Melhores Cadeiras de Escritório

Depois de analisar com cuidado as opções do mercado, selecionamos as melhores cadeiras de escritório para comprar atualmente.

Continue lendo, confira nossa lista e os detalhes dos produtos destacados.

Melhores cadeiras de escritório de 2022

Flexform Uni Me Flexform Uni Me Melhor cadeira de escritório Ver Preço
ThunderX3 TGC12 Cadeira Gamer ThunderX3 TGC12 Melhor cadeira gamer Ver Preço
Flexform Lite Flexform Lite Barata e durável Ver Preço
Travel Max MB-C730 Travel Max MB-C730 Conforto e bom preço Ver Preço
Mymax MOCH-2001 Mymax MOCH-2001 Preço muito baixo Ver Preço

Como escolher a melhor cadeira de escritório?

Tipo

Existem três tipo de cadeiras de escritório, presidente, executiva e gamer, vamos explicar um pouco das diferenças.

Cadeira presidente: é o tipo de cadeira mais cara do mercado, já que costuma ter uma maior quantidade de ajustes e materiais melhores, o que geralmente as torna bem mais confortáveis e indicadas para quem passa muitas horas sentado.

Cadeira executiva: são modelos mais simples e discretos, mas que atualmente também já possuem maior quantidade de ajustes, permitindo que você adapte a cadeira a você, proporcionando maior ergonomia.

Cadeira gamer: é conhecida por ser usada pelos jogadores de games profissionais que passam horas afinco sentados jogando, mas também podem ser uma boa alternativa para quem trabalha muitas horas sentado, já que seu foco principal é no conforto.

Para esse subtipo específico, temos um guia completo dedicado somente a ele.

Ajustes ergonômicos

Um dos principais critérios na hora de escolher uma cadeira de escritório é buscar a alternativa mais ergonômica possível, ou seja, a mais confortável.

Dificilmente uma cadeira será de fato confortável sem você precisar fazer alguns ajustes para adaptá-la ao seu uso.

Por isso, sugerimos que você busque por cadeiras que ofereçam as opções de ajustes como os seguintes: inclinação, ajuste dos braços e ajuste de altura.

Inclinação: como o próprio nome já diz, permite que você incline o encosto para a frente ou para trás, adequando-o à sua preferência.

Ajuste dos braços: Permite que você regule a altura dos braços da cadeira.

Esse tipo de ajuste é ótimo para quem passa muito tempo digitando no computador por exemplo, assim você conseguirá apoiar os braços e cotovelos enquanto escreve.

Ajuste de altura: Serve para que você deixe o assento na altura que preferir.

O ideal é que seus joelhos fiquem em uma posição de 90º com as solas dos pés encostadas no chão, e a opção de ajuste de altura torna possível que você encaixe a cadeira com a posição ideal para a sua estatura.

Revestimento

As cadeiras de escritório podem ser compostas por diferentes tipos de revestimentos, principalmente dependendo do seu tipo e proposta de uso.

Cada material conta com sua peculiaridade, alguns tem o objetivo de tornar o produto mais em conta, enquanto outros de torná-lo mais confortável.

O material está diretamente ligado a durabilidade da cadeira, e por isso separamos alguns dos melhores revestimento.

Tecido: o tecido comum geralmente é a opção mais barata e mais abundante do mercado.

Pode também ser considerado um dos materiais menos resistentes.

Contudo, é possível encontrar cadeiras em tecido com bastante durabilidade e conforto, se o tecido escolhido for de qualidade.

Tela ou mesh: é uma opção principalmente para quem reside em um local de alta temperatura ou sente muito calor.

Apesar de ser muito mais respirável, também é mais difícil de limpar no geral.

Além disso, um encosto lombar em tela, dependendo da qualidade, pode não ter a sustentação ideal para quem passa muitas horas sentado.

Couro: o couro legítimo é um dos melhores materiais, já que possui uma alta durabilidade e é fácil de limpar.

Mas, justamente por isso, costuma ter o preço mais elevado do segmento, além de necessitar de manutenções.

Existem também opções de couro sintético, que são mais baratos que o couro de verdade, mas com uma qualidade inferior e que necessitam de mais cuidados para que ela não descasque em pouco tempo de uso.

Densidade da espuma

Esse quesito é muito pessoal, algumas pessoas preferem uma cadeira mais macia e outras preferem um assento mais firme.

