Melhores E-readers

Procurando o melhor e-reader para o seu dia a dia? Selecionamos os melhores do mercado, para cada finalidade. 

Tanto faz você buscar um dispositivo mais básico, intermediário ou mais equipado para seu lazer, trabalho ou estudos. Sem dúvida alguma, esse artigo vai te ajudar a tomar a melhor decisão. 

Mas antes de apresentar os melhores modelos do nosso ranking, vamos descobrir um pouquinho sobre como você pode avaliar e considerar cada e-reader antes de considerar realizar a compra.

Melhores leitores digitais de 2020

1º - Kindle 10ª Geração Melhor e-reader custo-benefício
2º - Kindle Paperwhite Melhor e-reader intermediário
3º - Kindle Oasis Melhor e-reader desempenho

Como escolher o melhor e-reader?

As principais características a se considerar no momento de escolher um e-reader são: formatos suportados, transferência de arquivos, espaço, bateria, peso e tamanho. 

Boa parte das vezes, a compra de um leitor digital surge pela vontade de ler os livros que baixamos em PDF, E-pub e outros formatos. 

Porém, não é em qualquer produto que aceita isso. Cada marca conta com suas próprias características, e nem sempre aceita esse tipo de formato. Por isso, é importante se atentar a qual modelo vai se adequar ao seu desejo.

E no caso do aparelho portátil aceitar outros formatos, é muito significativo que você procure saber como essa transferência de outros dispositivos pode ocorrer. Isso vai te ajudar a reconhecer a facilidade e se você realmente terá a paciência para realizar essas alterações antes de investir seu dinheiro.

Já o espaço, é importante que você o visualize como a sua estante de livros. Pense no tamanho dos arquivos que você costuma ler em média e tente encaixar no espaço disponível pelo leitor. 

Alguns modelos antigos como o LEV e Kobo, embora não disponíveis no mercado atualmente, contavam com a opção de inserção de um cartão de memória, aumentando o espaço. 

Por essa razão, é importante que você tenha uma noção do tamanho que costuma ocupar, a fim de não se frustrar posteriormente. 

Com relação à bateria, a maioria dos dispositivos tende a possuir em média uma bateria que dura em torno de uma semana. 

A maior diferença nesse aspecto é que os leitores digitais disponíveis no mercado no momento, vem prontos para serem recarregado através do cabo USB quando conectado a computadores. 

Ou seja, se você busca um dispositivo que possa ser conectado diretamente na tomada, precisará comprar ou encontrar algum plugue compatível que possa realizar essa função.

Por último e não menos importante, um fator a ser levado em conta são o peso e o tamanho. De maneira geral, os e-reader são equipamentos leves e compactos.

Essas são características que você deve levar em conta relacionando ao seu ritmo de uso diário. Se você costuma ficar horas lendo, principalmente se locomovendo, o ideal é que você busque o dispositivo mais leve e de menor tamanho. 

Além de não causar danos às suas mãos e pulsos, ele também será discreto e não chamará tanto a atenção.

Por fim, não poderíamos deixar de falar da relação custo-benefício, que é um elemento muito importante no momento da escolha.

Em nossa seleção, buscamos apresentar os melhores e-readers do mercado tendo vista as diferentes necessidades de uso desse leitor digital.

1° - Kindle 10ª Geração

Amazon Kindle 10a Geração

Nosso primeiro colocado se trata do Kindle 10ª geração. 

Ele foi o e-reader escolhido por nossa equipe após uma semana de testes e por suas diversas características, dentre elas a excelência em cumprir seu papel, e seu custo-benefício.

Algumas das principais características técnicas do produto:

  • Tela de 6 polegadas; 
  • Resolução de 167 ppi;
  • 8GB de memória.

A experiência com o Kindle pode ser surpreendente, ainda mais considerando seus antecessores, que pecavam um pouco em relação à iluminação. Com a inserção da iluminação embutida, o modelo não deixou em nada a desejar quanto aos seus superiores.

Ele possui suporte principalmente para os livros adquiridos com a própria Amazon, mas ainda assim é possível usar outros formatos nativos como: AZW3, AZW, TXT, PDF, MOBI (sem proteção) e PRC; Por conversão: HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP; E audio: AAX.

Sua tela antirreflexo, e os tons em cinza claro, tornam a leitura de qualquer formato confortável aos olhos independente do ambiente ou momento do dia em que você esteja lendo. 

Além disso, o e-reader também se torna uma ótima opção para quem tem problemas com letras pequenas, pois nele é possível ajustar o tamanho das letras e tornar a leitura ainda mais proveitosa. 

