Melhores Medidores de Pressão Arterial

Qual o melhor Medidor de Pressão?

Avaliamos 15 dos mais populares aparelhos de medir pressão e escolhemos os 4 melhores que são adequados para diferentes necessidades e orçamentos.

O Omron HEM 7122 é o melhor medidor de pressão digital pois tem uma construção impecável e medições precisas, contudo os outros aparelhos indicados também são interessantes para determinadas necessidades.

Melhores Medidores de Pressão de 2021

1º - Omron HEM-7122 Preciso e de Melhor Construção
2º - G-Tech BSP11 Preciso, Custo-Benefício
3º - Omron HEM-6232T Salva Medições no Celular
4º - Premium BSP21 O Mais Barato
Receba nossas promoções!
Participe do nosso canal no Telegram

Como escolher um aparelho para medir pressão

Levantamos os principais fatores que influenciam na escolha pelo produto entre eles estão:

Qual o mais preciso: medidor de pressão de braço ou de pulso?

Os medidores de pressão digitais de braço precisam de menos cuidados quanto a posição para ter resultados mais precisos (próximos da pressão real).

Além disso, mesmo seguindo à risca as recomendações dos fabricantes, nossos testes indicam uma constante diferença entre os resultados apresentados pelos medidores de pressão de braço e os de pulso.

Então os medidores de pressão digitais de braço são, sim, mais precisos que os de pulso.

Contudo, os de pulso possuem vantagens que podem valer a pena, como por exemplo facilidade em carregar em viagens, além de facilidade em usar se você mora sozinho ou tem alguma dificuldade motora.

Os medidores de pulso, conforme nossos testes, apresentam uma diferença pequena desde que você siga as recomendações para uma correta medição.

É falado que os medidores de pressão analógicos são os mais precisos, isso depende… para aferir corretamente a pressão com este aparelho é necessário ouvir os batimentos usando um estetoscópio.

Então, neste caso, o resultado depende muito da audição e treinamento do profissional que está fazendo a medição, além da quantidade de ruído no local.

Características importantes em um medidor de pressão arterial

Memória ou aplicativo

É comum que médicos para diagnosticar pressão arterial peçam que sejam feitas medidas recorrentes de sua pressão em casa. Neste caso é importante que você possa ter estes dados salvos para posteriormente mostrar ao seu médico.

Aparelhos que possuem memória podem ser levados e avaliados pelos médicos fisicamente em uma consulta. Então poder salvar automaticamente estes dados no próprio aparelho é um atrativo para que você não precise fazer anotações a cada medição.

Existem também aparelhos em que você pode escolher um usuário para salvar suas medições, isso é bastante útil quando mais de uma pessoa vai precisar salvar seus dados no medidor.

Atualmente existem também aparelhos que possuem um aplicativo no celular onde você pode salvar suas medições e ter estes dados apresentados até mesmo em gráficos. Neste caso você pode apenas mostrar os dados de seu celular ao seu médico.

Tamanho da braçadeira ou pulseira

Pessoas com braços espessos podem ter problema em achar um aparelho de tamanho adequado de braçadeira (também chamado de manguito). O mesmo pode acontecer para quem tem braços muito finos.

Então leve em consideração os tamanhos de braçadeiras (para os medidores de braço) para sua decisão ou isso pode tornar a medição desconfortável ou até inviabilizar dependendo do caso.

Para medidores de pulso este problema é menor, pois a variação de tamanho de pulso entre as pessoas não é tão grande.

Contudo, existem dois tipos de pulseiras, aquelas com uma parte fixa e o restante em uma espécie de tecido e aquelas totalmente em tecido e com fixação mais segura, que retorna no sentido contrário antes de fixar o velcro.

Comparação de Fixação dos Medidores de Pulso

As que apresentam pulseira com parte fixa são mais difíceis de ficarem bem firmes em pulsos maiores. E é comum que durante as medições o velcro pareça abrir levemente o que dá uma sensação de que a medição possa estar comprometida.

Como medir a pressão arterial da forma correta

Para qualquer tipo de produto o indicado pelos fabricantes é que você esteja sentado e ao lado de uma mesa em que possa apoiar seu braço. A mesa deve ficar, aproximadamente alinhada ao seu coração, pois é quando o aparelho está neste ponto que o resultado fica mais preciso.

Medição Correta Braço

Para os medidores de pulso os cuidados para um resultado mais preciso são maiores. Você deve apoiar o braço sobre a mesa e manter o aparelho aproximadamente na altura de seu coração.

Então é comum que você tenha que levantar levemente o antebraço para achar a posição perfeita. Neste caso se possível coloque uma almofada abaixo do antebraço para não fazer esforço durante o processo.