É importante ter sua preferência bem definida para não acabar se decepcionando com a compra.

Mas vale ressaltar que essa não é uma informação fácil de encontrar, poucas fabricantes disponibilizam ela aos clientes.

Material do rodízio (rodinhas)

As rodinhas tendem a ser a última coisa em que pensamos na hora de escolher uma nova cadeira, mas nem por isso ela é menos relevante.

Além do quesito durabilidade, ao pensar no rodízio também é preciso considerarmos o piso, já que fora um barulho capaz de incomodar, escolher o material errado pode causar riscos e danificar o chão.

Por isso, busque sempre por materiais que se encaixem no seu piso, diminuindo as chances de dano.

Rodízios giratórios costumam ser a melhor alternativa, já que com eles você não precisará ficar arrastando a cadeira sempre que se sentar ou levantar, tornando o movimento bem mais simples.

Estatura e Peso Limites

Uma das características que refletem no conforto e até na durabilidade da cadeira, é se ela se adequa a estatura e o peso de quem está usando-a.

Assim como colchões e outros móveis onde costumamos passar muito tempo, as cadeiras possuem recomendações de medidas e peso máximo.

O indicado é que, para que você esteja na posição certa, seus joelhos devem estar em uma posição de 90º com as solas dos pés encostadas no chão.

Mas, além das pernas, também é importante que você se certifique que a cadeira acomoda bem todas as partes do seu corpo.

Verifique se o encosto se encaixa de forma correta, e se você necessita de um encosto que acomode somente suas costas ou então seu pescoço e cabeça.

Outro critério, e um dos mais importantes, é verificar se você se enquadra no limite de peso proposto.

Embora boa parte das cadeiras tenha um limite em torno de 150 kg, é sempre bom não arriscar.

Nossa recomendação é que você opte por modelo com capacidade acima do seu peso, já que as fabricantes costumem manipular esse limite.

Acessórios extras

Apesar de não serem comuns, existem alguns modelos de cadeiras de escritório que trazem acessórios para auxiliar na adequação do usuário ao produto.

O travesseiro anatômico e as almofadas de apoio são exemplos de acessórios desse tipo.

O travesseiro anatômico fica localizado, geralmente, na parte inferior da cadeira, e tem como objetivo corrigir a postura, já que fica levemente encostado à toda a coluna, dando suporte.

Já as almofadas de apoio costumam estar em cadeiras que prezam pelo conforto, normalmente localizadas na parte superior (pescoço) e inferior (lombar), auxiliando na correção da postura.

Com a ajuda desses dois acessórios, as chances de dor nas costas e desconforto já se tornam bem menores.

Melhores marcas de cadeiras de escritório

Note que nossa matéria visa encontrar as melhores opções de compra no segmento das cadeiras para home office.

Por esse motivo descartamos os modelos com preços altíssimos e que na nossa opinião são inviáveis para a imensa maioria dos brasileiros.

Mas se você possui um poder aquisitivo mais privilegiado e tem interesse em conhecer modelos mais caros indicamos que dê uma olhada nas cadeiras Herman Miller, equipamentos de qualidade indiscutível.

Também recomendamos bastante dos modelos da DT3Office, porém atualmente a grande maioria dos modelos encontra-se indisponível mesmo na loja oficial da marca.

Além disso, alguns modelos da marca Flexform (marca presente na lista) também podem agradar um público que busque cadeiras mais premium.

Qual a melhor cadeira de escritório?

Nossa equipe analisou os modelos do mercado e selecionou somente as opções de compra mais vantajosas para cada tipo de necessidade.

Conheça agora as melhores cadeiras de escritório segundo o Guia dos Melhores.

Flexform Uni Me

A Flexform Uni Me foi escolhida como a melhor compra no segmento de cadeiras ergonômicas.

Ela é bonita, durável e tem boa capacidade de peso. Além disso é na nossa opinião a maior relação custo benefício do mercado.

O acabamento é de excelente qualidade, os materiais bem selecionados e a construção segura, capaz de suportar até 136Kg.

Essa série de vídeos mostra um pouco dos testes práticos de resistência feitos pela marca.

É possível reclinar o encosto e ajustar a altura do assento e dos braços, tudo de maneira simples e com encaixes precisos.

