Melhores Robôs Aspiradores

Os robôs aspiradores estão ficando populares no Brasil, mas você sabe qual é o melhor para comprar? Escolhemos os modelos que mais valem a pena para diferentes públicos.

Melhores robôs aspiradores de 2020

1º - iRobot Roomba i7 Melhor robô aspirador
2º - Eufy Robovac 11S Melhor custo benefício
3º - Multilaser HO041 Barato, para limpezas leves

Como escolher um robô aspirador?

Antes de escolher o robô aspirador ideal para você, é necessário saber se você realmente precisa ou gostaria de ter um. Vamos explicar como esse tipo de equipamento funciona para que você descubra se realmente vale a pena investir em algum modelo.

Robô aspirador funciona?

A resposta para essa pergunta é sim, mas com limitações! Precisamos deixar claro que para que o robô aspirador consiga fazer seu trabalho é necessário que ele esteja em um ambiente adequado.

O cenário ideal é um lugar com poucos obstáculos e piso plano. Tapetes muito altos, fios e objetos jogados podem atrapalhar o funcionamento adequado do robô.

Na nossa visão, esse tipo de robô não substitui uma limpeza pesada, sua principal qualidade é a capacidade de manter a casa limpa por um período maior de tempo.

Uma boa alternativa pode ser utilizar um bom aspirador vertical para fazer a limpeza e periodicamente ativar o robô aspirador de pó para que sua casa fique sempre em dia.

O que levar em consideração?

Vamos então ver algumas características que você deve prestar atenção na hora da escolha do modelo ideal.

Poder de sucção

Indica a capacidade que o robô tem de sugar a sujeira. Obviamente robôs com maior poder de sucção serão capazes de limpar sujeiras mais pesadas.

Sensores e navegação

Esses sensores são essenciais para que o robô aspirador seja capaz de detectar obstáculos durante o funcionamento. Um bom sistema de navegação torna o equipamento muito mais eficiente.

Afinal de contas, ninguém quer ficar cuidando se o robô aspirador ficou preso em algum objeto impossibilitando-o de continuar a limpeza do piso.

Capacidade do recipiente

Indica a quantidade de poeira que o equipamento consegue armazenar enquanto faz a limpeza. Quanto maior o reservatório, maior será o intervalo de tempo entre uma limpeza manual e outra.

Filtro HEPA

É um tipo de filtro com tecnologia diferenciada que promete remover até 99,9% das impurezas. Aspiradores com esse tipo de filtro são recomendados para pessoas problemas alérgicos respiratórios.

Nível de ruído

Geralmente os aspiradores de pó fazem bastante barulho, no caso dos robôs isso é um problema menor já que são equipamentos de potência baixa.

Mesmo assim é um ponto a ser levado em conta, vemos bastante diferença entre alguns modelos neste quesito.

Funções extras

Antes de escolher seu robô é importante que você se informe sobre funções extras presentes nos modelos. Algumas dessas funções visam atender necessidades específicas de usuários.

Algumas funções interessantes são, a capacidade de identificar os lugares mais sujos, a possibilidade de programação de dia e horário, o recarregamento automático através de uma base fixa ou até o controle a distância feito através de uma integração com um aplicativo.

1° - iRobot Roomba i7

iRobot Roomba i7

O Roomba i7 é o novo campeão da nossa lista de melhores robôs aspiradores. Ele é simplesmente a opção mais avançada disponível no mercado brasileiro dentro deste segmento.

Primeiramente nota-se um acabamento de primeira linha no modelo. Materiais de alta qualidade que passam uma sensação muito nítida de durabilidade. Certamente um produto para você utilizar por vários anos.

Em termos de eficácia também não há o que reclamar, ele tem um alto poder de sucção conseguindo eliminar até mesmo as sujeiras mais grosseiras. Isso tudo fazendo pouquíssimo barulho.

As funções de navegação são extremamente completas, você consegue programar dias e horários, escolher entre diversos modos de limpeza, personalizar o funcionamento do robô aspirador e até obter relatórios. Tudo através do seu smartphone!

Mas o grande atrativo do Roomba i7 está na sua base. Além de utilizá-la para fazer as recargas de bateria sozinho o robô também pode esvaziar o seu reservatório sem nenhum tipo de auxílio humano.

Depois de configurar o equipamento você seguramente não precisará tocar nele por muito tempo! É um produto extremamente cômodo principalmente para quem não passa muito tempo em casa no dia-a-dia.

Mas temos que falar do ponto negativo do Roomba i7 não é mesmo e você já deve estar imaginando qual seria. Isso mesmo! o PREÇO! É a melhor e também a mais cara opção do mercado.

A marca até vende o modelo sem a sua base que fica um pouco mais em conta, mas na nossa opinião não vale a pena comprar esse robô aspirador sem seu maior atrativo não é mesmo?!

Prós

  • Altíssimo poder de sucção
  • Com filtro HEPA
  • Acabamento de primeira
  • Sistema avançado de navegação
  • Volta para base para recarregar
  • Alto nível de personalização e programação de limpeza
  • Esvazia o reservatório automaticamente

Contras

  • Preço alto

2° - Eufy Robovac 11S

Eufy Robovac 11S

O Eufy Robovac 11S é o novo campeão do nosso comparativo no quesito custo-benefício. O modelo traz uma ótima qualidade construtiva, é bem silencioso e tem um preço extremamente convidativo.

Apesar de ser um produto recente aqui no Brasil o Eufy Robovac 11S já é bem conhecido no exterior e acumula boas opiniões tanto de consumidores quanto de reviewers famosos.

