Melhores Depuradores de Ar

Procurando o melhor depurador de ar para deixar o ar da cozinha do seu apartamento ou casa sempre renovado?

Realmente, esse eletrodoméstico é indispensável para que o ato de cozinhar traga somente prazer, sem ter que se preocupar com o cheiro dos alimentos se espalhando por todos os cômodos e a gordura que adere como cola aos azulejos.

Para tornar sua escolha mais fácil, preparamos uma seleção comentada com os melhores depuradores disponíveis no mercado e também daremos dicas de como escolher o aparelho mais apropriado para suas necessidades.

Outro ponto que abordaremos é sobre a diferença entre coifa e depurador, uma dúvida bastante comum entre os consumidores.

Se preferir, você pode conferir logo os modelos selecionados e suas principais características.

Melhores Depuradores de Ar de 2018

1º - Electrolux DE80X Melhor depurador de ar
2º - Consul CAT60GRANA Boa vazão e preço razoável
3º - Suggar Slim II DM61IX Compacto, em inox, boa vazão
4º - Colormaq DCM 80 Barato e funcional
5º - Fischer Power Steel 60 cm Para cozinhas pequenas

Receba nossas novidades e promoções exclusivas por e-mail!

Diferença entre depurador de ar e coifa

Depuradores e coifas servem para eliminar ou reduzir os odores e partículas de gordura que se formam durante o cozimento de alimentos.

Ambos captam e filtram o ar, através de filtros laváveis e/ou de carvão ativado.

O depurador apenas devolve o ar ao ambiente após a filtragem, enquanto a coifa o expele para o exterior através de um duto que sai por uma abertura na parede ou teto.

Quando o ar volta ao ambiente depois de ser filtrado, dizemos que o aparelho está sendo usado no modo depuração e quando é expelido para o exterior, chama-se modo exaustão.

Alguns depuradores podem ser usados como exaustores, desde que se adquira à parte os acessórios necessários (como duto flexível e abraçadeiras) e se providencie uma saída no teto ou parede.

E todas as coifas podem ser usadas como depurador (com uso do filtro de carvão), além de já virem de fábrica com todos os acessórios necessários para uso no modo exaustor.

As diferenças mais significativas entre os dois tipos de aparelho é que os depuradores em geral são mais baratos, mais fáceis de instalar e menos potentes que as coifas.

Temos uma matéria dedicada exclusivamente as melhores coifas do mercado aqui no Guia dos Melhores.

Justamente por serem menos potentes, os depuradores são indicados para cozinhas menores e que não estão integradas a outros cômodos da casa.

E, sem querer destruir seus sonhos de limpeza, informamos que os depuradores em geral, quando usados no modo depuração, não eliminam 100% dos odores e gordura do ambiente. A boa notícia é que eles conseguem sim dar uma boa amenizada.

Tendo isso em mente, é importante saber quais itens observar antes de comprar um depurador, sob o risco de entrar para as estatísticas de consumidores insatisfeitos. É isso que veremos no próximo tópico.

Como escolher um depurador de ar

Ao escolher um depurador de ar é preciso estar atento a aspectos básicos, incluindo:

Tamanho

O depurador deve cobrir toda a área do fogão ou cooktop e preferencialmente ultrapassá- la. Pensando nisso, tire as medidas do seu fogão antes de escolher um aparelho.

Encontramos no mercado basicamente 2 tamanhos: 60 cm, para fogões de até 4 bocas e 80 cm, para fogões de 5 ou 6 bocas.

Mas nada impede que se utilize um aparelho de 80 cm para um fogão de 4 bocas, caso haja espaço disponível.

Capacidade de sucção ou vazão

Capacidade de sucção ou vazão real refere-se à quantidade de ar que o depurador consegue filtrar, medida em m 3 /h.

Para saber a vazão ideal mínima necessária para sua cozinha, você deve primeiro calcular a área total do espaço (altura x largura x comprimento).

Depois, multiplique a área por 12, que é o número ideal de renovações de ar por hora.

Veja um exemplo: se uma cozinha tem 3 m de altura, 2 m de largura e 2,5 m de comprimento, sua área é de 15 m. Como 15 vezes 12 é igual a 180, essa é capacidade de sucção mínima que um depurador deve ter para ser eficiente nesse espaço (180 m 3 /h).

Quando houver nas especificações técnicas as informações vazão livre e capacidade de sucção, o que importa é a segunda.