Vemos cadeiras com mais opções de regulagem no mercado, mas acreditamos que as opções aqui atendem facilmente os consumidores.

Nos encosto temos um material do tipo mesh (tela). Esse tipo de material é respirável e serve para diminuir o calor gerado durante o uso da cadeira.

O maior ponto negativo na nossa opinião é a ausência de materiais premium na construção, como alumínio por exemplo.

Mas vale ressaltar que trata-se de uma crítica às decisões de design, já que a falta desse tipo de diferencial não compromete em nada a durabilidade.

Além disso é algo compreensível já que o preço atual da cadeira fica abaixo dos R$800.

Quando na verdade as cadeiras desse nível chegam a custar bem mais que o dobro.

Prós
  • Excelente construção
  • Encosto em mesh (tela respirável)
  • Com inclinação regulável
  • Regulagem de altura dos braços
  • Boa capacidade de peso (136Kg)
Contras
  • Maior parte da estrutura em plástico
ThunderX3 TGC12

Dentre os populares modelos de cadeiras gamer nossa principal indicação é a ThunderX3 TGC12.

O modelo reúne características positivas muito interessantes e custa menos de R$1000, preço que julgamos atrativo no segmento.

Ela tem uma alta capacidade de peso, 150Kg e conta com uma estrutura robusta e de bom acabamento.

O estilo é bem característico das cadeiras nesta categoria, um banco concha com visual semelhante aos bancos de carros de corrida.

As opção regulagens são várias, é possível inclinar a cadeira com segurança, modificar a altura do assento, a altura dos braços e até rotacionar os braços.

Isso tudo para adequar a cadeira ao seu tipo de uso.

Também temos aqui as tradicionais almofadas nas regiões lombar e cervical.

Algumas pessoas preferem modelos sem esse adendo, mas aqui isso não é problema pois ambas as almofadas são removíveis.

Se você se interessa por cadeiras gamer veja nossa matéria dedicada exclusivamente a elas.

Prós
  • Ótima qualidade de acabamento
  • Alta capacidade de peso (150Kg)
  • Diversas opções de regulagem
  • Com almofadas (cervical e lombar)
Contras
  • Espuma não tão macia
Flexform Lite

Para quem procura uma cadeira de escritório barata porém com boa durabilidade indicamos a Flexform Lite.

Ela é simples, tem o preço baixo mas segue todos os padrões de qualidade da marca.

Também por isso ela tem uma capacidade de peso maior que todas concorrentes.

Custando menos de R$400 a Flexform Lite é capaz de suportar até 136Kg com segurança.

O revestimento é em tecido poliéster crepe e a única regulagem possível é a altura do assento.

Apesar de ter o conforto um pouco comprometido a cadeira é extremamente durável, diferente da maioria das opções que encontramos nesta faixa de preço.

Certamente trata-se de um produto que servirá por vários anos!

Prós
  • Preço muito atrativo
  • Bem construída
  • Durável
  • Boa capacidade de peso (136Kg)
Contras
  • Maior parte da estrutura em plástico
  • Poucas opções de regulagem
Travel Max MB-C730

A Travel Max MB-C730 é uma campeã de venda no Brasil.

Ela é uma opção que custa pouco e traz qualidades que atraem muitos consumidores.

O visual de cadeira presidente e os estofados confortáveis são algumas delas.

Outro diferencial é o fato de ter o encosto reclinável além da regulagem de altura do assento, algo não muito comum nas cadeiras mais baratinhas.

Já os braços por outro lado são fixos sem nenhum tipo de ajuste.

Apesar de aparentar ser um produto mais rebuscado temos que deixar claro que a estrutura da MB-C730 é bem simplória e relativamente frágil.

Indicamos ter bastante cuidado ao utilizá-la.

Também não encontramos nenhuma informação sobre a capacidade de peso do equipamento.

Na prática não recomendamos a cadeira para quem pesa mais de 100Kg.

Prós
  • Confortável
  • Preço baixo
  • Reclinável
Contras
  • Estrutura relativamente frágil
  • Sem informação de capacidade de peso
Mymax MOCH-2001

Para aqueles que procuram uma cadeira de escritório de baixo custo mas não abre mão do estilo indicamos a Mymax MOCH-2001.

Apesar de ter uma estrutura relativamente frágil ela tem algumas qualidades que chamam a atenção.

