Melhores Liquidificadores

Você sabe qual o melhor liquidificador disponível no mercado para que você possa ter na sua própria cozinha?Neste artigo, selecionamos e analisamos para você os melhores para uso doméstico.

O liquidificador é um eletrodoméstico indispensável em qualquer cozinha. Esse aparelho permite preparar desde bebidas mais simples, como sucos e vitaminas, até sopas, bolos, mousses, panquecas e inúmeras outras “receitas de liquidificador”.

E como é possível encontrar no mercado atualmente diversas marcas e modelos, com diferenças significativas de preço, o consumidor pode se sentir perdido na hora de escolher.

Para ajudar na escolha do liquidificador que mais se adapta às suas necessidades e orçamento, comparamos diferentes aparelhos, chegando a este ranking dos melhores.

Melhores Liquidificadores de 2018

Segue a lista dos melhores liquidificadores de 2018 e suas principais características:

1º - Arno Power Max 1000 Potente e espaçoso
2º - Oster Osterizer Clássico Durável, potente e fácil de lavar
3º - Electrolux Easypower BEB11 Funcional e seguro
4º - Arno Faciclic LN37 Simples, eficiente e barato
5º - Blender Cadence Shake Up! Melhor liquidificador individual

Que itens considerar ao escolher um liquidificador?

Ao escolher um liquidificador para uso doméstico, devemos levar em consideração, principalmente: a potência, estrutura das facas (lâminas cortantes), facilidade de limpeza, capacidade e material constituinte da jarra (também chamada de copo).

A potência de um liquidificador, medida em watts, é o que determina sua capacidade de triturar os alimentos com maior rapidez. A estrutura das facas também influencia o desempenho do aparelho. Lâminas maiores em geral conferem melhor performance ao
liquidificador.

Já o número de velocidades, em alguns casos, não é tão relevante, por quê? Porque em alguns modelos, as diferenças entre velocidades próximas é pouco perceptível (ou realmente inexistente).

Atualmente o INMETRO emite um selo de potência sonora para liquidificadores, medida em decibéis.

Entretanto, preferimos informar esse quesito com base na percepção dos usuários, pois há casos em que dois aparelhos com a mesma classificação apresentam níveis de ruído muito distantes na prática.

Para elaborar nossa lista dos melhores liquidificadores, também usamos como critério a relação custo benefício de cada aparelho, afinal, você merece ter o melhor pelo menor preço possível.

Vale ressaltar que é preciso ter em mente as necessidades específicas de cada pessoa ou família na hora de escolher um liquidificador.

Para uma casa com muitas pessoas, o tamanho da jarra é um item bastante relevante a ser observado. E aqueles que usam o liquidificador para preparar receitas como bolos e mousses também devem preferir um liquidificador com copo maior.

Por outro lado, quem usa o liquidificador só de vez em quando, para fazer um suquinho ou vitamina, não precisa desembolsar um valor mais alto para adquirir um aparelho mais potente e com muitas velocidades.

Já para aqueles que precisam do liquidificador diariamente e para alimentos mais difíceis de “liquidificar”, um modelo básico pode deixar a desejar.

E lembre-se de verificar a voltagem do liquidificador antes da compra, já que nenhum dos modelos avaliados é bivolt.

Depois de esclarecer esses pontos, vamos à lista:

1° – Arno Power Max 1000

Melhor Liquidificador

Com 1000 watts de potência, jarra de 3,1 litros (o limite de líquido é 1,75 l), 6 lâminas, sendo duas serrilhadas e 15 velocidades, o Arno Power Max 1000, ficou em primeiro lugar nesse ranking.

Tem desempenho excelente, conseguindo bater polpas congeladas e triturar ingredientes secos em poucos segundos. O tamanho da jarra facilita muito na hora de executar receitas mais volumosas, como pudins e bolos.

O copo é confeccionado em plástico SAN cristal, de espessura mediana, que lhe confere boa resistência.

A tampa veda bem e não há vazamentos durante o uso, mesmo utilizando a capacidade máxima de líquido.

Embora as lâminas não sejam removíveis, o processo de lavagem é simples, pois sobra espaço suficiente entre as lâminas e o copo, evitando cortes. Além disso, é possível utilizar a função autoclean, colocando água morna e detergente no copo e batendo por alguns segundos.

Em termos de design, nenhum destaque, simplesmente consegue se manter básico, apesar da robustez. Também pode ser encontrado na cor vermelha, que lhe dá uma cara menos “séria”. Mas isso já é uma questão de gosto.

Não produz um nível de ruído tão alto que chegue a causar algum tipo de incômodo. Na verdade, ele é até silencioso para um liquidificador de 1000 watts de potência.

Considerando tais atributos e seu preço atual, podemos afirmar que esse modelo oferece o melhor custo benefício.