Se não encontrar um depurador com a vazão mínima necessária para sua cozinha, a alternativa é usar uma coifa.

Preço e disponibilidade do filtro

Todos os depuradores utilizam um filtro de carvão e, em alguns casos, mantas sintéticas, itens que precisam ser trocados periodicamente.

É importante verificar o preço e a disponibilidade de tais acessórios antes de comprar um aparelho.

Instalação do depurador de ar

Os depuradores podem ser fixados somente na parede atrás do fogão ou sob um armário. Verifique se a estrutura suportará o peso do aparelho.

É obrigatório respeitar a distância máxima e mínima entre o fogão e o depurador. A primeira assegura que o equipamento filtre o ar adequadamente. Já a distância mínima serve para evitar acidentes.

Manual de instruções

Para ter certeza de que está fazendo a melhor escolha, baixe o manual do aparelho que pretende comprar e leia-o atentamente, por mais cansativo que isso pareça.

Também é importante saber se o manual orienta detalhadamente o processo de instalação do depurador, assim como seus procedimentos de manutenção.

Melhores depuradores de ar

Confira agora a seleção comentada dos melhores depuradores disponíveis no mercado. Utilizamos como critérios de escolha características como vazão, funcionalidades, nível de ruído, relação custo-benefício, design e principalmente, avaliações dos usuários.

1º – Electrolux DE80X

Melhor Depurador de Ar

O Electrolux DE80X ficou em primeiro lugar em nosso ranking. É um depurador bonito e com ótimo desempenho para fogões de 5 ou 6 bocas.

Apresenta um belo design, boa vazão e conta com muitas avaliações positivas de consumidores, embora existam algumas queixas sobre a capacidade de sucção.

Também está disponível na cor branca, neste caso o código do modelo é DE80B. E para o tamanho de 60 cm (fogões 4 bocas), os códigos são DE60X e DE60B.

Pesa aproximadamente 7,4 kg, sua capacidade de sucção é de 280 m 3 /h e possui 3 velocidades. A potência do motor é de 125 watts (potência total de 165 W). Também pode ser usado no modo exaustor, com as devidas adaptações no ambiente.

A depuração do ar é feita através de 2 filtros de alumínio, que precisam ser lavados pelo menos uma vez por mês (podem ir à lava-louças) e um filtro de carvão ativado.

O filtro de carvão deve ser trocado a cada 6 meses e custa em média R$ 50, podendo ser adquirido na loja online da Electrolux.

Inclui máscara captadora de ar em vidro, item que evita a dispersão dos vapores, concentrando-os sob a área do depurador.

O painel com botões é simples de usar e fácil de limpar. Possui ainda iluminação na parte traseira, que pode ser acionada mesmo quando o depurador não está em uso.

Ao comprar esse depurador Electrolux, é importante escolher a voltagem correta, já que ele não é bivolt.

O manual de instruções é bem detalhado e orienta satisfatoriamente o processo de instalação, assim como o uso e manutenção do aparelho.

Mas temos que comentar algumas desvantagens do modelo

Um ponto fraco do equipamento é sua estrutura em aço (não inox) que pode apresentar ferrugem com o passar do tempo.

Outro problema relatado por alguns usuários é o excesso de barulho quando o depurador é usado na velocidade máxima.

E como o fabricante não indica o nível de ruído do produto em decibéis, fica difícil comparar com outros modelos para verificar se a crítica procede.

Fora essas questões, trata-se de um dos depuradores mais vendidos no Brasil, com boa configuração, design elegante e que conta com consumidores satisfeitos, por isso levou o primeiro lugar em nossa lista dos melhores, polêmicas à parte.

Prós

  • Boa vazão
  • Design
  • Disponibilidade e preço do filtro de carvão
  • Filtros de alumínio laváveis

Contras

  • Não é de inox
  • Barulhento
  • Não é bivolt

Melhor Preço

2º – Consul CAT60GRANA

Consul CAT60GRANA

Para quem busca um depurador de ar em inox para fogão de 4 bocas com bom custo-benefício, o Consul CAT60GRANA é uma excelente escolha. Também está disponível no tamanho 80 cm (CAT80GRANA).

Por ser confeccionado em inox, apresenta uma durabilidade maior. Um diferencial de sua construção é a máscara captadora de ar em vidro ajustável. Pesa aproximadamente 6, 6 kg.