Em termos de bateria, a mesma durou tranquilamente uma semana com uso regular/intenso. Acredito que não tenha durado as semanas prometidas pois o uso se deu com o wifi ligado durante todo o tempo. Utilizando o aparelho com a rede desligada, certamente a duração se estenderia mais.

É possível obter o Kindle 100% carregado em menos de 4 horas conectado a um computador pelo cabo USB, ou então após 3 horas se conectado diretamente na tomada através de um adaptador.

Seu espaço de 8GB é o menor entre os aparelhos da Amazon, mas que ainda assim possibilita o armazenamento de milhares de e-books sem sequer pensar na necessidade de precisar liberar espaço tão cedo. 

A praticidade dessa biblioteca digital é ainda mais visível quando nos deparamos com seu peso. O mais leve entre os modelos já lançados, o Kindle 10ª geração é o mais leve entre os e-readers produzidos pela Amazon, pesando cerca de 174 gramas, podendo variar um pouco de acordo com a produção.

Quanto ao seu design, o modelo é vendido com duas opções de cores: branca ou preta. Ambas as cores são exibidas em um material fosco, tornando-o acima de tudo muito bonito. 

O único aspecto em que o aparelho perde um pouco para os mais caros é quanto ao seu material ser plástico. 

Sem nenhum revestimento mais aveludado, a sensação é que ele se torna mais propício a arranhões e marcas. Mas nada que uma capinha ou um pouco mais de cuidado com o local que ele vai ocupar não resolvam.

Prós

  • Custo-benefício
  • Tela com iluminação
  • Alta duração de bateria
  • Confortável
  • Leve

Contras

  • Não aceita 3g
  • Não possui entrada para cartão de memória
  • Material propício a arranhões

2° - Kindle Paperwhite

Kindle Paperwhite

O Kindle Paperwhite é nossa escolha intermediária, para quem busca um pouco mais de luxo em seus momentos de leitura mas não a ponto de investir tanto.

Um valor um pouco mais alto agregado, o modelo tem todas as características da 10ª geração melhoradas e um pouco mais.

Algumas das principais características:

  • Tela de 6 polegadas;
  • Resolução de 300 ppi;
  • Iluminação de 5 LEDs.

A maior novidade do Kindle Paperwhite em relação aos anteriores, é sua nova função à prova d’agua. Garantindo uma leitura segura em ambientes como piscinas e banheiras. Esse é um aspecto que só reforça a facilidade de ter um, suportando até 60 minutos em uma profundidade de até 2 metros em água doce.

Sua tela segue com o mesmo padrão, composta por 6 polegadas, mas com um processamento um pouco mais rápido durante as trocas de páginas.

Alguns dos arquivos de leitura suportados por ele são Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.

Quanto à duração da bateria do Kindle Paperwhite, a bateria durou uma semana com uso moderado, com o wifi conectado o tempo inteiro. 

Para que o mesmo fique 100% carregado, levam 4 horas conectado a um computador pelo cabo USB, ou então 3 horas quando conectado diretamente na tomada através de adaptador.

O espaço do e-reader pode variar de 8GB a 32GB, dependendo do modelo escolhido por você. Para quem possui muitos livros a alternativa de 32 GB pode ser interessante. 

Seu peso é 182g, um pouco mais pesado que os anteriores. Mas ainda assim, segue sendo confortável para ler durante algum tempo sem causar dores.

Diferente do seu modelo anterior, seu design foi repaginado e seu material passou a contar com um toque mais emborrachado. Fator positivo por trazer mais segurança quanto a arranhões e afins.

Prós

  • A prova d’agua
  • Material emborrachado
  • Material aveludado
  • Pode possuir 3G
  • Memória maior

Contras

  • Bateria menos duradoura
  • Não possui entrada para cartão de memória
  • Relativamente pesado

3° - Kindle Oasis

Kindle Oasis

O Kindle Oasis da Amazon foi o selecionado como nosso terceiro colocado.

Ele é o dispositivo desta categoria que oferece o maior número de funcionalidades, tela maior, qualidade construtiva impecável e um tom diferenciado de grafite. 

Além de um espaço apropriado para que o leitor segure o dispositivo de maneira mais confortável.

Veja algumas características técnicas:

  • Tela de 7 polegadas;
  • Resolução de 300 ppi;
  • À prova d’água (IPX68);
  • Pesa 188g.

O leitor suporta os seguintes formatos de arquivos: AZW3, TXT, PDF, MOBI, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.

É bem confortável de usar e os botões de mudança de página são verdadeiramente úteis.

Somando a isso, o modelo traz uma tela antirreflexo com iluminação embutida que permite ler tanto à luz do dia como a noite. E além disso, a chance de você escolher temperaturas diferentes para sua leitura.

Em termos de armazenamento, são disponibilizadas duas opções: 8GB a 32GB.

