Melhores Panelas de Pressão Elétricas

Quer saber qual a melhor panela de pressão elétrica para ter mais praticidade e segurança na cozinha?

Nesse artigo você confere todos os itens que deve considerar na hora da compra e uma seleção comentada com os melhores modelos do mercado.

As panelas de pressão elétricas oferecem diversas vantagens em relação aos modelos tradicionais, pois:

É mais segura. A versão elétrica traz vários dispositivos de segurança, como controle de temperatura máxima e travamento automático da tampa enquanto há pressão no interior da panela.

Mais prática. As panelas de pressão elétricas desligam automaticamente após o tempo de cozimento programado. É só colocar os alimentos e programar, sem a necessidade de ficar vigiando.

Preserva o sabor, o aroma e a umidade natural dos alimentos. Como a liberação de vapor é muito reduzida, evita-se que os alimentos percam nutrientes e água.

Super silenciosa. A versão elétrica não faz aquele barulho de trem a vapor da panela tradicional.

Mais bonita. A panela elétrica embeleza a cozinha e se harmoniza facilmente com diferentes estilos de decoração.

Versátil. É possível preparar diversos tipos de receita nesse tipo de panela, doces e salgadas. Existem canais no YouTube e sites especializados em receitas de panela de pressão elétrica.

Não espalha o cheiro da comida por todos os ambientes da casa. Embora esse problema possa facilmente ser solucionado com o uso de um depurador ou coifa.

Permite economizar com gás de cozinha.

Melhores panelas de pressão elétricas de 2018

A seguir explicaremos o que considerar ao escolher uma panela de pressão elétrica. Mas caso prefira, você já pode conferir quais são os melhores modelos do mercado.

1º - Chef Digital PCC 20 Melhor panela de pressão elétrica
2º - Philco Digital Design e versatilidade
3º - Philips Walita Daily Collection Melhor de 5 litros
4º - Mondial Pratic Cook Melhor de 4 litros
5º - Britânia Melhor de 3 litros

Receba nossas novidades e promoções exclusivas por e-mail!

O que considerar ao escolher uma panela de pressão elétrica

Capacidade

O primeiro item a ser observado é a capacidade da panela. Encontramos no mercado modelos de 3, 4, 5 e 6 litros.

Mas é importante saber que a capacidade total da panela não corresponde à sua capacidade utilizável.

Isso porque, por questão de segurança, a quantidade de alimentos e líquidos não deve ultrapassar dois terços da capacidade total do aparelho.

E para alimentos que se expandem durante o cozimento, como feijão, não se deve usar mais do que a metade da capacidade em litros.

Esses limites podem variar de modelo a modelo, por isso é importante conferir essa e outras informações de segurança no manual do produto. De qualquer forma, todas as panelas de pressão elétricas trazem em seu interior marcações indicando tais limites.

Caso esses cuidados não sejam tomados, existe o risco de que a panela exploda, embora a probabilidade seja infinitamente menor do que nos modelos tradicionais, devido aos sistemas de segurança da panela de pressão elétrica.

Funcionalidades

Alguns modelos trazem funcionalidades especiais, como programar o início do cozimento com antecedência e manter o alimento aquecido por várias horas após o preparo.

Itens de segurança

Como já explicamos, todas as panelas de pressão elétricas são mais seguras que as tradicionais. E quanto mais dispositivos de segurança um modelo elétrico trouxer, melhor.

Panela interna removível

A panela interna removível é onde os alimentos são colocados e de fato cozidos. Ao escolher uma panela elétrica, é importante verificar a composição desse item e se o mesmo possui revestimento antiaderente.

Em alguns modelos, a panela removível pode ser lavada na lava-louças.

Analógica ou digital

Panelas digitais e analógicas permitem preparar os mesmos tipos de receita. A diferença é que as digitais contam com um painel eletrônico, semelhante ao do micro-ondas, e um visor.

Já nas analógicas, o funcionamento é controlado por meio de um botão central giratório.

Panela de pressão elétrica gasta muita energia?

Quanto maior a potência de uma panela elétrica, maior será seu consumo de energia.

