Apesar de não ser C1/P1 ele tem um preço interessante e oferece uma ótima capacidade de fornecimento de água gelada. O refil também é barato, custa algo em torno de de R$90 e tem vida útil de 3000L ou cerca de 6 meses. O que você acha?

      Obrigado e boa compra!

  16. Ola boa tarde, gostei das análises queria tirar uma dúvida se possível: Qual a diferença entre os Consul CPB35 e CPB34? Pelo que consegui perceber o 34 é atualização do 35, no entanto não fica claro quais as diferenças e tudo mais, apenas que o 34 é mais barato, inclusive até por um preço bacana, pouco acima dos 300 reais.

    E um desabafo sobre o CPC30. Comprei um mas acabei devolvendo, esse botão mecânico dele é horrível, qdo tu instala a água nele ,fica extremamente duro praticamente não se aproveita do acionamento rápido. Na parede deve quebrar num instante, uma pena pq seria o produto perfeito pra mim que não faço questão de agua gelada, inclusive não usar energia era o principal diferencial. Abraços e Obrigado pela atenção!

    1. Olá Eduardo,

      Você está certo, o CPB34 é uma atualização do CPB35. Os dois têm capacidade máxima de filtragem (C1/P1 com eficiência bacteriológica). Mas no CPB34 a vida útil nominal do refil é um pouco inferior, nada de muito relevante. Se você encontrou um bom preço para o 34 e não se importa muito com o baixo fornecimento de água gelada, ele é uma boa compra.

      Obrigado pelo relato sobre o outro produto. Pode ajudar na decisão de outros consumidores.

      Boa compra!

  17. Em primeiro lugar parabéns pelo artigo. Está muito bem feito e detalhado.

    Vi que não citou nenhum modelo da Europa. Estava pensando em comprar o Europa bliss com a bica que possui o módulo de retenção HF, acha uma boa opção? Agora lendo seu artigo fiquei em dúvida entre o Europa bliss com o módulo de retenção HF e o Consul Bem Estar CPC30AB, meu maior interesse é a melhor qualidade de água possível, o que indicaria?

    Obrigado.

    1. Olá Rodrigo,

      Obrigado pelos elogios, fico feliz em ajudar. Bom, se você está procurando a melhor melhoria da água, acredito que o CPC30AB da Consul é uma opção melhor, ele é C1/P1 com eficiência bacteriológica. Já o Europa Bliss é C1/P4 e sem eficiência bacteriológica. Apesar da marca informar que a bica HF Bliss melhora capacidade de filtragem do aparelho, não encontramos certificados no INMETRO para esse acessório.

      Boa compra!

  18. Boa noite, recentemente adquiri o purificador ibbl immaginare, percebi que o elemento filtrante que acompanha é o c+3, substitui pelo cz+7. Gostaria que falasse um pouco sobre o produto e os elementos fulgurantes (diferenças)
    Obrigado!

    1. Olá Rogério,

      Quando você trocou o tipo de filtro do C+3 para o CZ+7, você teve um ganho com eficiência bacteriológica mas uma pequena perda na retenção de partículas que caiu de classe “C” para classe “D”. Os dois possuem eficiência em redução de cloro livre. Essa troca é uma boa opção para quem deseja adequar um o purificador às características que mais agradam. Mas é importante seguir as indicações dos fabricantes para esse tipo de substituição, no seu caso, a IBBL aprova essa troca.

      Obrigado!

  19. Olá, boa tarde.

    É bem desanimador ler os contras, todos têm problemas, precisamos escolher quais queremos.
    Para um empresa com 10 funcionários, qual você sugeriria? está descartado ficar sem o funcionamento na falta de energia elétrica e principalmente a falta de eficiência bacteriológica.
    O que você acha do IBBL da Evolux? muitos contras?
    Obrigada!

    1. Olá Marli,

      É verdade, mas infelizmente não temos como fugir, não existe produto perfeito em nenhum segmento.

      Acho que para seu caso o FR600 Exclusive seria uma opção melhor que o Evolux, ele também tem eficiência bacteriológica e conta com uma capacidade maior de fornecimento de água gelada (1,125 L/h contra 0,64 L/h).

      Obrigado e boa compra!

  20. Parabéns!

    Responder a todos os comentários e de forma cortês realmente é um diferencial.

    Depois da leitura tomei a decisão e espero que seja a correta.

    1. Obrigado Jocimar,

      Depois, se quiser, pode deixar um relato sobre sua experiência com o produto que escolheu. Isso pode ajudar bastante gente!

  21. Bom dia,

    Estava pensando em comprar o IBBL FR600 Exclusive. Qual a diferença dele em relação ao IBBL FR Speciale?

    Notei que ele é classificado como C1P3. Qual o impacto na saúde de se consumir partículas maiores?

    1. Olá Fernanda,

      Na verdade, o FR600 Exclusive é C1/P4, com eficiência bacteriológica. Já o FR600 Speciale é C1/P3, sem eficiência bacteriológica. Além disso, o Speciale tem uma capacidade maior de fornecimento de água gelada e é um pouco mais barato.

