Preparado para a Black Friday? Veja como economizar!

As 6 Melhores Secadoras de Roupas de 2021

Brastemp BSR10 Secadora de Roupa Brastemp BSR10 Melhor secadora de Roupas Ver Preço
Electrolux SFP12 Secadora de Roupa Electrolux SFP12 Não danifica as roupas Ver Preço
Electrolux SVP11 Secadora de Roupa Electrolux SVP11 De piso ou de parede Ver Preço
Electrolux STH11 Secadora de Roupa Electrolux STH11 Melhor secadora custo-benefício Ver Preço
Midea SM11 Secadora de Roupa Midea SM11 Secadora de roupas melhor preço Ver Preço
Mueller Sun Secadora de Roupa Mueller Sun Alternativa muito mais barata Ver Preço

Como escolhemos a melhor secadora de roupas de 2021

Analisamos as opções do mercado e selecionamos as melhores secadoras de roupas disponíveis no varejo brasileiro.

Escolhemos cada uma das máquinas visando atender diferentes necessidades específicas bem como diferentes orçamentos.

Se você está pensando em adquirir uma secadora e quer descobrir qual a melhor para seu caso.

Como escolher a melhor secadora de roupas para seu caso

Começo essa sessão sugerindo que você avalie se realmente precisa de uma secadora de roupas.

É importante ter em mente que com esse equipamento você terá o trabalho de passar as roupas de uma máquina para outra toda vez que for secar.

Apesar disso, as secadoras também costumam fazer um trabalho melhor e mais rápido se compararmos com as lava e seca por exemplo.

Outro fator que não pode ser descartado é o consumo, você certamente terá um acréscimo na sua conta de luz se passar a usar a secadora ao invés dos varais.

Alguns pontos devem ser analisados na hora da escolha, veja:

Capacidade

A grande maioria das secadoras disponíveis possuem capacidade de 10Kg. Mas é importante tomar cuidado neste aspecto já que temos lavadoras de capacidade maior no mercado.

Se você tem uma lavadora maior e usa toda sua capacidade, terá de fracionar as roupas para secar, caso contrário poderá ter problemas.

Espaço disponível

Antes de comprar também indicamos que você avalie o espaço disponível para a máquina na sua lavanderia.

Isso pode levar você a fazer uma escolha mais adequada entre os equipamentos de chão e os de parede, e até mesmo entre secadoras de dimensões diferentes.

Voltagem

A voltagem também é um ponto a se prestar atenção. Quase que a totalidade das secadoras de roupas não são bivolts e algumas delas são disponíveis apenas em uma das opções.

Então não esqueça de confirmar a voltagem antes de confirmar a sua compra!

Brastemp BSR10

A Brastemp BSR10 conquistou o primeiro lugar na nossa lista de melhores secadoras de roupas. Ela tem uma construção robusta, secagem eficaz e uma capacidade suficiente para a grande maioria dos consumidores.

Ela suporta até 10 Kg de roupas por ciclo. É uma capacidade mediana, mas não temos opções muito melhores no mercado atualmente. As secadoras de roupas no Brasil ficam entre 8 Kg e 12 Kg de capacidade e a diferença na prática é pequena.

São 12 diferentes programas de secagem, destaque para o chamado de Programa Certo onde a própria máquina identifica a quantidade de roupas e define automaticamente o tempo ideal para a secagem. Isso gera economia de energia elétrica.

O principal ponto positivo da Brastemp BSR10 fica por conta da durabilidade, tenho conhecidos que possuem a máquina a mais de 5 anos, usam muito, e nunca apresentou nenhum tipo de defeito.

Esse modelo específico é uma secadora de roupas de chão, mas temos a opção da Brastemp BSI10 que é exatamente a mesma máquina, porém projetada para instalação na parede.

Nas dimensões são: 83 cm de altura, 61 cm de largura e 58 cm de profundidade.