A bateria fica um pouco abaixo de modelos mais simples, justamente pela tela maior e outros detalhes que deixam o consumo proporcional. Segundo a empresa, a mesma dura tranquilamente algumas semanas, porém relatos de alguns leitores argumentam durar somente uma semana, com leitura regular/intensa, mesmo em modo avião durante todo o uso.

E para carregar completamente o leitor é preciso cerca de 3h ligado a um computador com o cabo USB que acompanha o produto, ou então à tomada com adaptador.

Ele possui conectividade com wi-fi permitindo que você baixe os livros diretamente no dispositivo móvel.

O principal ponto negativo do Kindle Oasis, e razão pela qual ele ocupa nosso último lugar nesse momento, fica por conta do preço, ele custa cerca de R$1100 à R$1.300 nas lojas online.

Prós

  • Tela grande e bonita
  • Confortável de usar
  • Bom espaço de armazenamento
  • Iluminação embutida
  • À prova d’água
  • Reproduz livros de áudio

Contras

  • Preço alto
  • Bateria poderia durar mais
  • Sem entrada de cartões de memória
  • Não aceita 3G

77 comentários

    1. Boa tarde.

      Infelizmente, no momento não há nenhum outro leitor digital disponível à venda no Brasil além dos dispositivos Kindle.

      Os antigos modelos de outras marcas já saíram de linha faz algum tempo, e até agora não há notícias sobre novos lançamentos.

      Espero ter ajudado!

  1. Olá! Obrigado pelas informações.
    Estou em dúvida entre o Paperwhite e o 10ª Geração.
    Pelo que vi neste texto, em outros sites e vídeos no YouTube, o 10ª Geração é o de melhor custo-benefício, mas minha preocupação é em livros que tenham ilustrações, mapas, gráficos…
    A resolução de 167 ppi permite ver detalhes de páginas ilustradas ou melhor ir de Papaerwhite por causa da resolução maior?
    Desde já, muito obrigado.

    1. Bom dia, Julio.

      Infelizmente, o Kindle não é um e-reader com opção de ler à cores. Mas realizando os testes, é possível notar sim uma diferença do 10ª Geração para o Paperwhite.

      A imagem, o gráfico, e até mesmo a escrita que pode existir dentro do mapa, fica mais confortável e de melhor resolução no Paperwhite. A mudança de tons também é sutilmente mais acentuada no segundo.

      Porém pelo fato do e-reader não ser colorido, ocorre de alguns tons mais escuros como o vermelho e o azul, serem mesclados como a mesma cor. No caso, ambos preto. Isso ocorre em ambas as versões.

      De maneira geral, entretanto, minha indicação para você seria o Kindle Paperwhite.

      Mas também dou minha sugestão para você seria dar uma olhada em opções de tablets, o que você acha? Quem sabe o Samsung Galaxy Tab A 10.1 SM-T515 ou o Samsung Galaxy Tab A 8 SM-T295.

      O Galaxy Tab A 10.1 SM-T510 e Galaxy Tab A 8 SM-T290 também são recomendados, são exatamente os que mencionei antes porém sem internet móvel 4G e mais baratos.

      Creio que eles se encaixariam melhor para o seu uso.

      Caso você se interesse, vale à pena dar uma olhada na nossa lista dos melhores tablets.

      Espero ter ajudado!

  2. Obrigada pelas dicas. Gosto muito do Kindle Paperwhite. O único problema é o PDF, com suas dicas consegui converter. Pena que a acentuação fica prejudicada, mas ficou melhor pra ler. Quanto ao Epub, consegui resolver convertendo on line para mobi. Tem vários sites que oferecem esse serviço grátis.

  3. Bom dia!!

    Gostaria de saber se existe kindle com tela maior de 7″.

    Qual a maior fonte de letra no kilndle?

    Outros Tablet’s funcionam bem para ler livros em formato digital?

    Gratidão

    1. Bom dia, Katia.

      Infelizmente, no momento a maior tela do mercado pertence ao Kindle Oasis, que é justamente 7 polegadas.

      Os kindles possuem três tamanhos de fonte: padrão, compacta e grande.

      Mais precisamente, o maior tamanho de fonte é 14. Nesse limite máximo, o leitor fica com duas ou três palavras por linha, sendo ótimo para quem necessita de letras maiores.

      Quanto aos tablets, há sim modelos que supririam essa função muito bem. Um exemplo deles é o Samsung Galaxy Tab A SM-T510. Temos um artigo sobre os melhores tablets, que tal dar uma olhada?

      Espero ter ajudado!

    1. Victor,

      Tanto o Kindle 10ª geração quanto o Kindle Paperwhite rodam muito bem pdf.