Para fazer uma simulação do aumento que o uso da panela causará na conta de energia, é preciso ter em mente qual será seu tempo médio de utilização diário.

O cálculo do consumo de um aparelho em KWh é feito dividindo sua potência por 1.000, com o resultado multiplicado pelo tempo de consumo em horas.

Para calcular o custo financeiro que o aparelho trará, é preciso multiplicar o número de KWh pelo valor cobrado pela concessionária de energia elétrica (essa informação consta na conta de luz).

Veja um exemplo. Uma panela de pressão elétrica de 1.000 watts de potência que é utilizada 1 hora por dia.

Dividimos 1.000/1.000, que é igual a 1, vezes 1, que é o número de horas que a panela fica ligada por dia. Chegamos a um consumo de diário de 1 KWh, que ao longo de um mês soma 30 KWh.

Agora é só multiplicar o valor do KWh por 30 para saber o custo financeiro aproximado.

Se a tarifa por KWh é de R$ 0,67384 (valor cobrado no RJ), o custo energético mensal referente ao uso da panela de pressão elétrica será de R$ 20, 22.

Com base nesse cálculo, podemos concluir que é um aparelho que consome pouca energia.

Critérios de seleção

Para elaborar nossa lista das melhores, consideramos principalmente as avaliações dos consumidores, a capacidade, as funcionalidades e o custo-benefício de cada modelo.

Detalhes das Melhores Panelas de Pressão Elétricas

Veja agora as características detalhadas de cada um dos modelos escolhidos por nossa equipe.

1º – Electrolux Chef Digital PCC 20 6 litros

Melhor Panela de Pressão Elétrica

A Electrolux Chef PCC 20 é a melhor opção de panela de pressão elétrica do mercado, digital e com capacidade total de 6 litros.

A panela interior removível é antiaderente e o acabamento exterior é em aço inox escovado.

O painel digital conta com visor LED, que indica o tempo de cozimento restante, assim como o nível de pressão utilizado.

Aliás, um diferencial desse modelo é oferecer 3 níveis de intensidade de pressão (low, medium e high), o que permite atingir o ponto de cozimento perfeito para cada tipo de alimento.

Outro recurso bastante útil é o “programar início”, para que o cozimento só comece depois de 2 até 24 horas.

Já a função “buffet” permite manter o alimento aquecido por até 2 horas após o fim do processo de cozimento. Essa funcionalidade é acionada automaticamente após o desligamento (automático) da panela.

Vem com 15 modos de preparo pré-programados: carne, frango, lentilha, milho, refogar, arroz, cozimento lento, feijão, arroz integral, sopa, polenta, carne seca, grão de bico e mandioca.

Conta com 10 sistemas de segurança, como travamento automático da tampa e cobertura anti-bloqueio da válvula de pressão. Tem potência de 1.000 watts.

Acompanha os seguintes acessórios: copo medidor, concha e espátula.

Pontos fracos do modelo

O painel digital pode não ser tão fácil de operar no início, poderia ser mais intuitivo, de acordo com vários consumidores. E o manual de instruções não explica de forma detalhada como usar cada funcionalidade da panela.

Entretanto, esses problemas podem ser facilmente solucionados e são pouco relevantes diante das excelentes avaliações feitas pela maioria dos usuários.

Prós

  • 3 níveis de intensidade de pressão
  • Várias funções
  • 10 sistemas de segurança

Contras

  • Painel relativamente difícil de usar
  • Manual de instruções pouco detalhado

Melhor Preço

2º – Philco Digital 6 litros

Philco Digital

A Philco Digital 6 litros é uma excelente opção para quem busca uma panela de pressão elétrica de qualidade e com design moderno. Está disponível nas cores vermelha, preta, champanhe e silver.

Seu recipiente removível de cozimento é antiaderente e a estrutura principal da panela é confeccionada em inox.

O painel eletrônico conta com visor LED e traz tempos pré-programados para cozinhar milho, sopa, músculo, carne, mingau, arroz, vegetais, peixe, feijão, frango, bolo, legumes e frutos do mar.

É possível personalizar os tempos pré-programados, utilizando as teclas, “mais (+)” e “menos (-)”.

