Melhores Consoles de Videogame

Apesar de entendermos que a discussão nessa área é bem acirrada, resolvemos criar a matéria imparcial para ajudar aqueles que têm dúvidas sobre qual é o melhor video game no seu caso.

Melhores videogames de 2018

1º - Xbox One X O mais poderoso
2º - Playstation 4 Pro PS4 turbinado
3º - Nintendo Switch Híbrido com games excelentes
4º - Xbox One S Melhor console custo benefício
5º - Playstation 4 Slim PS4 custo-benefício
6º - New Nintendo 3DS XL Melhor console portátil

Receba nossas novidades e promoções exclusivas por e-mail!

1° - Xbox One X

Xbox One X

O XBox One X é atualmente o console mais potente disponível no mercado. Ele garante a melhor qualidade gráfica e resolução 4K nativa em uma seleção de jogos.

Dentro do aparelho temos três componentes que transformam o Xbox One X em um verdadeiro monstro! O primeiro é o processador, é um Jaguar de oito núcleos e 2,3 GHz Desenvolvido pela AMD.

Depois temos a memória RAM, para garantir o funcionamento perfeito do processador a Microsoft colocou nada mais nada menos que 12GB de memória DDR5 nesse vídeo game.

E por último, a grande estrela, a GPU. Uma AMD Polaris capaz de oferecer performance de 6 TFLOPS. Graças a essa belezinha o console é capaz de rodar os games na resolução 4K.

O visual do aparelho é bem sóbrio e faz jus ao nome. É literalmente uma caixa como linhas retas seguindo a mesma tendência dos outros modelos da Microsoft. Em termos de tamanho podemos dizer que ele é compacto, parecido com seu irmão Xbox One S.

O controle é o já conhecido do Xbox One. Sem dúvidas um dos mais confortáveis e resistentes da história dos videogames.

Vale lembrar que esse modelo é apenas uma versão mais poderosa do Xbox One, isso quer dizer que ele utiliza a mesma biblioteca de games que a versão mais simples. Entretanto, alguns jogos são otimizados graficamente para ele.

Pontos fracos

O primeiro lado negativo do Xbox One X fica por conta do preço. É o mais caro atualmente e além disso, para que você aproveite toda a capacidade do aparelho é necessária a compra de um televisor com resolução compatível (4K).

Outro ponto que temos que citar é que nem todos os games da biblioteca da Microsoft rodam em 4K no Xbox One X. Ou seja, você pagará por um poder que às vezes pode nem usar.

Alguns dos títulos otimizados para o console são: Forza Horizon 4, Forza Motorsport 7, Gears 5, Fallout 4, Fortnite, Halo 5, entre outros. Clique aqui para visualizar a lista completa dos games.

Prós

  • O console mais potente do mundo
  • Possibilidade de aderir ao Gamepass (serviço que disponibiliza diversos games)
  • Roda em 4K nativo
  • Controle confortável e resistente
  • Design elegante
  • Compacto

Contras

  • Alguns games não são otimizados para ele
  • Preço alto
  • Precisa de uma tv 4k para ter a melhor performance gráfica

2° - Playstation 4 Pro

Playstation 4 Pro

Apesar de apresentar um hardware um pouco inferior ao Xbox One X. O PS4 Pro é a escolha certa para quem procura potência gráfica e prefere a lista de exclusivos oferecida pela SONY.

Ele conta com um processador AMD Jaguar de 2,1 GHz, 8GB de RAM DDR5 e uma GPU AMD Polaris com um poder computacional de 4,2 TFLOPS. Com esse hardware o Playstation 4 Pro é capaz de rodar jogos em resolução 4K.

Em alguns títulos o console é capaz de rodar em 4k e 60FPS, já em outros ele usa técnicas de renderização por checkerboard para entregar algo perto dos 4K sem forçar muito a barra para os componentes do videogame.

Em termos de design, o PS4 Pro traz uma cara uma pouco mais agressiva com linhas inclinadas e divisões bem marcada. Vai muito do gosto pessoal de cada um, mas posso dizer que não se trata de um console feio.

O joystick também um ponto positivo, praticamente igual ao do PS4 Slim, que foi uma repaginada bem sucedida em um controle que já é um clássico. O controle é bastante confortável, pode incomodar apenas quem tem as mãos muito grandes.

É importante lembrar que apesar de entregar uma qualidade gráfica superior, a biblioteca de games do Playstation 4 Pro é exatamente a mesma da versão menos potente.