Pode ser usado como depurador ou exaustor. Na segunda opção, é preciso adquirir os acessórios para adaptação e providenciar uma saída externa para o ar.

A potência do motor é de 125 watts e sua capacidade de sucção máxima é de 240 m 3 /h. Oferece 3 velocidades.

O sistema de iluminação é composto por uma lâmpada incandescente embutida e fica na parte dianteira do depurador.

O painel é simples de usar, com botões deslizantes para ligar o sistema de iluminação e selecionar a velocidade ou desligar o aparelho.

O nível de ruído informado pelo fabricante é de 68 decibéis.

O manual de instruções é bem explicado e consegue orientar satisfatoriamente a instalação e manutenção do depurador.

A depuração do ar é realizada através de um filtro de fibra sintética lavável e um filtro de carvão ativado, que precisa ser substituído a cada 4 meses.

Agora, vamos aos pontos negativos

Não conseguimos levantar o preço atual do filtro de carvão em nossa pesquisa. A indisponibilidade do mesmo no mercado, incluindo a própria loja da Consul, pode ser considerada um ponto fraco do modelo.

Por isso recomendamos que você esteja atento a esse item caso opte por esse depurador, que não deixa de ser uma excelente opção.

Também é preciso selecionar a voltagem correta do aparelho no ato da compra, já que ele não é bivolt.

Prós

  • Exterior em inox
  • Boa vazão
  • Filtro de tecido lavável

Contras

  • Filtro de carvão difícil de achar
  • Não é bivolt

Melhor Preço

3º – Suggar Slim II DM61IX

Suggar Slim II

O Suggar Slim II é outra excelente opção de depurador em inox para fogão de 4 bocas, também disponível na versão 80 cm.

Seu design mais fino é discreto e elegante. Pesa aproximadamente 4,6 kg. Não tem máscara captadora de ar, talvez por sua proposta de ser um depurador mais compacto.

O painel é bem simples e fácil de limpar, com controle em botões de pressionar.

Apresenta capacidade de sucção de 250 m 3 /h e potência de 105 watts. Oferece três opções de velocidade. Conta ainda com sistema de iluminação.

Pode ser usado apenas como depurador ou exaustor, sendo necessário adquirir separadamente os acessórios e providenciar a abertura na parede ou teto no segundo caso.

A limpeza do ar é realizada através de um filtro metálico e outro de carvão ativado. A disponibilidade do filtro de carvão é exatamente um dos pontos negativos do modelo.

Não encontramos o filtro à venda na loja online da Suggar e nem mesmo pudemos consultar seu preço. O fabricante recomenda a aquisição do filtro na rede autorizada. Portanto, vale ficar atento a esse aspecto antes de adquirir o produto.

Encontramos algumas queixas de consumidores sobre o barulho do aparelho quando utilizado na velocidade máxima.

E como a empresa não informa o nível de ruído em decibéis, apenas o classifica como “silencioso”, fica difícil comparar com outros depuradores.

O manual de instruções tem qualidade média; com algum esforço é possível compreender as informações sobre o processo de instalação. Porém deixa a desejar nas orientações sobre o uso correto e manutenção do aparelho.

Também é preciso selecionar a voltagem local no ato da compra, pois esse depurador não é bivolt.

Por outro lado, esse é um dos modelos mais bem avaliados da Suggar, marca que é sinônimo de depurador de ar no Brasil, tem boa configuração e um design legal, tudo isso por um preço acessível.

Prós

  • Em inox
  • Boa vazão
  • Design

Contras

  • Dificuldade em encontrar o filtro de carvão
  • Barulhento
  • Não é bivolt

Melhor Preço

4° – Colormaq DCM 80

Colormaq DMC 80

Para quem quer gastar pouco na compra de um depurador sem abrir mão da qualidade, o Colormaq DCM 80 é uma ótima escolha. Também está disponível no tamanho 60 cm (DCM60).

É um modelo simples, com apenas uma velocidade. Tem um design discreto, mas se harmoniza bem com diferentes estilos de decoração. Vem equipado com máscara captadora de ar em vidro.

Pode ser usado somente como depurador e seu processo de instalação é bem simples, desde que as instruções do manual sejam devidamente seguidas.

A potência do motor é de 80 watts e a capacidade de sucção informada é de 250 m 3 /h.