      É difícil dizer qual é o impacto na saúde. Sabemos que a retenção de partículas é importante por reduzir a quantidade de partículas indesejadas (ferrugem, barro, limo) que possam se desprender das paredes das tubulações onde os filtros estão instalados. Quanto menor quantidade desse tipo de partícula for consumida melhor.

      Boa compra!

  22. Boa noite, porque não citaram o Purificador Ulfer Compactgel, vocês conhecem, tem alguma opinião sobre ele?

    1. Olá Rogério,

      Parece ser um bom purificador, mas tem classificação “D” em retenção de partículas, é caro e difícil de encontrá-lo à venda no mercado. Acredito que há outras opções mais interessantes.

      Obrigado e boa compra!

  23. João

    Tenho intensão de comprar o modelo CPB36 da CONSUL por possuir compressor. Ele não consta em sua lista. Há alguma restrição de qualidade?

    Na sua resposta, abaixo, dada ao comentário da Tais, você menciona um problema no modelo CPB35 que não consta nos contras dele e depois indica ele mesmo sem saber se o problema foi corrigido. Acho que você fez alguma confusão.

    1. Olá Milton,

      O CPB36 é um ótimo purificador, C1/P1 com eficiência bacteriológica e refrigera com compressor. Ele tem o preço um pouco mais alto, mas se isso não for um problema para você, ele é uma ótima escolha.

      Sobre o problema no CPB35 você tem razão, vamos adicioná-lo nos contras do produto. Mas na verdade eu não fiz confusão, indico ele como opção custo-benefício apesar desse pequeno problema que é secundário na minha opinião.

      Obrigado Milton, boa compra!

  24. Me desculpe, mas se existem outras marcas também recomendadas e não foram avaliadas, como pode ser apontado apenas as 05 melhores neste ranking, deste modo, parece favoritismo de marcas e não uma pesquisa séria para orientação do consumidor.

    1. Marizilda,

      Aqui não listamos as 5 melhores marcas, mas sim os 5 melhores purificadores, não importa a marca a qual pertencem. Muitos outros aparelhos foram analisados, incluindo de várias outras marcas. Desta análise apenas esses 5 foram os que apresentaram diferenciais e/ou apresentam melhor desempenho de filtragem.

      Estamos modificando o modelo de nossos artigos para incluir também a lista de produtos avaliados, mas que não recomendamos, assim como o porque da não recomendação. Talvez com essa informação ficasse mais clara a profundidade da nossa avaliação.

      Enquanto isso esperamos que você faça uma ótima compra! Escolhendo um dos produtos que indicamos ou não.

    1. Olá Suely,

      Ele é ótimo, tem qualidade máxima de purificação (C1/P1) e com eficiência bacteriológica. Ele também gela a água, mas em quantidade pequena, já que usa a tecnologia de placa eletrônica.

      Se você procura um purificador que desempenhe bem o papel principal de melhorar a água e ainda forneça um pouco de água gelada, ele é uma boa escolha!

      Espero ter ajudado. Boa compra!

      1. Qual purificador você indicaria para uma residência com 4 pessoas, que não forneça tão pouca água gelada assim como o Consul – CPB34AB. Se possível um que eu possa fixar na parede.

        Grata

        1. Olá Suely,

          Acredito que o Consul CPB36 seja uma boa opção, ele tem alto fornecimento de água gelada e qualidade máxima de purificação.

          Obrigado e boa compra!

    1. Valeria,

      Ele é P-III (Classificação “C” em retenção de partículas) e não tem eficiência bacteriológica. Tem uma boa capacidade de fornecimento de água gelada mas ainda menor que o FR600 Speciale e custa praticamente o mesmo preço.

      Acredito que o FR600 Speciale seja uma melhor opção de compra nesse momento!

      Obrigado e boa compra!

      1. Mas no caso de uma residência o Immaginare tem uma vantagem significativa que é a bica alta e móvel, o que facilita muito para encher uma jarra, chaleira ou panela.

  25. Gostei muito do artigo. Parabéns.
    Só uma informação que eu buscava não encontrei: é por compressor ou placa? Realmente por compressor é melhor e pq? Saberia me informar?

    1. Olá Karyane,

      As únicas opções da nossa lista com compressor são, o IBBL FR600 Speciale e o Colormaq Premium. Para quem precisa de muita água gelada os modelos com compressores são melhores sim. Eles gelam mais a água, em um tempo menor e gastando menos energia elétrica.

      Por outro lado são mais pesados e têm um nível de ruído maior quando o compressor está em funcionamento.

      Obrigado e boa compra!

  26. Boa tarde!
    Adorei o artigo, muito esclarecedor. Já deu uma ótima noção.

    Preciso comprar um purificador, quero que tenha qualidade, mas que também tenha uma boa capacidade de água gelada. que gele de verdade. Segundo a matéria e respostas acima, o indicado para a minha necessidade é o IBBL FR600 Speciale. No entanto, entrei no site da marca e verifiquei que tem outros modelos. Acima já foi questionado sobre o comparativo do FR600 Speciale com o IBBL EVOLUX e o primeiro continua sendo melhor no comparativo.
    Agora, gostaria de saber o que você acha do IBBL FRQ 600 EXPERT em comparação com o FR600 Speciale?! Qual seria melhor?

