Melhores Cadeirinhas para Auto

A segurança na hora de andar de carro é essencial, ainda mais quando se trata da segurança das crianças.

Por isso, é muito importante que crianças de 0 até 36 kg utilizem a cadeirinha para auto mais adequada.

Mas como ter certeza de que estou adquirindo uma boa cadeirinha?

Será que ela é segura mesmo?

Essas são perguntas que não saem da cabeça na hora de escolher um produto desse tipo.

Para te ajudar a encontrar a opção ideal para seu filho, selecionamos as melhores cadeirinhas para auto.

Melhores cadeirinhas para auto de 2022

Joie Every Stage FX Cadeirinha para Auto Joie Every Stage FX Melhor cadeirinha para auto Ver Preço
Chicco Youniverse Fix Cadeirinha para Auto Chicco Youniverse Fix Melhor cadeirinha para auto 9 a 36Kg Ver Preço
Cosco Unique Cadeirinha para Auto Cosco Unique Melhor custo-benefício Ver Preço
Safety 1st One Safe Cadeirinha para Auto Safety 1st One Safe Melhor bebê conforto Ver Preço
Burigotto Protege Cadeirinha para Auto Burigotto Protege Melhor cadeira para automóvel 15 a 36Kg Ver Preço
Tutti Baby Versati Cadeirinha para Auto Tutti Baby Versati Cadeirinha para auto melhor preço Ver Preço

Como escolher a melhor cadeirinha para auto?

Qual a diferença entre bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação?

Antes de ressaltarmos os principais pontos que você deve verificar antes de escolher a sua cadeirinha, vamos explicar uma das principais dúvidas que surgem durante a busca: afinal, qual a diferença entre bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação?

O bebê conforto é para o uso de bebês de até um ano de idade, ou crianças com peso de até 13 kg, com limite máximo definido pelo fabricante do produto.

Um dos maiores diferenciais é que, nesse tipo, o bebê fica inclinado para trás, deitado, com o equipamento virado de frente para o banco traseiro.

Além disso, também costumam possuir uma alça que auxilia no transporte, permitindo que a cadeirinha seja levada na mão e utilizada fora do automóvel.

Já a cadeirinha é feita para crianças com idade a partir de 1 até 4 anos, e com peso entre 9 kg e 18 kg, com o limite máximo dependendo do indicado pelo fabricante.

No caso da cadeirinha, a criança fica sentada de frente para o banco dianteiro.

Por fim, o assento de elevação deve ser usado por crianças a partir de quatro anos até sete anos e meio, ou então crianças com até 1,45 m de altura e peso entre 15 e 36 kg, dependendo do limite imposto pelo fabricante.

Ele serve para que o usuário fique sentado, de forma normal, mas mais alto, de forma que o cinto de segurança fique no local correto (peito), proporcionando maior segurança e conforto.

Após essa breve explicação, neste guia vamos ter um foco especial nas cadeirinhas para auto, e em breve publicaremos artigos direcionados unicamente ao bebê conforto e ao assento de elevação.

Modelo

No mercado, atualmente é possível encontrar cadeirinhas fixas e reclináveis.

As fixas, como o próprio nome já diz, mantém a criança na posição sentada, sem a opção de reclinar.

Em relação ao conforto, são mais indicadas para crianças maiores, que já conseguem ter maior controle sobre os impactos causados no corpo.

Já a reclinável geralmente conta com 3 ou 4 opções de inclinação, possibilitando que você adapte a cadeirinha a diversos momentos, como a hora comer e o momento de soneca.

É a melhor alternativa para quem possui um bebê recém-nascido ou pequeno, já que a criança poderá ficar em uma posição beirando o deitar, o que diminui o impacto causado pelo movimento do carro.

Grupo de massa

Não é novidade que existe uma grande variação nas opções de cadeirinha, com diferentes tamanhos, recomendados para diferentes alturas e pesos.

E para que seja mais fácil entender foi criado uma série de grupos.

Para que se possa entender melhor como funcionam os grupos de massa e onde cada criança se enquadra, surgiu a norma NBR 14.400/2020.

Segundo a norma:

Grupo 0 e 0+: é o grupo de crianças de 0 até 13kg, cujas cadeirinhas são nomeadas bebê conforto.

Para esse grupo, o bebê conforto deve ser instalado de costas para o banco dianteiro.

Grupo 1: é o grupo de crianças entre 9 e 18 kg, ou seja, meninos de até 4 anos e 10 meses e 1,09 m, ou meninas de até 4 anos e 11 meses e 1,09 m.