      Ambos possuem o mesmo método de leitura e maneiras de mover o pdf para o dispositivo.

      O primeiro é, sem dúvidas, o melhor custo-benefício e cumpre muito bem seu papel de leitor. Eu possuo ele e digo que me sinto plenamente satisfeita para ler meus livros, seja de lazer ou da faculdade.

      Nesse sentido, o segundo se diferencia mais por ser à prova d’agua, mais ágil no processamento, mas nada que seja uma diferença extrema.

      Testei ambos e digo que não senti uma diferença tão grande a ponto de me sentir incomodada com essa comparação.

      Se você não pretende ler na piscina ou em ambientes com água, minha indicação é sem dúvidas o Kindle 10ª Geração pois ele certamente suprirá bem suas necessidades.

      Espero ter ajudado!

    1. Bom dia, Victor.

      Se o aparelho for usado para leitura de livros que não sejam tão pesados e grandes, minha indicação para você seria o Kindle 10ª Geração. Ele é um ótimo equipamento e, por experiência própria, digo que cumpre muito bem com os objetivos universitários.

      Entretanto, se for para a leitura de livros com grande número de páginas, minha recomendação seria o Kindle Paperwhite. Ele possui um sistema um pouco mais rápido, por isso a agilidade no processamento das páginas e troca delas seria o ideal.

      Espero ter ajudado!

    1. Bom dia, Pedro.

      Todos os adereços do Kindle precisam ser comprados separadamente, mesmo os de proteção. O modelo Paperwhite conta com material emborrachado, então é menos propício a arranhões, fora isso é preciso adquirir os outros produtos.

      Espero ter ajudado!

  4. Olá! O adaptador para carregar na tomada vem com o produto ou, pelo menos, é fácil de encontrar no Brasil?

    1. Bom dia, Pedro.

      Infelizmente, o adaptador não acompanha o produto. Mas sim, é fácil de encontrar à venda no Brasil, principalmente na Amazon.

      Um adaptadores mais bem avaliados é esse aqui, mas você também pode conferir a voltagem do seu carregador de celular e usar ele para carregar o Kindle.

      Espero ter ajudado!

    1. Antonio,

      Realmente, o Kobo é um ótimo e-reader! É uma pena que no momento ele não se encontre mais no mercado.

      Agradecemos pelo seu relato!

  5. Boa tarde!

    Fiquei na dúvida, quanto a captação de livros, por exemplo, com o uso da internet, já que tem uma leitores que não tem acesso a internet, só dois tipos que tem wi-fi, fiquei com essa dúvida, de acessabilidade.

    1. Bom dia, Daniel.

      Leitores que não possuem acesso a redes de internet costumam ter a transferência de arquivos realizadas por meio do cabo USB, com o livro baixado em um dispositivo como o computador sendo movido para o e-reader.

      Enquanto os leitores que possuem acesso às redes, como os dispositivos Kindle, possuem seu próprio navegador. No caso da Amazon, sua própria plataforma de venda e download de livros.

      Espero ter ajudado!

  6. Boa noite!
    Estou pensando em comprar meu primeiro e-reader e gostaria de entender se é possível salvar os livros que eu comprar, em algum lugar além da biblioteca em que eles ficam (no caso da Amazon, por exemplo). Em outras palavras, é possível fazer backup deles? Salvá-los como arquivos?
    Obrigada!

    1. Bom dia, Mari!

      Infelizmente, não é possível. Os livros comprados pela Amazon só podem ser salvos na biblioteca e não podem ser movidos como arquivos para computadores, por exemplo. Até mesmo pelo fato dos livros vendidos pela empresa serem em um formato próprio para o Kindle, o que não permite que eles rodem em outros e-readers.

      Mas ainda que só exista essa opção, seu livro vai ficar muito bem armazenado e você poderá acessar em qualquer dispositivo onde você logar sua conta. É muito difícil você perder o acesso ao documento, somente se você quiser excluir mesmo.

      Espero ter ajudado!

  7. Por q pararam de vender o Lev ? O meu deu problema e eu gostaria de adquirir outro mas a saraiva parou de vender descobri ontem.

    1. Bom dia, Solange.

      Não existe nenhuma nota da empresa sobre o porquê do término de produção do produto, mas existem muitos relatos de insatisfação quanto à assistência técnica e outros problemas com o aparelho.

      Infelizmente, são comuns casos como o seu quanto ao LEV.

      Atualmente os leitores digitais disponíveis no Brasil são produzidos pela Amazon, e são produtos que valem à pena. O que você acha?

      Espero ter ajudado!