    1. Olá Gi,

      Fazendo uma breve comparação do FR600 Speciale com o FR600 Expert. O FR600 Speciale é superior em fornecimento de água gelada (1,24 L/h contra 1,08 L/h) e retenção de partículas (classificação “C” contra classificação “D”), enquanto o FR600 Expert conta com eficiência bacteriológica, diferente do Speciale.

      Acredito que o FR600 Speciale tenha um custo-benefício melhor já que chega a custar até R$300 a menos que o Expert.

      Espero que tenha ajudado, boa compra!

      1. Muito Obrigada!

        Aproveitando, você saberia me dizer se o IBBL FRQ 600 EXPERT com a opção de água quente tem as mesmas características do sem esta opção, uma vez que na nomenclatura o nome é o mesmo, (apesar do preço ser bem mais caro rss)?

        1. Sim, as outras características são as mesmas, as diferenças são apenas a opção de água quente e o preço.

  27. Muito bom! Só fiquei ainda com dúvida! O PA21G da Electrolux fornecem exatamente quanto de água gelada por hora? E o purificador da IBBl FR600 gela bem? Funciona mesmo não tendo energia e quanto fornece de água gelada por hora! Qual sua qualidade de purificação? Obrigado acho que só! Me ajude estou com muita duvida entre os dois purificadores que citei!

    1. Olá Maria,

      Vou resumir aqui as diferenças entre os dois para tentar ajudar na sua dúvida.

      O PA21G tem qualidade de filtragem máxima (C1/P1 com eficiência bacteriológica), fornece menos água gelada (200ml por hora) e não filtra sem energia elétrica.

      Já o IBBL FR600 tem qualidade de filtragem inferior (C3/P3 sem eficiência bacteriológica), fornece muita água gelada (1,24L por hora), e filtra sem energia elétrica (mas não gela a água sem eletricidade).

      Espero que tenha sido útil, boa compra!

  28. Boa tarde, adorei o post.

    Mas e os novos modelos da consul cpb35 e cpb 36 eles são melhores, que esses dois da consul ou não?

    Grata

    1. Olá Tais,

      Imagino que você se refira aos modelos CPB34 e CPB36. Os dois também têm qualidade máxima de purificação (C1/P1) e eficiência bacteriológica. O CPB34 tem a desvantagem do refil ter a vida útil um pouco inferior ao do CPB35. Já o CPB36 é maior e mais pesado, refrigera com compressor e tem o preço mais alto.

      Há algumas reclamações sobre um problema de vazão no CPB35, talvez a Consul tenha solucionado isso nos novos modelos, mas não temos confirmação ainda.

      Acredito que o CPB35 ainda seja uma melhor opção custo-benefício por enquanto, já que está com um preço bem mais interessante que os outros dois.

      O CPC30AB é outro tipo de produto, ele não fornece água gelada, então não concorreria com os modelos CPB34, CPB35 e CPB36.

      Espero ter ajudado, boa compra!

      1. Ótimo muito obrigada kkkk acho que fico com o da Electrolux mesmo. Custo bom, ótima recomendação qnto a pureza e é lindo. Muito obrigada seus posts sempre são muito uteis

    1. Elizane,

      Nesta análise eles ficaram atrás dos selecionados segundo nossos critérios. Quem sabem em uma futura atualização os Soft não pintam na lista!

      Obrigado pelo comentário!

  29. Muito obrigada pelo artigo. Sempre consumimos água mineral mas agora queremos um purificador.
    Tenho pouco espaço na cozinha e terei que instalar na parede. Não me importo em ter água gelada. Lendo o artigo, já havia me decidido pelo da Consul pois me preocupo muito com a qualidade da água, porém lendo avaliações na internet, achei inúmeras relatando que o botão que aciona o fluxo de água é duro, trava com frequência e quebra depois de algum tempo (em torno de 1 ano).
    Vocês chegaram a fazer avaliações nesse sentido? Indicam algum outro que poderia atender minha necessidade? Pouco espaço e boa qualidade de água.
    Muito obrigada!

    1. Olá Simone,

      Não havíamos identificado esse problema durante nossa análise, mas depois do seu comentário fomos atrás e realmente há muitos relatos da fragilidade do botão de acionamento. Mesmo assim ainda se trata de uma das melhores opções já que é um dos poucos com eficiência máxima em purificação!

      A Consul acaba de lançar um produto que parece ser o sucessor deste modelo, o CPC31AB. Ele também tem eficiência máxima em purificação mas conta com o mesmo tipo de botão. Não sabemos ao certo se a marca resolveu esse pequeno problema, mas vamos testar o CPC31AB e se necessário atualizar a matéria adicionando-o.

      Obrigado!