O modo “cozimento” permite utilizar a panela sem tampa, o que é especialmente útil para fazer refogados.

Tem desligamento automático e mantém os alimentos aquecidos após o cozimento.

Conta com 6 sistemas de segurança, incluindo o travamento automático da tampa quando a panela está pressurizada, controle de temperatura e controle de pressão.

Tem potência de 1.000 watts. Acompanha um copo medidor e uma espátula especial que não danifica o revestimento antiaderente da panela removível.

A garantia oferecida pelo fabricante é de 12 meses.

Pontos fracos

Uma das queixas dos consumidores, especialmente no caso da versão vermelha, é sobre a fragilidade da pintura, que pode ser facilmente danificada ao retirar o adesivo que vem na lateral do aparelho.

E o manual de instruções deixa muito a desejar.

Apesar dessas críticas, trata-se de uma panela de pressão elétrica 6 litros de alta qualidade, com um design moderno, segura e multifuncional.

Prós

  • 13 receitas pré-programadas
  • 6 sistemas de segurança
  • Multifuncional

Contras

  • Pintura externa frágil
  • Manual pouco detalhado

Melhor Preço

3º – Philips Walita Daily Collection 5 litros

Philips Walita Daily Collection

A Philips Walita Daily Collection é a melhor opção de panela de pressão elétrica 5 litros do mercado. Oferece tempo de cozimento ajustável de 1 a 60 minutos, através de botão giratório central (timer).

A panela interna é de alumínio, revestida com material antiaderente. Já a parte externa é confeccionada em aço inox, o que facilita bastante na hora da limpeza, que pode ser feita somente com um pano seco ou úmido.

O timer traz marcações indicando o tempo de cozimento ideal para 10 tipos de alimento: arroz, peixes, legumes, raízes, aves, arroz integral, carne suína, carne bovina, feijão e carne seca.

Após o fim do tempo de cozimento, a panela entra no modo de aquecimento automático, mantendo o alimento quente por até 6 horas.

Tem 7 sistemas de segurança, incluindo o travamento automático da tampa quando a panela está pressurizada e controle de temperatura máxima.

A potência da panela é de 900 watts. Acompanha uma concha, um copo medidor e uma espátula.

Quanto aos pontos fracos do modelo, identificamos em nossa pesquisa muitas reclamações relativas a problemas com o timer, mas vale lembrar que o produto tem garantia de 2 anos.

E o manual de instruções deixa muito a desejar, embora traga as informações essenciais sobre como usar a panela com segurança.

Fora isso, trata-se de um modelo de panela de pressão elétrica 5 litros campeão de vendas, que conta com inúmeras avaliações positivas dos consumidores.

Prós

  • 10 receitas pré-programadas
  • 7 sistemas de segurança
  • Mantém o aquecimento por 6 horas

Contras

  • Manual pouco detalhado
  • Pode apresentar problemas no timer

Melhor Preço

4º – Mondial Pratic Cook Premium PE-09

Mondial Pratic Cook

A Mondial Pratic Cook Premium foi eleita a melhor panela de pressão elétrica 4 litros. Sua panela interna de cozimento tem revestimento antiaderente e o acabamento externo é em inox, com suporte para colher.

O painel digital é simples de usar e conta com as seguintes teclas: timer, aquecer/cancelar e ajuste de tempo.

O visor digital mostra o tempo de cozimento restante ou programado, assim como a função que está sendo utilizada. Abaixo do visor há três luzes indicadoras: ajuste, cozinhar e aquecer.

Emite um sinal sonoro quando o tempo de cozimento termina e desliga automaticamente, entrando no modo aquecer.

Entretanto, o fabricante recomenda não deixar o alimento no modo aquecimento por mais de 6 horas.

Vem com 6 tempos de cozimento pré-programados: carne, feijão, frango, sopa, legumes e arroz. Basta acionar a tecla correspondente para ativar cada um desses programas. Permite programar o início do cozimento com até 24 horas de antecedência.

Quanto aos itens de segurança, destacam-se a dupla válvula de segurança e a alça da tampa (antitérmica) com trava de segurança.

Todas as peças desmontáveis da panela podem ser lavadas na lava-louças.