O que não agrada

Assim como seu concorrente Xbox One X o PS4 não utiliza toda sua capacidade em todos os games da biblioteca. Alguns títulos não são otimizados para rodar no console turbinado da SONY.

O preço também não chama muita atenção, ele é apenas um pouco mais barato que o monstro da Microsoft e custa quase o dobro do Playstation 4 Slim.

Por fim, você precisa saber que para extrair toda a capacidade gráfica do console você terá que ter uma televisão compatível com resolução 4K.

Prós

  • Ótima performance gráfica
  • Roda em 4K
  • Controle confortável

Contras

  • Preço alto
  • Alguns games não são otimizados para ele
  • Precisa de uma tv 4k para ter a melhor performance gráfica

3° - Nintendo Switch

Nintendo Switch

O Nintendo Switch tem como grande diferencial a possibilidade de usá-lo tanto como console de mesa quanto como console portátil. Além disso, ele conta com uma biblioteca de exclusivos de peso.

Claramente o maior diferencial do console é o fato de poder levar para qualquer lugar e se estiver em casa jogar na sua televisão, essa funcionalidade abre uma gama enorme de possibilidades para os jogadores.

Os joysticks são outra atração, o console traz na caixa dois joycons como são chamados, eles podem ser usados os dois juntos, encaixados no console ou em um gadget, ou separados.

Mas vale lembrar que usar os joycons individualmente pode ser um pouco desconfortável já que eles são bem pequenos.

O hardware do Switch não é nada impressionante, e nem é essa a proposta do videogame. O processador não é detalhado pela Nintendo e a GPU é uma NVIDIA Tegra modificada especialmente para o modelo.

No fim das contas ele consegue rodar muito bem os games apenas com pequenas quedas de performance quando utilizado na televisão. Mas nada que chegue a atrapalhar a jogatina.

Títulos como Zelda Breath of the Wild, Super Mario Kart 8 Deluxe e Super Mário Odyssey justificam fácil a compra do console. Além de serem aclamados pela crítica fazem um sucesso absurdo entre os jogadores do mundo todo.

Pontos fracos do Switch

Começamos como sempre falando do preço. O console até não chega a ser tão caro, mas os jogos pesam bastante no bolso. Isso talvez pelo fato da Nintendo não atuar oficialmente dentro do Brasil.

A bateria no modo portátil também poderia ser melhor já que julgamos esse como o formato mais interessante para se divertir com o videogame. Lembrando que a duração não chega a ser horrível, mas poderia ser melhor sim.

Por fim temos o armazenamento, com apenas 32GB de espaço interno ao comprar o Switch você provavelmente precisará de um cartão SD para conseguir salvar todas as suas aventuras.

Prós

  • Pode ser usado como console de mesa ou portátil
  • Exclusivos espetaculares

Contras

  • Bateria poderia durar mais
  • Pouco armazenamento (32GB)
  • Jogos extremamente caros

4° - Xbox One S

Xbox One S

O Xbox One S é atualmente o console de última geração mais barato disponível no mercado. Oferecendo assim uma excelente relação custo x benefício.

Confesso que o design do console é um dos meus favoritos. Ele tem linhas retas e a cor branca é mesmo um atrativo para o aparelho. Mas claro que esse aspecto vai muito do gosto de cada um.

O controle também um ponto positivo do console da Microsoft, ele é resistente, bonito e confortável. O joystick funciona com pilhas, e elas realmente não duram muito. Mas a boa notícia é que facilmente podemos encontrar no mercado uma bateria recarregável que pode ser usada nele.

Esse aparelho original da Microsoft custa cerca de R$150, mas também é possível encontrar opções de outras marcas que são mais baratos e também funcionam.

A Microsoft também oferece um serviço chamado Gamepass, ele oferece uma grande variedade de games que você poderá jogar pagando uma mensalidade de cerca de R$30. Isso ajuda bastante aqueles que não têm a possibilidade de adquirir jogos constantemente.

Lembrando que o Xbox One S roda exatamente os mesmo títulos que o Xbox One X, porém alguns deles com qualidade gráfica inferior.

Prós

  • Ótimo custo-benefício
  • Design bonito
  • Possibilidade de aderir ao Gamepass (serviço que disponibiliza diversos games)

Contras

  • Utiliza upscaling para rodar em 4K

5° - Playstation 4 Slim

Playstation 4 Slim

O PS4 Slim oferece uma grande biblioteca de games e apesar de ser um pouco mais caro que seu maior concorrente também tem um bom custo-benefício.