O modelo não é bivolt então é preciso ter atenção na hora de efetuar a compra!

Além disso, como destaque negativo podemos mencionar o design que na nossa opinião é um pouco ultrapassado. Já vemos algumas secadoras até mais baratas com um visual mais atual!

Prós
  • Construção robusta
  • Eficiente
  • Fácil de usar
  • Bom custo-benefício
Contras
  • Design ultrapassado
Electrolux SFP12

Um dos lançamentos recentes da Electrolux, a SFP12 é nossa segunda principal recomendação de secadoras de roupas. Seu principal destaque é a capacidade de secar causando o mínimo possível de danos aos tecidos.

A tecnologia Autosense é uma das responsáveis pela conservação das roupas. Ela mede a temperatura e a umidade das roupas e secam com precisão, sem ressecar.

Isso permite que haja 80% menos desgaste das cores se compararmos com a secagem ao sol. Essa característica é testada e certificada pelo laboratório Underwriters Laboratories (UL).

A Electrolux SFP12 conta ainda com 12 Kg de capacidade, apesar de não parecer muito, é a maior entre as secadoras disponíveis no Brasil atualmente. Pelo menos entre as que encontramos à venda, de fato.

A eficácia de secagem é muito boa, além disso a máquina traz um recurso que diminui em 32% as rugas nas roupas. O Reverse Action como é chamado, alterna o movimento do cesto durante o ciclo para não amassar as peças.

Vale lembrar que esta é uma secadora de roupas de chão, ela tem 85 cm de altura, 60 cm de largura e 62,2 cm de profundidade.

O maior ponto negativo da SFP12 na nossa opinião é fato dela estar disponível somente em 220v o que inviabiliza a compra para boa parte dos consumidores. Talvez no futuro a marca lance a versão de 110v, mas isso não é garantido.

Prós
  • Possui tecnologias para preservar as roupas
  • Maior capacidade de mercado (12 Kg)
  • Eficiente
  • Painel Digital
  • Design atual
Contras
  • Somente em 220V por enquanto
  • Preço um pouco acima da média
Electrolux SVP11

A secadora de roupas Electrolux SVP11 chegou na terceira colocação da nossa análise graças a sua versatilidade e bom funcionamento. Além de ter uma qualidade construtiva que agrada bastante!

A versatilidade da máquina se dá principalmente por ela ser projetada para ser instalada tanto no piso quanto suspensa, e por ser bastante compacta. Isso acaba favorecendo quem tem pouco espaço na lavanderia.

Ah! Mas é importante mencionar que para instalá-la na parede será necessário comprar o kit de instalação que é vendido separadamente. Outra ressalva a se fazer é que se você instalar o equipamento de uma maneira, por exemplo suspensa, não será mais possível inverter o painel para instalá-la no piso.

Além de ser bastante versátil se trata de um equipamento eficiente e com funções úteis para diferentes demandas. São 12 diferentes programas de secagem que são selecionados através de um intuitivo painel digital, outro diferencial.

Uma função interessante é a Antirrugas, ela diminui os amassados para facilitar a vida de quem não gosta muito de passar as peças de roupas.

A capacidade dela é a mesma da grande maioria das máquinas de secar que encontramos no mercado hoje em dia, 10.5kg.

A Electrolux SVP11 mede 68 cm de altura, 60 cm de largura e 56,5 cm de profundidade. É uma das secadoras de roupas mais compactas do mercado.

Falando um pouco do preço, temos uma máquina do boa relação custo-benefício, custando cerca de R$1800 no varejo.

Lembrando que não se trata de um produto bivolt, então preste atenção para escolher a voltagem correta na hora da compra.

Prós
  • Pode ser instalada no piso ou na parede
  • Compacta
  • Eficiente
  • Painel digital
  • Boa relação custo benefício
Contras
  • Depois de instalada não é possível inverter o painel
  • Necessita a compra do kit de instalação (para instalá-la na parede)
Electrolux STH11

A secadora de roupas de chão Electrolux STH11 foi escolhida como a melhor opção custo-benefício do mercado. Ela tem um bom nível de secagem e custa consideravelmente menos que as concorrentes.