        1. Olá Priscylla,

          Na verdade não foi resolvido não, já é possível encontrar algumas reclamações sobre o mesmo problema neste novo modelo. Infelizmente, porque tirando isso se trata de uma ótima opção.

    1. Mary,

      O CPB34AB é um produto um pouco mais recente, é difícil de encontrá-lo à venda por enquanto. Ele também tem qualidade de filtragem máxima (C1/P1) e com eficiência bacteriológica, mas a vida útil do refil é menor. Por enquanto encontramos ele apenas na loja da própria Consul e com um preço um pouco salgado. Se você quiser comprá-lo eu sugiro que espere ele aparecer nos grande varejistas, certamente ele terá um preço bem melhor.

      Espero ter ajudado. Boa compra!

  30. Excelente artigo, parabéns! O melhor comparativo q encontrei na internet, e estava sempre pesquisando. Vc poderia escrever sobre os filtros de Osmose Reversa! Tenho muitas dúvidas… Muito obrigada!

    1. Obrigado Renata,

      Os filtros de osmose reversa parecem ser bem interessantes, mas temos poucas informações e poucas opções no mercado. Ao que tudo indica as certificações do INMETRO são no mesmo formato dos purificadores, com redução de cloro, eficiência bacteriológica e retenção de partículas.

      Quem sabe no futuro com uma possível popularização desse tipo de produto nós não façamos uma matéria e análise completa sobre isso.

    1. Valdecir,

      Na verdade o CPB36AB é uma versão maior do CPB35AB que mencionamos na matéria, ele também tem classificação C1/P1, classificação máxima de filtragem segundo o INMETRO, mas custa praticamente o dobro.

      Se você quer um filtro de capacidade maior e tem espaço disponível para ele, o CPB36AB é uma ótima opção.

      Obrigado e boa compra!

  31. A maioria dos prédios tem poço artesiano. O purificado da electrolux PA21G torna essa água própria para consumo? Já uso purificador em minha casa com água fornecida pela rede de abastecimento, mas agora vou morar em apartamento que utiliza água de poço. Estou sem saber se o purificador funciona nesse caso. Obrigada!

    1. Olá Juliana,

      Com certeza funciona, ele melhora muito a qualidade da água fornecida através de poços também. Isso é importante já que há diversos alertas de autoridades de que a qualidade da água subterrânea não é tão confiável quanto muitos pensam.

      Boa compra!

  32. Boa tarde

    Estou pensando em comprar um Purificador de água XPA775 da Latina. O que vcs podem informar, pois, achei poucos comentários sobre este produto.

    Grato

    1. Olá Martinazzo,

      Apesar da Latina aformar que ele tem “Classificação Máxima no INMETRO”, não encontramos informações sobre os certificados desse produto. Sem essas informações fica difícil de opinar, já que não temos dados sobre a qualidade de purificação do aparelho.

      Mas verificando as funcionalidades dele vemos que há algumas boas opções na mesma faixa de preço, como o próprio Electrolux PA21G o campeão da nossa análise.

      Obrigado e boa compra!

    2. Não vale a pena! Comprei um e meu irmão tb, ambos deram problemas com menos de 1 ano de uso. A própria Latina retirou o modelo depois de tantos problemas que não conseguem resolver.

    1. Olá,

      Bom, dessa vez os aparelhos da marca Purific ficaram atrás dos indicados, isso de acordo com nossos critérios de avaliação. Mas isso não quer dizer que sejam compras ruins!

      Quem sabe um deles não se saia bem em uma futura atualização do ranking.

      Obrigado!

    1. Olá Elaine,

      O IBBL Evolux apesar de ter eficiência bacteriológica comprovada, tem uma classificação pior que FR600 para retenção de partículas, o FR600 tem classificação “C” enquanto o Evolux tem classificação “D”.

      O Evolux é mais compacto porém tem uma capacidade de fornecimento de água gelada bem menor.

      Eu diria que o FR600 se trata de uma melhor opção de compra a não ser que você tenha um espaço limitado e queira um purificador que não ocupe muito espaço.

      Espero ter ajudado, boa compra!

  33. Olá
    Estou avaliando algumas opções para minha casa.
    O que você acha sobre o filtro de barro?
    E o filtro Brastemp?
    Como você os compararia aos eleitos em sua matéria?
    Quais os prós e contras?

    Gostaria também de saber sobre a detenção ou diminuição do flúor que é adicionando em nossa água.
    Como esses filtro que você listou se comportam? O fluor é reduzido? Quanto em cada modelo?

    1. Olá Bárbara,

      Os filtros de barro até são certificados pelo INMETRO, mas com classificação P-III em retenção de partículas, sem redução de cloro livre e sem eficiência bacteriológica.

      Apesar de terem um preço atraente, com um pouco mais de investimento é possível comprar o Consul Bem Estar por exemplo, que tem uma qualidade de purificação muito superior.

