Melhores Microondas

Quer saber qual o melhor microondas, para agilizar sua vida na cozinha? Preparamos uma seleção com os melhores modelos do mercado, de diferentes marcas e tamanhos.

Este aparelho permite economizar tempo e esforço no preparo de diferentes tipos de alimentos: desde a clássica pipoca, passando pela lasanha que é só aquecer, até receitas tradicionais, incluindo peixes, carnes, arroz e sobremesas deliciosas.

O micro-ondas emite ondas eletromagnéticas (as micro-ondas), que ao serem refletidas sobre os alimentos, fazem com que suas moléculas de água vibrem, produzindo o calor responsável por aquecer e cozinhar, num tempo muito mais curto que os fornos convencionais.

Melhores Micro-ondas de 2018

A seguir explicaremos os aspectos que devem ser considerados ao comprar um micro-ondas e apresentaremos nossa seleção comentada dos melhores aparelhos.

Mas, caso prefira, você já pode conferir a lista dos modelos, com suas principais características e o melhor preço atual.

1º - Ative BMJ38 38 litros Melhor Microondas
2º - LG MH7053R Potente, espaçoso e multifuncional
3º - Electrolux MEP41 Grande, potente e funcional
4º - Panasonic Style ST67HS Eficiente e durável
5º - Philco PME25 Potente e seguro
6º - Electrolux MEP37 Versatilidade e potência
7º - LG Easy Clean MS3059L Bonito e funcional
8º - Consul CM020 Compacto, durável e fácil de usar

Receba nossas novidades e promoções exclusivas por e-mail!

Como escolher um micro-ondas

Os principais aspectos que devem ser considerados ao escolher um micro-ondas são:

Capacidade

É importante pensar no tamanho das refeições que se costuma preparar antes de escolher um modelo.

Vale mencionar que a capacidade total do aparelho não corresponde à sua capacidade útil, em litros. É aconselhável dar uma olhada nas dimensões de cada produto (altura, largura e profundidade) para ter uma noção melhor.

Potência

Quanto maior a potência do micro-ondas, menor é o tempo necessário para descongelar e cozinhar os alimentos.

Funcionalidades

Deve-se considerar os recursos que cada aparelho traz, como a quantidade de receitas pré-programadas, possibilidade de gravar receitas e travas de segurança (do painel e da porta).

Grill

O grill permite dourar e gratinar os alimentos, podendo ainda ser combinado ao cozimento por micro-ondas, para agilizar o tempo de preparo das receitas.

Classificação energética

O INMETRO classifica os aparelhos elétricos de acordo com sua eficiência, ou seja, a capacidade de atingir seu máximo desempenho consumindo o mínimo de energia possível.

Para os micro-ondas, a escala de classificação vai de “A” (mais eficiente) até “C” (menos eficiente). Logo, o ideal é escolher um modelo com classificação “A”.

Critérios que utilizamos na elaboração do ranking

Selecionamos os modelos mais vendidos, melhor avaliados e com melhor custo-benefício disponíveis no mercado.

Também procuramos trazer aparelhos que atendessem diferentes necessidades e preferências, em termos de tamanho, marca e design.

Levamos em consideração a capacidade, potência e funcionalidades de cada um para fazer a classificação.

Todos os modelos que analisamos possuem selo do INMETRO.

Melhores micro-ondas de 2018

Confira agora a seleção dos melhores, com os diferenciais de cada um e eventuais pontos fracos.

1° – Brastemp Ative BMJ38

Melhor Microondas

O Brastemp Ative BMJ38 foi eleito melhor micro-ondas. Reúne espaço, potência, várias funcionalidades, tem grill e é muito bem avaliado pelos consumidores, além de apresentar um bom custo-benefício.

Tem capacidade total de 38 litros e 1.000 watts de potência. A classificação energética do INMETRO é “A” para os modelos de 127 volts e “B” para a voltagem 220.

Suas dimensões aproximadas são: 55 cm de largura, 31 cm de altura e 46 cm de profundidade. O prato tem 32,5 cm de diâmetro.

Um pequeno detalhe que facilita o uso do aparelho é a alça na porta. Tem um design básico, com a frente espelhada dando um toque de modernidade.

O grill permite dourar ou gratinar os alimentos, podendo ser combinado com o cozimento normal, reduzindo o tempo de preparo das receitas. Acompanha um suporte metálico para facilitar a utilização do grill.