  8. Tenho um Lev a uns três anos. O e-reader é bom. Fácil de manusear e bem prático. O problema que estou tendo é que não consigo baixar os livros que eu tinha comprado e ainda não baixei e nem consigo acessar a loja através do aparelho. Os livros já baixados abrem normalmente. Fiz a atualização do software, mas não resolveu. Não encontrei assistência técnica e a Saraiva é péssima em comunicação. Eles não disponibilizam um canal para tratar diretamente do assunto. Na hora de vender, fazem mil promessas, depois o cliente que se vire. Estou decepcionado com o atendimento. Portanto, na hora de comprar um e-reader, deve-se levar em conta o pós venda. Como sugestão ao blog, nas comparações incluam o item atendimento no pós venda e resolução de problemas que os equipamentos possam vir a ter.

    1. Olá Marcelo,

      Sinto muito por estar tendo problemas com seu produto. Obrigado por deixar seu relato e também pela sugestão, vamos levá-la em consideração nas próximas atualizações da matéria.

    2. Concordo com o Marcelo. Estou há 1 mês tentando atualizar meu LEV, sem sucesso. Encerram o chat, mandam link inexistente para atualização e não respondem e-mail. Vou partir para outra marca. LEV nunca mais, pós-venda péssimo, atendentes despreparados e empresa não responde o consumidor.

  9. Eu quero comprar um só que eu estou em dúvida. Você comprando um kindle(Amazon)você só pode ler os livros de lá,no caso comprar?Não tem como você baixar livros de graça em algum site?

    1. Boa tarde, Nykoly.

      Caso você possua arquivos com formato MOBI, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML ou imagens que deseja pôr no seu aparelho, eles podem movidos para o Kindle através do processo de conversão da Amazon.

      Para fazer isso, você precisa acessar “Configurações de documentos pessoais”, cadastrar um endereço de e-mail do kindle (para onde vai o arquivo), preencher a lista de e-mails aprovados com seu e-mail comum (de onde você vai enviar o arquivo). Feito isso, é só você entrar no seu e-mail e enviar o arquivo para o endereço do seu kindle, com o termo “Convert” na aba de assuntos. Depois, é só aguardar que a Amazon irá enviar um e-mail confirmando a ação e logo o documento estará no e-reader.

      Espero ter ajudado!

  10. Eu tenho um paperwhite 2019 e um lev neo, hj a tela do lev parou de funcionar e zero soluções por parte da loja física, so me sugeriram adquirir outro por que nem tem assistência nem indicam alguma . Vou contatar o site e ver oque falam, pois está na garantia. Ambos tem memória muito boa, e duração da bateria com uso regular e iluminação ligada, mas realmente o lev roda muito melhor pdfs, a conversão reflow é melhor ate mesmo quando se converte pdf no kindle pelo e-mail. A usabilidade da loja amazon é muito melhor que a da saraiva nos aparelhos. Adquiri o lev primeiro mais para estudar e o kindle por lazer, porém, acho que a classificação não está injusta.

  11. Tenho varios livros armazenados de varias fontes todos em PDF,qual desses leitores de ebook posso utilizar ?

    1. Boa tarde, Luiz Otávio.

      Atualmente, só existem no mercado brasileiro os e-readers Kindle, produzidos pela Amazon.

      O foco principal desses aparelhos é suportar os arquivos em formato disponibilizados pela própria empresa, mas você pode utilizar o Kindle para ler em pdf sim.

      A própria Amazon disponibiliza uma maneira de inserir arquivos com formato MOBI, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML ou imagens para dentro do leitor. Através da conversão você conseguirá realizar esse processo e ler seus arquivos em pdf.

      Entre em “Configurações de documentos pessoais”, cadastre um endereço de e-mail do kindle (para onde vai o arquivo), preencha a lista de e-mails aprovados (de onde você vai enviar o arquivo). Feito isso, é só você entrar no seu e-mail e enviar o arquivo para o endereço do seu kindle, com o termo “Convert” na aba de assuntos. Depois, é só aguardar que a Amazon irá enviar um e-mail confirmando a ação e logo o documento estará no e-reader.

      Espero ter ajudado!

  12. Para mim o Kindle, qualquer um deles, deveria ir para o fim da avaliação só pelo fato de:
    1º) Não aceitarem o padrão aberto (epub)
    2º) Não ter cartão de memória.

    Esses dois itens desabonam completamente a marca que nos força a usar um padrão fechado de e-book.

  13. Ao que parece Lev e Kobo não estão mais disponíveis no mercado brasileiro. Uma pena que não deram certo.

  14. Tenho um kobo glo a sete anos, sempre funcionou bem, único senão é que o hadwere é muito lento, inclusive não pode colocar mais que 50 livros, porque fica mais lento e começa a travar. Agora, depois de uma atualização automática do software, ficou doido, a luz independente de estar ligada fica pulsando e fazendo até o texto piscar junto, já resetei de todas as formas possíveis e está irremediavelmente danificado, preciso comprar outro novo e acho que a única solução é outro kobo, o LEV está cheio de reclamações, o Kindle só aceita formato próprio. O kobo até durou muito, e aceita vários formatos de arquivo, uso muito EPUB. Qual a opinião de vcs?