      Confesso que não avaliamos os filtros da Brastemp, eles parecem bons produtos, mas não são vendidos, você paga uma espécie de assinatura ou aluguel e tem direito de usar o purificador, podendo também solicitar os serviços de manutenção, troca de refil etc.

      O plano mais barato da Brastemp para isso custa R$89 e o mais caro R$139 mensais, você pode obter mais informações desse serviço no site da marca.

      Sobre a questão da redução de flúor, existe pouquíssima informação sobre esse quesito nos purificadores disponíveis no mercado, encontramos apenas uma opção que destaca diretamente esse ponto, trata-se do Refil Low Flúor disponível para os purificadores da marca Purific.

      Espero ter ajudado!

  34. Com todo respeito, mas posso dizer o seguinte por experiência própria : Fujam de purificadores com sistema de resfriamento eletrônico! Todos sem exceção apresentam um desempenho pífio (demoram uma eternidade pra gelar minimamente um copo de água e consomem muito mais energia do que o especificado !), fora que quando e sempre apresentar um problema, o custo para o reparo será altíssimo. Teclas de acionamento desses aparelhos são muito frágeis, costumam danificar rapidamente e no geral o reparo exige a troca completa que sempre é muito caro o reparo! Dessa lista, possuo um Consul CPC30 da Consul e trata-se de um excelente purificador. Concordo que o custo do refil seja um pouco alto. Já tive no escritório um da Latina, modelo Vita Plus que era C1P1, mas infelizmente nesses novos modelos passou a ser C3PI, mas o modelo PN555 que seria o similar ao que tinha, tem a vantagem de ter um filtro extra que adiciona sais minerais na água. Comprei recentemente esse modelo e estou contente com o produto que é bom e barato e purifica 7000l. Se alguém estiver lendo e pretender comprar um purificador para gelar a água, compre SEMPRE um purificador com COMPRESSOR! O consumo REAL será muito menor que um eletrônico de fato, pois todos os fabricantes, sem exceção, apenas estipulam um consumo médio fictício, mas na prática esses purificadores trabalham 24 horas sem parar no consumo máximo para gelar um copinho de pinga! Um purificador eletrônico que consuma 80w/h poderá representar um consumo real maior que 50KW/mês sozinho na sua conta de luz! Na prática, o custo do consumo em 1 ano poderá se tornar equivalente ou maior ao valor de outro produto novo! Fujam dessas bombas de purificadores eletrônicos!

  35. Gostei do artigo: esclarecedor! Quero comprar um purificador q tenha Ótima eficiência bacteriológica e reduza o cloro. Não importa que não gele. Tenho geladeira. Kkk
    Só o que fiquei em duvida e quanto ao refil dos apartelhos citados: a troca pode ser feita por leigos?
    Grata

    1. Olá Aline,

      É, parece que no seu caso o Consul Bem Estar CPC30AB seria o produto mais indicado. Ele é C1P1 (classificação máxima para retenção de partículas e redução de cloro livre) e possui eficiência bacteriológica certificada pelo INMETRO. Além de ser relativamente barato!

      Respondendo sua pergunta sobre a troca de refil, sim, em todos esses modelos a troca pode ser feita por qualquer pessoa. Basta seguir as instruções indicadas no manual ou no próprio aparelho. É um processo simples que não demora mais que alguns minutos.

      Obrigado e boas compras!

    1. Olá Lúcia,

      Na verdade eles são exatamente iguais em termos de especificações e funcionalidade, a única diferença é a cor, o PA21G é branco enquanto o PA26G é cinza.

      O PA26G é um pouco mais caro por essa característica de design, então consideramos o PA21G uma melhor opção quando consideramos o custo-benefício!

      Obrigado e espero ter ajudado.

  36. Boa noite! Preciso comprar um purificador de água que tenha Boa filtração, água natural e gelada com Boa capacidade de água e que elimina barteria e cloro da água! Você poderia me dar uma sugestão de qual seria o melhor pra comprar? Estou em dúvidas tenho crianças em casa por orientações médicas sempre tomar água filtrada! Qual você indicaria? Desde já Obrigada!
    Parabéns pelo artigo!!!

    1. Synthya,

      Parece que o produto ideal para você seria o IBBL FR600 Speciale, ele tem uma grande capacidade de fornecimento de água gelada e boa qualidade de filtragem.

      Obrigado e boa compra!

  37. Muito esclarecedor.
    Veja se estou certo:
    O melhor, com água gelada: Electrolux PA21G
    O melhor, sem água gelada: Consul CPC30 AB.
    É isso?
    Abraços.

    1. Olá Islene,

      Na verdade eles são equivalentes em melhoria da água, mas o Electrolux PA21G fornece mais água gelada e tem uma maior durabilidade do refil, além de eu achar ele mais bonito, mas é isso é muito pessoal.

      O Consul CPC30 AB tem uma pequena vantagem no preço, mas acredito que valha mais a pena investir a diferença e comprar o Electrolux PA21G.

      Obrigado e boa compra!