Medição de Preção Correta Pulso

Muitas pessoas sentam e deixam o braço sobre suas pernas durante a medição, isso pode alterar o resultado da medição em especial no medidor de pulso.

Para casos em que a pessoa não consiga se sentar no momento ou tem alguma condição que a deixe acamada é possível medir a pressão deitado, neste caso é bom tomar o cuidado para que o aparelho esteja na mesma altura do coração.

Em nossos testes as medições em que estivemos sentados ficaram com resultados muito próximos as medições conosco na posição deitada. Nessa posição até mesmo as diferenças de medições existentes entre os aparelhos de braço e de pulso diminuíram consideravelmente.

O que é pressão alta e pressão baixa

O valor de pressão arterial ideal para pessoas saudáveis é 12 por 8, no aparelho, para este caso os números que apareceriam seriam 120 por 80 (sis/dia).

Para os indivíduos que possuírem medições iguais ou superiores a 14 por 9 é considerado com pressão alta ou hipertensão.

Para indivíduos que possuírem medições iguais ou inferiores a 9 por 6 é considerado com pressão baixa ou hipotensão.

Veja bem, não é nosso objetivo dar diagnóstico para as pessoas. Se você não tem hipertensão ou hipotensão diagnosticada e obter em suas medições resultados que indicam essas doenças, marque uma consulta com um cardiologista e mostre os resultados que tem obtido.

Como avaliamos os produtos

Após analisarmos os 15 produtos inicialmente selecionados identificamos que 5 deles tinham características importantes que os tornavam boas opções para diversas necessidades e orçamentos.

Então compramos estes 5 produtos para testar, são eles: Omron HEM 7122, G-Tech BSP11, Omron HEM 6232T, G-Tech GP300 e Premium BSP21.

Em nossos testes a maioria dos produtos atenderam as expectativas e entendemos que possam ser bons para determinadas necessidades.

Testes

Fizemos uma bateria de testes com 5 medições consecutivas para cada aparelho, para identificar as variações que eles poderiam apresentar. Você pode ver os resultados para cada aparelho nas análises individuais dos medidores que indicamos.

Todas as medições foram feitas em um intervalo de tempo de aproximadamente 30 minutos e em uma mesma pessoa.

Então você também pode ter uma ideia da precisão comparando os gráficos de aparelhos diferentes também, pois a princípio a variação real da pressão arterial deste indivíduo não deve ter tido alterações muito significantes durante este tempo.

Também utilizamos cada um dos aparelhos individualmente testando cada uma das suas funcionalidades para identificar o que era de fato útil. Os detalhes das constatações citamos dentro da análise de cada medidor indicado.

Medidor que decidimos não indicar

O aparelho de medir pressão G-Tech GP-300 optamos por não indicar pois, apesar de funcionar, tinha pontos que não nos agradaram.

Entre as principais características que não nos agradaram está o sistema do aparelho, nem um pouco intuitivo.

Quando você o liga aparece uma mensagem no. 1, que parece uma mensagem indicativa de erro, mas não é, na verdade é o indicativo do usuário para salvar suas medições.

A impressão que tivemos logo que ligamos o produto é que ele estava com defeito, mas a partir do momento que entendemos seu funcionamento vimos que na verdade ele possui um sistema bastante difícil de usar e entender.

Para fazer o aparelho iniciar a medição você precisa novamente apertar o botão de ligar. Para desligar você tem que só esperar ele desligar sozinho, pois se apertar uma nova vez no botão de ligar ele passa a fazer uma nova medição.

No teste em que fazíamos 5 medições seguidas com o mesmo aparelho ele foi o que mostrou maior diferença entre as medições, veja o gráfico abaixo.

Medições GP300 G-Tech

Existe uma variação natural que pode ocorrer na pressão, mas partir de 10.7 por 7.6 para 13.2 por 7.1, em duas medições seguidas, foi o tipo de oscilação que só identificamos neste aparelho.

Por fim, o preço dele é maior que o medidor de pressão da Premium, então apesar de considerarmos a G-Tech uma marca confiável, este produto em específico decidimos não indicar.

Ressalvas

Este artigo não tem um propósito científico. Os resultados aqui obtidos são comparativos entre os produtos e tem o propósito de ajudar pessoas que precisam fazer o controle de sua pressão arterial a escolher o produto mais adequado conforme suas necessidades.

Nossas opiniões são embasadas na nossa experiência com os produtos e tentamos extrapolar as nossas próprias necessidades para atender a demanda de outros grupos de usuários.

1° - Omron HEM-7122

Omron HEM-7122

O aparelho Omron HEM 7122 foi o que escolhemos como o melhor medidor de pressão digital.

O motivo para termos escolhido este produto é sua precisão, haja vista os resultados obtidos em nosso teste: em 5 medições seguidas ele manteve resultados muito próximos.