Há quem goste muito do estilo de encosto mesh, ele é respirável e acumula menos calor nas costas do usuário.

Além disso a cadeira possui inclinação regulável, algo bem difícil de ver em cadeiras nessa faixa de preço.

O grande ponto negativo é sem dúvidas a fragilidade dos materiais e do acabamento.

É preciso ter bastante cuidado no uso para não acabar danificando a cadeira mesmo nos primeiros meses depois da compra.

A marca indica que ela é capaz de suportar até 110Kg, mas nós não indicamos ela para quem pesa mais de 90Kg.

Prós
  • Preço muito baixo
  • Com inclinação regulável
  • Encosto em mesh (tela respirável)
Contras
  • Estrutura relativamente frágil
  • Baixa capacidade de peso (110Kg)

14 comentários

  1. Qual o material dos rodízios da uni flexform?

    1. Olá Henrique,

      O material exato não sabemos informar. Mas são revestidos com um plástico levemente emborrachado, a qualidade é interessante, bastante durável e não parece danificar nenhum tipo de piso.

  2. Olá. Obrigado por esse review, é bastante útil. Como estou com um problema muscular na perna, preciso de cadeiras com assento confortável e um pouco mais largo que as convencionais, tipo 50 cm de largura e pelo menos 55 ou 60 cm de profundidade. A Flexform Uni me agradou, mas não dispõe de informação alguma sobre o tamanho no site. Vocês saberiam onde posso obter essa informação? Obrigado.

    1. Olá Josencler,

      Ela é um pouco menor do que você precisa, na imagem abaixo você encontra todas as dimensões do modelo em milímetros (dividindo por 10 você tem o tamanho em cm).

      null

  3. Olá,

    legal a matéria, eu estou inclinado a comprar a Flexform aqui para casa que é a mesma do escritório, mas quando vi a descrição da ThunderX3 TGC12, principalmente preço fui pesquisar na hora, mas está errado na análise de vocês. Esta cadeira não acha por menos de R$ 1750,00 a vista. O preço médio que pesquisei está aproximadamente R$ 1.900,00.

    1. Olá Rodrigo,

      Você tem razão, o preço informado não está correto. Infelizmente o valor subiu bastante depois da última atualização da lista, por isso essa incoerência.

      Pedimos desculpas, corrigiremos o erro e atualizaremos o guia em breve!

      Obrigado por comentar.

  4. Em conforto, ergonomia e durabilidade, sem olhar o preço a Flexform Uni Me é realmente melhor que a ThunderX3 TGC12, ou a diferença foi pelo custo benefício?

    1. Olá Marco,

      A diferença é mais pelo custo benefício, mas também pelo fato da Uni Me estar mais ligada ao tópico principal da análise. Nem todo mundo que procura uma cadeira de escritório gostaria de utilizar um modelo gamer.

      Considerando apenas os quesitos que você mencionou eu diria que a TGC12 até leva vantagem por ser mais robusta e contar com mais regulagens.

  5. Tem também as cadeiras da marca Cavaletti, uma das melhores do Brasil, infelizmente eles tem a política um quanto defasada de não anunciar preços e só trabalham com revendedores, ai acabam não chegando no usuário que busca na internet. Mas eu tenho uma cadeira dessa marca que já comprei usada, a quase 10 anos atrás, e a cadeira ta inteira ainda.

    1. Olá Gabriel,

      Interessante, não conhecíamos a marca, obrigado pela dica!

      1. Se precisar de informações sobre a Marca Cavaletti , eu sou da Squadro Móveis e vendemos , são cadeiras bem ergonômicas e com 6 anos de garantia.

        1. Obrigado Michelle, logo atualizaremos o guia e certamente avaliaremos os produtos da Cavaletti.

  6. Essas cadeiras são indicadas para pessoas com qual estatura?
    Vou usar um exemplo para ilustrar. Tenho cadeira cujo encosto se adéqua à altura da minha companheira, mas quando uso a cadeira por mais de 30min fico com dor nas costa porque o encosto é baixo para mim.
    Seria interessante que vocês acrescentassem esses dados relativos à altura nas análises.

    1. Olá Pedro,

      Você tem razão, obrigado pela sugestão. Certamente vamos lembrar disso na hora de atualizar o nosso ranking!

Quer uma recomendação personalizada? Peça em um comentário

Seu email não será publicado.