Temos nele um design bem simples, mas acredito que mais agradável até mesmo que seu irmão maior Playstation 4 Pro. Mas como sempre falo, isso vai depender muito do gosto de cada consumidor.

Atualmente ele é o console dessa geração mais vendido do mundo, e no Brasil essa popularidade pode ser ainda maior. O lado bom disso é que você tem mais chance de ter algum conhecido que já possua o console para jogar online.

Em termos de qualidade gráfica e performance geral ele empata tecnicamente com o Xbox One S. O que você deve levar mais em consideração certamente são os exclusivos. E o PS4 não faz feio nesse quesito.

Títulos como God of War, Uncharted e The Last of Us são verdadeiras obras primas e trazem experiências únicas para os jogadores.

O controle desse modelo também não desaponta. Pode ser apenas um pouquinho desconfortável para quem tem as mão muito grandes.

Prós

  • Boa relação custo-benefício
  • Comunidade brasileira grande
  • Ótimos títulos exclusivos

Contras

  • Mais caro que o maior concorrente

6° - New Nintendo 3DS XL

New Nintendo 3DS XL

O New Nintendo 3DS Xl é o melhor console 100% portátil atualmente e conta com uma biblioteca incrível de jogos.

Ele é retrátil, tem duas telas e conta uma tecnologia exclusiva de visão 3D. Essa função pode ser desagradável para algumas pessoas, principalmente crianças, por isso o videogame traz um controle de intensidade que permite até desativar essa característica.

O design é agradável e o console fica confortável nas mãos. É importante tomar um pouco de cuidado principalmente com as dobradiças, elas podem acabar danificando devido ao estresse de abrir e fechar o tempo todo.

Mas o maior diferencial do console é sem sombra de dúvidas os games! Ele tem uma vasta biblioteca com títulos divertidíssimos das aclamadas franquias da Nintendo. Alguns deles são, Pokémon Ultra Sun, Pokémon Ultra Moon, Super Smash Bros 3DS, Super Mario Kart 7, Mario 3D Land, entre outros. Confira a lista completa aqui.

Agora você pergunta, mas o Nintendo Switch não é portátil e melhor que o New Nintendo 3DS XL? Sim, ele é melhor e também pode ser usado como portátil, mas justamente pela diferença de hardware o 3DS consegue uma autonomia muito superior.

Então para aqueles que pretendem usar o console majoritariamente fora de de casa, minha sujestão anda é o New 3DS XL.

Se você vai usar pouco na rua ou apenas quer jogar em qualquer lugar da casa sem precisar de monitor ou televisão, o Switch é uma opção mais adequada.

Também precisamos mencionar que o console não é exatamente barato e a exemplo do Switch os jogos também pesam bastante no bolso dos brasileiros.

Prós

  • Boa duração de bateria
  • Possibilidade de jogar em 3D
  • Vasta biblioteca de games

Contras

  • Preço alto
  • Jogos caros
  • Difícil de encontrar a venda

Conclusão: qual o melhor console de videogame?

Como costumamos dizer aqui no Guia dos Melhores, isso depende! Na nossa visão cada um dos consoles que encontramos hoje pode atender bem determinado tipo de jogador.

Apesar de acreditarmos que o fator mais importante na hora de escolher o video game são os jogos exclusivos. Também há outros aspectos que podem influenciar na hora da compra.

Para quem procura a maior qualidade gráfica com resolução 4K nativa e maior velocidade de processamento o Xbox One X é o melhor console.

O Playstation 4 Pro é a escolha perfeita para quem quer maior performance gráfica porém prefere os títulos exclusivos do aparelho da Sony.

O Nintendo Switch é um console híbrido, é possível jogá-lo tanto em uma televisão como na própria tela de forma portátil. Além disso ele trás títulos impecáveis que são sucesso de crítica.

Para quem procura um console de boa relação custo-benefício, o Xbox One S parece ser a compra ideal. Atualmente ele é o mais barato e oferece uma excelente experiência de jogo.

O Playstation 4 Slim é nossa escolha para quem procura custo-benefício e prefere os títulos exclusivos de PS4.

Por fim temos o New Nintendo 3DS XL, nossa escolha como melhor console portátil! Se você quer um console para jogar em qualquer lugar, esse é o videogame certo para você!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comnetários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!