E foram felizes para sempre? Não. Precisamos informar também os pontos fracos do modelo

Embora a jarra tenha uma espessura razoável e seja confeccionada com um tipo de plástico resistente, poderia ser mais reforçada, pois o tamanho avantajado aumenta as chances de quebra em caso de queda.

Sem falar que, embora o plástico SAN seja um material supostamente seguro para a saúde humana, amplamente utilizado na indústria, corre o risco de absorver odores e pode acumular bactérias, dependendo dos cuidados de higiene que se tenha com o copo do aparelho.

Um copo desmontável ajudaria bastante na questão da limpeza.

Por fim, ele bem que poderia vir com um filtro para sementes e bagaços.

Prós

  • Jarra de 3,1 litros
  • Alto desempenho
  • Melhor custo-benefício

Contras

  • As lâminas não são removíveis
  • Não tem filtro

2° – Oster Osterizer Clássico

Oster Osterizer Classico

O Oster Osterizer é um clássico que se mantém firme e forte nas listas de melhores liquidificadores, não só no Brasil.

Com potência de 600 watts e lâminas grandes em aço inox de ângulos diferenciados, esse modelo é para quem não quer se preocupar em bater ingredientes mais duros sem queimar o liquidificador. Pica gelo numa boa.

Apresenta 3 velocidades, o que garante adaptação a diferentes tipos de receita. É interessante notar que ele tem 2 posições “off”, uma de cada lado.

O acoplamento entre as lâminas e o motor é totalmente em metal, o que garante maior durabilidade ao Osterizer.

A jarra de vidro é um grande diferencial, a melhor escolha para quem coloca higiene e saúde em primeiro lugar, já que o vidro não acumula bactérias, não retém odores, nem libera substâncias tóxicas, diferente do que ocorre com alguns tipos de plástico.

A tampa em silicone é resistente, não racha nem quebra com facilidade, além de proporcionar uma excelente vedação ao copo.

Facilita bastante na hora da limpeza, por ter o copo desmontável. E ainda pode ir à lava-louças.

Seu design, que se mantém o mesmo desde a década de 1940, confere mais estilo à cozinha.

Levando em consideração todos esses diferenciais, podemos concluir que ele apresenta uma boa relação custo-benefício.

Mas como nada é perfeito, vamos aos pontos fracos do modelo

A capacidade do copo é relativamente pequena: 1, 25 l. E embora o vidro ofereça diversas vantagens em termos de higiene, é inegavelmente mais pesado que materiais plásticos, além de exigir mais cuidado com quedas.

Também é preciso tomar cuidado para não trincar o vidro ao bater com a colher na hora de colocar ingredientes dentro do copo (o que costumamos fazer frequentemente com alimentos pegajosos, como manteiga).

O barulho é outro ponto que incomoda alguns usuários. Não podemos negar que ele é realmente ruidoso, o que pode ser um problema para algumas pessoas.

O que mais deixa a desejar, um item de segurança, é que ele funciona mesmo sem o copo estar acoplado à base. Por isso, quem tem crianças, precisa de atenção redobrada para evitar acidentes.

Prós

  • Jarra de vidro
  • Copo desmontável
  • Potência muito boa
  • Preço razoável

Contras

  • Não tem travamento automático
  • Peso do copo
  • Barulhento

3° – Electrolux Easypower BEB11

Electrolux Easypower BEB11

Alguns consumidores têm desconfiança em relação à marca Electrolux quando o assunto é liquidificador, mas isso não passa de um preconceito e o Easypower BEB11 é a prova.

Esse modelo apresenta um design de copo inovador, com boca triangular que se torna arredondada ao chegar à base. A capacidade total é de 2, 1 l e o material utilizado é o plástico SAN, numa espessura grossa, o que confere boa resistência à peça.

A tampa triangular é feita em material ligeiramente flexível, veda totalmente o copo e tem 2 tipos de abertura para o bico.

Em termos de potência, o BEB11 conta com 600 watts, 5 velocidades e lâminas de tamanho razoável. Muito eficiente para preparar bebidas e massas, sem deixar pedaços de alimento inteiros. Vem com filtro acoplável.

A facilidade na hora de limpar é um ponto de destaque no aparelho. O copo é desmontável, embora as lâminas não soltem da base. E como tem bastante espaço no interior do copo, fica muito fácil lavar sua superfície.

No quesito segurança, o travamento automático do liquidificador quando o copo não está encaixado previne acidentes.

Entretanto, não podemos ficar só nos elogios

Das 5 velocidades apresentadas pelo liquidificador, 3 são muito próximas. Portanto, na prática ele tem 3 velocidades.

O nível de ruído nas velocidades 4 e 5 é bem alto, o que pode acordar bebês e causar problemas com a vizinhança, para quem mora em apartamento e usa o aparelho à noite.

E caso a base do copo não seja bem encaixada e haja um vazamento, o líquido entrará em locais inacessíveis do aparelho, podendo danificá-lo seriamente.