Vem com potência e tempo de preparo pré-programados (Smart Food) para 10 tipos de alimentos: carne moída, macarrão, arroz, peixe, omelete, legumes, sopa, suflê, pudim e bolo de caneca.

Tem ainda as funções “meu jeito”, para gravar o tempo de preparo e potência de uma receita e “adiar preparo”, para programar o início do cozimento.

O painel trava automaticamente caso o aparelho fique inativo por mais de 60 segundos, um recurso especialmente útil para quem tem crianças em casa.

É importante saber que o modelo é apenas da cor inox, não possui nenhum componente em aço inoxidável.

E a porta espelhada não permite ver os alimentos no interior do aparelho enquanto são preparados. Na hora de fazer pipoca, por exemplo, isso pode ser um problema.

Críticas

Encontramos algumas críticas dos usuários sobre a fragilidade do painel, que é composto por uma membrana de plástico com teclas de apertar.

Prós

  • Tem grill
  • Alta capacidade
  • Bom custo-benefício
  • Potente

Contras

  • Painel frágil
  • Classificação energética “B” para os modelos de 220 volts

Melhor Preço

2º – LG MH7053R

LG MH7053R

O LG MH7053R também é uma excelente opção de micro-ondas grande com grill com bom custo-benefício.

Tem potência de 900 watts (1.000 watts na função grill ou combinada) e classificação energética “A”. A capacidade total é de 30 litros. Quanto às dimensões, tem aproximadamente 50 cm de largura, 29 cm de altura e 45 cm de profundidade.

É equipado com grill de quartzo embutido, que segundo o fabricante, proporciona mais rapidez no cozimento. Acompanha uma grelha alta para usar na função grill.

Vem com 20 receitas pré-programadas: arroz, sanduíche de fiambre e queijo gratinado, frango inteiro, hambúrguer, macarrão, pizza, quiche, frutas, sopas, bolo, batatas gratinadas, brigadeiro, espetinho de carne, lasanha, pipoca, pudim de leite, vegetais, salgadinhos, mandioca e torrada.

Conta com alça na porta e a frente espelhada dá um toque de sofisticação ao modelo (embora não permita visualizar o interior do aparelho, o que pode ser um inconveniente para algumas pessoas).

Foi desenvolvido para otimizar a distribuição das micro-ondas (tecnologia “I Wave”), o que resulta num processo de descongelamento ou cozimento mais uniforme, de acordo com o fabricante.

O revestimento no interior do micro-ondas (Easy Clean) evita a penetração da gordura, facilitando na hora da limpeza.

Para evitar a desprogramação acidental do micro-ondas, tem a função “bloqueio para crianças”, que ao ser ativada trava o painel do aparelho.

Sobre os pontos fracos do modelo

Alguns consumidores reclamam que a parte interna não é tão fácil de limpar, pois a presença do grill dificulta bastante.

Também encontramos algumas queixas sobre o painel, que aparenta ser frágil e oferece uma certa dificuldade para acionar as teclas.

Fora essas ressalvas, trata-se de um modelo que está entre os mais vendidos e conta com avaliações majoritariamente positivas por parte dos usuários.

Prós

  • Tem grill
  • 20 receitas pré-programadas
  • Bom custo-benefício

Contras

  • Painel frágil
  • O grill dificulta a limpeza interna

Melhor Preço

3º – Electrolux MEP41

Electrolux MEP41

O Electrolux MEP41 é uma boa escolha para quem quer um micro-ondas grande básico e eficiente.

Esse modelo tem capacidade total de 31 litros, potência de 1.000 watts e classificação energética “A”.

Mede aproximadamente 52 cm de largura, 32 cm de altura e 42 cm de profundidade. A porta tem design diferenciado e facilita na hora de abrir o aparelho com uma das mãos ocupada.

Vem com 9 receitas pré-programadas: arroz, macarrão instantâneo, lasanha, pipoca, hambúrguer, brigadeiro, pudim, bolo de caneca e pavê.

Conta ainda com programas de descongelamento específicos para carne, feijão, frango e peixe e com a tecla “peso/porção”, que permite ajustar o tempo e potência de aquecimento de acordo com esses fatores.

Seu painel é bem intuitivo, fácil de usar.

E a trava de segurança (que precisa ser acionada) evita acidentes durante o funcionamento do aparelho.

Não encontramos nenhuma crítica recorrente ao modelo em nossa pesquisa.