Um dos destaques do 11S é o poder de sucção. Os testes revelaram que o modelo é capaz de remover em média 70% mesmo com sujeiras grosseiras. Nesse ponto o modelo é de longe o melhor da categoria.

A recarga automática também está presente. Assim que o equipamento fica com baixo nível de bateria ele retorna sozinho para a base para se reabastecer de energia.

O sistema de navegação é ótimo e permite que o robô percorra de forma consistente a área da residência mesmo com bastante obstáculos.

Além disso a estrutura compacta e as rodas largas ajudam a evitar que o aspirador fique preso durante o processo de limpeza. Ele é capaz até mesmo de vencer pequenos desníveis no piso.

Todas as funcionalidades são ativadas e configuradas através de um pequeno controle remoto bem simples de usar.

Além de tudo isso, o modelo conta ainda com baixo nível de ruído (55Db), um reservatório de alta capacidade (0,6L) e uma autonomia de bateria acima da média (100 minutos).

Os pontos negativos do Robovac 11S são: o dispositivo não possui integração com aplicativos de celulares e nem filtro HEPA como vemos em outros robôs aspiradores.

Ainda assim trata-se do modelo mais completo dentro da faixa de preço. Ele é eficaz e durável. Atualmente o Eufy Robovac 11S está custando cerca de R$1200 nas lojas online brasileiras.

Prós

  • Compacto
  • Alto poder de sucção
  • Baixo nível de ruído
  • Boa qualidade construtiva
  • Com controle remoto
  • Bom sistema de navegação
  • Retorna à base para recarga
  • Boa autonomia de bateria

Contras

  • Não possui aplicativo
  • Sem filtro HEPA

3° - Multilaser HO041

Multilaser HO041

Para finalizar separamos uma opção para quem procura um robô aspirador barato. O Multilaser HO041 tem um ótimo preço e funciona bem para quem busca um equipamento para limpezas leves.

Apesar de não conseguir retirar as sujeiras mais grossas, o HO041 obtém um resultado final satisfatório e sem fazer muito barulho. Isso certamente se dá pelo fato do robô não precisar de alta potência resultando em um baixo nível de ruído.

O acabamento é simples e o sistema de navegação também, mas isso se justifica pelo preço do produto. Se você busca um robô aspirador com funcionalidades mais avançadas talvez prefira algum dos outros dois da nossa lista.

A autonomia da bateria aqui agrada bastante, o pequenino consegue ficar até duas horas seguidas limpando um cômodo. A má notícia é que ao ficar sem energia você precisará pegá-lo e colocá-lo para carregar em alguma tomada.

Então, quer um robô aspirador básico e baratinho? Não tenha dúvidas, o Multilaser HO041 é o modelo que se encaixa perfeitamente na sua expectativa!

Prós

  • Barato
  • Silencioso
  • Boa duração de bateria

Contras

  • Limpa apenas sujeiras leves
  • Baixa capacidade do recipiente

Conclusão: qual o melhor robô aspirador?

Escolhemos três diferentes modelos tentando atender a maior quantidade possível de necessidades com relação a esse tipo de produto.

Se você busca o modelo mais potente, com sensores avançados, maior número de funções extras e não se importa em investir bastante dinheiro para isso, sugerimos o Roomba i7.

Já para quem está em busca de uma robô aspirador muito eficaz, durável e preza pelo custo benefício. Selecionamos o Eufy Robovac 11S, ele custa muito menos que primeiro e tem funcionamento exemplar.

E por fim uma opção para quem quer gastar o mínimo possível e procura um robô apenas para fazer limpezas leves, como eliminar a poeira do chão por exemplo. Sugerimos o Multilaser HO041 neste caso!

Espero que nossas dicas e indicações tenham sido úteis para sua pesquisa de compra. Qualquer dúvida é só deixar no campo dos comentários. Ficaremos felizes em ajudar. Boa compra!

11 comentários

  1. Olá,

    Estou pesquisando sobre esses aparelhinhos há bastante tempo e encontrei um que chama JETS J1. Estou muito tentada a comprar ele devido ao fato de passar pano e ter navegação inteligente, mas não estou encontrando reviews sobre o aparelho devido ao lançamento recente.

    Poderia me dizer se conhece o JETS J1 ou se tem um review sobre este robô aspirador?

    1. Olá Camila,

      Confesso que também não tivemos a oportunidade de analisar esse modelo ainda. Realmente a quantidade de funções atrai bastante pelo preço cobrado.

      Antes de comprar eu esperaria um pouco até ter avaliações de donos e reviewers.

      Assim que eu puder farei uma análise detalhada e deixarei aqui meu veredicto sobre o JETS J1.

      Obrigado pelo comentário!

    1. Olá Sheila,

      Na verdade não há uma potência recomendada, no final o que importa é como o aspirador se sai na prática.

    1. Olá Glaucia,

      Confesso que com reservatório de água eu desconheço, mas alguns possuem a função “passar pano”, o Ropo Glass 2 e o Multilaser HO041 possuem essa funcionalidade.

      Também há um tipo de robô específico para essa tarefa, são chamados de Robôs Passa Pano, mas eles não aspiram e também não são muito comuns aqui no Brasil.

      Esse modelo da iRobot conta até mesmo com um jato de água para facilitar a remoção de manchas, mas como você pode ver está indisponível para compra.

    2. Gláucia,

      encontrei o ILife modelo V7 plus e estou vendo os da Xiaomi Roborock, que aspiram e passam pano.

      Até!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comentários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!