Vale ressaltar que apesar de mencionarmos principalmente a STH11, também recomendamos a STL11 que é exatamente a mesma máquina, porém na cor branca.

Ela conta com 11 Kg de capacidade, um pouco acima da média.

E mede 84 cm de altura, 59,5 cm de largura e 55,5 cm de profundidade. Fica dentro do padrão de tamanho deste tipo de equipamento, e vale lembrar que se trata de uma secadora de piso.

São 16 programas de secagem + 4 funções especiais, mas nada de muito inovador por aqui. Os programas seguem o padrão das secadoras mais simples do mercado. Apesar disso a secagem é bastante satisfatória.

Também gostamos bastante de visual desta Electrolux, apesar de ser um eletrodoméstico com foco no preço atrativo, ela tem um design elegante e com detalhes que dão um toque de modernidade.

Mas sem dúvidas o maior diferencial da STH11 é o preço, e consequentemente a relação custo/benefício. Ela bate de frente com a Midea SM11, secadora que geralmente é a mais em conta de todas, mas o padrão de acabamento da Electrolux é um pouco superior.

Prós
  • Ótima relação custo-benefício
  • Design atual
  • Eficiente
Contras
  • Construção básica

5° - Midea SM11

Midea SM11

A Midea SM11 é a secadora de roupas que geralmente é encontrada pelo preço mais baixo, sem considerar, é claro, aqueles modelos básicos, de parede, que não passam de 8 Kg.

A SM11 funciona muito bem apesar de não contar com nenhum um tipo de função inovadora. O resultado da secagem é muito satisfatório.

São 11,2 Kg de capacidade e 16 programas de secagem automáticos, não é necessário definir o tempo de ciclo, a própria máquina entende a quantidade de roupas e define o tempo ideal.

Outra boa notícia é que esta Midea já acompanha o duto exaustor, parece brincadeira, mas muitos modelos mais caros exigem que você compre esse acessório separadamente.

Nas dimensões são 84 cm de altura, 59,5 cm de largura e 55,5 cm de profundidade. Também é importante lembrar que a SM11 só pode ser instalada no piso, nunca suspensa.

O maior ponto negativo deste modelo é a construção mais simples. Mas mesmo utilizando materiais mais simples a máquina não passa a sensação de ser frágil.

Prós
  • Ótima relação custo-benefício
  • Design atual
  • Eficiente
Contras
  • Construção básica

6° - Mueller Sun

Mueller Sun

Por fim, resolvemos indicar uma opção ainda mais em conta, a Mueller Sun custa cerca de 3 vezes menos que a secadora tradicional mais barata.

O funcionamento aqui é bacana, as roupas realmente saem secas, porém a capacidade é consideravelmente menor que nos outros modelos indicados na lista. Isso quer dizer que você precisará realizar mais ciclos de secagem para suprir a necessidade da sua casa.

Além disso, é muito mais trabalhoso preparar a roupa para secar já que ao invés de simplesmente colocar a roupa no tambor, você precisa estender nos 6 cabides do equipamento.

A construção também é um pouco mais frágil, a estrutura que envolve a roupa durante o funcionamento é em PVC. Uma espécie de plástico transparente que não é difícil de ser danificado.

Apesar de parecer muito negativo, é importante ressaltar que esses problemas estão mais ligados ao tipo de secadora do que a esse modelo em específico.

Só recomendamos esse tipo de produto para quem precisa de uma alternativa a secagem ao sol e tem que investir o mínimo de dinheiro possível.

Apesar das limitações, com um pouco mais de paciência e cuidado, a Mueller Sun acaba sendo útil e cumpre sua missão na lavanderia.