    1. Boa tarde, Marco Aurélio.

      O mercado brasileiro no momento só está contando com os leitores digitais produzidos pela Amazon.

      Vale muito à pena por ser um produto de extrema qualidade, com assistência e suporte garantidos.

      Alguns arquivos como MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML e imagens você pode converter através de um método da própria empresa, e então incluir à sua biblioteca do Kindle. Infelizmente, o EPUB ainda não está nessa lista, mas não deixa de fazer o produto valer à pena.

      Espero ter ajudado!

  15. Bom dia,

    Ótimo artigo pessoal, esclareceu algumas dúvidas que tinha até então. Busquei sanar algumas dúvidas porquê estou na eminência de comprar um novo leitor de livros, pois possuo um Lev Saraiva bem “antiguinho”, porém nunca me deu problema, agora, porém algumas partes dos livros estão apagando assim sendo comprarei outro em breve. Minha dúvida está entre comprar o Novo LEV (Uma vez que já li alguns comentários negativos, estou quase desistindo), compro o Kobo ou o Kindle Paperwhite. O problema é que tenho uma biblioteca ENORME em um cartão SD já prevendo que meu LEV “fosse para o espaço fiz tomei essa precaução”, os livros que tenho foram o resultado de algumas trocas que fiz com outros colegas da faculdade e a maioria deles está na na modalidade epub e outros em PDF. Pelo que entendi nesse meu caso seria mais viável comprar então o Kobo, uma vez que diferentemente do Kindle que não tem o dispositivo para cartão SD o mesmo só lê os livros da Amazon o Kobo se aproxima das funções do LEV?Obrigado desde já.
    Atenciosamente,
    Júlio César

    1. Boa tarde, Júlio César.

      Agradecemos seu elogio, e ficamos felizes de termos ajudado em suas dúvidas.

      Atualmente, no mercado brasileiro, só estão disponíveis os leitores distribuídos pela Amazon. LEV, Kobo e outros não estão mais disponíveis.

      O Kindle Paperwhite é, sem dúvidas, uma boa opção. Embora não aceite alguns formatos.

      Arquivos como MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML e imagens podem ser incluídos à sua biblioteca do Kindle. Porém, no caso, os epubs não se enquadram em nenhum desses formatos aceitos.

      Espero ter ajudado!

  16. Olá tenho interesse em adquirir um dos aparelhos, vi os comentários e me despertou mais interesse, gostaria de saber se os livros que já tenho salvos no celular (drive) consigo ler no aparelho, fazendo algum tipo de transferência.
    Obrigada pela ajuda.

    1. Boa tarde, Sullen.

      Tudo irá depender do formato dos arquivos que você possui salvos. Nenhum dos modelos Kindle, atualmente, aceita o formato epub. Porém, a própria Amazon disponibiliza uma maneira de inserir arquivos com formato MOBI, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML ou imagens para dentro do e-reader através da conversão.

      Caso seus arquivos sejam em algum desse formato, é possível que você realize essa transferência sem problemas.

      Espero ter ajudado, boa compra!

  17. Bom dia, tenho apenas um LEV, pretendo adquirir um outro apenas para livros jurídicos, mas não conheço e não sei se são mais vantajosos em termos de recursos. Poderiam me informar? Uma dúvida: existe algum leitor que mostre págs coloridas (ao menos as capas)?. Grato.

    1. Boa tarde, Giovani.

      Atualmente, nenhum dos leitores disponíveis no mercado brasileiro conta com leitor colorido. Visando preservar a visão a Amazon, principal distribuidora no momento, investe mais em outros tons de visualização que não agridam tanto aos olhos.

      Os recursos disponíveis nos e-readers são muito úteis, e suas características tornam seu uso muito vantajoso pela sua praticidade e facilidade em ter o documento em qualquer ambiente.

      Comparando com o seu LEV, ele possui as vantagens de ler em diversos formatos, mas a desvantagem é quanto a atendimentos técnicos e atualizações, por não ser mais um item em disponibilidade. Os leitores da Amazon possuem uma certa restrição quanto a formatos, os quais se diferem um pouco aos aceitos no LEV. Porém, a própria Amazon disponibiliza uma central de ajuda onde você pode converter alguns formatos e inserir outros documentos no seu e-reader. Dentre eles MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML.

      Acredito que um Kindle vá ser de grande utilidade, e seus recursos não deixarão a desejar em momento algum durante seu uso.