  38. Parabéns!! Amei seu artigo, super informativo!! E, fiquei encantada como vc responde a todas as perguntas de modo esclarecedor e sincero.
    Preciso comprar um purificador. Porém desejo o melhor para minha família!
    Estava entre o Consul Bem Estar CPB36AF e o Electrolux PA26G. Se o Everest Soft possuísse a classificação máxima do IMETRO já teria me decidido por ele, pois foi o que mais os amigos recomendaram, no entanto, acho que as pessoas desconhecem essa informação, que acho de imensa relevância.
    Pelo que observei vc recomenda o Electrolux PA26G. E quanto ao Electrolux PA31G? Será que de fato o filtro de luz Ultravioleta funciona?? Diz que elimina 99,9% dos vírus e bactérias. Será verdade???
    Poderia elucidar esse mistério para mim?

    Meu querido, simpático e novo amigo “especialista em purificadores”, por favor, me ajude a escolher!!

    Já muito agradecida, aguardo ansiosa a resposta!

    1. Olá Carla,

      Primeiramente obrigado pelos elogios. Fico muito feliz em saber que nosso trabalho ajuda de verdade as pessoas!

      Quanto a pergunta sobre o filtro de luz ultravioleta, é difícil dizer se essa funcionalidade do PA31G é realmente efetiva. O que podemos afirmar é que não há nenhuma certificação quanto a isso, então não julgamos como um critério importante para avaliação.

      Pensando que você pagará (caro) por algo que não tem certeza se funciona, acreditamos que os purificadores com boas classificações no INMETRO sejam as melhores opções de compra!

      Boas compras!

  39. Muito bom estava na duvida de qual comprar, depois vi algumas materias em relaçao a filtragem fiquei com mais duvida ainda, ai achei esse site me tirou todas as duvidas muito obrigado!!

  40. Bom dia!
    Podes opinar a respeito do Latina PN 5555 e do Lorenzetti Gioviale?
    Não preciso de água gelada.
    Não quero que seja ligado na energia.

    1. Olá Danielle,

      O PN555 da Latina parece ser um bom produto, mas tem apenas classificação “C” ou P-III na retenção de partículas e não possui eficiência bacteriológica.

      Acredito que no seu caso o Consul Bem Estar CPC30AB é a melhor pedida, ele não é ligado na energia elétrica, não fornece água gelada e possui classificação máxima na purificação da água.

      Obrigado e boa compra!

    1. Gustavo,

      Na verdade esse modelo não indicamos não, ele tem capacidade pequena então fornece pouquíssima água gelada, não tem certificação clara da qualidade da água e fora isso encontramos muitas reclamações com relação a vazão da água que é extremamente baixa.

  41. Achei muito longo e sem mencionar os dados que julgo importante. Para mim interessava saber apenas EXATAMENTE qual a classificação do Inmetro para:
    1) Eficiência de redução de particulas
    P-I (=0,5 a <1);
    P-II (=1 a <5);
    P-III (=5 a <15);
    P-IV (=15 a <30);
    P-V (=30 a <50);
    P-VI (=50 a <80); 2)
    2) Eficiência na redução de cloro
    C-I (acima de 75%);
    C-II (74,9 a 50%);
    C-III (49,9 a 25%).
    3) Eu mesma troco o refil?

    1. Olá, tudo bem?

      Primeiro agradeço pela sugestão de adicionar esses dados, vamos levar em consideração na hora de ajustes e atualizações do nosso artigo.

      Sobre ele ser muito longo, acreditamos que passar o máximo de informações práticas sobre o produto pode ajudar uma quantidade maior de pessoas com a compra. Para alguns a eficiência é mais importante, para outros o consumo ou a capacidade de gelar influencia mais.

      Pelo mesmo motivo nós indicamos vários purificadores ao invés de apenas um, para atender diversas necessidades.

      Obrigado!

    1. Olá,

      Bem na verdade selecionamos apenas os produtos que na nossa opinião são as melhores opções de compra, por acaso nenhum da Europa foi selecionado. Isso não quer dizer que não haja boas opções dessa marca.

      Obrigado!

  42. Oi João.
    Há 02 anos comprei um Consul Bem Estar pelas ótimas recomendações. Porém, neste mês, o botão de acionamento dele estragou e ao levar à assistência técnica autorizada da Consul fui surpreendida pelo preço do reparo. A peça é barata, mas a mão de obra não! No final não valeu a pena o conserto. Ademais, aqui em Belo Horizonte existe apenas uma assistência autorizada. Então, ao comprar, devemos pesquisar também o pós venda…

    1. Silvana,
      infelizmente estamos sempre sujeitos a esse tipo de problema.

      As assistências são empresas terceirizadas credenciadas pelas fabricantes, então, assim como a assistência de sua região é cara, a de outra região pode não ser. Além disso, podemos ter preços diferentes em autorizadas de uma mesma região, já passei por isso no RS.

      Não podemos isentar a empresa de tais problemas, já que são elas que credenciam as terceirizadas, contudo tenho certeza de que as empresas não queiram que problemas como o seu aconteçam. Mas temos que lembrar que possivelmente teríamos condições semelhantes nas autorizadas de todas as marcas que terceirizam a assistência técnica (a maioria).