Grupo 2: é indicado para crianças de 15 até 25 kg, ou seja, meninos de até 7 anos e 10 meses e 1,26 m, ou meninas de até 8 anos e 1 mês e 1,27 m.

Grupo 3: é adequado para crianças de 22 até 36 kg, ou seja, meninos de até 11 anos e 2 meses e 1,44 m, ou meninas de até 10 anos e 9 meses e 1,43 m.

Lembrando que é possível que uma cadeirinha consiga ser funcional para mais de um grupo, por exemplo, com acessórios que, ao serem retirados, servem tanto para o grupo 0 quanto o grupo 1, 2 e até 3.

Optar por uma cadeirinha que ofereça essas opções é uma ótima alternativa de economizar, já que vai dispensar a necessidade de adquirir uma nova tão cedo, durando alguns anos.

Cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é fundamental para qualquer passageiro, seja ele criança ou não, afinal, é dele a função de manter o passageiro firme no lugar, mesmo em caso de impacto.

No caso da criança que irá utilizar a cadeirinha, é preciso se atentar a dois tipos de segurança: o cinto da cadeirinha e o cinto do automóvel.

O cinto da cadeirinha é aquele que deixa a criança presa a cadeirinha, e de forma geral o cinto de 5 pontos é o mais seguro, já que prende a criança acima do ombro, laterais, próximo ao quadril e no meio das pernas.

Há também tipos de cadeirinha que, além do cinto da cadeirinha, vem acompanhada de uma base, que é fixa ao carro como, por exemplo, a tecnologia Isofix, que é uma das mais seguras.

E existem modelos onde a cadeirinha é presa ao carro através do cinto de segurança do próprio veículo.

Sistema Isofix

O Isofix é um sistema de fixação, onde a cadeirinha é presa ao carro sem utilizar o cinto de segurança, ficando preso ao carro por ganchos soldados na carroceria.

Além desses ganchos, também são conectores o top tether ou a haste de suporte, que são terceiros pontos de apoio.

O gancho da Isofix fica localizado entre o encosto e o assento do banco traseiro.

Já o top tether, no piso do porta-malas ou parte traseira do banco.

Quando não há top tether, existe a haste de suporte, que é fixada sobre o chão do carro, embaixo da cadeirinha.

Porém, é importante antes de adquirir a cadeirinha se certificar de que o carro tem esses ganchos para a Isofix, afinal, de nada irá adiantar o sistema se ele não puder ser usado.

A certificação Isofix é bem rigorosa, com diversos testes de colisão e capotagem para comprovar sua eficiência.

Por isso, se você puder, invista em uma cadeirinha com esse sistema, que é muito mais seguro que o uso do cinto comum para prender o equipamento no carro.

Espaço disponível no carro

Às vezes estamos tão focados nas outras características, que esquecemos do básico: verificar o espaço disponível no carro para a cadeirinha.

Existem desde versões mais compactas, até outras mais robustas.

Antes de começar a escolher o seu possível investimento, não se esqueça de verificar o espaço disponível para ele no automóvel e, claro, comparar as medidas com a da criança que irá usá-lo.

Acessórios/recursos extras

Além das características que já citamos acima, existem outras que não necessariamente são cruciais no momento de escolha, mas que podem te ajudar a decidir.

Confira alguns acessórios e recursos extras que achamos que valem a pena serem considerados:

Almofada redutora: em especial se quem for utilizar a cadeirinha for um bebê ou criança pequena, a almofada redutora é muito válida, já que ela não permitirá movimentos bruscos e que a cabeça fique se mexendo durante as sonecas, por exemplo.

Existem até mesmo almofadas que abrangem a área das costas, lateral e altura, sendo uma ótima alternativa para quem pretende usar a cadeirinha por mais tempo.

Isso porque, se você adquirir uma cadeirinha com essa característica quando a criança for menor, conforme ela for crescendo, basta remover a almofada e então restará bastante espaço.

Revestimento removível: sabemos que acidentes acontecem, e seja pela sujeira de comida ou por outros inconvenientes, indicamos muito que você opte por um revestimento removível.

Sendo removível, a limpeza se torna muito mais prática, e você ainda pode encontrar opções de capas que podem ser lavadas até na máquina de lavar.

E, claro, sugerimos que você foque em tecidos de fácil limpeza, afinal, às vezes apenas passar um paninho basta.

Base giratória: esse tipo de base é capaz de trazer muito mais praticidade na hora de pôr e tirar a criança da cadeirinha.