Prós

  • Boa potência
  • Painel fácil de usar

Contras

Melhor Preço

4º – Panasonic Style ST67HS

Panasonic Style ST67HS

O Panasonic Style ST67HS é perfeito para quem busca um micro-ondas grande em inox com boa potência e funcional.

O modelo tem 900 watts de potência, capacidade total de 32 litros e classificação energética “A”.

Suas dimensões aproximadas são: 56 cm de largura, 37 cm de altura e 44 cm de profundidade.

A parte externa é confeccionada em aço inoxidável e o interior em aço eletro zincado, material altamente resistente à ferrugem. Tem porta em vidro com puxador.

Traz 8 receitas pré-programadas: pipoca, leite, arroz, strogonoff, vegetais, sopa, pudim e brigadeiro. E tem teclas específicas para descongelar carnes, feijão e sorvete. Oferece trava de segurança.

Conta ainda com a função “desodorizador”, para evitar que o cheiro dos alimentos fique impregnado no interior do aparelho.

Trata-se de um modelo muito bem avaliado pelos usuários, sobre o qual não encontramos nenhuma queixa recorrente que pudesse ser apontada como um ponto fraco.

Prós

  • Construção em inox e aço eletro zincado
  • Função desodorizador

Contras

Melhor Preço

5º – Philco PME25

Philco PME25

O Philco PME25 reúne um tamanho intermediário, excelente potência e várias funcionalidades.

Tem capacidade total de 25 litros, potência de 1.400 watts e classificação energética “A”. Suas dimensões aproximadas são: 33 cm de altura, 54 cm de largura e 43 cm de profundidade.

Oferece receitas pré-programadas para pipoca, brigadeiro, pizza, lasanha e batata, com teclas específicas no painel.

Permite ajustar o tempo de descongelamento e cozimento dos alimentos de acordo com o peso.

Conta ainda com teclas para descongelamento rápido e função “reaquecer”.

Permite acionar o travamento da porta, aumentando a segurança durante o uso do aparelho, sobretudo em casas com crianças.

Pontos negativos

Encontramos algumas queixas de usuários sobre a presença de ferrugem na parte interna do aparelho após certo tempo de uso.

Entretanto, esse é um problema que pode ser prevenido com cuidados de limpeza e conservação.

Por se tratar de um modelo com excelente configuração, que conta com inúmeras avaliações positivas e apresenta um bom custo-benefício, não poderia ficar de fora da nossa lista.

Prós

  • Excelente potência
  • Travamento da porta

Contras

  • Pode apresentar ferrugem na cavidade

Melhor Preço

6º – Electrolux MEP37

Electrolux MEP37

O Electrolux MEP37 também está entre os melhores micro-ondas de tamanho médio do mercado, com alta potência e as funcionalidades necessárias para usar no dia a dia.

Pode-se dizer que é uma versão menor do MEP41. Tem aproximadamente 28 cm de altura, 48 cm de largura e 40 cm de profundidade.

Com capacidade total de 27 litros, 1.350 watts de potência e classificação energética “A” do INMETRO.

O painel traz teclas para as seguintes receitas pré-programadas: arroz, macarrão instantâneo, lasanha, pipoca, hambúrguer e brigadeiro.

Oferece programas para descongelar carne, frango, peixe e feijão. E a tecla, “meu prato” permite gravar no micro-ondas uma receita personalizada (tempo de cozimento e potência).

Já a função “ponto certo,” possibilita alterar o tempo de cozimento das receitas pré- programadas.

Seu visual é básico, com um toque de inovação por conta da porta com design ergonômico, fácil de abrir. Tem travamento acionável do painel.

Não encontramos nenhuma crítica recorrente sobre o modelo que deva ser apontada como um ponto fraco.

Prós

  • Excelente potência
  • Várias funcionalidades
  • Porta com design ergonômico

Contras

Melhor Preço

7º – LG Easy Clean MS3059L

LG Easy Clean

O LG Easy Clean MS3059L é um micro-ondas grande com design moderno, potência regular e que oferece várias funcionalidades.

Sua potência é de 800 watts, tem capacidade total de 30 litros e recebeu classificação energética “A” do INMETRO.

Mede aproximadamente 50 cm de largura, 29 cm de altura e 39 cm de profundidade.

A porta espelhada dá um ar de sofisticação ao modelo e é fácil de limpar, assim como o painel digital. E o interior do aparelho tem um revestimento especial que dificulta a aderência da gordura e outros resíduos de alimentos.

