Melhores Ferros de Passar Roupa

Procurando o melhor ferro de passar roupa para as suas necessidades? Preparamos uma seleção comentada com os melhores modelos do mercado.

Embora seja difícil achar alguém que aprecie a tarefa de passar roupa, não tem jeito; algumas peças precisam ser passadas, sob o risco de estragar completamente o visual. Inclusive, andar com roupas amassadas pode transmitir uma imagem de desleixo.

Porém, escolhendo o ferro de passar certo, é possível economizar tempo e esforço, além de garantir o melhor resultado para suas roupas.

Nesse artigo você encontra opções de ferro de passar a vapor, a seco e para viagem, com diferentes tipos de material constituinte da base e para todos os bolsos. Confira!

Melhores ferros de passar de 2018

Confira os modelos selecionados e suas principais características:

1º - Arno Smart Protect O melhor ferro de passar
2º - Easy Speed Plus Potente e eficiente
3º - Oster Ultra Care Durável e potente
4º - Black & Decker VFA Melhor ferro a seco
5º - Arno Steam Essential Simples e funcional
6º - Black & Decker 777 Melhor ferro para viagem
# - Ofertas Também buscamos ofertas!

Como escolher um ferro de passar?

Podemos dividir os ferros de passar em três categorias básicas: ferro a seco, ferro a vapor e ferro de viagem ou portátil.

Ferro a seco

O ferro a seco é aquele modelo tradicional, eficiente para desamassar as roupas, mas que pode exigir um pouco mais de esforço, comparado aos ferros a vapor. Costuma ter um preço mais baixo e pode ter maior durabilidade, por sua estrutura mais simples.

Ferro a vapor

Já o ferro a vapor possui um reservatório para água, que é liberada na forma de vapor por pequenos orifícios presentes na base do aparelho. Atualmente os modelos a vapor dominam o mercado.

Modelos desse tipo costumam ser mais caros e normalmente oferecem mais funcionalidades. Em geral, os ferros a vapor também podem ser utilizados para passar a seco.

O maior problema desse tipo de ferro, independentemente da marca, é que eles podem apresentar vazamentos no reservatório de água e exigem manutenção periódica, para eliminar os resíduos que se acumulam nos canais por onde a água passa e nos orifícios por onde sai.

Felizmente, essa manutenção pode ser feita de forma simples na maioria dos modelos, utilizando o próprio mecanismo de autolimpeza do ferro.

A quantidade de vapor que um ferro consegue produzir é medida em gramas por minuto (g/m). Esse dado vem especificado na caixa e no manual do produto.

A capacidade do reservatório de água é uma informação relevante, principalmente para quem passa muitas peças por vez, pois quanto mais líquido o ferro consegue comportar de uma vez, menos frequentes serão as pausas para reabastecimento.

Alguns aparelhos oferecem também “vapor extra”, que intensifica a emissão de vapor, para facilitar na hora de passar roupas muito enrugadas e tecidos mais grossos.

Outra funcionalidade é o jato de spray. Com ela, é possível soltar um leve borrifo de água sobre a roupa acionando um botão.

Existem ainda ferros que emitem vapor na posição vertical. Essa função ajuda a desenrugar roupas finas no cabide e cortinas. Porém, não se deve esperar o mesmo desempenho que uma passadeira a vapor.

Ferro de passar para viagem

Por fim, temos os ferros para viagem, que são caracterizados principalmente pelo tamanho e peso reduzidos, já que são pensados para serem levados na bagagem sem causar maiores transtornos.

A base do ferro de passar

Um dos principais itens do ferro é a base. Para não deixar dúvidas, a base é a parte do ferro que desliza sobre as roupas.

Em alguns modelos mais simples, encontramos ainda a base de alumínio polido. Esse material até desliza razoavelmente bem sobre os tecidos. Mas é preciso ter cuidado com estampas e detalhes que possam derreter e aderir à base do ferro, já que o processo de remoção nesses casos é bem difícil.

Entre os ferros mais modernos encontramos modelos com bases em cerâmica e durillium. Ambos materiais são antiaderentes e proporcionam uma distribuição homogênea do calor emitido pelo ferro sobre as roupas.

A diferença é que o durillium desliza com maior facilidade sobre as roupas, evita o brilho excessivo em certos tecidos sintéticos e é mais resistente contra riscos e rachaduras.

Como criamos este ranking dos melhores ferros de passar?