      Quanto ao CPB35 não ter passado no Proteste: a instituição (Proteste) disse na ocasião do teste (2015) que “nenhum produto passou nos testes”, e recomenda a limpeza das caixas de água periodicamente ou a compra de garrafões de água mineral ao invés do uso de purificadores.

      Mas daí lhe pergunto: não estamos sujeitos à problemas nas águas minerais compradas? Além disso, o Inmetro diz que o aparelho funciona muito bem e o Proteste diz que não. Em quem devemos confiar?

      No meu entender usar o purificador é melhor que tomar a água fornecida pela companhia de água. Sob pena de você estar sujeita as variações de qualidade da água fornecida.

      Com relação ao garrafão de água mineral, este é “teoricamente” melhor (lembre que a empresa de água mineral também pode apresentar problemas). Mas ainda assim o purificador pode ser melhor nos seguintes casos:
      – você não quer o inconveniente de ter que trocar/comprar os garrafões de água, ou deixar estranhos adentrar sua casa para a troca de água;
      – você se incomoda a cada vez que a água do garrafão acaba e você tem que ficar sem água até comprar a nova;
      – você quer economizar a curto/médio prazo: dependendo do consumo de água para beber de sua casa a compra de um purificador pode se pagar em pouco mais de um mês;
      – você tem uma empresa e o consumo de água potável é muito alto (nos hospitais é muito comum o uso de purificadores para pacientes/funcionários).

      No final a decisão é relativa a necessidade de cada um.

      Espero ter ajudado! Boas Compras!

  43. Estava em duvida a respeito de qual marca seria a melhor, sempre comprei água, mas estamos em crise e fazendo os cálculos mesmo o filtro sendo mais caro eu vou economizar bastante, pelo que li no seu artigo o purificador da cônsul e eficiente somente não refrigera, só fiquei em duvida a respeito da bateria. Seu artigo me ajudou muito obrigada!

    1. Olá Sandra,

      Na verdade a bateria desse aparelho serve apenas para o indicador de troca de refil e para o indicador de troca da própria bateria, na realidade para purificar a água não é necessária nenhum tipo de energia.

      A bateria que ele usa é daquelas em formato de moeda, como as de relógio, custam pouco e demora para precisar trocar.

      Espero ter ajudado!

  44. Eu quero saber qual é melhor c1p1, aprovado pelo Inmetro,bacteriana, natural.parabens pelo artigo…tou cheia de duvidas,na minha casa água é de poço,qual é melhor???

    1. Cláudia,

      O Electrolux PA21G foi escolhido como melhor justamente por ser o que mais purifica a água, ele é C1P1.

      Mas como sua água é de poço, não precisaria ser C1, já que essa classificação refere-se a redução de cloro ativo, e a água de poço a princípio não contém cloro.

      Obrigado e boa compra!

    1. Nilson,
      não conhecia os produtos da Everest.

      Em uma pesquisa breve pude verificar o seguinte, todos os Purificadores da Everest avaliados pelo Inmetro possui classe C de retenção de partículas, ou seja, os com selo Inmetro de classe A, retém partículas menores que as retidas pelos de classe B ou C.

      Entretanto, a empresa tem boa avaliação no Reclame Aqui, 100% das perguntas são respondidas e 62% das pessoas com problemas voltariam a fazer negócio com a empresa.

      Parecem bons purificadores, contudo não tão eficientes quanto o que indicamos como melhor.

      Espero ter ajudado! Boas compras!

  45. Ótimo artigo.
    Poderia me informar a qualidade do Purificador De Água Eletronico Refrigerado Bivolt Latina – Pa335 se é classificado pelo INMETRO como A ou C?

    1. Antonio,
      obrigado!

      O PA335 da Latina possui selo C do Inmetro, possui redução de cloro livre, mas não tem eficiência bacteriológica.

      Espero ter ajudado! Boas compras!

    1. Marcelo,

      Não temos muitas informações sobre esses produtos já que não foi possível avaliá-lo a fundo, nem mesmo o próprio site da Philips oferece a venda desses modelos.

    1. Olá Ana,

      O melhor da nossa análise é o Electrolux PA21G, isso de uma maneira geral. Cada um deles possui características específicas interessantes.

      Obrigado e boa compra!

  46. Optei pelo Electrolux PA 26G e tirando o fato q nos primeiros dias precisei retirar retirar 5 litros diariamente. A água estava com gosto estranho, talvez filtro ou do reservatório por serem novos! Mas agora está tudo certo e gostei da aquisição, água gelada de qualidade e a praticidade!

      1. Boa tarde! Estou em dúvidas em qual comprar. Purificador de Água Electrolux PA21G Bivolt ou Purificador de Água IBBL Inmaginare.

        Pois preciso de quantidade de vazão de água gelada. Mais o Electrolux esteticamente é mais bonito. O que me aconselharia ?