Prós

  • Copo desmontável
  • Boa performance
  • Jarra espaçosa e resistente

Contras

  • Ruído alto nas velocidades mais altas
  • O copo pode apresentar vazamento na base

4° – Arno Faciclic LN37

Arno Faciclic IN37

Esse liquidificador Arno é prático e funcional. Para quem quer um modelo que atenda às necessidades do dia a dia sem gastar muito, contando com a confiabilidade da marca, é perfeito.

Com potência de 550 watts e facas em aço inoxidável de tamanho regular, tem um desempenho excelente no preparo de bebidas.

Consegue fazer sucos e vitaminas sem deixar pedaços inteiros de fruta, uma característica importante que alguns modelos mais caros deixam a desejar.

Possui apenas duas velocidades, mas com uma boa variação entre elas, mais a função pulsar. Assim, não há problemas de adaptação às diferentes exigências de cada receita, ressaltando que ele se destina somente ao preparo de bebidas.

A jarra é confeccionada em plástico transparente SAN, com capacidade total de 2 litros e capacidade útil de 1,25 l. Está na média de outros modelos na mesma faixa de preço.

Permite um ajuste perfeito do copo ao motor, possibilitando até mesmo carregar o aparelho montado (embora isso não seja recomendado).

Um detalhe interessante é que a tampa do copo permite deixar o bico fechado, parcialmente aberto (com grades) ou totalmente aberto.

Tem filtro para separar sementes e bagaços, evitando ter que coar o suco após batê-lo no liquidificador.

E para fechar sua lista de benefícios, apresenta baixo nível de ruído.

Até aqui, tudo muito bom, mas temos que apresentar alguns pontos negativos do modelo

De acordo com o fabricante, o Arno Faciclic não é recomendado para triturar gelo nem preparar misturas sólidas. Se você precisa dessas funções, melhor escolher outro liquidificador.

A espessura do copo é bem fina, tornando-o bastante frágil. E no quesito facilidade de limpeza, poderia ser melhor.

O copo não é desmontável, mas é possível fazer a limpeza com água morna e detergente, utilizando a função autoclean.

Entretanto, se a limpeza for feita manualmente, é preciso tomar cuidado com as lâminas, que são pontiagudas.

Mesmo com essas ressalvas, trata-se de um aparelho de alta qualidade, com um preço que cabe em qualquer bolso e que com os devidos cuidados, tem uma vida útil longa.

Prós

  • Excelente performance para sucos e vitaminas
  • Baixo nível de ruído
  • Com filtro
  • Preço acessível

Contras

  • Difícil de lavar
  • Copo frágil
  • Não pica gelo

5° – Blender Cadence Shake Up!

Blender Cadence Shake Up!

Um liquidificador individual, essa é a proposta do Blender Cadence Shake Up. Extremamente prático para quem tem uma rotina agitada e mesmo assim não abre mão de tomar sua vitamina de frutas, suco verde ou shake de proteínas.

Para usar é só colocar os ingredientes no copo, acoplar a base com as lâminas e encaixar no aparelho; o acionamento é automático.

Com a bebida pronta, basta substituir a base com lâminas pela tampa e usar o copo como squeeze, levando o para onde quiser.

O copo/squeeze tem capacidade de 600 ml e é confeccionado em Tritan, um material altamente resistente, livre de Bisfenol A e com baixa absorção de odores.

Embora tenha apenas 300 watts de potência e lâminas relativamente pequenas, seu desempenho é heroico. Consegue bater gelo e polpa de fruta congelada.

Mas é bom não se empolgar tanto com o Blender Cadence Shake Up…

Embora as avaliações da maioria dos consumidores sejam muito boas, não se pode superestimar a potência do aparelho.

O fabricante esclarece no manual que ele não deve permanecer ligado ininterruptamente por mais de 30 segundos.

Além disso, as frutas e vegetais a serem utilizados precisam ser cortados em pedaços pequenos (de 1,8 a 2, 5 cm).

Ignorar tais recomendações pode significar a queima do liquidificador logo nas primeiras utilizações.

De qualquer forma, trata-se de um aparelho muito prático e inovador. Só ficou em último lugar porque se destina a necessidades bem específicas.

Prós

  • Copo livre de Bisfenol A
  • Boa performance
  • O copo vai à lava-louças

Contras

  • Não pode ficar ligado por mais de 30 segundos sem parar
  • Não bate pedaços grandes de frutas e vegetais

Escolher um liquidificador não deve ser uma tarefa tão difícil, afinal contamos com diversos bons modelos no mercado.

Em nossa seleção buscamos apresentar os liquidificadores domésticos que oferecem melhor desempenho, mais funcionalidades e maior durabilidade, levando em conta a faixa de preço.

Afinal, é praticamente impossível ficar sem essa maravilha do mundo moderno em nossas cozinhas. Esperamos ter ajudado na escolha do seu próximo liquidificador!

Ficou alguma dúvida? Quer uma indicação? Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.