Mediçoes Omron 7122

A variação máxima obtida na sistólica foi inferior a 2%. Durante o restante dos testes apesar de não termos documentado os resultados, todas as medições apresentavam uma variação pequena.

Outro fator que levou o este aparelho para a primeira posição é sua notável qualidade construtiva, com plástico branco brilhoso, superior a qualidade dos competidores.

Foto do Omron-7122 Mostrando a Braçadeira

Ele tem 30 memórias que são gravadas automaticamente no aparelho a cada medição. Para você acessar estes valores deve apertar o botão de lista que fica ao lado do botão de ligar.

O manguito (braçadeira) permite medir braços com circunferências entre 22cm e 46cm, isso é importante para pessoas com braços mais espessos, pois algumas braçadeiras podem não fechar inviabilizando a medição.

O aparelho também tem um ícone que indica quando a braçadeira está bem colocada ou não, o que reduz bastante os erros de medição para quando a braçadeira está frouxa.

Indicador de Braçadeira Firme

Como ponto negativo temos a impossibilidade de salvar as medições para mais de uma pessoa. Isso é importante em especial para residências onde mais de uma pessoa tem a indicação de fazer o controle da pressão arterial.

Contudo, se este controle é só para uma pessoa, o aparelho é perfeito, pois não ter essa possibilidade também deixa o uso do aparelho ainda mais simples.

Com medições precisas, bonito, fácil de usar, da marca mais conceituada em saúde e custando um valor dentro da realidade. Estes são os motivos para o HEM-7122 ser o primeiro da lista.

Prós

  • Qualidade de Construção
  • Preciso
  • Braços de até 42cm de circunferência

Contras

  • Medições salvas sem distinção de usuário

2° - G-Tech BSP11

G-Tech BSP11

Este G-Tech é um dos aparelhos de medir pressão de braço mais populares.

Nele os plásticos são um pouco mais ásperos que no Omron HEM 7122, mas a qualidade de construção parece tão boa quanto.

Em quesito de precisão ele se mostrou bastante estável durante todos os nossos testes, o que fica evidente no nosso gráfico do teste das 5 medições consecutivas.

Medições G-Tech BSP11

Em termos de memória ele possui 120 unidades de armazenamento, ou seja, pode salvar 120 medições. Apesar de ser um número superior ao do aparelho da Omron essa diferença na prática não tem muito utilidade.

Este G-Tech tem o mesmo problema de seu concorrente em termos de uso por mais de um usuário. As medições salvas são feitas como se sempre para um mesmo usuário. Mas pelo mesmo motivo é muito fácil de usar, como seu competidor.

Foto do G-Tech BSP11 com Braçadeira

Contudo, em um ponto ele é inferior ao Omron, sua braçadeira é para braços de 22cm até 36cm de circunferência, ou seja, se você tem braços grandes veja se essa medida é adequada.

Com medições precisas, fácil de usar, de uma marca reconhecida no segmento e custando menos é uma ótima opção para os que gostam de custo-benefício.

Prós

  • Mais Barato
  • Preciso

Contras

  • Braços de até 36cm de circunferência
  • Medições salvas sem distinção de usuário

3° - Omron HEM-6232T

Omron HEM-6232T

Este lançamento da Omron é provavelmente o produto mais inovador dessa lista. É o único que conta com comunicação bluetooth e um aplicativo que permite que você tenha os dados das medições na palma da mão.

Ele é um medidor de pressão digital de pulso, e está sujeito a medições um pouco menos precisas, devido as variações que ocorrem se você não estiver na posição correta.

Em nossas medições, seguindo as recomendações para um uso correto, tivemos números constantemente 10 pontos abaixo dos números dos medidores de braço, em especial, na pressão sistólica (mais alta).

Por exemplo, quando um medidor de braço dava resultados de 12 por 8 os de pulso davam 11 por 8, ou 11.5 por 7.5. Sabendo disso você pode usar o aparelho tranquilamente, desde que use conforme as indicações para uma medição correta.

Contudo, em nossos testes com 5 medições em sequência todos os números ficaram muito próximos, indicando uma alta precisão do produto.

Medições Omron HEM 6232T

Minha aposta é de que mesmo seguindo todas as recomendações não fomos eficientes em deixar o aparelho na altura exata do coração. Este fator faz com que existam alterações importantes no resultado da medição.

Coincidentemente, ou não, quando testamos os aparelhos enquanto estávamos deitados, tanto os aparelhos de braço quanto os de pulso tiveram resultados muito próximos.

Este medidor também apresenta a possibilidade de salvar os resultados para dois usuários distintos, o que é conveniente se mais de uma pessoa na mesma residência precisa usar o aparelho.