Sua estrutura externa é confeccionada em aço e conta com sistema de iluminação na parte traseira. Pesa aproximadamente 7,2 kg.

Diferentes de outros modelos, o Colormaq DCM não possui filtros laváveis, o que para alguns é uma vantagem e para outros um ponto fraco do aparelho.

A depuração do ar é realizada através de uma manta filtrante e de um filtro de carvão ativado. O filtro precisa ser trocado a cada 4 meses e a manta a cada 2 meses.

O preço médio do filtro de carvão é de R$ 10 e a manta custa em média R$ 13. Ambos podem ser adquiridos na loja virtual da Colormaq.

Uma vantagem desse aparelho é ser bivolt. Ele tem uma chave em seu interior para selecionar a voltagem. É importante prestar atenção nesse detalhe antes de começar a usá-lo, já que o depurador vem de fábrica com a chave na posição 220 volts.

O fabricante não informa o nível de ruído em decibéis, mas diversos usuários o consideram um depurador silencioso.

O manual de instruções é um tanto resumido, mas consegue fornecer as informações essenciais sobre o processo de instalação e manutenção do aparelho.

Trata-se de um modelo simples e funcional, com excelente custo-benefício.

Prós

  • Preço acessível
  • Bivolt
  • Silencioso

Contras

  • Não tem filtro lavável
  • Não é de inox

Melhor Preço

5º – Fischer Power Steel 60 cm

Fischer Power Steel

O Fischer Power Steel 60 cm é um depurador em inox para fogão 4 bocas perfeito para cozinhas de apartamento bem pequenas e não integradas a outro ambiente.

Pode ser usado como depurador e exaustor, desde que se faça as devidas adaptações no ambiente.

Tem um design simples e compacto, pesando 4,9 kg. O painel, composto por botões deslizantes (controle eletromecânico), é fácil de limpar e descomplicado de usar.

O motor tem potência de 80 watts e a vazão do aparelho é de 150 m 3 /h. Por isso, repetimos, só é uma boa escolha para cozinhas bem pequenas (faça o cálculo da vazão mínima com base na área).

O sistema de iluminação, composto por uma lâmpada incandescente embutida, fica na parte frontal do depurador e pode ser utilizado mesmo quando o aparelho não está em funcionamento.

Uma das vantagens desse modelo é o baixo nível de ruído: 50 decibéis, segundo o fabricante.

Não é bivolt, portanto, é preciso escolher a voltagem correta na hora da compra.

A limpeza do ar, tanto no modo depurador quanto no exaustor, é feita através de um filtro de tecido sintético, que segundo o fabricante deve ser trocado mensalmente.

Quanto ao preço e disponibilidade do filtro, podemos dizer que é um ponto negativo do modelo.

Para nossa surpresa, a loja virtual da Fischer não oferece peças de reposição, como os filtros de tecido. Não encontramos sequer o filtro “original” em qualquer outro lugar, apenas opções supostamente compatíveis.

E o manual de instruções é regular, um tanto resumido, mas consegue transmitir as informações essenciais sobre o aparelho.

Fora essas questões, é um depurador que conta com boas avaliações dos usuários, funcional, bonito e que apresenta uma boa relação custo-benefício, por isso foi incluído em nossa seleção.

Prós

  • Compacto
  • Silencioso
  • Em inox

Contras

  • Baixa vazão
  • Não é bivolt
  • Filtro em tecido difícil de encontrar

Melhor Preço

Conclusão: qual o melhor depurador de ar?

O Electrolux DE80X ficou em primeiro lugar como melhor depurador de ar, reunindo design, boa vazão, ótimas avaliações dos consumidores e disponibilidade do filtro renovável, embora não seja isento de críticas.

Já o Consul CAT60GRANA é a melhor escolha para que busca um depurador em inox. Só ficou em segundo lugar pela indisponibilidade do filtro.

O Suggar Slim II DM61IX apresenta-se como outra ótima alternativa de depurador em inox, com design compacto e boa vazão.

E quem procura um depurador barato e funcional pode apostar no Colormaq DCM 80.

Para cozinhas bem pequenas, uma ótima opção de depurador em inox é o Fischer Inox Power Steel 60 cm.

Esperamos ter ajudado na escolha do seu depurador de ar. Lembre-se de fazer os devidos cálculos antes de adquirir seu aparelho. Boas compras e até a próxima!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comnetários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!