Acompanha copo medidor e colher de servir. Tem potência de 800 watts e a garantia oferecida pelo fabricante é de 12 meses.

Infelizmente, o manual de instruções do aparelho deixa muito a desejar, sobretudo a respeito do tempo de cozimento ideal para cada tipo de alimento.

Essa foi a única queixa recorrente que encontramos em nossa pesquisa, entre inúmeras avaliações extremamente positivas.

Prós

  • Painel digital fácil de usar
  • As peças laváveis podem ir a lava-louças
  • Emite sinal sonoro ao fim do cozimento

Contras

  • Manual de instruções incompleto

Melhor Preço

5º – Britânia 3 litros

Britânia 3L

A Britânia tem a melhor panela de pressão elétrica 3 litros do mercado. É um modelo analógico, com controle por botão giratório central.

Seu recipiente de cozimento removível é antiaderente e o acabamento externo é confeccionado em aço escovado.

Vem com tempos de cozimento pré-programados para refogar, fazer arroz, carne, mingau, sopa e feijão.

Para selecionar o tempo de cozimento, basta girar o botão central até a marcação correspondente.

Quanto o tempo de cozimento termina, a panela desliga automaticamente (o botão giratório central volta à posição inicial) e entra no modo “manter aquecido”.

Tem duas luzes indicadoras no painel, que mostram quando o aparelho está cozinhando com pressão, aquecendo (até “pegar pressão) ou mantendo os alimentos aquecidos.

Conta com 7 sistemas de segurança, como dispositivo contra superaquecimento, controle de temperatura e controlador de pressão.

Tem potência de 700 watts. Acompanha um copo medida e uma espátula. A garantia oferecida pelo fabricante é de um ano.

Como outros modelos de panela de pressão elétrica, a Britânia 3 litros traz um manual extremamente incompleto, o que obriga o consumidor a buscar informações adicionais, com o SAC da empresa ou na internet.

E como se trata de um modelo de baixa capacidade, levando em consideração que não é possível utilizar o volume total da panela removível, é preciso avaliar bem se o tamanho atende às necessidades do usuário.

Tirando essas ressalvas, trata-se de um modelo com bom custo-benefício e muito bem avaliado.

Prós

  • 7 sistemas de segurança
  • Bom custo-benefício
  • Fácil de usar

Contras

  • Pequena capacidade
  • Manual de instruções pouco detalhado.

Melhor Preço

Importante: é preciso escolher a voltagem certa na hora da compra, já que nenhum dos modelos apresentados é bivolt.

Conclusão: qual a melhor panela de pressão elétrica

Como vimos, a panela de pressão elétricas traz diversas vantagens em relação à versão tradicional.

A Electrolux Chef Digital PCC 20 ficou em primeiro lugar em nosso ranking, reunindo um belo design, várias funcionalidades e diferentes itens de segurança.

A Philco Digital também é uma excelente opção de panela de pressão elétrica 6 litros, multifuncional e disponível em 4 cores.

E para quem busca uma panela de pressão elétrica 5 litros, a Philips Walita Daily Collection é a melhor opção.

Com capacidade intermediária, a Mondial Pratic Cook Premium PE-09 é a melhor panela de pressão elétrica 4 litros.

E para aqueles que precisam de uma panela de pressão elétrica pequena e eficiente, a Britânia 3 litros é a melhor alternativa.

Esperamos ter ajudado a encontrar o modelo que melhor se adapte às suas necessidades.

Caso ainda reste alguma dúvida, pode contar com nossa ajuda; basta deixar um comentário que responderemos o mais rápido possível.

Até o próximo guia e boas compras!

2 comentários

  1. Ganhei duas panelas de pressão elétrica uma walita 5 litros e uma Britânia de 5 litros digital gostaria de saber qual a melhor das duas?
    Vou ficar somente com uma.
    Tenho uma queda pela marca walita mas gostaria de saber qual compensa mais.
    Obrigada

    1. Olá Lucimara,

      No seu lugar eu ficaria com a Walita mesmo, ela é bem superior principalmente em termos de qualidade construtiva e durabilidade.

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comnetários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!