Com ela, você consegue girar a cadeirinha sem precisar tirar ela do isofix, podendo virar ela tanto para a lateral direita quando esquerda.

Assim, é possível acomodá-la sem que você precise praticamente entrar no carro.

Além disso, é muito mais cômodo de pegar a criança, ainda mais se ela estiver dormindo.

Porta copos: algumas cadeirinhas acompanham esse acessório, que pode ser instalado e removido facilmente.

Apesar de não ter um item indispensável, pode ser muito prático para que a criança tenha bebidas a sua disposição e consiga pegar sozinha sua água, suco ou até mesmo mamadeira.

Fabricante e certificação

Algo indispensável, antes de qualquer outra coisa, é a certificação de qualidade do produto.

Ele pode ter diversas funcionalidades e parecer ótimo, mas se ele não apresenta certificação de um órgão confiável, é melhor não arriscar.

Um dos órgãos mais conhecidos é o Inmetro, que realiza testes rigorosos para comprovar a qualidade do produto.

Por isso, não adquira qualquer cadeirinha antes de verificar se ele apresenta o selo do Inmetro, afinal, com segurança não se brinca.

Qual a melhor cadeirinha para auto?

Agora que já te apresentamos os critérios de uma boa cadeirinha, compare as selecionadas por nós e encontre aquela que mais te agrada.

Joie Every Stage FX

A Every Stage FX da Joie não poderia ocupar outra posição se não a de melhor cadeirinha para auto.

Precisamos iniciar falando que seu preço é bem elevado, em torno de R$2.500, mas esse valor logo “se paga”, já que ela é um modelo 4 em 1, não sendo necessário que você adquira uma nova cadeirinha até que a criança pare de usar.

Isso porque ela conta com almofadas que, ao serem removidas, acompanham as fases da criança, desde o grupo 0 até o grupo 3.

Além das almofadas, o modelo também tem o Sistema Grow Togheter, com 10 níveis de altura, onde você pode regular de acordo com a idade e medidas da criança.

Quando usada para acomodar o grupo 0 e 0+, ou seja, recém-nascidos, onde a cadeirinha fica virada para o banco de trás, há 2 opções de reclinação e a instalação é feita utilizando o cinto de segurança do veículo.

A indicação da marca é que a instalação com o cinto de segurança seja usada até 18 kg.

Contudo, dos 9 kg até 36 kg (seu limite máximo), quando a cadeirinha estiver instalada a favor do movimento, é possível realizar a instalação com Isofix.

A partir desse momento, ela passa a contar com 4 opções de inclinação.

Também estão presentes cintos de segurança de 5 pontos para os grupos 2 e 3 quando a criança estiver usando o cinto de segurança do carro e cinto de segurança de 5 pontos para usos nos grupos 0 e 1.

Outro ponto extremamente positivo, é que o seu tecido é removível, o que facilita muito tanto limpezas eventuais quanto mais pesadas.

O modelo conta com bolsos laterais, onde você ou a própria criança podem armazenar desde a mamadeira até a chupeta.

E por último, mas não menos importante, a Joie Every Stage FX é certificada pelo Inmetro, o que traz mais tranquilidade e segurança aos pais.

Prós
  • Possível ser usada em todas as fases da criança
  • Possui Isofix
  • Laterais se alargam e é possível ajustar a altura
Contras
  • Preço elevado
Chicco Youniverse Fix

Outra marca que não poderia deixar de aparecer no nosso ranking é a Chicco, que está presente há anos no mercado.

Por isso, indicamos a Youniverse Fix para quem procura a melhor cadeirinha para auto de 9 a 36 kg.

Ela foi produzida para atender aos grupos 1, 2 e 3, ou seja, crianças de 9 até 36 kg.

No seu primeiro estágio, ela pode ser usada por crianças de 9 até 18 kg.

Já na sua segunda versão, com a remoção das almofadas internas, ela está pronta para receber tanto o grupo 2 quanto o grupo 3.

Quando no grupo 1, você pode escolher entre 3 níveis de inclinação, enquanto no grupo 2 apenas 2 e no grupo 3 apenas um.

A Youniverse Fix dispõe de sistema Isofix e Top Gether, então se você tiver ajuste para esses sistemas no seu carro, pode contar que sua criança estará bem mais segura.

Mas se você não tiver, tudo bem, pois é possível instalar a cadeira com cinto de 3 pontos, o que também a deixa segura.

No grupo 1 você pode instalar a Isofix e Top Gether, ou então o cinto de 3 pontas.