Procuramos apresentar as melhores opções de ferro de passar do mercado, tendo o cuidado de incluir um modelo que passa exclusivamente a seco e um de viagem.

Entre os critérios de seleção, consideramos as funcionalidades de cada modelo e a relação custo-benefício.

Priorizamos os ferros com base antiaderente, em cerâmica e durillium, com exceção do modelo tradicional da Black & Decker, que apresenta esse componente em alumínio.

Mas o que pesou mesmo na escolha dos modelos foram as opiniões dos consumidores. Em função do grande número avaliações negativas, um modelo campeão de vendas da Arno ficou de fora do ranking, assim como um ferro caríssimo, com caldeira separada, da Philips-Walita.

Vamos então aos nossos escolhidos e suas análises detalhadas!

1º – Ferro a vapor Arno Smart Protect

Melhor Ferro de Passar Roupa

O Arno Smart Protect é um ferro a vapor potente, perfeito para quem passa muita roupa ou não tem paciência para ficar selecionando a temperatura ideal para cada tipo de tecido.

Esse modelo identifica automaticamente a quantidade de calor ideal para cada tecido, por isso não tem seletor manual de temperatura; daí o “smart” em seu nome.

Sua base em durillium desliza maravilhosamente sobre as roupas e é antiaderente, além de evitar o excesso de brilho em certos tecidos sintéticos.

A emissão de vapor variável é de até 20 g/min para modelos com voltagem 127 v e até 40 g/min para 220 v. Tem ainda função vapor extra, com potência de até 120 g/min, para não sobrar nenhuma ruguinha nas roupas. O reservatório de água tem capacidade para 260 ml.

Como emite vapor mesmo com o ferro na posição vertical, serve para desamassar roupas no cabide ou mesmo cortinas.

Tem também o spray de água, para dar aquela leve umedecida nas roupas mais difíceis de alisar.

Com ele, aquela história de esquecer o ferro ligado sobre a roupa e acabar queimando-a não tem chance de acontecer, graça a seu sistema auto off.

O ferro se desliga automaticamente caso fique além de 5 minutos na horizontal sem movimento ou mais de 8 minutos na vertical.

Sua ponta fina foi projetada para facilitar o acesso a locais estreitos, como o espaço entre botões e detalhes.

Tem ainda função corta pingos, prevenindo que gotas de água sejam lançadas sobre as roupas e sistema de autolimpeza, para eliminar do interior do ferro resíduos provenientes da água.

O detalhe que pode desencorajar a compra desse ferro é seu preço relativamente alto, porém nem de longe proibitivo. Também não é um ferro tão levinho: pesa 1, 29 kg.

Prós

  • Base em durillium
  • Seletor de temperatura automático
  • Emite grande quantidade de vapor

Contras

  • Preço relativamente alto

2º – Ferro a vapor Philips-Walita Easy Speed Plus

Philips Walita Easy Speed Plus

O Easy Speed Plus é uma excelente opção de ferro a vapor com base em cerâmica.

A base em cerâmica é antiaderente e desliza bem sobre diferentes tipos de tecido. Distribui o calor de maneira uniforme, evitando que partes da roupa acabem queimando.

Sua capacidade de emissão de vapor constante é de até 35 g/min e tem a função vapor extra de 100 g/min. Permite alisar até os tecidos mais grossos com menos esforço. A capacidade do reservatório de água é razoável: 270 ml.

Emite vapor na posição vertical, o que é útil para desamassar roupas finas no cabide e cortinas.

Tem função corta pingos, que evita o lançamento de gotas d’água sobre as roupas enquanto são passadas.

O bico fino, a ponta fina e o salva botões ajudam na hora de passar locais menos acessíveis, como entre pregas ou botões. O cabo é confortável de segurar. Tem um design moderno.

Equipado com sistema de autodesligamento, que faz com que o aparelho pare de funcionar em 8 minutos quando deixado sobre o suporte e em 30 segundos se apoiado na base, quando não utilizado.

Possui função autolimpeza, que deve ser utilizada uma vez por mês para manter o desempenho de emissão de vapor.

Mas como nada consegue agradar a todos, alguns usuários reclamam do comprimento do fio (1,9 m), que poderia ser maior. O peso do aparelho também é visto por alguns como um ponto negativo: 1, 15 kg.

Fora isso, é inegável que trata-se de um ferro a vapor de alta qualidade, que oferece um ótimo custo-benefício.