      Espero ter ajudado!

  18. Bom dia!

    Em alguma dessas marcas é possível baixar livros de paginas na internet? Por que costumo baixar meus livros de varias paginas diferentes.

    1. Boa tarde, Luciana.

      É possível inserir documentos de alguns formatos dentro da sua biblioteca do Kindle. Mais especificamente formatos como MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML e imagens.

      Espero ter ajudado!

  19. Eu tenho um Lev já fazem uns 3 anos e nunca tive problema, bateria dura semanas mesmo, ele ta acabado, a cachorra já mastigou uma parte dele e continua firme e forte. O antireflexo funciona mesmo, parece que está lendo um livro, e quando usa a capinha não chama atenção para usa-lo em publico ou até no ônibus.

    Alguns pontos negativos:, de fato as compras pelo wifi não funciona muito bem, eu costumo conecta-lo pelo cabo ou salvar os epubs no cartão de memória para depois poder ler. Mas o wifi nunca me fez falta.

    O PDF reflow nunca funcionou direito, o arquivo fica pessado, não muda as paginas, as vezes as palavras cortam, ou demora demasiado para trocar de pagina a ponto deu desistir do text.

    1. Concordo com cada palavra. Achei até injusto o ranking. As funcionalidades e, acima de tudo, a discrição e leveza, fazem o manuseio excelente para leitores que, como eu, passam horas a fio com ele. Não faz falta alguma o wi-fi (tem, mas é lento).

  20. Eu tenho o Kindle Paperwhite (2016) e o Kobo Glo (2015). Ambos são muito bons, mas eu prefiro o Kobo porque posso aumentar ou diminuir a luminosidade da tela com o passar do dedo na lateral esquerda da tela (pra cima ou pra baixo), sem demandar o acesso as configurações. Quanto ao tamanho das letras, ao telefone tocar na parte inferior aparece a opção das letras, posicionamento do texto e configurações… Bem espero ter ajudado o Kobo melhorar a sua posição no ranking. Ele é mais prático que o Kindle Paperwhite.

    1. Olá Marcelo,

      Obrigado por seu relato, vamos levá-lo em consideração sim na hora de atualizar o ranking!

      Mas tenha a certeza de que sua opinião já está ajudando os nossos visitantes a fazer uma boa escolha.

  21. Olá, tive um Lev com luz por muitos anos, porém, recentemente, depois de uma queda, este travou e não funcionou mais. Gostaria de comprar outro aparelho, talvez um Kindle, no entanto, tenho uma dúvida: O kindle lê livros em epud? a maioria dos meus livros estão nesse formato e em PDF.

    1. Boa tarde, Bruno.

      O Kindle não lê arquivos Epub’s, mas aceita arquivos de formatos como MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML e imagens.

      No mercado brasileiro atualmente só constam os leitores Kindles, onde arquivos Epub’s não são aceitos. É um produto que vale à pena, tanto por sua qualidade quanto por outros fatores externos como a assistência técnica.

      Espero ter ajudado!

    1. Boa tarde, Aurelia.

      É possível que você transfira arquivos nesse formato para sua biblioteca de qualquer Kindle.

      Ele irá ler, e rodar o PDF sem problema algum.

      Espero ter ajudado!

    1. Boa tarde, Elaine.

      É possível que você transporte arquivos em PDF para sua biblioteca do Kindle. Todos os testes realizados por nós funcionaram normalmente.

      Espero ter ajudado!

  22. Boa tarde, sou apaixonada por ler e estou querendo comparar um eReader para mim. Não tenho ideia de qual a melhor opção. Estou muito confusa.
    Não quero gastar muito, leio alguns arquivos em PDF mas quero a facilidade de comprar e ler muitos livros no meu eReader sem precisar de um computador para colocar os arquivos nele. Não gostaria de ficar restrita em formatos específicos ou não poder ler meus arquivos em outros dispositivos.
    Podem me dar uma dica de qual a melhor opção para mim?

    1. Boa tarde, Rebecca.

      O Kindle 10ª Geração me parece uma boa opção para você. Ele supre suas necessidades, é o melhor custo-benefício e se encaixa nas características que você busca.

      Espero ter ajudado!

    1. Boa tarde, Luciene.

      O Kindle aceita que você transfira alguns formatos de arquivos para dentro da sua biblioteca no dispositivo. Dentre eles estão os formatos MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML e imagens.

      Espero ter ajudado!

  23. Boa noite
    To interessado em comprar um kindle, por questão de preço queria o Kindle 10 geração, mas quero saber se ele tem wi-fi? Pois sou novo com essa tecnologia e queria entender melhor sobre.
    Como fazer para baixar livros?