Já nos grupos 2 e 3 você pode utilizar os três, Isofix, Top Gether e o cinto de 3 pontas, ou então apenas o cinto.

O encosto da cabeça e os cintos têm ajuste simultâneo, para acompanhar o desenvolvimento da criança.

Além, é claro, do ajuste de altura.

E para reforçar ainda mais a segurança, a Chicco apostou no sistema Side Safety Sistem, que inclui proteções laterais especiais, para evitar danos em caso de impactos laterais.

Você pode encontrar a cadeirinha nas cores pretas e vermelha, então baixa adquirir aquela que combina mais com o seu bebê.

Mas esteja atento

Conforme falamos acima, ela pode ser usada por 3 grupos, contudo, não pode ser usada por bebês recém-nascidos.

Somado ao preço mais elevado, em torno de R$2.000, é preciso ter em mente que o modelo não é o mais indicado para os anos iniciais.

Prós
  • Pode ser usado por 3 grupos
  • Sistema Isofix e Top Gether
  • Cinto de 3 pontas
  • Ajuste de altura
  • Side Safety Sistem
Contras
  • Não pode ser usado por bebês recém-nascidos
  • Preço elevado

3° - Cosco Unique

Cosco Unique

A Unique da Cosco é a campeã no quesito cadeirinha de melhor custo-benefício.

Podendo ser encontrada na média de R$500 até R$700, ela é uma cadeirinha completa.

Seu uso se enquadra para crianças desde o grupo 0 até o grupo 3, fazendo com que o investimento seja único e a cadeirinha possa ser aproveitada em todas as fases.

Isso porque ela apresenta redutores de cabeça e de assento, que ao serem retirados aumentam o espaço disponível para a criança.

Além disso, o encosto de cabeça e largura do cinto são ajustados simultaneamente, com até 7 posições.

Para o grupo 0, do nascimento até os 13 kg, ela pode ser instalada de costas para o banco dianteiro.

Enquanto nos demais grupos, de 9 até 36 kg, na direção contínua do movimento.

Para os recém-nascidos, você tem 1 opção de inclinação.

Enquanto, dos 9 kg para cima, você pode regular em até 3 níveis.

Suas laterais são reforçadas, o que garante maior segurança a criança que estiver usando-a.

Além disso, a cadeirinha é fortificada com o cinto de 5 pontos, que deixa a criança mais presa.

E para as mamães e papais de plantão, algo que pode facilitar muito a vida é que sua capa pode ser removida e lavada na máquina, o que diminui o trabalho e tempo necessário para a limpeza, seja ela eventual ou mais pesada.

E, por fim, a Unique apresenta selo do Inmetro, que reafirma sua qualidade e funcionalidade em seu propósito de ser uma boa cadeirinha custo-benefício.

Porém…

A Unique é uma cadeirinha completa e com um excelente custo, ficando para trás somente no fato de que não possui sistema Isofix, ou qualquer outro além do cinto de segurança.

Essa característica, sem dúvidas, não desmerece o produto, mas para quem preza por esse sistema, isso pode deixar a desejar.

Prós
  • Pode ser usada em todas as fases da criança
  • Ótimo custo-benefício
  • Ajustável
  • Cinto de 5 pontos
Contras
  • Não possui sistema Isofix
  • Acabamento básico
Safety 1st One Safe

A One Safe da Safety 1st é o melhor bebê conforto para quem quer utilizar a cadeirinha tanto no carro quanto fora dele.

Podendo ser usado para o grupo 0 até os 13 kg, sua maior vantagem é justamente o fato de ser 2 em 1.

O que torna possível essa multifunção é a base veicular que acompanha o bebê conforto, além das alças que auxiliam na locomoção.

Inclusive, a alça é regulável, podendo ser ajustada em 2 posições, tanto para a locomoção externa quanto para conseguir encaixar na base com menos esforço.

Para o uso em forma de bebê conforto, a One Safe tem uma capota retrátil, que também é removível, assim quando for utilizar o equipamento fora do carro, você pode facilmente proteger o bebê do sol ou vento.

Ele conta com almofadas redutoras, que podem ser removidas e lavadas facilmente na máquina de lavar.

Junto das almofadas, está a tecnologia SafeSide Protection, que diminui os possíveis impactos laterais, deixando o bebê mais confortável e seguro.

O cinto é ajustável, e é no formato de 3 pontos, deixando a criança mais estabilizada durante a movimentação do carro.