Prós

  • Emite muito vapor
  • Base em cerâmica
  • Ótimo custo-benefício

Contras

  • Comprimento do fio
  • Relativamente pesado

3º – Ferro a vapor Oster Ultra Care

Oster Ultra Care

A marca Oster é famosa por seus liquidificadores, mas também se sai muito bem com ferros de passar, como comprova o Oster Ultra Care.

É um ferro potente e durável, com excelente performance para todos os tipos de tecidos e um belo design.

Sua base é confeccionada em cerâmica aerodinâmica, com nano orifícios. Além de ser antiaderente, essa tecnologia garante melhor deslisamento sobre os tecidos e produção otimizada de vapor.

Tem função vapor extra que emite um jato com potência de até 85 g/m, para tirar até aqueles vincos mais resistentes.

O vapor extra também pode ser usado com o ferro na posição vertical, para desodorizar e ajudar a desamassar roupas finas no cabide.

Possui ainda a opção “spray” para borrifar água sobre as roupas. O reservatório tem capacidade para 280 ml.

Conta com sistema antigotejamento, para evitar aqueles pingos chatos sobre as roupas. Também tem indicador luminoso em LED que avisa quando o ferro pode ser usado com vapor.

Vem equipado com sistema de autolimpeza, para eliminar os sólidos provenientes da água e possui autodesligamento. O fio com 2 metros de comprimento proporciona maior mobilidade.

Trata-se de um ferro de passar potente e durável, com ótimo custo-benefício, mas isso não o torna uma unanimidade.

Há várias de queixas de usuários desse modelo da Oster sobre a dificuldade em abrir a tampa do reservatório de água. Não se pode dizer que é um problema grave, mas o ideal é que o ferro seja prático e eficiente em cada detalhe.

Além disso, seu peso de 1,3 kg pode ser desconfortável para algumas pessoas.

Prós

  • Base em cerâmica aerodinâmica
  • Emite bastante vapor
  • Design moderno

Contras

  • Tampa do reservatório difícil de abrir
  • Peso

4º – Ferro a seco Black & Decker VFA

B&D VFA

Esse modelo tradicional de ferro a seco não poderia ficar de fora da lista dos melhores. É um ferro simples, “sem frescuras”, com bom desempenho na hora de desamassar diferentes tipos de tecido.

Há mais de 50 anos no mercado, o velho e bom Black & Decker VFA consegue se manter em destaque em meio a modelos a vapor com cada vez mais funcionalidades.

É ideal para quem dispensa a emissão de vapor na hora de passar roupa e busca um produto descomplicado, altamente durável.

O controle de temperaturas na parte frontal do ferro é muito prático, pois pode ser ajustado com uma só mão, enquanto se passa as roupas.

Sua base em alumínio é ampla, tem poupa botões e contribui para que o ferro atinja altas temperaturas, o que garante a boa performance na hora de tirar rugas e deixar as peças bem lisinhas.

Engana-se quem pensa que por ser um modelo antigo, trata-se de um ferro mais pesado: pesa menos de 1 quilo (970 g). Além disso, tem cabo anatômico, o que garante mais conforto na hora de passar as roupas.

É até difícil falar sobre os pontos fracos do modelo, já que algumas características que para alguns são defeitos, para outros representam benefícios. Isso se aplica ao fato dele não emitir vapor e atingir temperaturas altíssimas.

Uma desvantagem é que a base em alumínio não é antiaderente, oferecendo maior risco de danificar certos materiais sintéticos. Sem falar no trabalho que dá para tirar os resíduos que ficam colados no ferro. O comprimento do fio (1,5 m) também poderia ser maior.

Fora esses detalhes, o preço é realmente muito atraente, levando em consideração que se trata de um ferro de passar a seco altamente durável e muito funcional, portanto o custo-benefício é excelente.

Prós

  • Fácil de usar
  • Atinge altas temperaturas
  • Excelente custo-benefício

Contras

  • Comprimento do fio
  • A base não é antiaderente

5º – Ferro a vapor e a seco Arno Steam Essential

Arno Stean Essential

O Arno Steam Essential é uma opção de ferro a vapor com base em cerâmica que apresenta um preço acessível. Pode ser usado também como ferro a seco.

É ideal para quem não passa um grande número de peças por vez ou usa o ferro com menor frequência.

Não emite tanto vapor quanto os modelos mais potentes, mas é eficiente para desamassar diferentes tipos de tecido. Pesa 920 g.

