Melhores Robôs Aspiradores

Os robôs aspiradores estão ficando populares no Brasil, mas você sabe qual é o melhor para comprar? Escolhemos os modelos que mais valem a pena para diferentes públicos.

Melhores robôs aspiradores de 2019

1º - iRobot Roomba 960 Melhor robô aspirador
2º - iRobot Roomba 690 Melhor custo-benefício
3º - Ropo Slim Barato, para limpezas leves

Como escolher um robô aspirador?

Antes de escolher o robô aspirador ideal para você, é necessário saber se você realmente precisa ou gostaria de ter um. Vamos explicar como esse tipo de equipamento funciona para que você descubra se realmente vale a pena investir em algum modelo.

Robô aspirador funciona?

A resposta para essa pergunta é sim, mas com limitações! Precisamos deixar claro que para que o robô aspirador consiga fazer seu trabalho é necessário que ele esteja em um ambiente adequado.

O cenário ideal é um lugar com poucos obstáculos e piso plano. Tapetes muito altos, fios e objetos jogados podem atrapalhar o funcionamento adequado do robô.

Na nossa visão, esse tipo de robô não substitui uma limpeza pesada, sua principal qualidade é a capacidade de manter a casa limpa por um período maior de tempo.

Uma boa alternativa pode ser utilizar um bom aspirador vertical para fazer a limpeza e periodicamente ativar o robô aspirador de pó para que sua casa fique sempre em dia.

O que levar em consideração?

Vamos então ver algumas características que você deve prestar atenção na hora da escolha do modelo ideal.

Poder de sucção

Indica a capacidade que o robô tem de sugar a sujeira. Obviamente robôs com maior poder de sucção serão capazes de limpar sujeiras mais pesadas.

Sensores e navegação

Esses sensores são essenciais para que o robô aspirador seja capaz de detectar obstáculos durante o funcionamento. Um bom sistema de navegação torna o equipamento muito mais eficiente.

Afinal de contas, ninguém quer ficar cuidando se o robô aspirador ficou preso em algum objeto impossibilitando-o de continuar a limpeza do piso.

Capacidade do recipiente

Indica a quantidade de poeira que o equipamento consegue armazenar enquanto faz a limpeza. Quanto maior o reservatório, maior será o intervalo de tempo entre uma limpeza manual e outra.

Filtro HEPA

É um tipo de filtro com tecnologia diferenciada que promete remover até 99,9% das impurezas. Aspiradores com esse tipo de filtro são recomendados para pessoas problemas alérgicos respiratórios.

Nível de ruído

Geralmente os aspiradores de pó fazem bastante barulho, no caso dos robôs isso é um problema menor já que são equipamentos de potência baixa.

Mesmo assim é um ponto a ser levado em conta, vemos bastante diferença entre alguns modelos neste quesito.

Funções extras

Antes de escolher seu robô é importante que você se informe sobre funções extras presentes nos modelos. Algumas dessas funções visam atender necessidades específicas de usuários.

Algumas funções interessantes são, a capacidade de identificar os lugares mais sujos, a possibilidade de programação de dia e horário, o recarregamento automático através de uma base fixa ou até o controle a distância feito através de uma integração com um aplicativo.

1° - iRobot Roomba 960

Melhor Robô Aspirador

Escolhemos o Roomba 960 da iRobot como o melhor robô aspirador do mercado brasileiro. Ele limpa muito bem, tem uma navegação extremamente eficiente e a integração com o app traz versatilidade ao uso do equipamento.

São 0,3L de capacidade do recipiente, com filtro HEPA, 65 dB de nível de ruído médio e 90 minutos de autonomia de bateria. Ele é extremamente funcional, consegue limpar até mesmo as sujeiras mais grosseiras e seu sistema de navegação é muito eficiente.

A função de retorno a base para recarregar está presente no Roomba 960. Além disso ele é um dos poucos robôs aspiradores que depois de fazer esse recarregamento ele retorna ao funcionamento para continuar a limpeza.

Além disso ele também concentra a limpeza nos locais de maior sujeira e aumenta automaticamente o poder de sucção ao ficar sobre carpetes e tapetes.