Vem com 17 receitas pré-programadas: arroz, brigadeiro, macarrão, pizza, vegetais, frutas, salgadinhos, milanesa, bolo, mandioca, sopas, biscoitos, linguiça, pudim de leite, pipoca, hambúrguer e batata assada.

Oferece opções de descongelamento automático para 4 alimentos: carne, feijão, frango e peixe.

Tem tecnologia “I Wave”, que consiste numa cavidade projetada para distribuir melhor as micro-ondas, para proporcionar mais uniformidade na hora de descongelar, cozinhar e aquecer os alimentos.

Permite travar o painel do micro-ondas, para evitar a alteração acidental da programação durante o uso.

Pontos fracos

A porta não tem puxador; sua abertura é acionada por um botão retangular grande na parte inferior do painel. Para algumas pessoas, isso é uma desvantagem do modelo.

Também encontramos alguns relatos de consumidores sobre dificuldades para utilizar os menus, ou seja, o painel poderia ser mais intuitivo.

Prós

  • 17 receitas pré-programadas
  • Interior fácil de limpar

Contras

  • Porta sem puxador
  • Painel pouco intuitivo

Melhor Preço

8º – Consul CM020

Consul CM020

O Consul CM020 é um micro-ondas compacto, ideal para quem usa o aparelho somente para esquentar e preparar pequenas porções de alimentos.

Tem potência de 620 watts, capacidade total de 20 litros e classificação energética “B”

Cabe em cozinhas pequenas: mede aproximadamente 26 cm de altura, 45 cm de largura e 35 cm de profundidade

A porta espelhada, em plástico, é fácil de limpar, embora não permita ver os alimentos em seu interior durante o preparo. O puxador da porta e o painel também são de plástico.

Vem com programas para arroz, vegetais, massa, peixe, pipoca e caneca, com teclas específicas no painel.

Permite ajustar o tempo de aquecimento e descongelamento de acordo com o peso da porção (250 g, 500 g ou 1 Kg).

Para economizar energia, é possível desligar somente o visor durante o uso do aparelho. Tem trava de segurança.

O ponto fraco desse modelo é a baixa potência

tempo necessário para preparar e descongelar alimentos será maior, quando comparado a aparelhos mais potentes.

Ainda assim, é uma excelente opção de micro-ondas compacto, funcional e durável, campeão de vendas e super elogiado pelos usuários.

Prós

  • Compacto
  • Várias funcionalidades
  • Painel fácil de usar

Contras

  • Baixa potência
  • Classificação energética B

Melhor Preço

Importante: nenhum dos modelos apresentados é bivolt. Portanto, preste atenção ao selecionar a voltagem no momento da compra.

Conclusão: qual o melhor micro-ondas?

O primeiro colocado em nosso ranking foi o Brastemp Ative BMJ38 com Grill, ideal para quem usa muito o micro-ondas, gosta de inovar nas receitas e prepara refeições grandes.

O LG MH7053R também é uma excelente opção de micro-ondas com grill, espaçoso e com várias funcionalidades.

O Electrolux MEP41 é uma ótima escolha para quem precisa de um micro-ondas grande que ofereça as funções básicas necessárias para o uso no dia a dia.

O Panasonic Style ST67HS se destaca por sua construção em inox e aço eletro zincado, materiais que resistem à ferrugem.

Já o Philco PME25 é uma boa alternativa de micro-ondas tamanho médio, funcional e superpotente.

O Electrolux MEP37 atende bem às necessidades de quem busca um micro-ondas de tamanho intermediário com as funções necessárias para o dia a dia.

Penúltimo colocado em nossa seleção, o LG Easy Clean MS3059L é um micro-ondas grande básico, para quem não faz questão de muita potência, mas não abre mão da qualidade.

Por último, temos o Consul CM020, um micro-ondas compacto e descomplicado, ideal para quem precisa economizar espaço na cozinha e prepara refeições pequenas.

Esperamos ter ajudado a encontrar o aparelho ideal para suas necessidades. Se ficou alguma dúvida, é só deixar nos comentários, responderemos o mais breve possível. Até o próximo guia e boas compras!

2 comentários

  1. Excelente pesquisa, me ajudou a decidir , somente o link de “menor preço” estava desatualizado, achei em um site diferente mais barato.
    Obrigado.

    1. Olá Ronaldo,

      Estamos trabalhando para melhorar nossa busca de preços, em breve estará mais eficaz. Mas o mais importante é que nosso conteúdo ajudou você a fazer a melhor escolha, ficamos muito felizes por isso!

      Obrigado!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comnetários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!