    1. Boa tarde, João Vitor.

      O Kindle 10ª Geração é um ótimo produto!

      Sim, todos os Kindles contam com wi-fi. Os livros podem ser baixados através do próprio aparelho, por meio de compras no site da própria Amazon. Ou então, alguns formatos podem ser transportados para o leitor digital através do processo de conversão da empresa.

      Espero ter ajudado!

  24. Comprei um lev neo na Saraiva mas não conectou no site da Saraiva… fiquei arrasada. Troquei. Mesmo problema. Cancelei a compra.

    Agora estou na vontade de experimentar o Kindle 10 geração 2019… alguma opinião?

    1. Olá Elizabete,

      Sinto muito pela sua péssima experiência com o Lev Neo. Mas acredito que com o Kindle será diferente!

      Bem, o Novo Kindle é uma boa escolha sim, mas na minha opinião é a opção ideal apenas para quem quer gastar menos mesmo. Se você puder investir um pouco mais no Paperwhite o ganho será grande, ele tem uma tela mais nítida e o dobro de armazenamento.

      Espero ter ajudado, boa compra!

  25. O maior problema do LEV é a questão da assistência técnica, pois a Saraiva não dispóe da mesma, meu primeiro LEV travou a tela, fui obrigado a comprar outro, pela metade do preço deixando o meu como parte do pagamento, agora o segundo, o LEV NEO tb apresentou o mesmo problema, a durabilidade do aparelho parece ser mesmo o maior problema, e agora que a Saraiva está quase falindo, acaba sendo um grande problema adquirir um.

    1. Olá César,

      Que pena que teve tatos problemas com o aparelho. Obrigado pelo seu relato, certamente ele contribui para que outras pessoas façam suas escolhas!

  26. Boa tarde,
    Li um dos comentários sobre manutenção e assistência técnica e gostaria de acrescentar uma experiência própria. Tenho um LEV antigo da Saraiva e precisei de manutenção uma vez. Eles foram muito atenciosos e acabaram trocando meu aparelho, sem custo, mesmo fora da garantia.
    No entanto, acho muito importante colocar aqui um problema sério que venho enfrentando com eles há um bom tempo: sincronização e downloads.
    A reportagem não mencionou nada sobre facilidade de sincronização e baixar os livros por wi-fi. Como usuária de anos, ao tentar atendimento na loja, a informação que tive é que “o site está com problemas, todos os usuários estão com dificuldades, e o pessoal de TI está trabalhando para solucionar”. Só que isso já faz meses…..

    1. Olá Sheila,

      Infelizmente não, os e-books vendidos na Amazon são compatíveis somente com o Kindle.

      1. Me tira uma dúvida, se a pessoa compra um e-reader da amazon (independente do modelo), poderá comprar livros digitais em outras lojas e converter o formato para usar nesse kindle ?
        e o padrão epub, dá para ler em algum desses aparelhos através de conversão de formato ou o consumidor realmente perde ?

        1. Boa tarde, Aline.

          A Amazon só permite que alguns arquivos de respectivos formatos sejam movidos para o e-reader. Infelizmente, os produtos Kindle não rodam o formato epub, que geralmente é o formato vendido por outras livrarias.

          Porém, se há algum arquivo em formato MOBI sem proteção, PDF, TXT, DOC, DOCX, HTML e imagens que você desejar passar para o dispositivo, eles podem movidos para o leitor digital através do processo de conversão da Amazon.

          Acesse “Configurações de documentos pessoais”, crie um endereço de e-mail do kindle (para onde vai o arquivo), adicione à lista de e-mails aprovados (de onde você vai enviar o arquivo). Feito isso, é só você entrar no seu e-mail e enviar o arquivo para o endereço do seu leitor, com o termo “Convert” na aba de assuntos. Depois, é só aguardar que a Amazon irá enviar um e-mail confirmando a ação e logo o documento estará no e-reader.

          Espero ter ajudado!

    1. Olá Wan, tudo bem?

      A fragilidade na verdade depende de cada modelo, mas realmente é preciso ter bastante cuidado ao manuseá-los. As capinhas podem ser uma ajuda interessante neste caso.

      Sobre as assistências técnicas, não temos informações suficientes para agregar. Você tem alguma experiência negativa nesse sentido que queira relatar? Isso pode ajudar mais leitores na decisão de compra.

      Obrigado pelo comentário!

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário

Queridos leitores,
devido a grande demanda tem sido impossível responder todos os comentários.

Nós priorizamos responder os comentários que podem ajudar mais pessoas ao mesmo tempo. Então pedimos desculpa caso sua dúvida não puder ser respondida.

Ainda assim, fique à vontade para fazer sua pergunta e faremos nosso melhor para poder respondê-lo!