Mas o grande diferencial do modelo é sua integração com aplicativo iRobot Home. Com o app é possível programar dias e horários, escolher entre os diversos modos de limpeza, obter informações de tempo de funcionamento e até acionar o robô de onde você estiver.

O ponto negativo do iRobot Roomba 960 é seu preço, ele chega a custar algo em torno de R$4000! Se você busca robôs aspiradores mais baratos verifique as outras opções da lista.

Prós

  • Navegação muito eficiente
  • Alto poder de sucção
  • Silencioso
  • Com filtro HEPA
  • Detecta automaticamente as áreas mais sujas
  • Volta para a base para recarregar
  • Continua a limpeza após o recarregamento
  • Possibilita programação de dias e horários
  • Controle de qualquer lugar através do aplicativo

Contras

  • Preço alto

2° - iRobot Roomba 690

Robô Aspirador Melhor Custo Benefício

O Roomba 690 foi selecionado como a melhor opção custo benefício! Ele custa cerca da metade do primeiro colocado, funciona muito bem e tem funções úteis que atendem a maioria dos consumidores.

Com 0,3L de capacidade, 68 dB de nível de ruído e 90 minutos de autonomia ele é muito eficiente e tem um moderno conjunto de sensores que torna a navegação excelente. Mas uma má notícia é que aqui não temos o filtro HEPA.

O Roomba 690 também retorna para a base para carregar quando fica com a bateria fraca, mas diferente do primeiro colocado, não continua a limpeza depois do processo.

Esse aqui também concentra a limpeza nas áreas mais sujas, mas não é capaz de aumentar a intensidade da sucção em cima de tapetes.

Já a integração com o app está presente no Roomba 690! Assim como nos modelos mais caros você poderá controlar o equipamento a distância, programá-lo, selecionar diferentes modos e acessar históricos de limpezas anteriores.

Prós

  • Navegação eficiente
  • Alto poder de sucção
  • Silencioso
  • Possibilita programação de dias e horários
  • Concentra a limpeza nas áreas mais sujas
  • Controle de qualquer lugar através do aplicativo

Contras

  • Sem filtro HEPA

3° - Ropo Slim

Robô Aspirador Barato

A nossa terceira escolha é voltada para o público que busca um robô para limpezas simples, não exige quantidade de funções e quer investir pouco dinheiro. O Ropo Slim é funcional e custa um quarto do segundo colocado.

Ele também tem um diferencial até mesmo comparando com os robôs aspiradores top de linha. É extremamente fino, apenas 3 cm de altura, isso possibilita a ele entra embaixo de móveis que os outros não conseguem.

São 35 ml de capacidade, apenas 60 dB de nível de ruído e 80 minutos de autonomia. Mas o recarregamento deste aqui é manual, ou seja, quando a bateria terminar você deverá pegar o robô, conectar a fonte e ligá-lo na tomada.

Além de ter um poder de sucção menor, também não temos aqui diferentes modos de limpeza. É ligar e deixar o robô percorrer aleatoriamente as áreas do ambiente. Mas apesar de simples ele tem um sistema bom de navegação, consegue chegar até mesmo nos cantinhos.

Prós

  • Preço baixo
  • Silencioso
  • Corpo fino (entra embaixo de móveis)

Contras

  • Limpa apenas sujeiras leves
  • Baixa capacidade do recipiente
  • Apenas um modo de limpeza

Conclusão: qual o melhor robô aspirador?

Escolhemos três diferentes modelos tentando atender a maior quantidade possível de necessidades com relação a esse tipo de produto.

Se você busca o modelo mais potente, com sensores avançados, maior número de funções extras e não se importa em investir bastante dinheiro para isso, sugerimos o Roomba 960.

Já para quem está em busca de uma robô aspirador muito funcional, com boa quantidade de funções mas preza pelo custo benefício. Selecionamos o Roomba 690, ele custa muito menos que primeiro e tem funcionamento exemplar.

E por fim uma opção para quem quer gastar o mínimo possível e procura um robô apenas para fazer limpezas leves, como eliminar a poeira do chão por exemplo. Sugerimos o Ropo Slim neste caso!

Espero que nossas dicas e indicações tenham sido úteis para sua pesquisa de compra. Qualquer dúvida é só deixar no campo dos comentários. Ficaremos felizes em ajudar. Boa compra!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comentários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!