Um dos principais pontos fortes do modelo é que ele, além da certificação do Inmetro, também é aprovado pela FAA, podendo ser levado e utilizado em avião.

E se você possui um carrinho da Safety 1st, ele também é compatível, permitindo que você conecte os dois.

O One Safe é um bebê conforto com ótimas características e muitos elogios de quem o adquire, valendo cada centavo de seu investimento.

Não consideramos o seu limite de uso um contra, já que o propósito do produto é justamente ser um bebê conforto.

Com isso seu único aspecto negativo, no nosso ponto de vista, acaba ficando pela falta de um sistema Isofix.

Prós
  • Ótimo custo-benefício
  • Acompanha base veicular
  • Certificado pelo Inmetro e FAA
  • Capota retrátil
  • É compatível com carrinho Safety 1st
Contras
  • Não possui Isofix
Burigotto Protege

A Protege da Burigotto é nossa sugestão de melhor cadeira para auto para os grupos 2 e 3, de 15 a 36 kg.

Ela possui diversas características ajustáveis, que faz com que seja mais fácil adequá-la a cada tipo de criança.

O apoio para a cabeça é regulável em até 3 posições, auxiliando no conforto de usuários mais baixos até os mais altos.

Além disso, o apoio também pode ser removido.

Seu encosto também é ajustável, podendo ser reclinável em 2 posições.

Ele possui apoio para os braços, o que também é um bônus, já que permite que crianças maiores fiquem mais bem apoiadas, até mesmo pela sua estrutura de plástico de engenharia.

E uma característica bem interessante do modelo é que, para o grupo 3, você pode remover a parte do encosto e usar a parte de baixo somente como assento.

A Protege é certificada pelo Inmetro, o que traz mais segurança quanto a sua qualidade.

E o modelo ainda tem uma boa gama de cores, o que deixa livre escolha para você decidir aquela que mais combina com o restante dos adereços do seu pequeno.

Dentre as cores você encontra mesclado azul, mesclado preto, mesclado cinza e mesclado bege.

Contudo…

A Protege conta com boas características e muitos elogios de seus compradores.

Entretanto, existe uma boa quantidade de relatos sobre a falta de proteção para a cabeça que, embora exista não contém redutores, deixando a cabeça da criança pendendo em momentos como a soneca.

Outro ponto que também incomodou alguns usuários é o fato de a cadeira ficar meio solta no banco, mesmo presa no cinto, o que é sentido em alguns movimentos como curvas.

Isso é justificado pela falta de sistemas como a Isofix.

Prós
  • Possui diversas possibilidades de ajuste
  • Apoio para cabeça regulável
  • Certificada pelo Inmetro
  • Pode ser usada como assento
Contras
  • Sem sistemas de segurança como Isofix
  • Sem redutores de apoio de cabeça
Tutti Baby Versati

A Versati da Tutti Baby é a cadeirinha para auto com melhor preço.

Feita para ser usada pelos grupos 1 até 3, é possível encontrá-la por até R$300.

A estrutura de segurança embutida na cadeirinha, com 5 pontos, é indicada para uso dos 9kg até os 18 kg.

Enquanto para os grupos 2 e 3, de 15 kg a 36 kg, deve ser utilizada a cadeira ou o seu assento com o cinto de segurança do carro.

Ela acompanha apoio de cabeça com possibilidade de regulagem, facilitando a adaptação do usuário.

Ao todo, são 7 posições de altura que você programa de acordo com as medidas da criança.

Algo que vale ser destacado é que alguns redutores acompanham a cadeirinha, o que auxilia tanto no conforto quanto ao não deixar que a criança se desestabilize entre uma soneca e outra.

Na parte lateral do produto, há também um porta copo, onde você ou a própria criança pode deixar a mamadeira, copo de água ou outros itens ao dispor.

O modelo existe em três opções de cores: azul, rosa e gelo.

Assim, basta escolher aquela que mais se encaixa com o seu bebê.

Porém…

É válido ressaltarmos algumas coisas, como a falta de informações quanto a certificações.

Segundo a marca, o produto é desenvolvido conforme a norma NBR 14400 e certificado pela SGS, contudo não encontramos informações referentes ao Inmetro.

Também notamos a falta de sistemas de segurança, como Isofix.

Mas, apesar disso, o modelo tem uma lista repleta de muitos elogios de quem já o adquiriu.

Prós
  • Barata
  • Indicada do grupo 1 até o 3
  • Pode ser usada como assento de elevação
  • Com redutores
Contras
  • Sem sistemas de segurança como Isofix
  • Acabamento básico

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.