Seletor de Usuário Omron HEM-6232T

O aparelho tem uma barrinha a direita da tela que quando estamos na altura exata do coração mostra um coraçãozinho azul. Sempre o deixamos azul, em todas medições.

Indicador de Posição Correta do Braço HEM-6232T

Ele também apresenta o mesmo recurso do HEM 7122 de mostrar quando a pulseira está muito frouxa a partir de um ícone na tela.

Sua pulseira é a mais prática. O tecido da pulseira faz a volta no pulso e volta no sentido contrário antes de ter o velcro fechado, isso torna essa pulseira bastante firme, o que não vimos nos outros medidores de pulso.

Pulseira Omron HEM-6232T

É o único que possui uma inclinação na braçadeira, notadamente um cuidado da fabricante para tornar o produto o mais anatômico possível.

Ele vem com uma caixinha para carregar, como nos outros medidores de pulso, mas este Omron é o que ocupa menos espaço.

Comparação das Caixas dos Medidores de Pulso

Este aparelho me parece o ideal para aqueles que viajam muito a trabalho e precisam manter a pressão arterial sob controle.

Então por que ele não é o primeiro colocado?

O fato dos aparelhos de medir pressão de pulso estarem sujeitos a medições com resultados levemente inferiores, mesmo seguindo todas as recomendações, tornam este e os outros medidores de pulso menos precisos.

Além disso, apesar de a possibilidade de uso do aplicativo ser muito bem-vinda, o produto ainda apresenta um seletor de usuário.

Sempre que você sincroniza os dados do aparelho com o celular ele joga todas as medições do usuário selecionado no celular. Se você por acaso se esquecer de mudar o botão seletor de usuário na hora de medir a pressão ela será atribuída a outra pessoa que também usa o aparelho.

Mas é claro que se você usar sozinho não terá este problema.

O aplicativo Omron Connect é um pouco difícil de conectar, são vários passos para concluir a primeira sincronização (diferente do que vemos em aparelhos de saúde da Xiaomi por exemplo).

Você também tem que se atentar no botão de bluetooth, que fica na borda do aparelho atrás da tela que deve ser apertado na primeira conexão e pode dar trabalho para achar a primeira vez.

Botão de Bluetooth HEM-6232T

As telas do aplicativo também apresentam um visual mais antigo, mas relativamente fácil de usar nas sincronizações seguintes. Também apresenta gráficos que permite uma avaliação rápida do histórico recente de sua pressão arterial.

Gráficos do App do Omron HEM-6232T

Acho que a Omron ficou na dúvida entre deixar o produto totalmente no aplicativo e acabou deixando as funcionalidades de memória tanto no aparelho quanto no aplicativo, o que gerou um pouco de dificuldade.

Mesmo assim ponto para a Omron por ser o único aparelho que sincroniza os dados no celular.

Apesar da leve diferença nas medições o aparelho se mostrou confiável, com todas medições com resultados muito próximos para um mesmo indivíduo.

Leve, pequeno e com a possibilidade de levar os dados para o médico apenas no celular é a opção ideal para quem viaja muito.

Prós

  • Salva medições no celular
  • Salva medições de 2 usuários
  • Indica na tela a posição para medição mais precisa
  • Pulseira de ótima fixação
  • Pequeno, bom para viagens
  • Silencioso

Contras

  • Não é tão preciso
  • Interações com aplicativo não muito intuitivas

4° - Premium BSP21

Premium BSP21

Este aparelho é um dos medidores mais populares de pulso, provavelmente devido ao seu baixo preço, normalmente abaixo dos R$100,00.

Assim como os outros medidores de pressão digitais de pulso ele (mesmo seguindo todas as recomendações) sempre apresentou dados de medições um pouco inferiores aos de braço.

Contudo, nas medições sequenciais apresentou número razoavelmente consistentes.

Medições Premium BSP21

Sua pulseira tem uma parte semi-flexível e uma parte em tecido, a parte mais firme aparentemente se mostrou difícil de encaixar em pulsos maiores.

A pulseira também não tem a fixação mais adequada, a parte totalmente flexível precisa apenas encostar na outra parte da pulseira para o velcro prender. O que a torna um pouco mais difícil de se usar sozinho.

Pulseira do Premium BSP21

No uso isso fez com que ouvíssemos pequenos barulhos do velcro se desprendendo durante as medições. Tal fato dá uma sensação de que a medição pudesse ser comprometida.

Este medidor de pulso tem a possibilidade de armazenar até 120 medições de sua pressão arterial.

Seus resultados relativamente precisos, facilidade em carregar e um dos preços mais baixos para medidores de pressão tornam ele a opção mais econômica dessa lista.

Prós

  • Barato

Contras

  • Não é tão preciso
  • Medições salvas sem distinção de usuário
  • É o que emite mais ruídos
  • O mais lento para medir

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comentários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!