Prós
  • Preço muito baixo
  • Compacta
Contras
  • Baixa capacidade
  • É trabalhoso de preparar a roupa na secadora
  • Construção relativamente frágil

Qual a melhor secadora de roupas?

A Brastemp BSR10 é na nossa opinião a melhor secadora para a maioria das pessoas. Ela é durável e funciona muito bem, mas tem o design um pouco ultrapassado.

Para quem busca uma secadora de roupas que não estrague os tecidos, a Electrolux SFP12 é a nossa recomendação. Ela conta com tecnologias que preservam as pelas de roupas.

Há também quem procure por uma secadora compacta, a Electrolux SVP11 é a ideal nesse caso. Além de ser uma das menores do mercado ela pode ser instalada tanto no piso quanto suspensa.

A Electrolux STH11 é para aqueles que prezam pelo custo-benefício. Ela entrega uma boa quantidade de qualidades sem custar muito caro.

Ainda mais barata que a 4º colocada é a Midea SM11, a secadora tradicional mais barata do mercado.

Mas se mesmo a Midea é inviável para você no momento, a Mueller Sun é uma alternativa adequada. Ela custa mais de 3 vezes menos que as secadoras comuns.

12 comentários

  1. Queria saber: qual é a que seca mais rápido?

    1. Olá Denilce,

      É bem difícil dizer qual delas seca mais rápido, depende muito da quantidade de roupas que você pretende secar por vez. Geralmente as secadoras possuem programas específicos para quem quer secar em pouco tempo, porém esses programas servem para quantidades menores de roupas e duram de 30 a 40 minutos.

  2. Alguma secadora pode ser usada sem o tubo de exaustão? Tenho gatos e eles gostam de entrar em qualquer lugar. Não é seguro. Grata

    1. Olá Raquel,

      Confesso que não conheço nenhum modelo de secadora que não precise do duto. Não sei se seria útil no seu caso mas as lava e seca não utilizam esse sistema porém a capacidade de secagem delas geralmente é bem menor.

  3. Seria possível acrescentar na sua análise, para cada modelo, o consumo de energia (eletricidade e gás)?
    O ideal mesmo seria calcular o consumo de energia (eletricidade e gás) para 30 ciclos ou 1 ciclo por dia por 1 mês, considerando carga total.

    1. Olá Doris, tudo bem?

      Seria possível sim, vamos levar em consideração a sua sugestão em uma futura atualização da análise.

      Obrigado pelo comentário!

  4. Acredito que o grande contra da Samsung seja o fato dela ser a gás, tendo que obrigatoriamente ter a tubulação a gás na lavanderia para sua instalação.

    1. Tem razão Guilherme, assim que possível vamos atualizar a matéria adicionando esse ponto negativo.

      Ainda assim, se trata de um produto de qualidade muito superior aos demais disponíveis no mercado.

      Obrigado pelo comentário!

      1. Tenho a secadora há 10 anos, e ela fica embaixo do meu aparelho de gás de parede na minha área. Basta puxar o rabicho, nada complicado. O grande ponto positivo desta máquina é justamente ser a gás, que não consome nada de energia e é muito mais barata para usar no dia a dia. Uma máquina de secar elétrica é proibitivo.

        1. Isso apenas para quem tem gás encanado, o que não é o caso da maioria da população.

  5. Olá João,

    Vc tem uma análise das secadoras por condensação? para quem não tem a opção de instalar um tubo de exaustão estas secadoras são as melhores mas muito difícil de achar.

    1. Olá Renata,

      Não temos ainda nenhum conteúdo relacionado a esse tipo de secadora. Quem sabe no futuro podemos criar um guia para isso?!

      Mas posso dizer que além de serem difíceis de encontrar, geralmente o preço também é mais alto e quando não ligadas ao esgoto, é necessária a limpeza do reservatório de água de tempos em tempos.

      Obrigado pelo comentário!

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.