        1. Olá Giliane,

          O que você acha do IBBL FR600? Ele tem maior capacidade de fornecimento de água gelada que os dois citados por você, e tem o preço bem próximo. Acredito que o produto ser funcional dentro do que você precisa seja mais importante que o visual.

          Obrigado e boa compra!

  47. Tenho um IBBL FR600 há 10 anos. Acho que esse é um ponto a se destacar nessa marca, a durabilidade! E ele só foi apresentar problema agora, quando a mangueira começou a ressecar e vazou. Comprei as peças no Mercado Livre e eu mesmo troquei em minutos. Pronto, voltou a ser novo! Fui trocar o filtro e vi que existe um novo modelo a venda, o CZ+7 com eficiência bacteriológica. O filtro que acompanha o aparelho por padrão é o C+3, mas os dois são compatíveis. Minha outra experiência foi com um da Latina. As únicas vantagem eram a bica móvel pra encher jarras e o design. Ele gelava muito menos que o IBBL, apresentou vazamentos estranhos eventualmente, e agora resolveu pifar, não liga mais. Enfim, acho que é uma parafernalha eletrônica que só serve pra pifar.

    1. Comparativo muito bom e o que nos levou a comprar o IBBL FR600 principalmente pela capacidade da água gelada… porém a água natural também sai gelada (muita água gelada hehehe…) o que não é legal porque usamos para mamadeira da pequena… sabe se é comum? Já tentamos regular mas não deu certo…. muito obrigada! Camila

      1. Olá Camila,

        Já vimos esse tipo de problema no Colormaq Premium, mas não no FR600. Acho que o melhor a se fazer é acionar a assistência técnica. Acredito que isso não seja normal.

  48. O artigo é excelente e muito bem colocado.
    Contudo fiquei na dúvida se os modelos apresentados produzem ruídos já que refrigeram a água?

    1. Danielle,

      Os equipamentos que gelam a água produzem um ruído sim, não temos dados exatos sobre isso, mas a princípio não é um ruído que chega a incomodar.

      A não ser que o equipamento esteja com algum defeito que possa aumentar o barulho.

      Obrigado e boa compra!

  49. Bom dia, em termos de qualidade de filtragem o Consul Bem Estar CPC30AB, é o melhor? Ou os dois primeiros são tão bons quanto? Essa análise da qualidade de filtragem foi fornecida pelo Inmetro? Fiquei na dúvida. Obrigada 🙂

    1. Camila,

      Na verdade os dois primeiros são tão bons quanto, mas a diferença é que o Consul não gela a água e por isso é mais barato.

      Então se você não dá importância para água gelada o Consul é provavelmente uma melhor compra para você.

      Obrigado e boa compra!

  50. bom dia !
    Muito esclarecedor , mas aumentou minha duvida porque estou atras de qualidade da água mesmo.
    Tenho um consul e realmente não refrigera nada

    1. Olá Sarah,

      O campeão da nossa lista, o Electrolux PA21G, foi escolhido justamente por oferecer a melhor qualidade da água, ele tem classificação C1/P1 e eficiência bacteriológica certificada pelo INMETRO. Além disso também gela a água, seria a melhor escolha para seu caso!

  51. Eu tenho um purificador Philco PH20 e não recomendo. Usa o sistema eletrônico com placa Peltier e já pifou 2 vezes. Além disso o refil é muito caro.

  52. Parabéns pelo artigo, foi muito útil para mim. Embora saiba que a rede de abastecimento forneça água própria para o consumo, prefiro não arriscar e comprar um purificador com eficiência bacteriológica atestada pelo Inmetro, o que deu para avaliar aqui no artigo.

    1. Obrigado Thays,

      Você tem razão, não podemos arriscar quando o assunto é saúde.

      Espero que nossa matéria ajude você a escolher o filtro ideal para sua necessidade.

      Boa compra!

  53. Após ler o artigo acabei ficando mais em dúvida ainda, comprar ou não comprar eis a questão kkkk. Nenhum deles tem as melhores características juntas. Seria ótimo se algum fabricante juntasse a qualidade da água do Consul com a capacidade de refrigeração do Ibbl, reservatório e valor baixo do refil do Colormaq e beleza do Electrolux. Minha escolha, mesmo estando em último lugar acredito que seria o Colormaq. Parabéns pelo artigo.

  54. Achei ótimo o artigo mas achei estranho não ter nenhum filtro Europa na lista. Eles são tão ruins assim para nenhum estar entre os 10 mais ?

    1. Olá Rubens,

      Infelizmente não temos como fazer um ranking com todos os produtos e marcas disponíveis. A lista que você vê é uma seleção dos que achamos os melhores considerando nossa opinião pessoal e aspectos técnicos. Isso não quer dizer que produtos que não estejam na lista sejam ruins, então pode ser que haja bons filtros da marca Europa sim.

      Obrigado pelo comentário!

  55. Excelente! Estava com dúvida com relação aos tipos de filtro existentes, bem como os pontos positivos e negativos de cada um. O artigo foi esclarecedor, deixando claro o diferencial de cada marca.

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comnetários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!