A capacidade de emissão de vapor (variável) é de até 10 g/min. Oferece ainda a função vapor extra de 50 g /min, acionada por um botão na parte superior frontal do ferro.

A funcionalidade “spray” possibilita soltar um leve borrifo de água sobre as peças, umidificando-as suavemente, para facilitar a retirada de marcas de dobra e amassados.

Tem ainda a vantagem de emitir vapor na vertical. Entretanto, só serve para ajudar a desamassar no cabide roupas realmente muito finas, pois a quantidade de vapor produzida não é grande.

Um recurso muito útil desse ferro é a luz-piloto, que indica quando o aparelho está pronto para soltar vapor. Essa função previne vazamentos sobre as roupas, que ocorrem quando o ferro ainda não está suficientemente quente para transformar a água em vapor.

A base em cerâmica, como já comentamos, é antiaderente e ajuda a distribuir o calor de maneira uniforme, além de ser muito fácil de limpar.

E a função autolimpeza remove possíveis acúmulos de calcário no interior do ferro, prolongando sua vida útil.

Os pontos fracos desse modelo são o reservatório pequeno (150 ml) e a capacidade de emissão de vapor, inferior à de modelos mais caros.

Porém, não deixa de ser uma excelente escolha de ferro a vapor e a seco, com várias funcionalidades e ótimo preço.

Prós

  • Passa a vapor e a seco
  • Várias funcionalidades
  • Preço acessível

Contras

  • Não emite muito vapor
  • Reservatório pequeno

6º – Ferro a vapor de Viagem Black & Decker 777

Ferro de Passar para Viagem

O ferro a vapor de viagem da Black & Decker 777 é a solução para quem viaja com frequência, mas não abre mão de andar com roupas impecáveis.

Tem a grande vantagem de ser bivolt, com uma chave para selecionar a voltagem desejada.

Pesa aproximadamente 700 g e tem alça dobrável, características que o tornam mais fácil de carregar na mala.

Até aqui tudo bem, pois se é um ferro para viagem, precisa ser leve e compacto. E quanto às funcionalidades e constituição?

Justamente por isso ele conquistou seu lugar nessa lista dos melhores ferros de passar. Pois além de prático, é eficiente. Começando pela base antiaderente, que minimiza o dano a certos materiais sintéticos e é muito fácil de limpar.

Pode ser usado tanto para passar a vapor quanto a seco. Emite uma quantidade razoável de vapor, além de possuir a função vapor extra, o que lhe confere um excelente desempenho na hora de renovar roupas que foram impiedosamente amassadas no interior de malas.

Inclusive, muitos consumidores se surpreendem pelo fato dele “esquentar bem” se tratando de um ferro portátil.

Considerando todos esses benefícios e o preço relativamente baixo, concluímos que o produto apresenta uma ótima relação custo-benefício.

Infelizmente, não podemos ficar só nos elogios.

Uma queixa de alguns usuários é sobre o fio espesso, que oferece uma certa dificuldade para ser dobrado e encaixado na bagagem.

E o reservatório de água tem uma capacidade bem baixa (menos de 100 ml), mas precisamos ponderar que se trata de um modelo compacto.

Prós

  • Leve e compacto
  • Eficiente
  • Bivolt

Contras

  • Reservatório pequeno
  • Fio difícil de dobrar

Conclusão: qual o melhor ferro de passar?

Como vimos, o melhor ferro de passar é aquele que atende suas preferências e necessidades.

Para quem busca um ferro com base em durillium potente, durável e que simplifica a tarefa de passar roupas, o Arno Smart Protect é a melhor escolha.

Já o Philips-Walita Easy Speed Plus e Oster Ultra Care são as melhores opções de ferro a vapor com base em cerâmica do mercado.

Os tradicionalistas, que não abandonam o bom e velho ferro a seco, encontram no Black & Decker VFA o melhor modelo.

E aqueles que não precisam de um ferro tão potente, mas prezam pela qualidade, podem apostar no Arno Steam Essential, um ferro a vapor e a seco com preço super acessível.

Por fim, quem precisa de um ferro para viagem pode escolher sem medo o ferro a vapor de viagem Black & Decker 777.

Esperamos ter lhe ajudado a encontrar o melhor ferro, para que você ande sempre com roupas impecáveis, sem perder tempo nem se esforçar além do necessário.

Ficou alguma dúvida? Quer uma indicação? Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.